quinta-feira, 7 de julho de 2011

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM




Hoje e nos próximos domingos preparar o espaço celebrativo valorizando o mês dedicado ao dízimo em nossa diocese. Nesta celebração pode-se colocar em destaque também um recipiente transparente com várias sementes de flores, hortaliças, árvores... e o cartaz da campanha da fraternidade 2011. Dando início


à celebração cantar de forma orante o refrão meditativo abaixo.


A SEMENTE CAIU EM TERRA BOA E DEU FRUTO. (3x)


01. ACOLHIDA


Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs em Cristo, é com grande alegria que nos reunimos para celebrar a nossa fé em Jesus ressuscitado e a nossa vida de comunidade. Rezemos hoje, em especial, pela nossa Diocese de Colatina, que no próximo dia 15 completará 21 anos de instalação, por todos os jovens que estão reunidos nas Áreas Pastorais e Paróquias realizando a pré marcha contra a


violência e o extermínio de jovens e de todos os dizimistas que doam seus dons e seus bens em favor do Reino de Deus. Lembremos de outros fatos que queremos trazer para nossa celebração.


(pausa para a assembleia se manifestar) Na alegria deste encontro, cantemos.


02. CANTO INICIAL


ASSIM QUE A TUA GLÓRIA REVELAR-SE, SENHOR, PERANTE A HISTÓRIA, TUA FACE CONTEMPLAREI E SATISFEITO PARA SEMPRE EU FICAREI.


1. Alegrai-vos no Senhor. Quem é bom, venha louvar! Peguem logo o violão e um pandeiro pra tocar! Para Ele um canto novo vamos, gente, improvisar.


2. Ele cumpre o que promete: podem nele confiar! Ele ama o que é direito e Ele sabe bem julgar.


Sua Palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar.


3. Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a ele teme, mesmo os corações


humanos. Tudo aquilo que Ele diz, não nos causa desenganos.


4. Põe abaixo os planos todos desses povos poderosos. E derruba os pensamentos dos malvados orgulhosos. Mas os planos que Ele faz vão sair vitoriosos.


Presidente - Irmãos, façamos o sinal que nos reúne na fé. EM NOME DO PAI...


Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - Com o coração arrependido e humilde aproximemo-nos do Deus justo e santo e peçamos perdão pelas nossas faltas e omissões. (pausa) Arrependidos, confessemos os nossos pecados. CONFESSO A DEUS...


04. HINO DE LOUVOR


Presidente - Louvemos ao Pai de amor e bondade pelos frutos colhidos na caminhada de nossa querida Diocese, no decorrer desses … anos.


Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos ado


ramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.


05. ORAÇÃO


Presidente - Ó Pai, pela força do Espírito Santo, aumentai em nós a disponibilidade de acolher a semente da vossa Palavra. Que ela produza frutos de justiça e de paz para que o mundo conheça a esperança do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


Animador(a) - Usando sinais que estão presentes em nossa vida como a chuva, terra, neve, semente, pedra, espinho... Deus nos revela os mistérios do seu Reino. Ouçamos com atenção o que nos diz o Senhor.


06. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (55,10-11)


07. SALMO RESPONSORIAL (64)


A SEMENTE CAIU EM TERRA BOA E DEU FRUTO. (bis)


- Visitais a nossa terra com as chuvas, e transborda de fartura. Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, e preparais o nosso trigo.


- É assim que preparais a nossa terra: vós a regais e aplainais, os seus sulcos com a chuva amoleceis e abençoais as sementeiras.


- O ano todo coroais com vossos dons, os vossos passos são fecundos; transborda a fartura onde passais, brotam pastos no deserto.


- As colinas se enfeitam de alegria, e os campos, de rebanhos; nossos vales se revestem de trigais: tudo canta de alegria!


08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8,18-23)


09. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)


1. Semente de Deus é a Palavra, o Cristo é o semeador, todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.


10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (13,1-23)


11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


Na primeira leitura o povo de Israel encontra-se no exílio e pressente que o fim está próximo. A humilhação, a desolação, o choro são “coisas do passado”. É necessário fixar o olhar com esperança no que vai acontecer: a manifestação, o triunfo da misericórdia, da bondade de Deus, a salvação. Quem garante que tudo isso vai se realizar é “a Palavra de Deus”, símbolo da onipotência e do amor do Senhor. A harmonia da natureza ilustra o agir de Deus na história da salvação. O profeta evoca a chuva e a neve que descem do alto como a Palavra de Deus, “não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem precisa”. Assim é a Palavra de Deus. Mais do que uma mensagem, ela é manifestação da vontade e da ação do Senhor. A Palavra de Deus é soberana como ele. Diante dela a humanidade e


todas as criaturas inclinam-se diante de suas decisões, inclusive o que mantêm no exílio o povo de Israel. O profeta exalta a eficácia da Palavra de Deus que faz a terra produzir frutos. São Paulo, na Carta aos Romanos, faz eco ao otimismo escatológico da parábola do semeador. A criação espera ansiosamente pela manifestação plena da salvação. O empenho para superar o egoísmo é possível para aqueles que vivem no âmbito do Espírito. Quem assim vive, além de produzir bons frutos, tem diante de si a perspectiva de um novo mundo. O exercício na busca de superar o egoísmo é um processo: vivemos a esperança de conseguir a vitória final. Tanto a humanidade quanto a natureza esperam libertar-se das amarras do egoísmo. Um novo mundo será alcançado mediante o esforço e o sofrimento solidário dos humanos e da natureza, comprado às dores de parto. Estamos diante de uma parábola que tem por objetivo avaliar a acolhida da Boa-Nova do Reino. A semente lançada à terra pelo semeador é a Palavra de Deus. O semeador é o próprio Jesus, que avalia positivamente a eficácia da Palavra do Reino. O semeador espalha generosamente a semente confiando sempre numa prodigiosa colheita. Jesus nos fala em parábolas para revelar o que acontece com a Palavra de Deus na história, na comunidade eclesial. Ele tem presente a palavra do profeta: “Como a chuva que cai e rega a terra, assim a Palavra de Deus não volta sem produzir seu fruto” (Is 55,10-11). Uma


leitura superficial pode dar a impressão de aparente fracasso. A eficácia da semente está assegurada apenas por uma das partes. Três partes refletem que a semente caiu em terreno estéril: o caminho, a terra pedregosa e repleta de inço. As possíveis perdas são compensadas pela abundância da terra fértil. No subsolo das palavras da parábola, esconde-se uma realidade vivida pela comunidade cristã. Em meio às hostilidades, perseguições e deserções de muitos convertidos, a comunidade se


pergunta pela eficácia da Boa-Nova do Reino. A missão da Igreja é semear, inserindo-se em todos os setores em que atuam as pessoas a ser aí fermento de transformação, apesar da incredulidade e das rejeições. A parábola do semeador é uma exortação à comunidade de fé, em vista de sua perseverança e do bom testemunho (da produtividade) dos convertidos ao seguimento de Jesus e à


proposta do Reino. Contudo, cada um e cada comunidade devem se perguntar que tipo de terreno são: beira de caminho, pedregoso, cheio de pestes daninhas ou terra boa? Para o Papa Bento XVI,“é condição indispensável (para a Igreja missionária) o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. Por isso, é necessário educar o povo na leitura e na meditação da Palavra: que ela se converta em seu alimento para que, por experiência própria, veja que as palavras de Jesus são


espírito e vida. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a vida na rocha da Palavra de Deus” (Documento de Aparecida, 247)


12. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus Trindade que nos revela os mistérios do Reino, professemos a nossa fé.


CREIO EM DEUS PAI...


13. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Com fé e confiança, supliquemos ao Pai que acolha e atenda as nossas preces.


- Senhor, abençoai nosso bispo Dom …., os padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, todos nós, leigos e leigas, que fazemos parte da Diocese de …., para que, juntos, façamos frutificar as sementes lançadas, durante esses … anos de sua instalação. Nós vos pedimos.


- Senhor, protegei os que cultivam a terra para que o seu trabalho seja reconhecido e o tempo favoreça colheitas abundantes. Nós vos pedimos.


- Senhor, despertai muitas e santas vocações em nossas comunidades, pois sabemos que a messe é grande e os operários são poucos. Nós vos pedimos.


- Senhor, afastai nossos jovens e adolescentes de todo tipo de drogas e violência para que libertos deste mal reconheçam o verdadeiro sentido da vida. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos juntos a Oração do Dizimista.


Senhor, dá-me inteligência para entender o que é o dízimo; coragem para vencer o egoísmo e devolver alegremente meu dízimo; compreensão para perceber o verdadeiro significado da prática da partilha; sabedoria para não me apegar demais aos bens materiais; discernimento para compreender o sentido da gratidão a Deus; fé para acreditar que Deus ama a quem dá com alegria. Amém!


14. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador(a) - Jesus, cumprindo a missão que lhes fora confiada pelo Pai, espalhou as sementes do Reino em todas as direções. Após sua morte e ressurreição, os apóstolos continuaram a semear a Boa Notícia dando testemunho do amor de Jesus.


Animador(a) - Hoje, todos nós batizados, somos convidados a testemunhar Jesus Cristo com palavras e ações. A exemplo dos apóstolos, coloquemos no altar do Senhor, nossos dons a serviço da comunidade e do planeta, como bons administradores da obra criada por Deus, para nós.


Diante do altar o Conselho da Comunidade ergue os recipientes com sementes, o cartaz da CF 2011 e os gestos concretos que a comunidade está realizando em favor da natureza, enquanto se canta.


1. As sementes que me deste e que não eram pra guardar, pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.


DOS MEUS DONS QUE RECEBI PELO ESPÍRITO DE AMOR TRAGO OS FRUTOS QUE COLHI E EM TUA MESA QUERO PÔR. (bis)


15. CANTO DAS OFERENDAS


(Onde houver Celebração da Palavra)


NO TEU ALTAR, SENHOR, COLOCO A MINHA VIDA EM ORAÇÃO.


1. A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.


2. O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.


3. Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.


(Onde houver Celebração Eucarística)


TRABALHAR O PÃO, CELEBRAR O PÃO, OFERECER E CONSAGRAR E COMUNGAR O PÃO (bis).


1. Fruto do suor e do trabalho, sacrifício que Jesus pediu. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, te ofertamos porque tudo é teu.


2. Fruto da esperança e da partilha, Santa Missa que nos faz irmãos. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, pão bendito de libertação.


16. PAI NOSSO


Presidente - De mãos dadas, rezemos como Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...


17. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um abraço fraterno.


(Canto à escolha)


18. CANTO DE COMUNHÃO (Se houver)


1. Na mesa da Eucaristia, o amor se faz doação a um povo que vive e partilha, trabalha e constrói mundo irmão.


COMIGO IRÁ CEAR, O PÃO DA VIDA TER QUEM ATÉ O FIM FIEL PERMANECER!


2. Na mesa da Eucaristia, lugar do encontro de iguais há um povo que quer a justiça, que sonha com um mundo de paz.


3. Na mesa da Eucaristia, a festa fazemos por crer que o povo alegre anuncia que a vida vai a morte vencer.


4. Na mesa da Eucaristia, divina lição de amar. Há um povo que sofre e caminha pra vida com alegria gerar.


5. Na mesa da Eucaristia, não deve haver divisão. Um povo que exclui outro povo, irmão que abandona outro irmão.


6. Na mesa da Eucaristia, miséria não pode existir, pois povo que aqui se alimenta, quer pão e amor dividir.


7. Na mesa da Eucaristia, é Cristo, o Deus-comunhão. De um povo que quer nova terra, e unido construir novos céus!


19. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, fortalecidos por esta celebração, nós vos pedimos que a Palavra enviada à terra produza frutos em nossos corações, em nossa comunidade e no mundo. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


20. NOTÍCIAS E AVISOS


Neste momento a equipe do dízimo pode apresentar de forma criativa e breve o que sua paróquia preparou para aprofundamento do dízimo.


21. BÊNÇÃO


Presidente - A paz de Deus, que supera todo entendimento, guarde vossos corações e vossas mentes no conhecimento e no amor de Deus e de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. AMÉM.


- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


22. CANTO FINAL


É O DIZIMO SENHOR QUE NOS MOSTRA COM CERTEZA GRATIDÃO AO CRIADOR, COMPROMISSO NA IGREJA. (bis)


1. Nada me falta em meu caminhar, o Senhor abençoa a quem aprendeu a partilhar. (bis)


2. Vem ser dizimista na comunidade, caminho seguro de verdadeira fraternidade. (bis)


"A semente caiu em terra boa e deu fruto"

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10640&eid=326

Um comentário:

  1. Olá! Passando pra desejar uma ótima e abençoada semana! Fica na paz do Senhor! bjo no ♥!

    ResponderExcluir