quinta-feira, 31 de março de 2011

4º DOMINGO DA QUARESMA

Cor roxa - ANO A - 03/04 /2011

4º DOMINGO DA QUARESMA

Jesus Cristo, Luz para nossas vidas!

Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações para a quaresma, porém, por estarmos nos aproximando da festa da Páscoa, podem ser usadas algumas flores. Ao iniciar a celebração, um jovem entra com uma tocha ou uma vela grande acesa, colocando-a próximo à estante da Palavra, enquanto todos cantam várias vezes o refrão meditativo.

Ó LUZ DO SENHOR QUE VEM SOBRE A TERRA, INUNDA MEU SER PERMANECE EM NÓS.

01. ACOLHIDA

Animador(a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrar o Mistério Pascal de nossa fé! Que alegria estarmos reunidos como comunidade de irmãos que se encontram para louvar e agradecer a Deus por ser a Luz que ilumina nossas vidas. Na liturgia deste domingo, Jesus quer nos tocar e abrir os nossos olhos para reconhecer e acolher a Sua presença, que fortalece a nossa fé, fazendo-nos passar das trevas para a luz e a lutar pela preservação da vida no planeta.

Animador(a) - A Campanha da Fraternidade deste ano nos alerta para os problemas relacionados ao meio ambiente e nos chama a assumirmos nossas responsabilidades, diante do que está acontecendo no Planeta. “Não se iludam, pois com Deus não se brinca: cada um colherá aquilo que tiver semeado” (Ef 6,7). Portanto, peçamos a Ele que ilumine o nosso agir, para sermos capazes de

ver esta situação como uma questão de fé. Alegres, cantemos.

Procissão de entrada como de costume.

02. CANTO INICIAL

1. Olha, meu povo, este planeta Terra: Das criaturas todas, a mais linda! Eu a plasmei com todo amor materno, pra ser um berço de aconchego e vida.

NOSSA MÃE TERRA, SENHOR, GEME DE DOR NOITE E DIA. SERÁ DE PARTO ESSA DOR? OU SIMPLESMENTE AGONIA?! VAI DEPENDER SÓ DE NÓS! VAI DEPENDER SÓ DE NÓS!

2. A terra é mãe, é criatura viva; também respira, se alimenta e sofre. É de respeito que ela mais precisa! Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos... Que a fome mata e a miséria humilha. Eu sonho ver um mundo mais humano, sem tanto lucro e muito mais partilha!

Presidente - Reunidos pelo amor do Pai, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...

Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...

03. DEUS NOS PERDOA

Deus não castiga ninguém, somente ama, e ama, sobretudo, aqueles que erram. Peçamos-lhe perdão pelas vezes que julgamos os nossos irmãos de maneira preconceituosa, deixando-nos levar pelas aparências (pausa). Acolhidos e perdoados por Deus, cantemos.

1. Se conhecesses do dom de Deus, quem é que te diz: Dá-me de beber, és tu que lhe pedirias e ele te daria D’Água viva, sempre a correr!

SENHOR, DÁ-ME DE BEBER, VEM E ME SACIA, EM TUA FONTE VIVA! SENHOR, DÁ ME DE BEBER, VEM E ME SACIA, NESTA SANTA EUCARISTIA!

Presidente - Deus, Pai rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.

SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! Senhor...

CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS! Cristo...

SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! Senhor...

04. HINO DE LOUVOR (Omite-se)

05. ORAÇÃO

Presidente - Ó Deus de misericórdia, luz de todo ser humano, iluminai nossos corações com o esplendor da Vossa graça para pensarmos o que Vos agrada e amar-vos de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.

Animador(a) Nas leituras que serão proclamadas descobriremos que Deus não faz distinção entre as pessoas, mas busca resgatar os excluídos.

06. LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (16,1b. 6-7. 10-13a)

07. SALMO RESPONSORIAL (22)

O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ; NÃO ME FALTA COISA ALGUMA.

- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

- Felicidade e todo o bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (5, 8-14)

09. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

GLÓRIA E LOUVOR A VÓS, Ó CRISTO!

1. Pois, eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor!

10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (9,1-41)

11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA

O tema da luz liga as três leituras da liturgia deste domingo: a primeira nos diz que aquele que não foi iluminado julga as coisas e o mundo com olhos humanos. O Evangelho nos apresenta o caminho que é preciso percorrer para chegar à luz. E a segunda leitura completa este tema indicando o que é preciso fazer para derrotar as trevas. Deus surpreende o profeta Samuel ao escolher Davi com critérios diferentes dos seus. Enquanto Samuel se baseia nas aparências, no porte físico, na beleza

exterior, Deus olha o interior. Portanto, Deus avalia o ser humano pela sua consciência, pelas intenções que o movem a decidir e a agir. Ele não olha as aparências, porque elas enganam. Ele olha o “coração”, a consciência. É necessário termos critérios sempre mais claros para evitarmos esses enganos. Deus não se engana e escolhe os últimos, pois é a partir deles que irá consolidar a justiça e o direito no meio do seu povo. Paulo escreve aos primeiros cristãos que com o Batismo eles passaram do mundo das trevas para o reino da luz. Por isso ser luz no Senhor pressupõe a rejeição e a denúncia das obras estéreis da escuridão que envolve a sociedade no egoísmo, na injustiça e na mentira. A proposta do texto é, portanto, de denúncia e desmascaramento desse sistema: “Tudo o que é desmascarado é manifestado pela luz” (v.13). O Evangelho deste domingo, conta-nos como Jesus cura o cego de nascença e nos ensina que foi enviado para trazer-nos uma água que cura qualquer cegueira. Cristo nos leva a superar um tipo de cegueira que não nos deixa ver corretamente o valor das pessoas nem avaliar com justiça nossas decisões. Precisamos da luz de Cristo para poder julgar e agir de modo mais coerente. Mostrou-nos o valor de cada pessoa, de cada irmão, principalmente o pequenino, o mais necessitado e indefeso, também, quem somos e o que Deus quer de nós. Ele é a luz que devemos seguir e da qual devemos deixar-nos guiar, para que tenhamos critérios mais claros para tomarmos decisões para avaliar as pessoas e as coisas, para agirmos em função do bem, da justiça, da paz, da fraternidade, enfim, de todos os valores profundos da vida, que libertam e não escravizam o ser humano. Quem se fecha em sua própria concepção, em seus próprios critérios e não se abre aos valores mais profundos, valores que Cristo nos faz enxergar, esse é que é o verdadeiro cego. Quais são os preconceitos e as cegueiras de hoje, que nos impedem de ver a luz de Cristo e ser luz para os irmãos?

Refletindo a CF 2011

Continuação dos gestos concretos que podemos realizar em prol da natureza:

1. Coma frutas e verduras (se orgânicas, melhor): carne de ovinos e carne de bovinos são responsáveis por 18% das emissões mundiais de gás carbônico, além de favorecer o desmatamento devido à sua exploração intensiva.

2. Escove os dentes, mas com inteligência: se deixar a torneira aberta, você joga fora trinta litros de água. Abra a torneira só quando for preciso.

3. Um banho é bom se dura pouco: em três minutos, você consome 40 litros de água. Em 10 minutos, mais de 130 litros em média.

4. Faça a coleta seletiva: é a contribuição mais inteligente e mais importante que você pode dar ao meio ambiente.

5. Pense sempre que todo objeto que você usa irá se tornar lixo: faça com que ele dure o máximo possível.

6. Usar e jogar fora? Não, obrigado. Por exemplo use pilhas recarregáveis: podem ser recarregadas até 500 vezes.

(Retirado do texto-base CF 2011)

12. PROFISSÃO DE FÉ

Presidente - Professemos nossa fé, no Deus que é luz e salvação para nossas vidas. CREIO EM DEUS PAI...

13. PRECES DA COMUNIDADE

Presidente - Como comunidade, iluminada pela luz da Palavra de Deus, elevemos ao Pai nossos pedidos.

-Senhor, ajudai- nos a viver como filhos e filhas da luz, para que possamos acabar com a cegueira que nos impede de reconhecê-Lo nos irmãos, nos pobres e na natureza. Nós vos pedimos.

- Senhor, iluminai a todos nós, batizados, para que busquemos soluções por meio de ações concretas em nossas comunidades para os problemas que ameaçam o meio ambiente, que são causados por nossas más ações. Nós vos pedimos.

-Senhor, guiai com Vossa luz a todos nós que fomos ungidos no Batismo e na Crisma, e todos os que serão batizados na Vigília Pascal, para que possamos agir a favor do bem, da justiça, da paz, da fraternidade e de todos os valores profundos da vida, que libertam e não escravizam o ser humano. Nós vos pedimos

Presidente - Rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade 2011.

Senhor Deus, nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, e o eterno amor que tende por todos nós. Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, e o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, e a morte mostra a sua presença no nosso planeta. Que nesta quaresma nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amém.

14. APRESENTAÇÃO DOS DONS

Animador(a) - Deus criou por meio de Sua Palavra todas as realidades, formando uma grande solidariedade, na qual se integram os animais selvagens, domésticos e pequenos do chão segundo suas espécies, e o ser humano. “E Deus viu tudo quanto havia feito, e que era muito bom” (Gn 1,31). Mas houve quem entendesse que o ser humano era dono absoluto do planeta, o que não concede a eles o direito de se utilizarem da natureza, segundo seus caprichos, de modo a causar destruição e

colocá-la em perigo. Neste sentido, apresentemos ao altar do Senhor nosso empenho em realizar ações concretas e somar forças para gerar uma sociedade que seja sustentável, baseada no respeito pela natureza, aos direitos humanos, promovendo uma justiça econômica e construindo uma cultura de paz.

Neste momento pessoas entram com a tocha ou a vela do início da celebração, o Decreto do Bispo sobre as nascentes e objetos feitos com materiais recicláveis e outras ações, enquanto se canta.

NOSSA MÃE TERRA, SENHOR, GEME DE DOR NOITE E DIA. SERÁ DE PARTO ESSA DOR? OU SIMPLESMENTE AGONIA?! VAI DEPENDER SÓ DE NÓS! VAI DEPENDER SÓ DE NÓS!

15. CANTO DAS OFERENDAS

1. Aceita, ó Deus Santo, a nossa oração. Compadecido, olha para nós, Senhor. Liberta nossas vidas, te suplicamos, e andaremos para sempre em teus caminhos.

VOLTA O TEU OLHAR, SENHOR, E DÁ-NOS TEU PERDÃO. BENDITO SEJA TEU IMENSO CORAÇÃO!

2. Acolhe, Deus bondoso, a nossa caminhada, revivendo o teu amor pra sempre.Confiantes aguardamos o teu perdão e do mal seremos nós purificados.

3. Aceita o jejum e a nossa penitência, que revivemos neste tempo quaresmal. Confirma-nos em teu amor grandioso. Bendito sejas, Senhor Deus do universo!

16. PAI NOSSO

Presidente - Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer: PAI NOSSO...

17. ABRAÇO DA PAZ

Durante a Quaresma pode-se omitir o abraço da paz para realizá-lo com mais alegria e entusiasmo na Páscoa. O presidente motiva a assembleia a rezar em silêncio pela paz.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)

NÓS VIVEMOS DE TODA A PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS: A PALAVRA DE VIDA E VERDADE QUE SACIA A HUMANIDADE.

1. Impelidos ao deserto, retomamos a estrada que conduz ao paraíso, nossa vida e morada.

2. As prisões da humanidade assumidas pelo Cristo, são lugares de vitória, Ele veio para isto!

3. O Senhor nos deu exemplo ao vencer a noite escura: superou a dor do mundo, renovando as criaturas.

4. Progredimos neste tempo, conhecendo o Messias. Ele veio para todos, alegrando nossos dias.

5. Celebramos a memória do amor que ao mundo veio. Junto dele venceremos o inimigo verdadeiro.

6. Contemplamos nossa terra em mistério fecundada. Flor e fruto são promessas ao findar a madrugada.

19. ORAÇÃO

Presidente - Ó Deus, luz de todo ser humano que vem a este mundo, iluminai nossos corações com o esplendor da Vossa graça para pensarmos sempre o que Vos agrada e amar-vos de todo coração. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

20. NOTÍCIAS E AVISOS

21. BÊNÇÃO

Presidente - O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. AMÉM.

- O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes, com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa. AMÉM.

- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.

22. CANTO FINAL

1. Com tristeza vejo a vida desprezada, nos meus filhos e em toda a natureza. Me entristece tantas vidas abortadas, dói em mim a violência e a pobreza.

PONHO, ENTÃO À TUA FRENTE DOIS CAMINHOS DIFERENTES: VIDA E MORTE, E ESCOLHERÁS. SÊ SENSATO: ESCOLHE A VIDA! PARTE O PÃO, CURA AS FERIDAS! SÊ FRATERNO E VIVERÁS.

2. Pelas margens desta vida há tanta gente que implora por justiça e dignidade. Respeitar, cuidar da vida, é o que te peço; vai! Transforma a tua fé em caridade.

Jesus Cristo, Luz para nossas vidas!



Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10314&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário