segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA



Cor branca ou dourada - ANO A - 26/12/2010
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA
Jesus, Maria e José: uma família que escuta e vive a Palavra

01. ACOLHIDA
O animador faz uma acolhida breve e espontânea e convida para a recordação da vida preparada com antecedência. Concluir cantando o refrão meditativo abaixo.
1. No princípio era o Verbo e o Verbo se fez homem, habitando entre nós, para a nossa salvação. Nasceu para nós um menino, um filho nós ganhamos, o filho da Virgem Maria, que em Deus é nosso irmão.
DEUS NASCEU ENTRE NÓS COMO CRIANÇA E COM ELE NASCEU UMA NOVA
ESPERANÇA. (bis)
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, celebrando a Festa da Sagrada Família, tornamos presente e valorizamos a vida de nossas famílias com alegrias e sofrimentos, conquistas e conflitos, mas também com a certeza de que estão sendo sustentadas e guiadas por Deus para um caminho feliz de vida plena para todos, pois, apesar da fragilidade humana, o plano divino vai acontecendo por meio de nossa participação. A família, apesar de sofrer tantas agressões, é, ainda hoje, proclamada espaço privilegiado e insubstituível de proteção e promoção da vida humana e cristã. Confiantes, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1. Como é bonito viver em uma família, como é bonito viver a vida no amor: o pai, a mãe, os irmãos, a família; é um projeto de Deus Pai, o Criador.
FAMÍLIA ARQUITETURA DIVINA, FAMILIA UM PROJETO DE DEUS. (bis)
2. Vem Senhor abençoar a nossa família, vem Senhor fortificar a nossa união, que não falte em nosso lar, o pão de cada dia, que nunca falte a esperança, a paz, o perdão.
3. Que a pureza do amor e a firmeza da fé, conserve a fidelidade: marido e mulher, no alicerce divino dessa construção, na base firme e segura os filhos crescerão.
Presidente - Como família de Deus reunida, façamos o sinal da nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente - A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. ENTRADA DA IMAGEM OU QUADRO DA SAGRADA FAMÍLIA
Uma família (pais, filhos e netos), se possível, entra trazendo as imagens de Jesus, Maria e José (ou o quadro da Sagrada Família), e coloca em local preparado, próximo ao altar.
Animador(a) - Olhando a Sagrada Família como modelo perfeito de amor, acolhamos com carinho a sua imagem.
SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ, MARIA, JESUS E JOSÉ, MODELO PERFEITO DE
DOAÇÃO, AJUDE AS FAMÍLIAS EM SUA MISSÃO.
1. A minha missão é gerar nova vida, viver o perdão e amar sem medida, partilhar a vida e repartir o pão: um par de alianças num só coração.
2. Família é fonte da fraternidade, é porta aberta ao amor de verdade. No berço da vida se aprende a lição: amores de todos na mesma missão!
04. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Jesus nasceu e cresceu em uma família onde reinava o amor, o respeito, a responsabilidade. Pensemos nas vezes em que não conseguimos viver esses valores cristãos. (pausa)
Imploremos a misericórdia do Pai, cantando.
TENDE PIEDADE, TENDE PIEDADE, TENDE PIEDADE DE NÓS, Ó SENHOR. TENDE
PIEDADE, TENDE PIEDADE, VOSSO POVO É SANTO, MAS TAMBÉM É PECADOR.
1. Vosso coração de Pai, sabe perdoar. Vosso coração de Filho, sabe perdoar. Vosso coração de Deus consolador, sabe perdoar, sabe perdoar.
Presidente - Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
-Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
-Cristo, tende piedade de nós. Cristo...
-Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
05. HINO DE LOUVOR
Presidente - Cantemos, louvando ao Senhor que manifestou seu amor por nós enviando seu Filho para nos salvar.
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)
06. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
07. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
A PALAVRA DE DEUS VEIO QUANDO JESUS NASCEU. FORÇA DO ESPÍRITO SANTO E
DO AMOR DO PAI. (bis)
08. LEITURA DO LIVRO DO ECLESIÁSTICO (3,3-7.14-17a)
Esta leitura pode ser proclamada alternadamente por um jovem casal.
09. SALMO RESPONSORIAL (127)
O salmo poderá ser acompanhado por uma coreografia, envolvendo a assembleia no refrão.
FELIZES OS QUE TEMEM O SENHOR E TRILHAM SEUS CAMINHOS! (bis)
-Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
-A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
-Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
10. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES (3,12-21)
11. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
1. Que a paz de Cristo reine em vossos corações e ricamente habite em vós sua Palavra!
12. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (2,13-15.19-23)
13. PARTILHA DA PALAVRA
O Evangelho de Mateus, hoje proclamado, retrata a fuga da família de José para o Egito. O motivo que o levou a sair de sua terra com Maria e o Menino era tremendo: Herodes, ao saber da vinda do Messias Salvador, determinara que matassem todos os recém-nascidos. Atitude que bem caracteriza aqueles que se veem inseguros diante da novidade de Deus. Às vezes, é muito fácil eliminar ou tirar de foco o que nos desagrada. A Santa Família só retornou para Nazaré depois que Herodes morreu. Poucas passagens bíblicas são tão fortes quanto a que é narrada hoje. Um rei, tirano e louco, ameaça uma família escolhida por Deus para cumprir suas promessas em favor da humanidade. Deus atua por meio de acontecimentos, até cruéis e absurdos: Jesus nasceu em Belém por ordem de um Imperador romano; foge para o Egito ameaçado pela crueldade de um rei; vive em Nazaré para não correr os riscos que poderia ter em Belém... Mas, é assim, desta forma, que vai se cumprindo a Palavra Divina... A primeira leitura retirada do Eclesiástico, um dos livros sapienciais, relembra a importância do quarto mandamento do Decálogo – honrar pai e mãe -. a identidade de um povo se mede, em certo sentido, pela relação familiar, o respeito, o amor e o cuidado que se cultivam para com os pais. O salmo 127 inclui-se entre os salmos sapienciais. Ele exalta a família que teme ao Senhor e promete-lhe felicidade e bênção. Na segunda leitura, São Paulo orienta para a forma de convivência familiar que deve ser baseada, acima de tudo, no amor, vínculo da perfeição, e também no perdão e na paz em Cristo. O apóstolo sublinha: “suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente”, mostra, portanto, que a vida tanto na grande comunidade, como na pequena comunidade familiar, exige desprendimento e vivência deste atributo tão divino -o perdão. A Sagrada Família ajuda-nos a caminhar na fé, na constante sintonia com Deus. Avisados em sonho, conseguem fugir da maldade cruel daquele que quer matar. Quantos são os perigos de hoje! Quantos Herodes atuais querem matar a família, seja promovendo sua desagregação, seja insistindo em sua desvalorização. A família é uma pequena comunidade e como tal, a par de alegrias e realizações, enfrenta também crises e dificuldades. Por isso, São Paulo recomenda o perdão mútuo. Viver em família requer de cada um e de todos: respeito, solidariedade, desprendimento. Rezemos para que nossas famílias sejam uma pequena Igreja doméstica e nos empenhemos ainda para que nossa Igreja, seja uma grande Família!
No final da partilha pode-se entoar o canto da entrada da imagem como aprofundamento.
14. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que santificou a família de Nazaré: CREIO EM DEUS PAI...
15. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Deus é verdadeiramente nosso Pai. Como filhos, elevemos a Ele os nossos pedidos, cantando após cada prece: VOSSA IGREJA VOS PEDE, Ó PAI, SENHOR NOSSA PRECE ESCUTAI.
-Senhor, ajudai-nos para que na Igreja vivenciemos o clima de família, de paz, de mansidão e de bondade que Jesus experimentou na Casa de Nazaré. Nós vos pedimos.
-Senhor, concedei que a luz de Cristo ilumine os casais novos para que vivam dignamente o sacramento do matrimônio a exemplo de Cristo que amou a sua Igreja. Nós vos pedimos.
-Senhor, abençoai todos que se doam em favor das famílias, especialmente os membros da equipe de preparação para os noivos, da Pastoral Familiar, do Encontro de Casais com Cristo e outros serviços. Nós vos pedimos.
-Senhor, protegei os idosos abandonados pelos filhos; que o nosso acolhimento e a nossa ajuda façam com que se sintam amados e queridos. Nós vos pedimos.
Presidente - Rezemos juntos a Oração da Família:
Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar. Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade. Ensinai-nos a viver a Vossa Palavra e o Vosso Mandamento de Amor, a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ. Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia. Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes. Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximam de nossa família. Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço. Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais. Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!
16. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Na família de Nazaré estavam presentes o amor, a união, o diálogo, a compreensão. Com Jesus, Maria e José, apresentemos ao Senhor as alegrias, as dificuldades e as esperanças de nossas famílias.
Neste momento membros da Pastoral Familiar ou ECC erguem o quadro ou a imagem da Sagrada Família e todos estendem o braço cantando o mesmo canto da entrada da imagem.
17. CANTO DAS OFERENDAS
1. No templo santo, a te ofertar um dom sublime, ó Deus de amor. Teu Filho infante, a nos salvar da vida escrava, Libertador!
NATAL! FESTA DE HARMONIA, O AMOR VEIO NOS LIBERTAR. E DEUS, NA FELIZ
LITURGIA, NOS FAZ TAMBÉM DONS NESTE ALTAR.
2. Repica o sino lá em Belém e gente simples vem adorar. É o Deus menino, salvar-nos vem do mal, da morte, vem nos livrar.
3. Mãe oferente, Mãe tão feliz, que tudo guarda no coração. Assim, por todos o céu bendiz e dá seu Filho em oblação.
18. PAI NOSSO
Presidente - Como família de Deus, de mãos dadas, rezemos como Jesus nos ensinou: PAI NOSSO...
19. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna. (à escolha)
20. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. Já o céu contemplamos neste dia pois nasceu para nós o Salvador. E, feliz, eis a terra ao céu unida no louvor, puro e santo ao Deus amor.
JÁ CUMPRIU-SE A PROFECIA, JÁ NASCEU O SALVADOR. CÉUS E TERRAS, NA
ALEGRIA, CANTAM HOJE UM SÓ LOUVOR. NO PRESÉPIO PEQUENINO E NO PÃO
CELESTIAL HONRA E GLÓRIA AO DEUS MENINO NUM LOUVOR SEMPRE ETERNAL.
2. Vem do céu o esplendor de nova aurora, uma luz que é celeste o mundo viu. No clarão redentor que brilha agora, no deserto a esperança então floriu.
3. Tudo é pobre na gruta e tão singelo, mas transborda de paz como um jardim. E Natal é mistério assim tão belo, pois quis Deus ser também pequeno assim.
4. Vindo a nós, entre pobres, na alegria, o Senhor sempre é luz para as nações. E se humilde em Belém nasceu um dia, hoje vem renascer nos corações.
21. ORAÇÃO
Presidente - Concedei-nos, ó Pai, na vossa bondade, que, refeitos com a vossa Palavra (e pela Comunhão), imitemos continuamente a Sagrada Família, e, após as dificuldades desta vida, convivamos com ela no céu. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
22. NOTÍCIAS E AVISOS
-Para a celebração da Vigília do Ano Novo, pedir que toda a comunidade traga por escrito seus sonhos e esperanças para 2011.
Pode-se rezar uma Ave-Maria por todas as famílias e, em seguida, cantar o refrão abaixo.
ABENÇOA, SENHOR, AS FAMÍLIAS, AMÉM! ABENÇOA, SENHOR, A MINHA TAMBÉM!
(bis)
23. BÊNÇÃO
Presidente - O Deus nosso Pai, que vos reuniu para celebrar a Festa da Sagrada Família, vos abençoe, vos proteja de todo o mal e vos confirme na sua paz. AMÉM.
-O Cristo Senhor, que nasceu no seio da Sagrada Família, revelando a humanidade de Deus, vos torne testemunhas do seu Evangelho. AMÉM.
-O Espírito Santo, que através da Sagrada Família vos ofereceu um sinal de solidariedade, vos torne capazes de criar na Igreja uma verdadeira comunhão de fé e de amor. AMÉM.
-Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
-Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
24. CANTO FINAL
BEM ME QUER, ME QUER BEM. BEM ME QUER JESUS, SUA MÃE E SÃO JOSÉ
TAMBÉM. (bis)
1. Para estar de bem com Deus, com Jesus e sua Mãe, com José e os Reis Magos e os pastores de Belém, é preciso estar de bem com os homens meus irmãos, com branquinhos e negrinhos, todos juntos dando as mãos.
BEM ME QUER, ME QUER BEM O MENINO QUE NASCEU EM BELÉM! COMO É BOM
ESTAR BEM, COM O PAI DO CÉU, COM JESUS QUE É SEU FILHO. AMÉM. (bis)
2. Para estar de bem co’a vida tendo casa e comida, para estar de bem com tudo, nos brinquedos e estudos, eu preciso estar de bem com meus pais e meus irmãos, com amigos e vizinhos, todos juntos dando as mãos.
REFLETINDO A VIDA EM FAMÍLIA
A família é o núcleo básico das relações humanas, é a célula máter da sociedade. É na família que começamos e aprendemos a nos relacionar com as pessoas. Uma família ajustada e equilibrada formará indivíduos saudáveis e felizes para a vida social. Um casamento satisfatório representa um desafio muito maior do que a simples descoberta de um companheiro com quem se viverá. A Bíblia ensina-nos a assentar uma base sólida, cristã, para a construção de um lar feliz. Deus faz promessas a Abrão e diz: Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. A preocupação com a família é algo que surgiu no coração de Deus desde o princípio. Deus criou a família. Ele é o arquiteto da família. Deus viu que o homem não poderia viver só e como solução para a solidão criou a mulher. Deus define as quatro bases para o casamento cristão:
a - O DEIXAR: geográfico, financeiro, emocional, ato público, produz contexto para o crescimento, implica em que a dependência entre pais e filhos é temporária.
b - O COMPROMISSO: é um relacionamento permanente, monogâmico e exclusivo.
c - A UNIDADE: para isso são necessárias duas pessoas, que mantém sua identidade, sem domínio do mais forte sobre o mais fraco, um complementando o outro, é uma expressão física.
d - A INTIMIDADE: espiritual, intelectual, emocional, física.
Inserida por: Administrador -
fonte: http://www.diocesedecolatina.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário