sábado, 15 de janeiro de 2011

EVANGELHO DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A


Testemunho de João
João 1,29-34
Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou a minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo.Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

Desenvolvimento do Evangelho
João Batista após aceitar batizar Jesus, O apresenta à multidão: “Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”. Ele apresenta ao mesmo tempo, um Jesus Servo Sofredor, que vem cumprir docilmente a vontade do Pai, que carrega todo o pecado dos homens. É o Cordeiro Pascal, símbolo da libertação de Israel por ocasião da primeira Páscoa.
A palavra Cordeiro, com referência à Jesus, tem significados importantes como mansidão, pureza e inocência, satisfação de sacrifício e oferenda.
Todo israelita conhecia bem o texto em que o profeta Isaías comparava os sofrimentos do “Servo de Javé”, o Messias, ao sacrifício de um cordeiro (Is 53,7). Todos eles sabiam também o significado do cordeiro pascal cujo sangue foi derramado na noite em que os judeus tinham sido libertados da escravidão do Egito. O cordeiro pascal que, a partir dessa ocasião, era sacrificado no Templo significava a libertação e a aliança que Deus tinha feito com o seu povo escolhido: a promessa do verdadeiro Cordeiro que se sacrificaria para a salvação de muitos.
A profecia de Isaías é, pois, concretizada no Calvário. Como um Cordeiro, manso e humilde, Jesus veio cumprir a vontade do Pai, limpar os pecados e conduzir ao caminho do Reino do Céu todo aquele que Nele crer.
“A morte de Jesus é, ao mesmo tempo, o sacrifício pascal que realiza a redenção definitiva dos homens pelo “Cordeiro que tira o pecado do mundo” e o sacrifício da Nova Aliança, que reconduz o homem à comunhão com Deus.”
O Evangelho se refere à missão de Jesus, que vem do Pai e se realiza na comunidade que está em comunhão com Ele que a santifica e a capacita para o testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário