sexta-feira, 3 de junho de 2011

São João Gabriel Perboyre



O 1º Santo Protetor da IAM, Missionário da China no século XIX, São João Gabriel Perboyre, é lembrado hoje, 2 de junho


Hoje, 2 de junho de 2011, a Igreja comemora 15 anos da canonização do primeiro santo protetor da Infância e Adolescência Missionária (IAM), João Gabriel Perboyre. Pouco conhecido pela IAM no Brasil, o santo é francês de Mongesty. Ele nasceu numa família numerosa e profundamente cristã de agricultores. Foi o primeiro dos oito irmãos, educado para seguir a profissão do seu pai.

O despertar vocacional de João Gabriel veio cedo. Aos 14 anos ele e mais dois de seus irmãos, Luís e Tiago, ingressaram na Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo para tornar-se padre vicentino ou lazarista, como são conhecidos os sacerdotes desta Congregação.

Após receber o sacramento da Ordem, em 1826, João Gabriel morou alguns anos em Paris e foi professor e diretor nos seminários vicentinos. Seu desejo, porém, era maior e ultrapassava as fronteiras de seu país. João queria ser missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, padre Clet fora martirizado.

Padre Luís, irmão de João Gabriel, foi designado para a China em 1832, mas morreu em pleno mar, antes mesmo de chegar às Missões naquele país. Com esse fato, João Gabriel pediu para substituí-lo. Atendido, três anos depois, em 1835, chegou a Macau. “Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe”, deixou registrado ao colocar os pés na China.

Anos de angústia
Os próximos anos de vida do primeiro santo protetor da Infância e Adolescência Missionária não foram tranquilos. Naquela época, a presença de estrangeiros na China era proibida. Durante a Missão, ele aprendeu a disfarçar-se de chinês. Estudou o idioma, aprendeu os costumes e trabalhou nas dioceses de Ho-Nan e Hou-Pé.

Mesmo sob disfarces, o religioso não conseguiu se livrar das perseguições. Em 1839, sete anos após chegar à China, ele foi preso em cativeiro, sofreu torturas cruéis e foi amarrado e estrangulado no dia 11 de setembro de 1840.

O Santo
A Igreja reconheceu as virtudes de João Gabriel Perboyre em 1889 quando foi beatificado. Só no fim do século XX, em 2 de junho de 1996, o então papa João Paulo II o proclamou o primeiro santo missionário da China. Ele é festejado no dia da sua morte, 11 de setembro.

Fonte: Canção Nova
Fúlvio Costa França – Assessor de Imprensa POM
Por Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária

Nenhum comentário:

Postar um comentário