sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

2° DOMINGO DO ADVENTO



Cor lilás - ANO A - 05/12/201 Senhor

2° DOMINGO DO ADVENTO

Preparai os caminhos do Senhor

01. ACOLHIDA

Preparar um tronco seco, com uma planta verde, afixada nele permanecendo até o 4°Domingo do Advento. Colocar os nomes dos profetas: Isaias, João Batista,... , os nomes de Maria e José. Preparar a coroa do Advento com ramos verdes, fitas vermelhas e as velas verde, roxa, rósea e branca que irão ser colocadas na coroa a cada domingo. Montar o presépio aos poucos, concluindo na celebração de Natal. Obs.: as imagens dos Reis Magos, colocar somente na Epifania.
Ó VEM, SENHOR, NÃO TARDES MAIS, VEM SACIAR NOSSA SEDE DE PAZ! (3x)
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram participar desteencontro fraterno no qual alimentaremos nossa fé no Deus uno e trino. Neste domingo, a voz de João Batista continua clamando no deserto de nossa realidade, convidando-nos à conversão e nos preparando para escutar a Voz do Senhor.
Animador(a) - A conversão, como sabemos, é um processo. Nunca estaremos plenamente convertidos. É preciso, no entanto, demonstrar nossa disposição de mudança de justiça. Acolher o Senhor que vem é dar novo rumo ao caminho de nossa vida e de nossa realidade. Com este compromisso, alegres, cantemos.

02. CANTO INICIAL
VIGILANTES NA ESPERANÇA, CAMINHAMOS COM MARIA! EIS O TEMPO
FAVORÁVEL, ADVENTO DO SENHOR!
1. Na pequena Nazaré o anjo anunciou, que da virgem escolhida um menino nasceria. E no sim de Maria o Senhor lhe confiou, a missão da fiel serva, ser a Mãe do Salvador.
2. Na espera do Senhor, vigilantes na oração, como povo peregrino buscando libertação. Confiantes na promessa que o Pai nos revelou, a Palavra se fez carne e entre nós habitou!
Procissão de entrada como de costume.
Presidente - Cheios de esperança em uma sociedade renovada, com a vinda do Salvador, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...
Presidente - O amor do Pai, a entrega de Cristo e a força do Espírito Santo, estejam sempre convosco. BENDITO SEJA DEUS...

03. ENTRADA DA SEGUNDA VELA DO ADVENTO (roxa)
Durante o canto um jovem entra vestido de roxo com o nome do profeta João Batista afixado na veste e com a segunda vela acesa, depositando-a na coroa do Advento.
1. A segunda vela acesa vem à vida clarear. Rejeitemos, pois, as trevas, é Jesus quem vai chegar.
NO ADVENTO A TUA VINDA NÓS QUEREMOS PREPARAR. VEM, SENHOR, QUE É TEU NATAL, VEM NASCER EM NOSSO LAR (bis).

04. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Conversão não é simples arrependimento dos pecados, mas transformação da vida, na sua totalidade, a partir do Evangelho. Em silêncio, pensemos em nossas faltas. (pausa) Imploremos a misericórdia do Pai, rezando.
- Senhor, que vieste ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
- Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós.
CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS
- Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
Presidente - Deus de amor, compadecei-vos de nós, perdoai os nossos pecados e nos conduza à plenitude da vida. AMÉM.

05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus de bondade, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho e instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.
As leituras deverão ser proclamadas sem comentários.

06. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (11,1-10)

07. SALMO RESPONSORIAL (71)
NOS SEUS DIAS A JUSTIÇA FLORIRÁ (bis)
- Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
- Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
- Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
- Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (15,4-9)

09. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)
1. Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Toda a carne há de ver a salvação do nosso Deus.

10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (3,1-12)

11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Isaías usa símbolos radicais de sociedade ideal: as crianças brincam sem medo na toca da víbora, o lobo é hóspede do cordeiro! Acabou o medo, acabaram-se os inimigos! Ninguém ameaça ninguém! Imaginem isso acontecendo no plano político, nas relações econômicas internacionais, nos ambientes de trabalho, no encontro das diferentes religiões, nas famílias, entre homens e mulheres, no mundo competitivo dos negócios... Parece impossível? Sem dúvida. Porém, segundo Isaías, é isso que o “rebento de Jessé” nos convida a realizar. O texto de Paulo, na segunda leitura, nos diz que a Escritura foi feita para nos dar esperança. e precisamos muito dessa esperança! O projeto de Jesus não se esgota com a boa prática dos deveres religiosos e uma razoável cordialidade com nossos semelhantes, algo parecido com o que se costuma chamar de “espírito de Natal”. Jesus definitivamente propõe meta mais revolucionária: um novo mundo, uma nova maneira de viver, na reconciliação, na gratuidade, na justiça – para que venha a paz. Preparar o Natal é alimentar essa esperança. vamos celebrar algo que humanamente também pareceria impossível: o Filho de Deus veio para o meio de nós, viveu uma vida igual à nossa e, no meio das rejeições e da violência que sofreu, nunca deixou de viver o espírito da reconciliação. Se o mundo não tivesse jeito e o projeto do Reino fosse impossível, para que viria a nós o Filho de Deus, o “rebento de Jessé”? João Batista, nosso companheiro nesse clima de espera e preparação que precede o Natal, diz que o Reino está próximo: Jesus é a presença do Reino, é o sinal do Pai, anunciando que a paz é possível e, apesar de tudo que já aprontamos, a salvação está sendo oferecida como possibilidade real, concreta. E João mesmo aponta o que se precisa fazer: penitência, não no sentido de sacrifício ou busca de sofrimento, mas como conversão de coração, mudança de rumo para nos tornarmos parceiros do projeto de Deus. João diz que Jesus vai saber separar o trigo da palha. Trigo são os sinceros, os que preparam o caminho da paz com coração convertido para Deus e para os irmãos, os que agem a favor da justiça, os que são capazes de mudar de caminho para participar da construção do bem maior que Deus mesmo vai realizar. Sem a graça de Deus nada podemos, é verdade! Mas Deus já demonstrou, em Jesus, de que tamanho é a oferta dessa graça. Da parte de Deus, não há dúvidas nem deficiências. Agora nos cabe acolher a graça, tornada visível no Menino do presépio, e trabalhar, com humildade e caridade, pela reconciliação, em todos os níveis.

Após a reflexão, entoar o canto abaixo.

SEREMOS A VOZ QUE CLAMARÁ AO MUNDO. PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR!
1. Envia-nos, Senhor, a preparar os teus caminhos, contigo ao nosso lado, não iremos mais sozinho.

12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - No Deus que mantém viva a esperança do povo, professemos nossa fé. CREIO EM DEUS PAI...

13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Ao Pai que envia seu Filho para a Salvação de todos, elevemos nossas súplicas.
- Senhor, abri nosso coração para acolher Jesus em nossa vida e sermos suas fiéis testemunhas. Nós vos pedimos.
- Senhor, ajudai-nos para que participando da novena e das celebrações litúrgicas, nos preparemos para viver um Natal de fraternidade e paz. Nós vos pedimos.
- Senhor, encorajai nossas comunidades, para que produza frutos de amor, partilha, perdão, buscando a cada dia a conversão. Nós vos pedimos.
Presidente - Rezemos juntos a oração da Campanha para a Evangelização.
Senhor Jesus Cristo, que viestes até nós para levar à plenitude a obra da criação. Concedei a vossa Igreja a graça de contribuir, para que todas as pessoas, vivam de acordo com os valores do Evangelho e participem da vossa missão. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - A esperança que Jesus despertou em nós com a sua vinda, e que reviveremos no Natal, nos enche de alegria e nos impulsiona a cooperarmos com a Igreja, assumindo a nossa responsabilidade de batizados e evangelizadores.
Animador(a) - No próximo domingo, teremos a oportunidade de fazer o nosso gesto concreto da Campanha para a Evangelização. Para isso, vamos levar hoje, para casa, os envelopes, que serão distribuídos no fim da celebração. Recebemos de Deus tudo o que temos. Vamos devolver a Ele, não o que nos sobra, mas o que lhe pertence. Sejamos generosos para que em nossa paróquia e diocese, ou em regiões longínquas, desprovidas de recursos necessários, o anúncio da pessoa e da obra de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida possa continuar.
TODOS - Senhor, eu creio! Por isso, quero assumir minha parte na ação evangelizadora da Igreja. Recebe minha oferenda e, com ela, o meu coração!

15. CANTO DAS OFERENDAS
A NOSSA OFERTA TRAZEMOS NO ALTAR, TE PEDIMOS, VEM NOS LIBERTAR.
1. Aqui está o pão que plantamos, aqui está a uva que colhemos, eles são frutos do nosso trabalho, que para a ceia sagrada trazemos:
2. Aqui estão os frutos de nossa luta, que ofertamos com as nossas vidas, te pedimos, receba Senhor, e nos faça gente mais unida:
3. Aqui está o teu povo, Senhor. Nossa mão traz-te todo carinho.Te pedimos, conduza de novo. Guiando-nos em teu caminho:

16. PAI NOSSO
Presidente - Cheios de esperança no Reino que foi instaurado por Jesus, rezemos a oração da fraternidade. PAI NOSSO...

17. MOMENTO DE PAZ
Animador(a) - Em silêncio, rezemos pela paz em nossas famílias, em nossas Igrejas, em nosso país e no mundo.

18. CANTO DE COMUNHÃO
1. Caminhemos, alma em festa, ao encontro do Senhor. É Jesus que está chegando, é Natal no coração.
VAMOS POIS, COM ALEGRIA, É O ADVENTO DO SENHOR. PARA NÓS, NA
EUCARISTIA, O NATAL SE ADIANTOU.
2. Caminhemos, alma em festa, ao encontro do Senhor. Comunhão é unidade, e unidade é comunhão.
3. Caminhemos, alma em festa, ao encontro do Senhor. Comunhão é aliança renovada com amor.
4. Caminhemos, alma em festa, ao encontro do Senhor. Comunhão é vida nova, renovados estamos nós.
5. Caminhemos, alma em festa, ao encontro do Senhor. Comunhão é compromisso, fiéis seremos por amor.

19. ORAÇÃO
Presidente - Alimentados pela Palavra (e pela Comunhão), nós vos suplicamos, ó Deus da vida, que nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

20. NOTÍCIAS E AVISOS
- Este folheto não deve ser jogado em via pública e/ou no lixo. Recicle-o!

21. BENÇÃO
Presidente - Que Deus onipotente e misericordioso nos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos. Amém.
- Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória. Amém.
- A bênção do Deus da paz, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
- Ide em paz, preparando os caminhos do Senhor. Graças a Deus.

22. CANTO FINAL
1. Novo tempo de esperança, novo tempo de amor, nova espera de ternura pelo Cristo, meu Senhor.
2. Nasce em mim meu Deus, nasce em mim meu Salvador, no meu sim cotidiano quero viver sempre o teu amor.
Preparai os caminhos do Senhor
Fonte: http://www.diocesedecolatina.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário