sexta-feira, 25 de março de 2011

3º DOMINGO DA QUARESMA


º DOMINGO DA QUARESMA
Jesus: Fonte de água viva que jorra para vida eterna


Durante o tempo da Quaresma, o espaço celebrativo deve ser simples e despojado, sem flores, sem enfeites e com poucos instrumentos musicais. Podem ser usados na ornamentação do local símbolos que lembrem o deserto: pedras, cactos, bromélias etc. Preparar um lugar de destaque para colocar a cruz e o cartaz da CF 2011 que deverão permanecer durante o tempo quaresmal. Enquanto se canta o refrão meditativo, uma pessoa com veste roxa entra com a cruz e coloca-a no local preparado.
VOLTA O TEU OLHAR, SENHOR, E DÁ-NOS TEU PERDÃO. BENDITO SEJA TEU IMENSO
CORAÇÃO! (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para este encontro fraterno. Somos convidados a reconhecer Jesus, como fonte de água viva. Nele alimentar nossa fé e testemunhá-lo como o Salvador de nossas vidas.
Animador(a) - Celebrando nossa fé e nossa vida, vamos trazer presente os fatos que aconteceram, os que estão acontecendo e os que irão acontecer.
A equipe de celebração prepara com antecedência alguns acontecimentos: nas famílias, na comunidade, na
Paróquia etc... e motiva a assembleia a lembrar outros.
Animador(a) - Agradecendo a Deus por todos os acontecimentos de nossa caminhada, celebremos com alegria o nosso encontro, cantando.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1. Olha, meu povo, este planeta Terra: Das criaturas todas, a mais linda! Eu a plasmei com todo amor materno, pra ser um berço de aconchego e vida.
NOSSA MÃE TERRA, SENHOR, GEME DE DOR NOITE E DIA. SERÁ DE PARTO ESSA DOR? OU SIMPLESMENTE AGONIA?! VAI DEPENDER SÓ DE NÓS! VAI DEPENDER SÓ DE NÓS!
2. A terra é mãe, é criatura viva; também respira, se alimenta e sofre. É de respeito que ela mais precisa! Sem teu cuidado ela agoniza e morre.
3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos... Que a fome mata e a miséria humilha. Eu sonho ver um mundo mais humano, sem tanto lucro e muito mais partilha!
Presidente - Reunidos pela Trindade Santa, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...
Presidente - O Deus da vida e da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
BÊNÇÃO E ASPERSÃO
Durante o comentário, uma mulher simbolizando a samaritana entra pelo corredor principal da Igreja com um balde sobre o ombro contendo água. Diante do altar derrama a água delicadamente num recipiente transparente, enquanto se canta.
1. Se conchecesses do dom de Deus, quem é que te diz: Dá-me de beber, és tu que lhe pedirias e ele te daria D’Água viva, sempre a correr!
SENHOR, DÁ-ME DE BEBER, VEM E ME SACIA, EM TUA FONTE VIVA! SENHOR, DÁ ME DE BEBER, VEM E ME SACIA, NESTA SANTA EUCARISTIA!
Presidente - Batizados em Cristo somos novas criaturas. Porém muitas vezes nos afastamos da graça de Deus pecando contra a natureza especialmente no desperdício e na poluição das águas.
Presidente - De mãos estendidas peçamos a Deus que abençoe esta água que será aspergida sobre nós como sinal de perdão e reconciliação.
Todos - Deus de bondade, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados e alcançar a proteção da Vossa graça contra toda a doença e cilada do inimigo. Concedei, ó Deus, que, por Vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação, a fim de que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro.
Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
O presidente realiza a aspersão enquanto se canta.
1. Senhor, servo de Deus, que libertastes a nossa vida, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
2. Ó Cristo, nosso irmão, que conheceis nossa fraqueza, Tende piedade de nós! Cristo, tende
piedade de nós!
3. Senhor, filho de Deus, que vos tornastes obediente, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
Presidente - Deus de amor, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
- Senhor, tende piedade de nós! Senhor...
- Cristo, tende piedade de nós! Cristo...
- Senhor, tende piedade de nós! Senhor...
04. HINO DE LOUVOR (Omite-se)
05. ORAÇÃO
Presidente - Senhor, nosso Deus e nosso Pai, ajudai-nos encontrar em Jesus Cristo a fonte da água viva, onde a nossa sede de justiça e de santidade pode ser saciada em plenitude. Ele que é Deus conosco, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
Animador(a) - A Palavra de Deus nos convida a beber da fonte da água viva, que sacia nossa sede para sempre. Ouçamos atentos.
06. LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO (17,3-7)
07. SALMO RESPONSORIAL (94)
HOJE NÃO FECHEIS O VOSSO CORAÇÃO, MAS OUVI A VOZ DO SENHOR! (bis)
- Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
- Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque Ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (5,1-2.5-8)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
GLÓRIA E LOUVOR A VÓS Ó CRISTO.
1. Na verdade, sois Senhor, o Salvador do mundo. Senhor, dai-me água viva a fim de eu não ter sede!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (4,5-42)
11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
O grande tema que marca este domingo é a água, símbolo da vida. A 1ª leitura nos fala da água que brota da rocha golpeada por Moisés para saciar a sede do povo no deserto. A releitura de Paulo é significativa: a rocha é Cristo. Do Cristo morto e ressuscitado brota o Espírito, como rio de água viva. No Evangelho, Jesus, fatigado da caminhada, sentou-se junto ao poço. Quando se aproxima da mulher, Jesus lhe pede: “Dá-me de beber”. E estabelece o diálogo. Jesus apresenta-se como água viva. Quem beber dessa água nunca mais terá sede. É água que jorra para a vida eterna. Quando a mulher lhe pede dessa água, para que não mais precise buscá-la no poço, Jesus penetra mais fundo na alma dessa mulher: “Vai, chama o teu marido e volta aqui”. Ela, por sua vez, reconhece que não tem marido. Jesus a valoriza, louvando sua sinceridade, e a mulher o reconhece como um profeta. Jesus, a partir dessa sua fé, revela-lhe que é o Messias, e a samaritana transforma-se em testemunha de Cristo, anunciando-o aos habitantes de sua cidade. Não é difícil reconhecer nesse trecho um texto de catequese batismal. Ele revela toda uma caminhada de fé que vai se iluminando através do encontro com Cristo. Temos a pessoa de Cristo, a descoberta do Messias, o culto em espírito e
verdade, a ação do Espírito Santo, o rito da água e o testemunho cristão. No batismo a fé expressase no rito, animado pelo Espírito Santo, exigindo, por sua vez, o testemunho. Só assim o rio faz jorrar a água que jorra para a vida eterna. Com o batismo seremos realmente sepultados com Cristo para o pecado e ressuscitados com Ele para a vida. Tendo a vida nova em Cristo somos chamados a testemunhá-lo como fez os discípulos e discípulas de Jesus.
Refletindo a CF 2011
Esta campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas na contribuição para que a vida no
planeta tenha intensa harmonia. E são apresentadas vinte maneiras viáveis que nem sequer chegam a exigir grandes sacrifícios para que cada um possa dar o seu contributo nesta empreitada. Eis aqui algumas sugestões:
- Faça de conta que as sacolas plásticas não existem: use bolsas e sacolas de algodão para carregar compras.
- Use melhor os eletrodomésticos: desligue o computador e a televisão quando não são utilizados. O modo standy-by consome energia e, portanto, polui.
- Use fraldas ecocompatíveis; a biodegradação de fraldas leva 500 anos .
- Use lâmpadas econômicas: consomem cinco vezes menos e duram 10 vezes mais.
(Retirado do texto-base CF 2011)
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - No Deus que nos oferece uma vida nova em Cristo Jesus, professemos nossa fé.
CREIO EM DEUS PAI...
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Ao Pai misericordioso que sacia a sede da humanidade, elevemos nossos pedidos e orações. Após cada prece rezemos. SENHOR, ATENDEI NOSSO CLAMOR.
- Senhor, iluminai a Vossa Santa Igreja que somos todos nós, para que possamos testemunhar Jesus, fonte de água viva com palavras e ações. Nós vos pedimos.
- Senhor, despertai no coração de todos nós o cuidado que devemos ter com as nascentes, rios, lagos, mares e toda a criação. Nós vos pedimos.
Preces espontâneas.


Presidente - Rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade 2011:
Senhor Deus, nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, e o eterno amor que tende por todos nós. Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, e o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, e a morte mostra a sua presença no nosso planeta. Que nesta quaresma nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Deus, o Senhor de toda a natureza, quer que todos sejamos saciados pela água natural e espiritual. Vai depender só de nós diz o hino da CF 2011. Apresentemos ao altar do Senhor, nosso compromisso em respeitar e defender os bens da criação, e hoje especialmente a água indispensável para a vida no Planeta Terra.
A mulher que entrou com a água, apresenta o recipiente transparente com a água que foi abençoada para a
aspersão, enquanto todos rezam:
Eu me comprometo diante do altar do Senhor, não poluir rios e lagos, não desperdiçar e economizar a água potável em nossas casas, motivar outros irmãos a fazer o mesmo, lembrando que a água é presente de Deus para nossa sobrevivência.
Animador(a) - Coloquemos também diante do altar do Senhor nossa oferta, fruto do nosso trabalho, para a manutenção da Igreja e de suas obras de caridade.
1. Com carinho, desenhei este planeta; com cuidado, aqui plantei o meu jardim. Com alegria, eu sonhei um paraíso, para a vida, dom de amor que não tem fim.
PONHO, ENTÃO À TUA FRENTE DOIS CAMINHOS DIFERENTES: VIDA E MORTE, E ESCOLHERÁS. SÊ SENSATO: ESCOLHE A VIDA! PARTE O PÃO, CURA AS FERIDAS! SÊ FRATERNO E VIVERÁS.
15. CANTO DAS OFERENDAS
1. Aceita, ó Deus Santo, a nossa oração. Compadecido, olha para nós, Senhor. Liberta nossas vidas, te suplicamos, e andaremos para sempre em teus caminhos.
VOLTA O TEU OLHAR, SENHOR, E DÁ-NOS TEU PERDÃO. BENDITO SEJA TEU IMENSO
CORAÇÃO!
2. Acolhe, Deus bondoso, a nossa caminhada, revivendo o teu amor pra sempre.Confiantes aguardamos o teu perdão e do mal seremos nós purificados.
3. Aceita o jejum e a nossa penitência, que revivemos neste tempo quaresmal. Confirma-nos em teu amor grandioso. Bendito sejas, Senhor Deus do universo!
16. PAI NOSSO
Presidente - Rezemos com amor, confiança e fé a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...
17. ABRAÇO DA PAZ
Durante a Quaresma pode-se omitir o abraço da paz para realizá-lo com mais alegria e entusiasmo na Páscoa. O presidente motiva a assembleia a rezar em silêncio pela paz.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
NÓS VIVEMOS DE TODA A PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS: A PALAVRA DE VIDA E VERDADE QUE SACIA A HUMANIDADE.
1. Impelidos ao deserto, retomamos a estrada que conduz ao paraíso, nossa vida e morada.
2. As prisões da humanidade assumidas pelo Cristo, são lugares de vitória, Ele veio para isto!
3. O Senhor nos deu exemplo ao vencer a noite escura: superou a dor do mundo, renovando as criaturas.
4. Progredimos neste tempo, conhecendo o Messias. Ele veio para todos, alegrando nossos dias.
5. Celebramos a memória do amor que ao mundo veio. Junto dele venceremos o inimigo
verdadeiro.
6. Contemplamos nossa terra em mistério fecundada. Flor e fruto são promessas ao findar a
madrugada.
19. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, celebrando este encontro fraterno, recebemos já na terra a palavra da alegria, a água viva que é Vosso Filho Jesus. Ajudai-nos para que possamos, como a samaritana, anunciar e vivenciar a Boa Nova em nosso meio. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. GESTO CONCRETO DA CF 2011
A Água que você usa não sai da parede. Ela vem de algum rio ou nascente. Os rios estão sendo agredidos pela poluição e pelo desmatamento, o que torna a água potável cada vez menos disponível, o que eleva o custo de seu tratamento. Vamos levar a sério o compromisso que assumimos nesta celebração, diante do altar do Senhor. Vamos participar dos Círculos Bíblicos e aprender a defender a vida no planeta.
22. BÊNÇÃO
Presidente - O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. AMÉM.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para podermos, com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa. AMÉM.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Ide em paz e que o Senhor nos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. Com carinho, desenhei este planeta; com cuidado, aqui plantei o meu jardim. Com alegria, eu sonhei um paraíso, para a vida, dom de amor que não tem fim.
PONHO, ENTÃO À TUA FRENTE DOIS CAMINHOS DIFERENTES: VIDA E MORTE, E ESCOLHERÁS. SÊ SENSATO: ESCOLHE A VIDA! PARTE O PÃO, CURA AS FERIDAS! SÊ FRATERNO E VIVERÁS.
2. Fiz o homem e a mulher à minha imagem; por amor e para o amor, eu os criei. Com meu povo, celebrei uma aliança. O caminho da justiça eu ensinei.
Jesus: Fonte de água viva que jorra para vida eterna
Fonte:http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10297&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário