sexta-feira, 26 de março de 2010

2º Domingo da Páscoa


TEMA: FÉ EM JESUS RESSUSCITADO

OBJETIVO: Que as crianças cheguem a descobrir a importância da fé em Jesus ressuscitado e do envio que ele mesmo nos faz.

1-AMBIENTAÇAO:

Colocar na parede com letra grande num lugar visível as seguintes palavras:

PAZ, FE, ENVIO, LUZ, ALEGRIA.

2-SAUDAÇAO:

Queridas crianças: Hoje Jesus nos diz muitas coisas importantes, vamos aproveitar o que Ele nos ensina nesta catequese.

3-REVISAO DO COMPROMISSO:

-Como fizemos o compromisso da semana passada.

4-ORAÇAO:

Jesus, tu desejas que paz esteja conosco. Sabes bem que falta a paz em muitos países, em muitas famílias, em muitas pessoas. Pedimos-te que tua paz chegue a todos nós e a todos nossos familiares, a nossos amigos e conhecidos. Amém.

5-ATIVIDADE:

Segundo o numero de crianças se preparam vários cartazes com as palavras: vida, risadas, inclinar a cabeça, dança. Em circulo entrega os cartazes a algumas crianças e os demais deverão atuar. Usar criatividade na maneira de representar o que está escrito no cartaz.

6-Agora vamos escutar a mensagem de Jesus para nós hoje: JUAN: 20, 19-31.

Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco! Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto! Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

7-REFLEXAO:

-Que aconteceu ao anoitecer da ressurreição de Jesus?

-Qual foi a saudação que Jesus deu aos apóstolos?

-Quem não estava presente quando entrou Jesus?

-Que aconteceu oito dias depois?

8-ILUMINAÇAO:

Mais uma vez, num domingo, Jesus aparece aos discípulos (notemos a ênfase sobre o Domingo – duas vezes). Esta vez, Tomé está presente. Ele representa os discípulos da comunidade joanina do fim do século, que estavam vacilando na sua fé na Ressuscitado, diante dos sofrimentos e tribulações da vida. Assim nos representa, quando nós vacilamos e duvidamos. Jesus nos fortalece com as palavras “Felizes os que acreditaram sem ter visto!”. Essa muitas vezes será a realidade da nossa fé – acreditar contra todas as aparências que o bem é mais forte do que o mal, a vida do que a morte! Somente uma fé profunda e uma experiência da presença do Ressuscitado vai nos dar essa firmeza.

9-CELEBRAÇAO:

Vamos terminar nossa reunião rezando o Pai Nosso e cantando:

Hoje o Senhor Ressuscitou e da morte nos livrou. Alegria e paz irmãos, que o Senhor ressuscitou.

10-COMPROMISSO:

Vamos pegar as palavras que vimos no começo da catequese. Vamos pensar em que podemos fazer segundo estas palavras. Dizemos em voz alta o nosso compromisso de páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário