domingo, 28 de março de 2010

Historinha da semana: Jesus é condenado a morte de cruz

Técnica: Encenação

Encenação (entrar um de cada vez, depositar o que trouxe e sair).

Entrar com o pano roxo

Narrador - Naquela época, Jesus entrou em Jerusalém. A multidão deu gritos de alegria: "Hosana, Hosana”. Viva o nosso rei

Poucos dias depois, porém, eles gritaram: "Crucifica-o, crucifica-o, ele é um enganador!!!!”.

Muita gente contribuiu para que Jesus morresse, escribas e sumo sacerdotes. Mesmo os amigos de Jesus ficaram inseguros. Eles temiam perder a sua vida e não sabiam no que acreditar. Quem reconhecia Jesus, podia levar a mesma sorte que ele. Morrer pregado numa cruz.

Colocar um pano roxo no altar

– (Escriba com o rolo da escritura na mão)
Eu sou uma escriba e sei o que é certo e o que é errado.
Este Jesus está ficando muito perigoso. Ele afirma coisas que não estão escrito dentro do meu rolo da Sagrada Escritura. Vejam!!!
O pior é que tanta gente que acredita nele. Jesus tem que ser eliminado. Jesus tem que ser eliminado já! Só assim vai ter paz aqui de novo.

Colocar o rolo da escritura em cima do pano roxo na frente do altar.

-Judas com o saquinho de dinheiro na mão

Eu sou Judas, um discípulo de Jesus. Também não sei o que é que está acontecendo com Jesus. Todos o exalta e querem que seja o nosso rei.
E ele não quer saber de nada disso. Ele continua atendendo aos pobres e aos doentes.
Aí eu não quero colaborar mais. Eu quero finalmente saber se ele é realmente tão grande e forte como parece. Eu vou entregá-lo, aí vamos saber quem ele é realmente.
Eles me prometeram 30 moedas de prata se eu disser onde ele se encontra.
E eu entreguei-o, quero ver se ele realmente é o filho de Deus.

Colocar o saquinho de dinheiro em cima do pano roxo na frente do altar.

-Pedro com a figura de um galo ao seu lado:

Ich bin Petrus. Por três anos eu vivi ao lado de Jesus.
Eu o amava e respeitava. Nós éramos muito unidos. E agora eles o prenderam. Estou com medo que eles vou me prender também. Antes de o galo cantar amanhã cedo, eu vou dizer que nem o conheço. Vou negá-lo. Vou mentir... Vou me afastar.
Coloca o galo em cima do pano roxo na frente do altar.

-Tiago com a mala na mão ():

Eu sou Tiago.
Na verdade, eu também pertenço aos discípulos de Jesus, mas as coisas estão ficando perigosas demais para o meu lado. Jesus foi detido e levado ao monte das oliveiras... Como um criminoso. Sorte nossa, que eles não prenderam todos nós também. Estou com medo, acho que vou fugir dessa cidade. Vou chamar todos os outros.Vamos fugir

Colocar a mala em cima do pano roxo na frente do altar.

- Pilatos entra com a cruz

Eu sou Pilatos.
No fundo, eu não tenho nada contra Jesus.
O que é que ele fez de mal?
Pelo que sei Ele só fez bem aos pobres e aos doentes.
Os fariseus só estão com ciúme dele. Inveja pura do seu poder e do seu amor.
Ele não é um criminoso, mas eles querem vê-lo morto. Para mim, tanto faz. Eu não quero criar antipatia minha com o povo. Então, eu vou assinar o julgamento da morte dele. Por isso vou lavar as minhas mãos

Colocar a cruz em pé em cima do pano roxo na frente do altar.

Narrador (Retira o roxo e coloca o pano branco)
Se hoje agíssemos como estes que aqui estiveram, duvidando do grande amor de Jesus, estaríamos acreditando que seu sacrifício foi em vão.
Mas hoje estamos diante da cruz.. Grande estandarte dos cristãos... Porque dela nasceu à luz.. Porque dela nasceu novamente o amor de Jesus em forma de perdão por todos nós. Salve Jesus, o rei de todos nós.

Cantar –(... mas o mundo ainda tem medo de Jesus... que tinha tanto amor).

Fonte de pesquisa (preces e leituras) - www.homilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário