sexta-feira, 15 de julho de 2011

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM





Cor verde - ANO A - 17/07/2011


16º DOMINGO DO TEMPO COMUM






"Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel (Sl 85)"






Hoje e nos próximos domingos preparar o espaço celebrativo valorizando o mês dedicado ao dízimo. Nesta celebração pode-se colocar em destaque também um recipiente transparente com várias sementes de flores, hortaliças, árvores... e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2011. Dando início à celebração cantar de forma orante o refrão meditativo abaixo.


ONDE REINA O AMOR, FRATERNO AMOR, DEUS AÍ ESTÁ... (bis)


01. ACOLHIDA


Animador(a) - Irmãos e irmãs em Cristo, sejam todos bem-vindos para celebrarmos o memorial da morte e Ressurreição de Jesus. Para bem celebrarmos nossa fé e nossa vida, vamos trazer presente os fatos que marcaram esta semana: na família, na comunidade, na paróquia e na sociedade.


A equipe de celebração prepara com antecedência esse momento e o animador(a) motiva a assembleia lembrar outros fatos. Concluir cantando o refrão abaixo.


RECORDAÇÕES, LEMBRANÇAS DA VIDA, SOFRIDA E QUERIDA NA FESTA E NA DOR. RECEBE NAS MÃOS A RECORDAÇÃO DOS FILHOS E FILHAS, AMADOS, SENHOR.


Animador(a) - Durante este mês de julho queremos lembrar e rezar também por todos os que


colaboram doando seu dízimo e ofertas, como sinal de gratidão a Deus e compromissos na Igreja. E hoje, Jesus nos ensina a imitar a paciência de Deus com as pessoas, agindo com misericórdia, diante dos obstáculos de nossa caminhada. Na esperança de acolher e colocar em prática o que o Senhor nos propõe. Cantemos.


02. CANTO INICIAL


É DEUS QUEM ME ABRIGA, O SENHOR, QUEM SUSTENTA A MINHA VIDA! DE TODO O MEU CORAÇÃO, PORQUE ÉS BOM, VOU FAZER-TE A OBLAÇÃO.


1. Alegrai-vos no Senhor. Quem é bom, venha louvar! Peguem logo o violão e um pandeiro pra tocar! Para Ele um canto novo vamos, gente, improvisar.


2. Ele cumpre o que promete: podem nele confiar! Ele ama o que é direito e Ele sabe bem julgar. Sua Palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar.


Presidente - Reunidos em nome da Trindade façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...


Presidente - A graça do Deus criador, o amor do Filho Salvador e a força do Espírito Santificador estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - Confiantes no Deus paciente e misericordioso, peçamos perdão de nossas faltas (pausa).


- Senhor, pelas vezes em que fomos infiéis ao vosso projeto de amor e não praticamos a justiça e a misericórdia, tende piedade de nós. SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.


- Cristo, pelas vezes em que fomos impacientes diante das dificuldades encontradas na caminhada, tende piedade de nós. CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.


- Senhor, pelas vezes que nos acomodamos e não colocamos em prática os ensinamentos de Jesus e as orientações de nossa Igreja Diocesana, tende piedade de nós. SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.


Presidente - Deus justo e compassivo, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos


conduza à vida eterna. AMÉM.


04. HINO DE LOUVOR


Presidente - É nosso dever de cristãos, dar graças ao Pai todos os dias de nossas vidas.


Manifestemos a Ele o nosso louvor, pelas maravilhas realizadas em nossa Diocese, paróquias e comunidades. Elevemos ao Deus Trindade o louvor de sua Igreja aqui reunida, cantando.


Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos ado


ramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.


05. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, vós que nos ensinais a sermos pacientes em nossa caminhada, ajudai-nos a entender a dinâmica do vosso Reino, para crescermos na fé e na esperança, de que um dia vosso plano de amor chegará em plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA


O leitor ergue a Bíblia ou Lecionário enquanto se canta.


PELA PALAVRA DE DEUS SABEREMOS POR ONDE ANDAR, ELA É LUZ E VERDADE PRECISAMOS ACREDITAR. (bis)


07. LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA (12,13.16-19)


08. SALMO RESPONSORIAL (85)


Ó SENHOR, VÓS SOIS BOM, SOIS CLEMENTE E FIEL! (bis)


- Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento de minha oração!


- As nações que criastes virão adorar e louvar vosso nome. Sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor!


- Vós, porém, sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão. Tende pena e olhai para mim! Confirmai com vigor vosso servo.


09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8,26-27)


10. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)


1. Eu te louvo, ó Pai Santo, Deus do céu, Senhor da terra: os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas!


11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS


(13,24-43)


12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


A história de Israel foi guiada pela sabedoria de Deus. O Senhor agiu com justiça e misericórdia ao punir os inimigos de seu povo. E para que ninguém acuse a Deus de ser um juiz injusto ou de ter eliminado criaturas por ele criadas, o escritor sagrado compõe uma espécie de hino à onipotência justa e misericordiosa de Deus. O poder do Senhor jamais é causa de injustiça. O agir poderoso de Deus tem finalidade pedagógica. Ele espera pacientemente que o pecador se arrependa do seu pecado (primeira leitura). O apóstolo Paulo nos apresenta o terceiro gemido: o do Espírito. A eficácia da oração cristã se fundamenta na ação do Espírito. É no Espírito que oramos como filhos de Deus. A atuação do Espírito em nosso interior gera a harmonia e orienta a vontade de Deus (segunda leitura). Para animar as comunidades o texto do Evangelho de hoje propõe (Mt 13,24-43) as parábolas: do trigo e do joio, do grão de mostarda e do fermento na massa. “O Reino do céu é como um homem que semeou boa semente.” Crescem o trigo e o joio. Como eles são parecidos, só na hora da


colheita é possível fazer a separação. Na comunidade convivem o trigo e o joio. Há que se tolerar a convivência do bom e do mau. Na construção do Reino é preciso ter paciência e esperar a hora certa para o discernimento adequado. “O Reino do céu é como uma semente de mostarda”; “O Reino do céu é como o fermento...”. Ressalta o contraste entre início pequeno e insignificante e o final excepcionalmente grande. As parábolas são uma crítica ao triunfalismo messiânico e àqueles que esperam uma manifestação espetacular de Jesus. Deus age, pacientemente, a partir dos pequenos e dos insignificantes. O Reino de Deus se expande e chegará à sua plenitude, apesar das confusões, das incertezas e dos obstáculos (Evangelho). Hoje, como no domingo anterior, o Evangelho, recolhendo três fragmentos do capítulo 13 de Mateus, continua expondo o mistério do Reino do céu, não a partir da Lei, mas da perspectiva do novo povo - as comunidades das primeiras gerações de cristãos. Como nós, hoje, os discípulos de Jesus queriam ter as coisas claras. Para eles, provavelmente, o Reino anunciado por Jesus, na prática, não era claro nem sua realização era transparente. Esperavam que o Mestre definisse os limites e esclarecesse as opiniões. Todavia, Jesus não só não faz o que eles esperam, como também diz que Deus não o faz nem o quer fazer. Afirma que o Reino do Céu é um campo em que tudo está misturado. A separação só será possível no momento da colheita, e não antes. Não nos cabe, em nome de Deus, afirmar que somos bons e os outros maus; que somos do Reino e os outros, do maligno. A paciência de Deus espera até que a


plantação esteja madura para fazer a separação do trigo e do joio no juízo final (a ceifa é imagem do juízo final). Ali aparecerá a verdade da comunidade: quem é justo e quem é pecador. No tempo do crescimento e do amadurecimento, justos e pecadores convivem, mas no final a sorte será diferente. Quantas vezes, em determinadas situações da comunidade ou da sociedade, nós queremos fazer justiça com as próprias mãos: “Queres que arranquemos o joio?”. À paciência de Deus devem corresponder a tolerância e a não-violência entre os humanos. Compreender o dinamismo incontido do Reino de Deus é dom do Espírito, que intercede por nós com gemidos que as palavras não explicam. Por sua inspiração, crescemos na fé e na esperança de que um dia o Reino chegará à plenitude. Todo batizado é chamado a ser missionário do Reino. Como agimos diante das dificuldades na missão em nossa Comunidade?


13. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus que espera paciente a conversão de seus filhos e filhas, professemos nossa fé. CREIO EM DEUS PAI...


14. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Ao Senhor que nos ama e nos ensina o caminho da salvação, elevemos os nossos


pedidos.


- Senhor, iluminai o trabalho pastoral do Papa, dos bispos e padres, dos diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, e todos nós batizados para que possamos ser fiéis semeadores da vossa Palavra. Nós vos pedimos. SENHOR ESCUTAI A NOSSA PRECE.


- Senhor, vinde em nosso auxílio, para que possamos acolher a lição da paciência do semeador e a humildade da semente e fazer reinar a vossa bondade no meio de nós. Nós vos pedimos.


- Senhor, acolhei os pedidos que vos apresentamos no início desta celebração: pelos doentes,


falecidos e os aniversariantes. Concedei as graças conforme a necessidade de cada um. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos a Oração do Dizimista.


Senhor, fazei que eu seja um dizimista consciente. Que cada dízimo que eu der seja um


verdadeiro agradecimento, um ato de amor, o reconhecimento de vossa bondade para comigo.


Sei que tudo o que tenho vem de vós: paz, saúde, amor, prosperidade, bens... Ajudai-me a dar


com generosidade e justiça. Tirai todo o egoísmo do meu coração. Que eu possa amar cada vez mais o meu irmão. Quero ser um instrumento de paz e amor em vossas mãos. Que o meu


dízimo vos seja agradável, Senhor! Amém.


15. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador(a) - Todos nós, cristãos, somos chamados a dar generosamente parte do fruto do nosso trabalho em ação de graças por tudo o que recebemos pela bondade de Deus, nosso Pai. A Bíblia nos diz:


Duas pessoas da Equipe do Dízimo leem o texto a seguir.


Leitor 1 - “Todos os dízimos da terra, todos os produtos da terra como dos frutos das árvores,


pertencem a Deus; é coisa consagrada a Deus”. (Lv 27,30)


Leitor 2 - “Todos os anos separarás o dízimo de todo o produto da tua semeadura que o campo produzir, diante de Deus, no lugar que Ele houver escolhido para fazer habitar o seu nome”. (Dt 14,22-23)


Animador(a) - Iluminados pela Palavra de Deus, apresentemos ao altar do Senhor nossa


disponibilidade em sermos colaboradores e fiéis comprometidos com a manutenção de nossa Igreja, e espiritualidade da comunidade, o cuidado com os empobrecidos e com o Projeto Diocesano de Evangelização.


EIS-ME AQUI SENHOR (2x) PRA FAZER TUA VONTADE PRA VIVER NO TEU AMOR (2x) EIS-ME AQUI SENHOR.


16. CANTO DAS OFERENDAS


(Onde houver Celebração da Palavra)


NO TEU ALTAR, SENHOR, COLOCO A MINHA VIDA EM ORAÇÃO.


1. A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.


2. O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.


3. Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.


(Onde houver Celebração Eucarística)


TRABALHAR O PÃO, CELEBRAR O PÃO, OFERECER E CONSAGRAR E COMUNGAR O PÃO (bis).


1. Fruto do suor e do trabalho, sacrifício que Jesus pediu. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, te ofertamos porque tudo é teu.


2. Fruto da esperança e da partilha, Santa Missa que nos faz irmãos. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, pão bendito de libertação.


17. PAI NOSSO


Presidente - Como filhos e filhas amados do Pai, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...


18. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Felizes pelo amor e pela paciência que Deus tem conosco, saudemo-nos com um abraço fraterno. (canto à escolha)


19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)


1. Na mesa da Eucaristia, o amor se faz doação a um povo que vive e partilha, trabalha e constrói mundo irmão.


COMIGO IRÁ CEAR, O PÃO DA VIDA TER QUEM ATÉ O FIM FIEL PERMANECER! (bis)


2. Na mesa da Eucaristia, lugar do encontro de iguais há um povo que quer a justiça, que sonha com um mundo de paz.


3. Na mesa da Eucaristia, a festa fazemos por crer que o povo alegre anuncia que a vida vai a morte vencer.


4. Na mesa da Eucaristia, divina lição de amar. Há um povo que sofre e caminha pra vida com


alegria gerar.


5. Na mesa da Eucaristia, não deve haver divisão. Um povo que exclui outro povo, irmão que


abandona outro irmão.


20. ORAÇÃO


Presidente - Ó Pai, fonte de amor e misericórdia, frutificai em nós, a semente da vossa Palavra, e assim possamos trabalhar para o crescimento da vossa Igreja, alimentando no meio em que vivemos a esperança de uma nova sociedade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


21. NOTÍCIAS E AVISOS


22. BÊNÇÃO


Presidente - O Senhor faça brilhar sobre nossa Igreja e todo o povo a sua face amorosa e nos seja favorável. AMÉM.


- O Senhor volte para nós o seu rosto de paciência e ternura e nos dê a sua paz. AMÉM.


- Abençoe-nos o Deus que nos une: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


23. CANTO FINAL


É O DIZIMO SENHOR QUE NOS MOSTRA COM CERTEZA GRATIDÃO AO CRIADOR, COMPROMISSO NA IGREJA. (bis)


1. Nada me falta em meu caminhar, o Senhor abençoa a quem aprendeu a partilhar. (bis)


2. Vem ser dizimista na comunidade, caminho seguro de verdadeira fraternidade. (bis)



"Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel (Sl 85)"

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10667&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário