quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ano A – IV Domingo do Tempo Comum

Ano A – IV Domingo do Tempo Comum«Bem-aventurados sereis»
O texto deste domingo, inserido no conhecido “Sermão da Montanha”, apresenta-nos as chamadas “Bem-aventuranças”, o centro da pregação da Jesus. Traçam o sentido da existência humana à luz do Evangelho, da “Boa notícia” de Jesus. Revelam o percurso de felicidade que cada cristão deverá percorrer para alcançar o “reino dos Céus” e a sua recompensa. Estabelecem um itinerário de caridade que empenha a todos e a cada um dos cristãos. Alegremo-nos, por isso, também nós, porque ao receber este anúncio percebemos a grandeza do amor de Deus e da sua actualidade no ser das nossas vidas e de cada dia. Para que sejamos “bem aventurados”, felizes, completos. Evangelho segundo S. Mateus (Mt 5,1-12)Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».

SEGUNDA-FEIRA
PalavraBem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Meditação Jesus não se refere aqui a uma pobreza material, mas espiritual. Esta última é uma pobreza escolhida. É uma pobreza, ou seja, o abandono da posse tanto em relação a Deus como às suas coisas. E isto não significa que Deus e as suas coisas não me interessam, mas apenas que não sou interesseiro/a. Sou capaz de ser pobre diante de Deus e das suas coisas, para que Deus reine e a minha vida seja um céu e possa, assim, ser feliz? Oração(durante um breve momento, coloco-me diante de Deus, sem palavras, sem nada para lhe pedir nem oferecer, apenas com as minhas mãos abertas e o meu coração disponível) AcçãoVou tentar não exigir nem pedir nada a Deus nem aos outros e mostrar-me agradecido/a por tudo o que eles me concederem ‘a mais’, a começar pelas pequenas coisas que dou por supostas e que, frequentemente, considero insignificantes...

TERÇA-FEIRA
PalavraBem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Meditação O mundo diz precisamente o contrário de Jesus: só os fortes, orgulhosos e agressivos é que possuirão a terra, uma vez que os humildes são gozados, oprimidos e esquecidos. É tão difícil ser humilde na nossa sociedade competitiva! Que humildade é esta que Deus me pede para que possa ser feliz? É a de quem sabe quem é e está em paz consigo e não assume outras atitudes e comportamentos para ser bem visto/a, obter êxito, ferir o próximo, e assim viver iludido/a... OraçãoPeço o teu perdão, meu Deus, pelas vezes em que faço tudo para não passar despercebido e esquecido, e pelas vezes em que, para conseguir isso, espezinho o meu próximo. Faz que aprenda com o exemplo de Maria, que tendo razões mais que de sobra para se exaltar e orgulhar, nada fez senão ficar em silêncio, para que outros e Tu falassem. AcçãoVou exercitar-me na humildade: fazendo algum bem, o mais discretamente possível; fazendo algo para que o outro sobressaia; fazendo algo que signifique um sacrifício para mim mas que é do agrado de Deus; respondendo a algum mal que me fizerem com o bem

QUARTA-FEIRA
PalavraBem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. (...) Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Meditação Muitos parecem ter perdido a sensibilidade para a justiça e a injustiça. Muitos sentem-se impotentes para fazer justiça. Muitos preferem ficar acomodados do que ‘a meterem-se em confusões’. Mas só os que são justos, sensíveis à justiça e lutam a favor da justiça, é que, apesar do esforço, cansaço e perseguição, colaboram com Deus na construção do seu reino, já aqui e agora. Como procuro ser justo/a, ser sensível à justiça e injustiça, e lutar a favor da justiça no meu dia-a-dia? OraçãoSem fugir à minha responsabilidade quanto às injustiças que silencio, pratico e permito, e quanto à justiça que devo praticar e promover, quero pedir-te, Senhor, hoje, por todos os que sofrem na pele alguma injustiça (e recordo algumas dessas situações...). AcçãoVou: 1. evitar uma situação em que costumo ser injusto/a; 2. praticar uma acção justa para com alguém mais necessitado; 3. chamar a atenção para alguma injustiça que esteja a ser cometida; 4. reforçar alguma acção justa realizada por alguém; 5. promover a justiça junto dos outros. Tudo isto, feito com amor, porque o amor supera a justiça...

QUINTA-FEIRA
PalavraBem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Meditação No ‘mundo-cão’ de hoje, aos olhos de muitos, a misericórdia, a compaixão e a piedade por nós mesmos e pelos outros, são um sinal de fraqueza. No implacável mundo do prazer, evitamos o sofrimento e, portanto, o ‘sofrer com’, a ‘com paixão’. No mundo da indiferença, até o nosso coração é de pedra, duro e impenetrável. Como pretendo exercitar o meu coração para tornar compassivo o coração dos outros e alcançar a sua misericórdia? OraçãoTu, ó Deus, pedes-me que seja misericordioso como Tu és (Lc 6, 36). Ensina-me, portanto, a ser misericordioso/a contigo, comigo e com os outros. Ensina-me a não virar a cara ao teu sofrimento, ao sofrimento dos outros e ao meu próprio sofrimento. Ensina-me que a vida só tem sentido quando vivida com paixão e na mesma paixão. AcçãoPara ser misericordioso/a ao longo deste dia, vou tentar pôr-me no lugar do outro e ‘calçar’ o seu sofrimento, em vez de passar ao lado, qual levita ou sacerdote da parábola do Bom Samaritano. Vou fazê-lo a partir desta verdade, que todos sofremos, e que, nessas alturas, sabe bem contar com a compaixão dos outros.

SEXTA-FEIRA
PalavraBem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Meditação Nos dias de hoje, a pureza está fora de moda e fora das nossas intenções, percepções e acções. O que não falta hoje são segundas intenções, percepções nubladas e acções dúbias. Há sempre algo mais em jogo quando rezamos, ajudamos, elogiamos e fazemos o que fazemos... Como posso tornar puro, verdadeiro e belo, o olhar, o sentir, o pensar e o agir, para ver a Deus que é a Pureza, a Verdade e a Beleza? Oração(peço a Deus que purifique o meu olhar e o meu coração; depois, coloco-me diante dele e contemplo-o: olhos nos olhos; permaneço, assim, cara a cara, durante uns breves momentos; e no fim agradeço) AcçãoAo longo do dia, vou fazer um esforço por ver a Deus nos outros com quem me encontrar. Ele está sempre no outro, eu é que nem sempre consigo vê-lo, porque não consigo ver o outro como Deus o vê, ou seja, o meu olhar e o meu coração não são puros...

SÁBADO
PalavraBem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Meditação São cada vez mais subtis as novas formas de guerra, violência, condenação, luta, abuso e terrorismo... E, por isso, é também cada vez mais urgente a promoção efectiva da paz. No entanto, para a promovermos entre nós, precisamos de um coração em paz, com Deus, comigo mesmo e com os outros. Como, então, cultivar a paz com Deus, comigo e com os outros, para ser conhecido/a como seu/sua filho/a? Oração (de S. Francisco de Assis)Senhor, faz de mim um instrumento da tua paz. Onde houver ódio, que eu leve o teu amor. Onde houver ofensa, que eu leve o teu perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a tua união. Onde houver dúvida, que eu leve a tua fé. Onde houver erro, que eu leve a tua verdade. Onde houver desespero, que eu leve a tua esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a tua alegria. Onde houver trevas, que eu leve a tua luz! Faz que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. AcçãoVou ser um instrumento da paz do Senhor ao longo do dia de hoje. Vou realizar gestos de paz, convidar à paz e evitar situações de ‘guerra’. Tudo isto, em relação aos outros e a mim mesmo, e partindo do Senhor, que é a minha única paz.

Pe. David Teixeira, sdb
Se quiseres entrar em contacto connosco e partilhar as tuas reflexões e sugestões podes fazê-lo para o seguinte email: orarapalavra@gmail.com. Quem quiser receber estes materiais no e-mail basta entrar em contacto connosco através do email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário