sexta-feira, 1 de julho de 2011

Solenidade de São Pedro e São Paulo - dia do Papa -


SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
DIA DO PAPA
Pedro e Paulo testemunharam que Jesus é o Messias
01. ACOLHIDA
Preparar na entrada do templo um lugar com os símbolos: pedra, chave (grande), espada, sandálias e cajado. Antes de iniciar a celebração, entoar o refrão meditativo abaixo.
TODA A IGREJA UNIDA CELEBRA A MEMÓRIA PASCAL DO CORDEIRO IRMANADA COM PEDRO E COM PAULO, QUE SEGUIRAM A CRISTO POR PRIMEIRO! (2x)
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno. Nós os acolhemos com muito carinho para celebrarmos nossa fé no Ressuscitado e nossa vida. Neste dia, bendizemos a Deus pela fé de Pedro e pelo ardor missionário do apóstolo dos Povos, São Paulo.
Animador(a) - Estes dois apóstolos sofreram o martírio em Roma, sob o imperador Nero: Pedro por crucifixão e Paulo por decapitação. Pedro, o primeiro a proclamar a fé, recebe a missão de conduzir o rebanho de Cristo. Paulo, anunciou a Boa Nova, manifestando às nações o Evangelho da Salvação. Na Solenidade destes dois apóstolos, comungamos com a Igreja de Roma, que testemunhou o martírio deles, com o Papa Bento XVI e todos os seus antecessores. Felizes por estarmos reunidos em comunidade, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
COM A IGREJA SUBIREMOS, O ALTAR DO SENHOR.
1. Toda a Igreja aqui está para o encontro com Deus. Ele mesmo o marcou para nós, filhos seus.
2. Entre nós e o Pai santo está Jesus, nosso irmão: mediador, sacerdote, nosso ponto de união.
3. Rezaremos com Cristo o perfeito louvor e seremos pro Pai uma imagem de amor.
4. Céus e terra estarão na oblação de Jesus. Quer unir num rebanho os remidos da cruz.
Presidente - Como Igreja fundamentada nos ensinamentos de Cristo e no testemunho dos apóstolos, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...
Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - A celebração conjunta de Pedro e de Paulo indica a natureza da Igreja: sacramento de comunhão na diversidade de carismas e de serviços. Em silêncio, imploremos a misericórdia do Pai pelas vezes que ferimos, com nossas atitudes, a unidade da Igreja, corpo de Cristo. (pausa) Peçamos perdão, cantando.
1. Pelos pecados, erros passados, por divisões na Tua Igreja, ó Jesus!
SENHOR, PIEDADE! SENHOR, PIEDADE! SENHOR PIEDADE, PIEDADE DE NÓS! (bis)
2. Quem não te aceita, quem te rejeita, pode não crer por ver cristãos que vivem mal.
CRISTO, PIEDADE! CRISTO, PIEDADE! CRISTO PIEDADE, PIEDADE DE NÓS! (bis)
3. Hoje, se a vida é tão ferida deve-se a culpa, indiferença dos cristãos.
SENHOR, PIEDADE! SENHOR, PIEDADE! SENHOR PIEDADE, PIEDADE DE NÓS! (bis)
Presidente - Deus de bondade infinita, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
04. HINO DE LOUVOR
Presidente - Glorifiquemos a Deus pela dedicação de nosso bispo, padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas, leigos(as) para que a Igreja de Cristo se torne cada vez mais presente em nossa diocese, entoando o Hino do Glória.
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos ado
ramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus de amor e ternura, que hoje nos dais a alegria de festejar São Pedro e São Paulo, concedei a vossa Igreja seguir os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
O presidente motiva espontaneamente. Preparar este momento de acordo com a letra do canto.
PALAVRA DE SALVAÇÃO SOMENTE O CÉU TEM PRA DAR. POR ISSO MEU CORAÇÃO SE ABRE PARA ESCUTAR.
1. Com Simão Pedro diremos também que não é fácil dizer sempre amém. Mas não há outro na terra e no céu mais companheiro, mais santo e fiel.
07. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (12,1-11)
08. SALMO RESPONSORIAL (33)
DE TODOS OS TEMORES ME LIVROU O SENHOR DEUS. (bis)
- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
- Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
- O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
09. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO (4,6-8.17-18)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA! TU ÉS PEDRO, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA! TU ÉS PEDRO,
ALELUIA!
1. És a rocha viva, Cristo te escolheu. Quando a Simão Pedro disse: “Eu te darei do meu Reino as chaves - eis a minha Igreja, sobre esta pedra edificarei!”
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (16,13-19)
12. PARTILHA DA PALAVRA
Na solenidade de hoje, desde as suas origens, a Igreja celebra os “apóstolos Pedro e Paulo como colunas mestras”, na diversidade de seu carisma e atuação. Numa só festa, privilegia a personalidade de Pedro, integrando a figura de Paulo e do papa Bento XVI. A celebração conjunta de Pedro e de Paulo indica a natureza da Igreja: sacramento de comunhão na diversidade de carismas e de serviços. Os dois apóstolos foram as primeiras e exemplares testemunhas dessa recíproca unidade. “Deus não faz diferença entre as pessoas. Pelo contrário, viram que a mim fora
confiada a evangelização dos não circuncidados. De fato, aquele que tinha agido em Pedro para o apostolado entre os circuncidados, também tinha agido em mim a favor dos pagãos” (Gl 2,7-8). Pedro e Paulo têm dons diferentes e um estilo de atuação próprio e diverso, que chegou a provocar conflitos. A Igreja fundamenta-se sobre a comunhão na diversidade de carismas e de serviços. Ao contemplarmos os últimos sucessores de Pedro, observamos que o Espírito de Deus os elegeu com dons diversos e adaptados às necessidade de cada época. O reconhecimento da diversidade dos carismas e, consequentemente, da atuação de cada um dos Papas, solidifica a comunhão eclesial e a presença pública da Igreja. A base sólida sobre a qual está edificada a Igreja é Jesus Cristo, morto e ressuscitado. É Pedro e, hoje, o Papa Bento XVI. A igreja, santa e pecadora, não é uma associação humana. Ela foi edificada em e por Jesus Cristo. Por essa razão, as forças do mal não prevalecerão
contra ela. Ela é pecadora pelo fato de se constituir de pessoas humanas. É santa por estar edificada sobre a rocha que é Cristo e animada pelo Espírito Santo. Tornar-se-á ainda mais santa, à medida que, nós pecadores, reconhecendo nosso pecado, buscarmos o caminho da santidade. O próprio Mestre não escolheu pessoas perfeitas, mas depositou confiança no cobrador de impostos Mateus, nos pescadores Pedro, André, Tiago e João. Com eles deu início à propagação da Boa-Nova do Reino e sobre eles edificou a Igreja. Hoje, iluminados pelo testemunho dos apóstolos, como discípulos e missionários do Senhor, somos convidados a dar continuidade à missão de Jesus, confiando na graça de Deus e evitando tudo o que possa prejudicar a comunhão da Igreja. No curso da história, a Igreja atravessou e superou devastadoras tempestades. Hoje, muitas vezes, os meios de comunicação divulgam escândalos no seio da Igreja. Não podemos negar que isso causa
constrangimentos e sofrimentos. Um membro doente faz todo o corpo sofrer. Mas a Igreja é mais do que as fragilidades de seus membros. Ela está edificada solidamente sobre a rocha: Cristo é o testemunho dos apóstolos. Os Evangelhos apresentam o apóstolo Pedro como modelo de discípulo e seguidor de Jesus. Um homem sempre em busca do conhecimento da vontade do pai, intrépido na defesa do amigo na hora do anúncio da morte na cruz: “Deus não permita tal coisa, Senhor. Que isso nunca te aconteça (Mt 16,22). Frágil na tentação, nega por três vezes conhecer seu Mestre. Ao mesmo tempo, é resoluto e sincero no arrependimento: “E caindo em si, chorou amargamente” (Mt 26,75). É com “esses Pedros” que Jesus continua construindo comunidades de fé, sinais do Reino. Jesus constituiu a primeira comunidade (o grupo dos doze) a partir dos pequenos e simples, revelando, mais uma vez, que Deus serve-se de poucos e fracos para realizar a história da salvação.
Assim como escolhe os pequenos e simples, os transforma em grandes figuras para, por seus gestos e palavras, apontarem os rumos e abrirem os caminhos da história.
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - A exemplo de Pedro, professemos nossa fé no Deus uno e trino, cantando. CREIO EM DEUS PAI...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Confiantes na bondade de Deus, façamos os pedidos da nossa comunidade, cantando após cada prece:
VOSSA IGREJA VOS PEDE, Ó PAI! SENHOR, NOSSA PRECE ESCUTAI.
- Senhor de imensa sabedoria, protegei o papa Bento XVI para que continue firme na missão de sucessor de Pedro. Nós vos suplicamos.
- Senhor de imensa sabedoria, ajudai a todos nós, Igreja de Cristo, a vivermos em comunhão e manifestar com nossas ações sinais do vosso Reino na sociedade, como Paulo e Pedro fizeram. Nós vos suplicamos.
- Senhor de imensa sabedoria, despertai em nosso meio, vocacionados para que possam anunciar e testemunhar Jesus Cristo. Nós vos suplicamos.
- Senhor de imensa sabedoria, fortalecei a Paróquia São Pedro, de …, São Paulo Apóstolo, de …. e todas as comunidades que celebram os seus padroeiros, para que professem sua fé servindo aos irmãos com amor e alegria. Nós vos suplicamos.
Presidente - Atendei Senhor, os pedidos da Vossa Igreja reunida em oração. Por Cristo, Senhor nosso. AMÉM.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Para dar continuidade à missão de Jesus Cristo e dos apóstolos, que é evangelizar formando discípulos missionários, a serviço da vida, nossa Igreja depende do dízimo e das ofertas de seus membros, o povo de Deus. Apresentemos ao altar do Senhor a vida de todos os dizimistas, a pastoral e os agentes do dízimo que se empenham para o bom andamento da nossa comunidade.
A equipe do dízimo apresenta o livro de registro dos dizimistas, o envelope e a carteirinha ampliados (onde houver) enquanto se canta.
É O DIZIMO SENHOR QUE NOS MOSTRA COM CERTEZA GRATIDÃO AO CRIADOR, COMPROMISSO NA IGREJA. (bis)
Animador(a) - A oferta da comunidade, neste dia, denominada “óbulo de São Pedro”, é expressão de nossa colaboração solidária com as obras da Igreja em favor das necessidades da humanidade. Com o auxílio dos fiéis a Igreja se faz solidária em muitas situações de sofrimento, nas calamidades, nas guerras, nas migrações, e outras. Sejamos generosos.
16. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1. Eu te ofereço o meu viver, o meu agir, meu pensamento. A minha força, minha fraqueza, eu fui chamado para a doação.
NESTE OFERTÓRIO RENOVAREI O MEU DESEJO DE SERVIR. MESMO SABENDO QUE NADA SOU, EIS-ME SENHOR, AQUI ESTOU!
2. Quem me seguir terá que sofrer, tomar a cruz e ser pregado. A cruz sem ti quem vai suportar? Porém contigo não é nada.
3. Minha alegria é ser presença, é ser sinal de esperança. Farei da vida a oblação que tu fizeste ao Pai por todos nós.
Onde houver Celebração Eucarística a equipe escolhe um canto conhecido e apropriado.
17. PAI NOSSO
Presidente - Comprometidos em viver a fraternidade em nosso meio, rezemos de mãos dadas, a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - A paz começa em nós e precisa ser cultivada para ser dividida com os irmãos e com o planeta. Saudemo-nos com um gesto fraterno. (canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (onde houver)
TODA A IGREJA UNIDA CELEBRA A MEMÓRIA PASCAL DO CORDEIRO IRMANADA COM PEDRO E COM PAULO, QUE SEGUIRAM A CRISTO POR PRIMEIRO!
1. Publicai em toda terra os prodígios do Senhor: reuniu seu povo amado para o canto do louvor.
2. Bendizei, louvai por Pedro, pela fé que professou: essa fé é a rocha firme da Igreja do Senhor.
3. Bendizei, louvai por Paulo, pelo empenho na missão: o seu zelo do Evangelho leva ao mundo a salvação.
4. Alegrai-vos neste dia que o martírio iluminou: o triunfo destes santos nos confirme no amor.
20. ORAÇÃO
Presidente - Concedei-nos, ó Deus, por esta celebração, viver de tal modo na vossa Igreja que, perseverando na fração do pão e na doutrina dos apóstolos, e enraizados no vosso amor, sejamos um só coração e uma só alma. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Animador(a) - (Permaneçamos em pé). Quem vive a experiência da partilha não fica a espera de milagres: não precisa deles. Rezemos juntos a oração do dizimista.
Senhor, dá-me inteligência, para entender o que é o dízimo; coragem para vencer o egoísmo e doar alegremente meu dízimo; compreensão para perceber o verdadeiro significado da prática da partilha; sabedoria para não me apegar demais aos bens materiais; discernimento para compreender os sentidos da gratidão a Deus; fé para acreditar que Deus ama a quem dá com alegria.
22. NOTÍCIAS E AVISOS
23. BÊNÇÃO
Presidente - Abençoe-vos o Deus de amor, que vos deu por fundamento aquela fé proclamada pelo apóstolo Pedro e sobre a qual se edifica toda a Igreja. AMÉM.
- Ele, que vos instruiu pela incansável pregação de São Paulo, vos ensine a conquistar também novos irmãos para Cristo. AMÉM.
- Que a autoridade de Pedro e a pregação de Paulo vos levem à pátria celeste, onde chegaram gloriosamente um pela cruz e outro pela espada. AMÉM.
- A bênção de Deus PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO, desça sobre vós e permaneça para sempre. AMÉM.
24. CANTO FINAL
1. Eu era cego, não enxergava. Eu perseguia, quem me amava. Mas sua luz, me iluminou hoje sou Paulo, apóstolo seu.
LOUCURA DA CRUZ! LOUCURA DO AMOR! LOUCURA DE TUDO POR CAUSA DE NOSSO SENHOR! (bis)
2. Eu já não vivo, Cristo vive em mim. Quando sou fraco, Ele é meu sim, não tenho pátria e nem nação, do Reino dos Céus eu sou cidadão.
Pedro e Paulo testemunharam que Jesus é o Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário