sexta-feira, 26 de março de 2010

4º Domingo da Páscoa


TEMA: VIDA EM ABUNDANCIA.



OBJETIVO:

RECORDAR E APROFUNDAR SOBRE: “JESUS É A PORTA PARA A VIDA”.

1-AMBIENTAÇAO:

Colocar num cartaz: JESUS QUER QUE TENHAMOS VIDA EM ABUNDANCIA.

2-SAUDAÇAO:

Queridas crianças: Desejo que Jesus de a vida em abundancia que somente Deus pode dar. Esta vida terminará e entraremos pela grande porta se caminhamos de mãos dadas a Jesus.

3-REVISAO DO COMPROMISSO:

Alguém gostaria de ler o que escreveu no caderno, o que talvez ampliou ou mudou?

4-ORAÇAO:

Vamos fazer uma oração para agradecer a Deus a vida de cada dia.

5-ATIVIDADE:

Desenha-se um circulo de 30 ou 40 cm de diâmetro no centro da sala. Se faz três equipes que se colocam em filas 2 metros de distancia do circulo. Quando indicar o catequista cada equipe, por ordem tratará de acertar o centro com uma bola de papel, ganha quem mais acerta o circulo. Depois entrega a cada equipe papel y marcadores para cada equipe interpretar o evangelho.

6-Agora vamos escutar a mensagem de Jesus para nós hoje: JUAN 10, 1-10.

Naquele tempo, disse Jesus: "Em verdade, em verdade eu vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.
Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas, A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz, ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos."
Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou:" Em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram.
Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

7-REFLEXAO:

Que fala Jesus de Ele mesmo?
Com quem compara Jesus os seus seguidores?
Quem são os que entram pela porta?
Que disse Jesus sobre sua vinda?
8-ILUMINAÇAO:

Aqui é necessário insistir que a missão de Jesus era trazer a vida para todos – não para alguns – e a vida plena, não uma suposta “vida espiritual”. E vida plena, em abundância, exige tanto os bens materiais necessário para uma vida digna, como os bens espirituais. Assim, o seguimento do Bom Pastor, nos coloca em choque com a sociedade vigente que restringe a vida plena a alguns privilegiadas, enquanto exclui a maioria da humanidade. E o texto impede que nós nos refugiamos numa interpretação espiritualista, oferecendo uma vida plena após a morte, pois o Reino de Deus que Jesus anuncia já está no meio de nós, mesmo que a sua realização acontece no além.

Agora, que reflexionamos e explicamos um pouco o Evangelho de hoje, vamos colocar como desenho. Se da tempo necessário para fazer o trabalho.

9-CELEBRAÇAO:

Terminados os trabalhos, se colocam todos em circulo e um representante de cada equipe explicará o que se fez. Seguidamente, cada um vai dando graças a Jesus pelo que aprendeu hoje e pedirá algo que vê que é necessário.

Ao final se canta:

Cristo nos dá a liberdade, Cristo nos dá a salvação, Cristo nos da a esperança, Cristo nos dá o amor.(2x).

10-COMPROMISSO:

-Falar de Jesus para o colegas, pois Ele é nossa alegria, esperança e nosso Salvador.

-Rezemos por todos os missionários que sofrem perseguição por ensinar o caminho de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário