segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pe. Daniel agora É Monsenhor



Capelão de Sua Santidade



O Sumo Pontífice Bento XVI constituiu – em documento oficial da Secretaria de Estado da Santa Sé com data de 19/6/2010 – o Pe. Daniel Lagni, da Arquidiocese de Goiânia e atual Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil, um dos seus Monsenhores Capelães.


Nota: Monsenhor é um título eclesiástico honorífico conferido aos sacerdotes da Igreja Católica pelo Papa. Apesar de somente o Papa conferir o título de Monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano, por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de nenhum padre, uma vez que a nomeação não implica num grau do sacramento da Ordem. Assim, o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título.

Em alguns países os bispos também são referidos como monsenhores. Muitos padres que desempenham funções na Cúria Romana recebem o título, devido ao alto cargo que ocupam na administração da Igreja Católica.

Existem diversos graus ou classes do título, dentre os quais o de Capelão de Sua Santidade. O tratamento é de Reverendo Monsenhor, não raro reduzido a apenas Monsenhor. Os Capelães de Sua Santidade usam uma batina preta com uma faixa roxa, para todas as ocasiões, sendo, portanto, igual à batina do bispo.

Fonte: http://www.pom.org.br/pom10/mons_daniel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário