sexta-feira, 3 de junho de 2011

Missa: Ascensão do Senhor


Missa: Ascensão do Senhor
Ascensão do Senhor: Mateus 28,16-20
Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, Letras e Direito. É pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo UNIFOR-MG

Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todas aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos.

Hoje vamos ver como foi a ascenção de Jesus ao céu ...

Mas o que é ascenção?

Ascenção significa subida ... foi quando Jesus deixou a terra e seus discípulos e subiu as céus ... mas, antes de subir Ele deixou uma missão para cada um de nós .. que missão será essa hein,crianças ?( deixem que falem )

Ele quer que propaguemos a boa nova , todos os feitos que Ele realizou e convidar a todos para que o sigam ,podendo assim desfrutar um dia do céu... sentados ao seu lado , na grande mesa do Senhor .

Por isso estamos aqui hoje , para celebrar com alegria esse momento de Jesus , onde temos uma missão , aprender com suas palavras e depois levá-la para onde formos , sendo cada um de nós um discípulo vivo.

Vamos todos ficar de é e com alegria cantar o canto de entrada .

Ato penitencial – Como vimos nossa celebração irá nos falar da Ascensão de Jesus aos céus. Ascensão – significa subida. Jesus subiu ao céu

Logo que Jesus ressuscitou, ele andou por muito tempo ainda entre seus discípulos, instruindo-os sobre a missão que eles deveriam continuar, pregando sobre tudo que aprenderam com Ele, como: sobre a vida nova, o amor uns para com os outros, o perdão, a justiça... depois, Ele subiu aos céus e prometeu um dia voltar. Deu-nos a sua paz e todos nós ficamos aqui, na Terra, com a missão que Ele nos conferiu.

E, hoje, faremos uma comparação com o que estamos fazendo com a nossa missão. Porque todos nós que somos cristãos, somos os herdeiros da missão dos apóstolos, não é mesmo?!

Vamos imaginar que somos esse balão (mostrar um balãozinho vazio). Quanto mais ações para Deus fizermos, mais e mais o nosso balãozinho irá encher .( Ir soprando dentro do balão )

Toda vez que eu anuncio Jesus, como Ele me pediu ,pregando suas palavras, construindo um caminho melhor, amando e perdoando aos irmãos , o gás do meu balão vai enchendo ,enchendo de boas ações e assim ele me levará ao céu.

Mas, pode acontecer, crianças que agora que temos esse balão cheinho do amor de Deus acontecer algo de muito ruim : sabem o quê ? Sempre vem o encardido, o dono do pecado, aquele que nos faz fazer tudo errado... Ele tem uma agulha, isso... Uma agulha do mal... Então, num gesto típico de quem não presta... Ele fura nosso balão, depois desse gesto dele, por mais que tentamos melhorar, nossas ações são sempre erradas, como: desobedecer, não vir à missa, ter vergonha de falar de Jesus aos outros, ser preguiçoso, respondão, agressivo, violento..isso faz com que nosso balãozinho murche ...murche... Até estourar e não possamos fazer com que ele encha novamente. (aqui simula uma grande agulha do mal, enfie no balão e faça com que ele vá esvaziando aos pouquinhos até acabar. ou vá estourando os balões)

Então precisamos pedir perdão ao nosso Jesus, pelas muitas vezes que deixamos o pecado furar nosso balão, pelas vezes em que estamos no caminho certo, nosso balãozinho está ficando cheio, mas nos deixamos enganar pelo pecado, peçamos perdão cantando.

LEITURA - Agora, queridas crianças, ouviremos a nossa leitura de hoje. Nela aprenderemos que assim como Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, movido e consagrado por ele, também os discípulos e toda a Igreja receberão a mesma consagração. Vamos ouvir com atenção?

Evangelho – Jesus hoje, crianças, ao subir ao céu deixou aos discípulos uma missão, mas não só aos discípulos a todos nós também. Sabem que missão é essa? É anunciar a boa nova, a chegada do Reino de Deus para os que amam a Cristo, por meio da fraternidade, da paz e da justiça. Portanto, ela não se refere somente à vida dentro da Igreja, mas também a participação na vida da nossa comunidade.
Com alegria todos de pé cantando

Preces –

1. PARA QUE a Igreja e seus Pastores tenham a mesma coragem e sabedoria dos apóstolos para continuar a missão de Jesus no mundo, rezemos ao Deus da vida.

— Enviai-nos, Senhor, vosso Santo Espírito!

2. PARA QUE cresça em nossas Comunidades e em nossas famílias a capacidade de perdoar, acolher e promover a vida rezemos ao Deus da vida.

3. PARA QUE nós, crianças, sejamos grandes anunciadores da palavra de Deus e possamos sempre ter a coragem para prosseguir com a missão confiada por Deus a cada um de nós, rezemos

4. PARA QUE esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos desperte em todas as Igrejas um sério compromisso com a paz e com a justiça entre todos os povos, rezemos ao Deus da vida.

Ofertório – (Vários balões coloridos nas mãos das crianças a serem oferecidos)

E como aprendemos que somos feitos balõezinhos... Que devemos amar e respeitar ao nosso Deus quer oferecer a Ele os balões que somos.

Balões cheios de alegria pra enfeitar a sua vida de pai amoroso
Balões cheios de partilha pra ajudar os irmãos mais necessitados
Irmãos cheios de bondade para dividir com todos que dela necessitam,
Balões cheios de ações que praticamos em nossa vida em nome do amor que sentimos pelo nosso Deus
Balões que nos farão subir, pois estaremos a cada dia celebrando nossa missão, festejando-a com nossos irmãos e cada vez mais ligados ao céu e ao amor de Deus
Balões coloridos representando nossa sinceridade, nosso comprometimento, nosso ânimo, nosso desejo de vencer cada etapa de nossa vida para um dia estarmos todos no céu, sentados na grande mesa do senhor.
Que o Senhor receba junto ao pão e ao vinho está nossa oferta colorida, bonita feita de amor e de carinho. Amém.
Vamos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão – Que alegria, estamos agora como balões voando para nos encontrar com Deus. Corações leves que nos levam ao céu. Vamos receber Jesus, na eucaristia, com entusiasmo, cantando.

Ação de graças - vocês sabiam, crianças, que Maria, mãe de Jesus e nossa também foi levada aos céus pelos anjos de Deus? Ela teve sua assunção. Mas vamos ver o que foi que Maria fez que a fizesse merecer o céu?

Será que Maria era obediente? Será que ela ajudava sua mãe em casa. Era boa e trabalhadeira?

Será que Maria ajudava os pobres, era boa com os doentes, cuidava de seus pais velhinhos com carinho e paciência?

Será que Maria rezava, falava com o senhor, cuidava do coração com os ensinamentos que ela lia na bíblia, frequentava a missa, estava sempre em sintonia com Deus?

Será que quando Deus pediu a ela pra ser a mãe de seu filho, mesmo sabendo ela que seria criticada, que poderia até ser apedrejada e que as pessoas desconfiariam dela, e mesmo assim ela aceitou?

Será que Maria amava Nosso Senhor? Que tipo de mãe ela foi? Que tipo de esposa ele foi? Que tipo de serva ela foi para Deus?

Pois é, crianças. Maria foi tudo de bom.

E assim ela se encheu da graça de Deus e foi também foi elevada aos céus.

Que nós, a exemplo dela, possamos também ser servas e servos úteis ao Senhor,pois assim estaremos também nos enchendo de sua graça para que um dia possamos fazer parte na comunidade do céu.
Vamos então pedir a ela que interceda por nós, para que possamos um dia estarmos todos juntos? Vamos fazer isso rezando. Ave Maria...

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/missa/layout.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário