terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ceia de Natal

SIGNIFICADO

Desde os mais remotos tempos na Polônia se comemora a vigília de Natal, de uma maneira muito linda, religiosa e numa atmosfera familiar, com a partilha do pão abençoado, o oplatek – pão celeste.

Este tem seu significado no perdão mútuo, na união e na vivência fraterna da família. A partilha do “pão celeste” pode também ser realizada nas sociedades ou em certos grupos, onde exista o clima de compreensão e fraternidade. O profundo conteúdo da partilha nasce no mistério central do cristianismo, a eucaristia chamada biblicamente a partilha do pão. É partilhando o pão que formamos uma comunidade conforme a vontade de Deus. O pão é o símbolo e o sustento da vida. O sinal da partilha é por final um gesto de amor e solidariedade. O pão torna-se assim, o símbolo do amor e da vida. O costume de dividir o pão durante a ceia de Natal, não só une as pessoas entre si, mas, destaca também as suas ligações baseadas no perdão e na vontade de recomeçar e ser melhor. Só num clima assim cremos que a família seja o berço para o nascimento e acolhida do Menino Deus.

A vigília de Natal é o período em que se aguarda a chegada do Menino Deus. Por isso a família deve estar reunida num momento tão importante e único na história.

COMO FAZER A CEIA

1- Na mesa, junto com uma toalha branca se coloca no centro o “pão celeste” em um prato decorado (pode ser um pão especialmente feito para este momento ou um pão normal).

2- Na mesa também deve ser colocado um prato a mais, reservado a alguém que pode chegar. Demonstra a acolhida ao estrangeiro, ao peregrino, ao necessitado. Jesus disse: “Quem acolhe um pequenino é a mim que acolhe.”

3- Num primeiro momento a família se reúne em volta da mesa. O filho mais jovem acende oficialmente as luzes do pinheirinho de natal. Entoa-se um canto de Natal.

4- Em seguida, o filho mais velho, com respeito, lê o Evangelho que relata o nascimento de Jesus (Lc 2,1-20).

5- A seguir, o pai ou a mãe faz uma oração de agradecimento e todos tomam em suas mãos um pedacinho do “pão celeste”.

6- Assim, todos tendo em suas mãos um pedacinho do pão abençoado, começam a partilha. Primeiramente, as pessoas se cumprimentam, pedem desculpas e desejam os votos natalinos. Em seguida, cada um pega um pedacinho do pão do outro e ingere. Primeiro o pai e a mãe fazem a partilha. O restante da família, imitando os pais, faz o mesmo.

7- Quando todos já partilharam do pão, pode acontecer a entrega dos presentes e lembranças natalinas. Após este momento todos sentam-se a mesa e inicia-se a ceia. Constitui-se assim uma perfeita união, fundamentada no perdão e na partilha.

8- Durante e após a ceia, pode-se cantar mais cantos natalinos. Todos devem sentar-se juntos para a ceia de Natal e permanecer juntos à mesa - de preferência com a TV desligada. É um momento de encontrar-se, conversar e partilhar também o dom da vida.

Se assim fizermos com certeza nosso natal será abençoado!

Fonte: informativo@diocesejoinville.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário