sexta-feira, 4 de março de 2011

9º DOMINGO DO TEMPO COMUM


A prática da Palavra nos conduz ao Reino de Deus

01. ACOLHIDA
O espaço litúrgico seja bem preparado de acordo com o Evangelho de hoje. (a casa sobre a rocha e sobre a areia) Iniciando a celebração cantar de forma orante o refrão meditado.
1. Deus vos salve Deus! Deus vos salve Deus! Deus salve esta casa onde mora Deus.
2. Vos salve Deus! Deus vos salve Deus! Deus salve as pessoas onde mora Deus.
Animador(a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos à casa do Pai! Estamos aqui reunidos para celebrarmos a nossa fé no Cristo Ressuscitado e a nossa vida repleta de alegrias, dificuldades e sobretudo, de esperança.
Animador(a) - No início desta celebração, podemos lembrar: os dias de festa de Carnaval como direito do ser humano ao lazer e ao descanso, as catástrofes ecológicas que destroem a natureza e ameaçam a vida, a Campanha da Fraternidade 2011 que tem como tema: “Fraternidade e a Vida no
Planeta” e lema: “A Criação geme em dores de parto”.
O animador(a) motiva a assembleia a lembrar fatos como: aniversário, casamento e acontecimentos em relação à Paróquia e à comunidade.
Animador(a) - Celebramos neste domingo, a Páscoa de Jesus Cristo, presente na história, na vida de fé das comunidades, no trabalho dedicado e gratuito de tantas mulheres que anunciam a Palavra de Deus. Alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
JESUS CRISTO ANUNCIAVA POR PRIMEIRO UM NOVO REINO DE JUSTIÇA E SEUS VALORES: “VÓS NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO E MUITO MENOS AGRADAR A DOIS SENHORES”.
1. Voz de um profeta contra o ídolo e a cobiça: “Endireitai hoje os caminhos do Senhor!” Produzi frutos de partilha e de justiça! Chegou o Reino: Convertei-vos ao amor!
2. Não é a riqueza, nem o lucro sem medida que geram paz e laços de fraternidade; mas todo o gesto de partilha em nossa vida que faz a fé se transformar em caridade.
3. No evangelho encontrareis a luz divina, não no supérfluo, na ganância e na ambição. Ide e vivei a Boa Nova que ilumina e a palavra da fraterna comunhã Presidente - Façamos o sinal que nos congrega como irmãos e irmãs em Cristo Jesus. EM NOME DO PAI...
Presidente - O Deus da vida e da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, peçamos perdão por nossas faltas e omissões. (pausa) Cantando peçamos perdão.
EU CANTO A ALEGRIA, SENHOR, DE SER PERDOADO NO AMOR. (bis)
1. Senhor, tende piedade de nós.
2. Cristo, tende piedade de nós.
3. Senhor, tende piedade de nós.
Presidente - Deus de infinita bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida plena. AMÉM.
04. HINO DE LOUVOR
Presidente - Ao Senhor que criou o céu e a terra para a alegria e felicidade de todos os seus filhos e filhas, cantemos o nosso hino de louvor. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.
05. ORAÇÃO
Presidente - Senhor Deus, Vós construis a nossa vida sobre o fundamento da Vossa Palavra. Que ela seja a rocha na qual baseamos a nossa vida. Ajudai-nos a não sermos desorientados pelas promessas do mundo, e dai-nos força de pôr em prática os Vossos ensinamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
Animador(a) - A liturgia de hoje nos ensina a pôr em prática a vontade de Deus, nosso Pai.
06. LEITURA DO LIVRO DO DEUTERONÔMIO (11,18.26-28.32)
07. SALMO RESPONSORIAL (30)
SENHOR, EU PONHO EM VÓS A CONFIANÇA: SEDE UMA ROCHA PROTETORA PARA MIM! (bis)
- Senhor, eu ponho em vós minha esperança; que eu não fique envergonhado eternamente! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!
- Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
- Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão! Fortalecei os corações, tende coragem, todos vós que ao Senhor vos confiais.
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (3,21-25a.28)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (2x)
1. Todo aquele que me ama, guardará os meus dizeres e meu Pai irá amá-lo e viremos nós a Ele!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (7,21-27)
11. HOMILIA.
"A Prática da Palavra nos conduz ao Reino de Deus.“
VIIII - Domingo do Tempo Comum.
Deut. 11,18.26-28.32; Sl 30; I Rm 3,21-25a.28; Mt 7,21-27.
É precioso e gostoso o texto do livro do Deuteronômio, referindo-se à benção e à maldição. A comunidade de Israel e hoje a comunidade cristã têm, diante de si, o bem e o mal, a vida e a morte. Aí está o discurso de Moisés, já idoso, fundamento da aliança. Deus nos fez livres e nos quer livres, mas torce para que nossas escolhas não sejam uma ruína. A benção significa vida, posse da terra, fecundidade do solo, bem-estar, felicidade... Maldição é seu oposto, caracterizada pela perda da terra e suas consequências. A bênção é resultado dos mandamentos incutidos e inculcados. A maldição decorre da desobediência aos mandamentos do Senhor e da consequente adesão aos ídolos. Paulo não conhecia os destinatários desta Carta aos Romanos, nela escreve sobre os fundamentos da vida cristã. Ela é por isso chamada de constituição do povo de Deus. A fé em Deus por meio do Filho é, portanto, nossa salvação, sem excluir ninguém. No Evangelho deste domingo,
Jesus conclui o Sermão da Montanha, apontando a condição indispensável para quem deseja fazer parte do Reino: “Cumprir a vontade do Pai”. Não basta afirmar a pertença ao Senhor só por palavras. Ninguém dá crédito à confissão de fé que se traduz num amontoado de palavras ou de belos conceitos. A fé coerente e verdadeira de quem faz a vontade de Deus é indicada por Jesus por meio de duas casas: uma construída solidamente sobre o terreno firme e outra edificada sobre areia. Nessa comparação, Jesus revela o autêntico e o falso discípulo. O primeiro entra no Reino e o outro é excluído. O manifesto de Jesus no Sermão da Montanha descreve concretamente em que consiste a vontade do Pai. São as obras concretas de amor ao necessitado que definem os critérios para se entrar no reino. Não levar em conta esse critério é construir sobre areia. Quem cumpre o ensinamento torna-se pessoa sábia em palavra e ação, firmada sobre a rocha. “Aquele dia” refere-se ao fim dos tempos, o momento de prestar contas. O Senhor propõe que edifiquemos a casa de nossa vida “sobre a rocha”, ouvindo e praticando a Palavra, fazendo a vontade do Pai. Percebemos que temos facilidade de clamar “Senhor, Senhor”, damos solenidade às palavras bonitas e piedosas, mas a nossa prática cristã é pequena ou vazia. Vivemos tantas vezes nossa fé de forma festiva e sentimentalista. Cantamos aleluias e muitos louvores, mas passamos longe dos compromissos
comunitários e nos excluímos da solidariedade com os pobres. Tantas vezes falamos bonito sobre a ajuda aos necessitados, mas depois não nos integramos em atividades de solidariedade organizadas pela comunidade. Somos mestres da pregação na justiça, mas, no dia a dia, não valorizamos as pessoas, tratamos mal os empregados, não somos educados e responsáveis no trânsito. Sabemos muito bem que, para ser discípulo de Jesus, não é suficiente proferir palavras bonitas de adesão ao Senhor, mas é preciso esforçar-se para cumprir a vontade de Deus e viver de acordo com os valores propostos por Jesus nas bem-aventuranças. “Só entrará nos céus aquele que põe em prática a vontade de meu Pai”. Jesus é modelo e servidor da vontade do Pai”. Por isso, ele afirma: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou. (Jo 4,34) “Pai não se faça a minha vontade, mas a tua”. (Lc 22,42) Para cumprir a vontade do Pai temos que ir às fontes da Palavra de Jesus e
transformá-la em centro da vida cristã, núcleo inspirador de nosso projeto de vida pessoal e comunitária. Para sermos acolhidos por Deus em seu Reino, precisamos agir. Ele prefere construtores mais do que indivíduos que se limitam a dar palpites. O edifício construído sobre a areia é falso e perigoso, apesar de ser grandioso e imponente. Não suportará as adversidades do tempo. Construir a casa sobre a areia é rejeitar a proposta de Jesus, é optar pela autossuficiência, fundando a “casa” sobre os valores passageiros do lucro fácil, do poder, da fama, da glória, da mentira, da injustiça e da violência. Construir sobre a rocha, sobre Cristo e sua Palavra, é “viver e agir de acordo com a justiça do Reino, apresentado n Sermão da Montanha”. Ter construído a casa (Cristo) significa também poder contar com sua força nos momentos de dificuldades (as tempestades). A fé, vivida no cotidiano e em meio às diferentes realidades sociais, deve gerar modelos alternativos de vida para a sociedade atual.
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - No Senhor que nos dá sempre a sua graça e a sua bênção, professemos nossa fé.
CREIO EM DEUS PAI...
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Ao Pai que nos orienta para o caminho do amor e da felicidade, elevemos nossas súplicas: SENHOR, POR VOSSA PALAVRA, ORIENTAI-NOS E CONDUZI-NOS.
- Senhor, fortalecei nossa Igreja Particular de Colatina, para que continue construindo o Vosso Reino sobre a rocha firme de Vossa Palavra e da Eucaristia. Nós vos pedimos.
- Senhor, iluminai nossa comunidade e cada um de nós aqui reunidos, para que a Vossa Palavra e a Eucaristia renovem os nossos corações e nos levem à verdadeira conversão. Nós vos pedimos.
- Senhor, guiai nossas famílias, para que pondo em prática o que Jesus ensinou, edifiquem a sua casa sobre a rocha firme do amor e da fidelidade. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai todas as mulheres, em especial, as que se encontram doentes, marginalizadas, presas, dependentes químicas... para que não desanimem nas dificuldades e continuem lutando por dignidade com apoio da família, da comunidade e da sociedade. Nós vos pedimos.
Presidente - Pai de infinita bondade, sempre atento às necessidades da nossa vida, guiai-nos no caminho da obediência à vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Jesus diz na liturgia de hoje: “Quem ouve a minha Palavra e põe em prática, é como o homem que construiu sua casa sobre a rocha.” Nossa Igreja nos conclama a sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, a serviço da vida. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disponibilidade em praticar a Leitura Orante da Bíblia, de acordo com a proposta do Documento de Aparecida e do Projeto Diocesano de Evangelização para que possamos conhecer profundamente
Jesus e viver seus ensinamentos na família, na comunidade e na sociedade.
Apresenta-se o Documento de Aparecida e o Projeto Diocesano de Evangelização, enquanto se canta.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1. A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A TUA TERNURA, SENHOR, VEM ME ABRAÇAR! E A TUA BONDADE INFINITA ME PERDOAR! VOU SER O TEU SEGUIDOR E TE DAR O MEU CORAÇÃO. EU QUERO SENTIR O CALOR DE TUAS MÃOS.
2. A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Aos pobres e ao sofredor, vou servir e esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e de paz.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Bendito sejais, Senhor. Pelos dons que apresentamos, bendito pelo pão. Bendito pelo vinho. Bendito sejais, também, pela graça no caminho!
2. Bendito sejais, Senhor, pelos dons que apresentamos, bendito pela fé, bendito pela Igreja, bendito sejais, também, pela força da peleja!
3. Bendito sejais, Senhor, pelos dons que apresentamos, bendito pelo amor, bendito pela vida, bendito sejais, também, pelas nossas mãos unidas!
16. PAI NOSSO
Presidente - Rezemos, de mãos dadas, a oração que o Senhor nos ensinou. PAI NOSSO...
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Saudemos quem está ao nosso lado desejando a paz de Cristo. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. O meu Reino tem muito a dizer não se faz como quem procurou aumentar os celeiros bem mais e sorriu. Insensato, que vale tais bens, se hoje mesmo terás o teu fim? Que tesouros tu tens pra levar além?
SIM, SENHOR, NOSSAS MÃOS VÃO PLANTAR O TEU REINO! O TEU PÃO VAI NOS DAR TEU VIGOR, TUA PAZ!
2. O meu Reino se faz bem assim se uma ceia quiseres propor, não convides amigos, irmãos e outros mais. Sai à rua a procura de quem não puder recompensa te dar, que o teu gesto lembrado será por Deus.
3. O meu Reino quem vai compreender? Não se perde na pressa que têm sacerdote e levita que vão sem cuidar. Mas se mostra em quem não se contêm, se aproxima e procura o melhor para o irmão agredido que viu no chão.
4. O meu Reino não pode aceitar quem se julga maior que os demais por cumprir os preceitos da lei, um a um. A humildade de quem vai além e se empenha e procura o perdão é o terreno onde pode brotar a paz.
19. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, nos alimentastes com Vossa Palavra (e com a Comunhão) para crescermos na fé e vivermos o que pregamos. Que o Espírito Santo nos ajude na missão de anunciar o Vosso Reino na terra e plenamente no céu. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
- Este folheto não deve ser jogado em via pública e/ou no lixo. Recicle-o!
21. BÊNÇÃO
Presidente - O amor de Deus, que supera toda compreensão, ilumine vossos corações e vossos pensamentos hoje e sempre. AMÉM.
- Abençoe-vos o Deus PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
22. CANTO FINAL
FELIZ DE QUEM CAMINHA, TENDO DEUS NO CORAÇÃO, QUEM FAZ DA SUA VIDA, UMA ETERNA PROCISSÃO. (bis)
1. Escolhi o Cristo como companhia, escolhi o Reino, como vocação, escolhi o mundo, como moradia, escolhi o pobre como meu irmão.
A prática da Palavra nos conduz ao Reino de Deus

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10206&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário