segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

VIGÍLIA DE ORAÇÃO NA PASSAGEM DO ANO


cor branca ou dourada) -ANO A -31/12/2010
VIGÍLIA DE ORAÇÃO NA PASSAGEM DO ANO
Rendei graças ao Senhor porque seu amor é sem fim
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Irmãos e irmãs aqui nos reunimos para louvar, agradecer e bendizer ao Senhor nosso Deus por nos ter enviado seu Filho Jesus e por todas as maravilhas que nossa diocese, paróquia e comunidade realizou neste ano de 2010. Com alegria, cantemos.
Arrumar o espaço celebrativo de forma festiva. A Igreja deve estar com poucas luzes acesas. Iniciando a celebração, vários adolescentes ou jovens com vestes brancas e douradas, acendem o Círio Pascal e, usando incensórios, realizam a incensação com o canto abaixo.
02. CANTO INICIAL
-Venham, ó nações, ao Senhor cantar! (bis)
Ao Deus do universo venham festejar! (bis)
-Seu amor por nós, firme para sempre, (bis)
Sua fidelidade dura eternamente. (bis)
-Hoje um Salvador para nós nasceu, (bis)
Alegres adoremos, Ele é nosso Deus. (bis)
-És a luz que brilha em nossa escuridão, (bis)
Tua Palavra, ó Deus, renova a criação! (bis)
-Suba nosso incenso a ti, ó Senhor! (bis)
Das mãos de quem vigia, recebe o louvor! (bis)
-Nossas mãos orantes, para os céus subindo, (bis)
Cheguem como oferenda ao som deste hino. (bis)
-Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, (bis)
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)
-Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos! (bis)
Cristo é nossa paz, a Deus louvação! (bis)
-Por todas as graças deste ano findo, (bis)
Teu povo se alegra, canta este hino! (bis)
Presidente - Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. PARA SEMPRE SEJA LOUVADO.
Presidente - Nesta noite de vigília, reunidos como família do Deus da vida, façamos o sinal de nossa fé: EM NOME DO PAI...
Presidente - O Deus da esperança,que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – A paz é fruto do amor. Do encontro do amor de Deus e do amor humano. Peçamos perdão pelas vezes que com nosso desamor ferimos a paz e a fraternidade. (pausa)
Imploremos a misericórdia do Pai, cantando.
TENDE PIEDADE, TENDE PIEDADE, TENDE PIEDADE DE NÓS, Ó SENHOR. TENDE
PIEDADE, TENDE PIEDADE, VOSSO POVO É SANTO, MAS TAMBÉM É PECADOR.
1. Vosso coração de Pai, sabe perdoar. Vosso coração de Filho, sabe perdoar. Vosso coração de Deus consolador, sabe perdoar, sabe perdoar.
Presidente - Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
-Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
-Cristo, tende piedade de nós. Cristo...
-Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
04. HINO DE LOUVOR
Presidente - Cantemos, louvando ao Senhor que manifestou seu amor por nós enviando seu Filho para nos salvar.
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)
05. ORAÇÃO (presidente da Celebração)
06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Uma pessoa com veste branca conduz o Lecionário semanal ou a Bíblia, ladeado por velas acessas, enquanto se canta.
1. Cantemos alegres, vibrantes, ergamos a Deus nossa voz, acolhamos a sua Palavra que passa no meio de nós.
CANTAI, CANTAI, IRMÃOS CANTAI COM AMOR E FÉ A PALAVRA DE VIDA ACLAMEMOS DE PÉ. (bis)
2. Presente se faz na história por sua Palavra e ação. Nosso Deus que caminha com o povo, presente se faz no irmão.
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO (2,18-21)
08. SALMO RESPONSORIAL (95)
O CÉU SE REJUBILE E EXULTE A TERRA! (bis)
-Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.
-O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.
-Na presença do Senhor, pois Ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
1. A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos que a acolheram, de Deus filhos se tornaram.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (1,1-18)
11. PARTILHA DA PALAVRA
A revelação cristã mostra que a salvação é o dom da vida que o Pai concede aos homens por meio de Jesus. Anticristos são aqueles que rejeitam Jesus como Salvador. Desse modo, rejeitam também o Pai e, portanto, a própria vida. Jesus tinha anunciado que no fim dos tempos apareceriam anticristos que procurariam desviar os fiéis. Os cristãos, porém, não devem temer, porque receberam a unção do Espírito que mantém sempre viva neles a memória de Jesus e ensina-os a viver conforme seus ensinamentos em qualquer tempo e lugar. O Evangelho de hoje nos mostra a realização da promessa de Deus de fazer uma aliança eterna de amor com toda a humanidade e de estabelecer o seu Reino no mundo através do seu próprio Filho, o Verbo de Deus. “A Palavra se fez carne e habitou entre nós...” Ou seja: Jesus Cristo assumiu a condição humana e se tornou igual a nós em tudo, menos no pecado. A Palavra de Deus que se fez carne nos convida a valorizar tudo que é humano, a socorrer as necessidades do nosso irmão, a perceber o quanto Deus se importa conosco. O último dia do ano é data em que pensamos no que passou, no presente e no futuro; refletimos sobre a vida, o amor, o perdão, a saúde, a esperança, a paz... Ocasião em que o nosso coração bate diferente e nos faz sentir tristeza e alegria. Se de um lado há indiferença, descrença, desesperança... de outro há o desejo de mudar para algo melhor. E a fé nos chama à esperança, à alegria, à solidariedade, ao encontro com Deus. O fim de ano nos propicia o reencontro conosco mesmos. Então pensemos: como estamos acolhendo Jesus em nosso coração, em nossa vida? Como estamos acolhendo em nossa vida os nossos irmãos mais necessitados? Que neste ano de 2011, Deus abençoe e acompanhe você, sua família e sua comunidade. Que a verdadeira luz que é Jesus, brilhe em todos os dias do Ano Novo, trazendo muitas alegrias, realizações e, acima de tudo, muita paz!
A MISSÃO DA IGREJA E A PROMOÇÃO DA PAZ
A Igreja é a continuadora da missão de Jesus pelos caminhos da história. Isso quer dizer que todos, conduzidos pelo Espírito Santo, são enviados a evangelizar (cf. Lc 4,14-21), tornando-se pregadores e os construtores da paz. A paz é obra da justiça, supõe e exige a instauração de uma ordem justa que possibilite a realização humana e permita que todas as pessoas sejam sujeitos da própria história. Onde não existem essas condições, existe o atentado contra a paz. Toda opressão é germe da rebelião, da violência e de insegurança. A paz é uma tarefa permanente da comunidade humana, uma paz autêntica implica luta, capacidade inventiva, conquista permanente. Deve ser construída, de modo que o cristão seja um artesão da paz. A paz é fruto do amor, expressão da real fraternidade entre as pessoas. Onde a paz social não existe, onde há injustiças, desigualdades sociais, políticas econômicas e culturais, rejeita-se o Senhor e o seu dom da paz. Todos devem, portanto, colaborar na criação e na construção de uma ordem justa, sem a qual a paz é ilusória e não há segurança. Isso só é possível a partir da formação da consciência para os valores que fundamentam a paz, tais como a responsabilidade, a solidariedade e a dimensão social da própria fé. Esses valores levam ao engajamento pela superação das causas da perda da paz social. Assim, cada um poderá construir uma nova ordem que assegure a paz e a
segurança para todos. (Extraído do Texto Base da CF 2009)
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que santificou a família de Nazaré: CREIO EM DEUS PAI...
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Como filhos de Deus, elevemos a Ele os nossos pedidos, e rezemos após cada prece: SENHOR, DAI-NOS SEMPRE VOSSA PAZ.
- Para que a Igreja, no meio da humanidade dividida por conflitos e violência, seja sacramento da reconciliação e da fraternidade universal, rezemos.
- Para que todas as pessoas que lutam pela paz, perseverem em sua missão e encontrem apoio na comunidade cristã, rezemos.
- que todos os povos busquem o caminho da paz, superando todo preconceito e discriminação, rezemos.
Presidente – Senhor, venha a nós o vosso Reino de Paz e de Justiça, para que livres de todo o egoísmo e violência nos empenhemos na construção da civilização do amor. Por Cristo, nosso Senhor.
14. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
Presidente - Coloquemos diante do altar os sonhos e esperanças que temos para o Ano Novo.
A equipe prepara um lugar para este gesto, na frente do altar, conforme foi pedido no domingo anterior.
15. CANTO DAS OFERENDAS
1. Novo tempo de esperança, novo tempo de amor, nova espera de ternura pelo Cristo, meu Senhor.
2. Nasce em mim meu Deus, nasce em mim meu Salvador, no meu sim cotidiano quero viver sempre o teu amor.
3. Vive em mim meu Deus, vive em mim meu Salvador, eu sempre te direi sim com a tua Mãe até o fim.
16. PAI NOSSO
Presidente - Na alegria de estarmos reunidos como irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai, rezemos de mãos dadas a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...
18. CANTO DE COMUNHÃO (à escolha)
19. ORAÇÃO
Presidente - Rezemos juntos.
Senhor Jesus, nesta noite santa, depositamos diante de tua manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidas em nossos corações. Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor. Supliquemos por aqueles que te buscam sem saber ao certo onde te encontrar. Por tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar. Abençoa Jesus Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé. Fica conosco, Senhor! Assim seja! Que neste ano de 2011, Deus abençoe e acompanhe cada um de nós, nossas famílias e nossa comunidade. Que a verdadeira luz, que é Jesus, brilhe em todos os dias do Ano Novo, trazendo muitas alegrias, realizações e, acima de tudo, muita paz!
20. NOTÍCIAS E AVISOS
-Amanhã celebraremos a Solenidade de Maria, Santa Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz. Vamos participar!
-Este folheto não deve ser jogado em via pública e/ou no lixo. Recicle-o!
21. BÊNÇÃO
Presidente - Que Deus, vosso Pai, fonte e origem de toda bênção, vos conceda a sua graça, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos guarde sãos e salvos todos os dias do Ano Novo. AMÉM.
-Que Ele vos conserve íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes até o fim na caridade. AMÉM.
-Que Ele disponha em sua paz, vossos atos e vossos dias, atenda sempre as vossas preces e vos conduza à vida eterna. AMÉM.
-Abençoe-vos Deus todo poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
-A alegria do Senhor seja vossa força durante todo o Ano Novo. Saudai-vos, desejando um Feliz Ano Novo na paz de Cristo.
13. CANTO FINAL E ABRAÇO DA PAZ
Neste momento entra um adulto com um cartaz escrito 2010 e uma criança com um cartaz escrito 2011, o idoso ergue o cartaz diante do altar e se retira em silêncio. A seguir a criança ergue o seu cartaz enquanto se canta.
1. Este ano, quero paz no meu coração. Quem quiser ter um amigo, que me dê a mão. O tempo passa e com ele caminhamos todos juntos, sem parar. Nossos passos pelo chão vão ficar.
MARCAS DO QUE SE FOI, SONHOS QUE VAMOS TER, COMO TODO DIA NASCE NOVO EM CADA AMANHECER! (bis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário