sexta-feira, 26 de março de 2010

3º Domingo da Páscoa


TEMA: JESUS NOS ACOMPANHA

OBJETIVO:

Que as crianças descubram como Jesus caminha conosco, como nos ensina e nos ajuda.

1-AMBIENTAÇAO:

Colocar numa mesa no centro da sala, um cálice, pão, alguma fruta e uma Bíblia aberta.

2-SAUDAÇAO:

Queridas crianças: Jesus ressuscitado caminha ao nosso lado e quando acreditamos que ele está longe, ele aparece e ficamos alegres.

3-ATIVIDADE:

No caderno, desenhar um caminho e Jesus caminhando comigo. Nos colocamos a conversar.

4-ORAÇAO:

Escrever o que quero dizer a Jesus e colocar também a resposta de Jesus. Como aconteceu com os discípulos que reconheceram Jesus pelo caminho, vamos tentar também nós reconhecer Jesus nos caminhos da vida.

5-Agora vamos escutar a mensagem de Jesus para nós hoje: LUCAS 24, 13-35.

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram.Então Jesus perguntou: "O que ides conversando pelo caminho?" Eles pararam, com rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse:"Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?"
Ele perguntou: "O que foi?" Os discípulos responderam: "O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que Ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu".
Então Jesus lhes disse:"Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória? E começando por Moisés, e passando pelos profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!" Jesus entrou para ficar com eles.
Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: "Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?"
Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: "Realmente. O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!" Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. - Palavra da Salvação!

6-REFLEXAO:

-Que impedia aos discípulos de Emaus reconhecerem Jesus?

-Como se sentiam os discípulos quando Jesus explicava as Escrituras?

-Como reconheceram os discípulos a Jesus?

-Que fizeram os discípulos quando Jesus desapareceu?

7-ILUMINAÇAO:

Em lugar duma fé pré-pascal, eles agora tem uma fé pós-pascal. Em lugar de desânimo, há entusiasmo e coragem, pois experimentaram a presença de Jesus Ressuscitado. E a história que começou com a comunidade se desintegrando, termina com a comunidade se reintegrando, se unindo, na paz e na alegria pois puderam confirmar: "Realmente o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão"(v.34) E os dois de Emaus puderam contar: "O que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão".

8-CELEBRAÇAO:

Formamos um circulo ao redor da mesa. Observamos os objetos colocados sobre a mesa.

- Que nos diz a palavra que escutamos? (se comenta brevemente).

Oração espontânea

Cantemos: Aleluia, Aleluia, é a festa do Senhor. Aleluia, Aleluia, o Senhor ressuscitou.(2). Já não existe medo, já não existe a morte, já não devemos chorar mais. Porque Cristo segue vivo, a esperança continua viva.

9-COMPROMISSO:

-Recordar todas as noites: minha conversa com Jesus, o que Ele me respondeu quando estávamos caminhando juntos.

-O que desenhei no caderno, gostaria de mudar ou deixo como está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário