segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


Cor branca ou dourada - ANO A - 25/12/2010
NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Deus se fez homem por amor a nós

Arrumar a Igreja com flores, velas e símbolos natalinos. Acolher os fiéis no espírito do Natal. Enquanto as pessoas vão chegando a equipe de canto entoa hinos natalinos. Se a celebração for à noite, a Igreja deverá estar na penumbra e permanecer assim até a entrada da imagem do Menino Jesus. Iniciando a celebração, uma pessoa com veste dourada (ou branca), entra com o Círio Pascal aceso, jovens ou adolescentes incensam o espaço celebrativo, enquanto se canta o refrão abaixo.
1. No princípio era o Verbo e o Verbo se fez homem, habitando entre nós, para a nossa salvação. Nasceu para nós um menino, um filho nós ganhamos, o filho da Virgem Maria, que em Deus é nosso irmão.
DEUS NASCEU ENTRE NÓS COMO CRIANÇA E COM ELE NASCEU UMA NOVA
ESPERANÇA. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) -Irmãos e irmãs em Cristo Jesus, é Natal! Hoje celebramos a realização da promessa de Deus em fazer uma aliança de amor com toda a humanidade e em estabelecer seu Reino no mundo. Recordando o nascimento de Jesus em Belém, acolhemos o anúncio dos anjos e a proclamação da paz a todos os filhos de Deus: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados!” Alegres, cantemos expressando o mistério que vamos celebrar.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
NASCEU-NOS HOJE UM MENINO E UM FILHO NOS FOI DADO, GRANDE É ESTE
PEQUENINO, REI DA PAZ SERÁ CHAMADO. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
(bis)
1. Cantai, cantai ao Senhor, um canto novo, um louvor! Por maravilha tão grande, um canto novo, um louvor! Por tal vitória e poder, um canto novo, um louvor! Por um amor tão fiel, um canto novo, um louvor!
2. A salvação resplendeu, um canto novo, um louvor! Justiça apareceu, um canto novo, um louvor! Toda a terra contemplou, um canto novo, um louvor! Com alegria aplaudi, um canto novo, um louvor!
Presidente - Cheios da alegria que nos vem do nascimento de Jesus, façamos o sinal da nossa fé, cantando. EM NOME DO PAI...
Presidente - Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. PROCLAMAÇÃO DO NATAL
À luz de velas, duas pessoas entoam, da mesa da Palavra, a proclamação do Natal.
Solo 1 - Ouçamos um canto novo tomando conta da terra: “Glória a Deus e paz ao povo, ódio ao ódio, guerra à guerra!”
Solo 2 - Miséria, mentira e morte não vão nos fazer parar. Ó venham, cantemos forte, ainda é tempo de louvar!
Presidente - O Senhor esteja convosco!
Todos - Ele está no meio de nós!
Presidente - Os corações para o alto!
Todos - A Deus ressoe nossa voz.
Solo 1 - Ó noite silenciosa! O desejado chegou! A promessa foi cumprida: tempo de espera acabou!
Todos - Bendito seja o Cristo Senhor, hoje nascido nosso Salvador.
Solo 2 - Ó noite silenciosa! Chegou-nos o Emanuel! O clamor foi atendido, choveu justiça do céu!
Solo 1 - Ó noite silenciosa! A sede foi saciada! O esposo está à porta! Encontra a sua amada!
Solo 2 - Ó noite silenciosa! Deus enviou o seu Filho! Nasceu o Sol do Oriente, a luz espalha o seu brilho!
Solos 1 e 2 - A vós, ó Pai, nesta noite, os servos cantam louvor. Tornados filhos no Filho, no Espírito de amor.
04. ENTRADA DA IMAGEM DO MENINO JESUS
Uma criança entra pelo corredor central da Igreja tocando uma campainha ou sineta. Em seguida, um casal vestido como Maria e José (se possível), entram com a imagem do Menino Jesus, acompanhado por um grupo de crianças vestidas de anjo, enquanto se canta. À medida que a imagem vai se aproximando do presépio, acendem-se aos poucos as luzes da Igreja. Quando a imagem for colocada na manjedoura, os jovens ou adolescentes incensam o presépio.
1. Noite feliz! Noite feliz! Ó Senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa, Jesus nosso bem. Dá-no a paz, ó Jesus. (bis)
2. Noite feliz! Noite feliz! Ó Senhor, Deus da luz, quão afável é teu coração que quiseste nascer nosso irmão e a nós todos salvar. (bis)
3. Noite feliz! Noite feliz! Eis que no ar vêm cantar aos pastores os anjos do céu, anunciando a chegada de Deus, de Jesus Salvador. (bis)
05. HINO DO GLÓRIA
Presidente - “Eu vos anuncio uma grande alegria: hoje nasceu para vós um Salvador!” Assim como os pastores e os anjos, louvemos também ao Pai do Céu, que nos enviou seu Filho Jesus, nosso Salvador, cantando.
Podem-se tocar sinos ou campainhas, soltar fogos e fazer uma bonita coreografia.
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo
acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)
06. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, que enchestes de luz esta noite (este dia) em que nasce Jesus Cristo, a verdadeira luz do mundo. Dai a nós, que o recebemos como Deus e Salvador, participar de sua luz eternamente no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
AMÉM.
ATENÇÃO! As leituras propostas neste folheto são para a celebração do dia 24 à noite (Missa da Noite). As comunidades que celebram no dia 25 pela manhã devem utilizar as leituras da Missa da Aurora, e as que celebram à tarde e à noite devem utilizar as leituras da Missa do Dia (conforme Lecionário Dominical).
07. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
A PALAVRA DE DEUS VEIO QUANDO JESUS NASCEU. FORÇA DO ESPÍRITO SANTO E
DO AMOR DO PAI. (bis)
08. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (9, 1-6)
09. SALMO RESPONSORIAL (95)
HOJE NASCEU PARA NÓS O SALVADOR, QUE É CRISTO, O SENHOR. (bis)
-Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
-Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
-O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.
-Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.
10. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO A TITO (2,11-14)
11. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)
1. Eu vos trago a Boa-Nova de uma grande alegria: é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor.
12. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (2, 1-14)
13. PARTILHA DA PALAVRA
Alegremo-nos todos no Senhor. Esta é a grande característica da festa que estamos celebrando. Festa da luz, festa da esperança. Deus dá um sinal nascendo no meio dos pobres. No meio da noite eles recebem esta Boa Notícia que os envolve na luz da salvação. Por isso, hoje não deveria haver lugar para tristeza. Vamos comemorar juntos a chegada do Menino que vem trazer a paz e a salvação. O nascimento de Jesus que hoje festejamos mostra que Deus está próximo de nós, ama-nos e salva-nos. Precisamos ser realistas e lembrar que nem todos os nossos irmãos e irmãs têm razões para estar completamente felizes neste Natal, porque lhes falta o essencial para ter uma vida digna. Quantos irmãos e irmãs nossos vão passar o Natal longe de casa, da família? Quantos de nossos irmãos e irmãs serão vítimas da violência e do descaso nesses dias de festas? O Evangelho de hoje nos fala da alegria dos pastores. Eles eram os mais pobres entre os pobres. Tinham muitas razões para desanimar. No entanto, são eles que saem apressados a ver Jesus. A pressa deles é uma lição para nós, pois é um sinal da esperança que habitava em seus corações. É uma prova da aliança e confiança nas promessas de Deus. A pressa dos pastores nos lembra que o nascimento é um presente de Deus para aqueles que realmente o esperam. Se nos apegarmos às pequenas satisfações
pessoais, aos bens que possuímos, não seremos capazes de deixar tudo como os pastores para acolher o Salvador. O fato de Jesus ter nascido em uma manjedoura não é o suficiente. É preciso que Ele nasça em nossos corações. Estamos dispostos a acolher Jesus mesmo que isso venha mexer com nossa tranquilidade? A alegria que Jesus nos oferece é profunda e grande. Ninguém pode nos dar uma alegria maior. Ela não vem de graça. Supõe luta da luz com as trevas, da liberdade contra a opressão, do amor contra o ódio, dos valores da sociedade individualista e consumista contra os valores do Reino. Em nossa vida familiar e social há, muitas vezes, tensões porque não espalhamos em nosso meio o amor de Deus pelo seu povo. Ao invés de sermos filhos da luz, comportamo-nos como filhos das trevas. O Natal nos convida a manter acesa a lâmpada do seu Evangelho e levar ao nosso povo a luz dos valores do Reino de Deus. Em um mundo de violência, o Menino que nasce nos convida a termos atitude de paz e solidariedade, a sermos mais tolerantes entre nós, pois Ele vem nos trazer a paz e quer que sejamos pessoas de paz. Natal é tomar consciência de que estamos em Deus e Ele está em nós. Portanto, levemos a todos a alegria de Deus-conosco neste Natal, apesar das dificuldades que vamos enfrentando.
14. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente -Professemos nossa fé no Deus que assumiu nossa humanidade, se encarnou e veio iluminar nossas trevas. (Creio niceno-constantinopolitano)
15. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Ao Deus fiel, que cumpriu sua promessa de salvação, elevemos os nossos pedidos. A cada prece, cantemos: Ó SENHOR, SENHOR, NESTE DIA, ESCUTAI NOSSA PRECE.
-Senhor, concedei que todas as crianças recebam o mesmo cuidado e a mesma ternura que o Menino Jesus recebeu da Virgem Maria para que cresçamos em sabedoria e graça. Nós vos pedimos.
-Senhor, abençoai todos os nossos irmãos que estão abandonados, tristes e sozinhos nos asilos, nos presídios, nas ruas e nos hospitais para que sejam amados e respeitados por todos. Nós vos pedimos.
-Senhor, iluminai nossos governantes e legisladores para que se tornem mais sensíveis aos pequenos e aos pobres e aprendam, à luz do Natal, a promover a paz e a vida humana. Nós vos pedimos.
-Senhor, olhai por todos nós aqui reunidos e por todos os nossos familiares que estão ausentes, para que a ninguém falte a paz que vem de Vós. Nós vos pedimos.
Presidente - Deus de infinita bondade, que nos enviastes vosso Filho Jesus para nos trazer a luz do céu, acolhei as súplicas que humildemente vos apresentamos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
16. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) -O grande presente que damos a Deus é nosso coração renovado de ardor missionário, pois queremos levar a muitos a realidade esplêndida de um Deus que se torna gente como nós. Apresentemos ao Senhor os dons que trazemos e queremos oferecer aos mais necessitados de nossa comunidade.
Durante o canto das oferendas, a comunidade oferece alimentos, fraldas, leite, brinquedos etc. que serão doados às famílias carentes da comunidade.
17. CANTO DAS OFERENDAS
1. No templo santo, a te ofertar um dom sublime, ó Deus de amor. Teu Filho infante, a nos salvar da vida escrava, Libertador!
NATAL! FESTA DE HARMONIA, O AMOR VEIO NOS LIBERTAR. E DEUS, NA FELIZ
LITURGIA, NOS FAZ TAMBÉM DONS NESTE ALTAR.
2. Repica o sino lá em Belém e gente simples vem adorar. É o Deus menino, salvar-nos vem do mal, da morte, vem nos livrar.
3. Mãe oferente, Mãe tão feliz, que tudo guarda no coração. Assim, por todos o céu bendiz e dá seu Filho em oblação.
18. PAI NOSSO
Presidente -Irmãos e irmãs, juntemos nossas mãos e cantando, rezemos com amor e confiança a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. Já o céu contemplamos neste dia pois nasceu para nós o Salvador. E, feliz, eis a terra ao céu unida no louvor, puro e santo ao Deus amor.
JÁ CUMPRIU-SE A PROFECIA, JÁ NASCEU O SALVADOR. CÉUS E TERRAS, NA
ALEGRIA, CANTAM HOJE UM SÓ LOUVOR. NO PRESÉPIO PEQUENINO E NO PÃO
CELESTIAL HONRA E GLÓRIA AO DEUS MENINO NUM LOUVOR SEMPRE ETERNAL.
2. Vem do céu o esplendor de nova aurora, uma luz que é celeste o mundo viu. No clarão redentor que brilha agora, no deserto a esperança então floriu.
3. Tudo é pobre na gruta e tão singelo, mas transborda de paz como um jardim. E Natal é mistério assim tão belo, pois quis Deus ser também pequeno assim.
4. Vindo a nós, entre pobres, na alegria, o Senhor sempre é luz para as nações. E se humilde em Belém nasceu um dia, hoje vem renascer nos corações.
20. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal do vosso Filho, nosso Salvador, dai-nos aprofundar nossa fé em tão grande mistério, crescer cada vez mais no vosso amor e O reconhecer em cada ser humano. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente - O Deus de infinita bondade, que, pela encarnação do seu Filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento, transfigurou esta noite santa (este dia santo), expulse dos vossos corações as trevas dos vícios e vos transfigure com a luz das virtudes. AMÉM.
-Aquele que anunciou aos pastores pelo Anjo a grande alegria do nascimento do Salvador derrame em vossos corações a sua alegria e vos torne mensageiros do Evangelho. AMÉM.
-Aquele que, pela encarnação de seu Filho, uniu a terra ao céu, vos conceda sua paz e seu amor, e vos torne participantes da Igreja celeste. AMÉM.
-Abençoe-vos Deus todo-poderoso, PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
-Na alegria do nascimento do Salvador, ide em paz, desejando a todos um FELIZ NATAL!
24. CANTO FINAL E ABRAÇO DA PAZ
BEM ME QUER, ME QUER BEM. BEM ME QUER JESUS, SUA MÃE E SÃO JOSÉ TAMBÉM. (bis)
1. Para estar de bem com Deus, com Jesus e sua Mãe, com José e os Reis Magos e os pastores de Belém, é preciso estar de bem com os homens meus irmãos, com branquinhos e negrinhos, todos juntos dando as mãos.
BEM ME QUER, ME QUER BEM O MENINO QUE NASCEU EM BELÉM! COMO É BOM
ESTAR BEM, COM O PAI DO CÉU, COM JESUS QUE É SEU FILHO. AMÉM. (bis)
2. Para estar de bem co’a vida tendo casa e comida, para estar de bem com tudo, nos brinquedos e estudos, eu preciso estar de bem com meus pais e meus irmãos, com amigos e vizinhos, todos juntos dando as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário