sexta-feira, 20 de abril de 2012

3º DOMINGO DA PÁSCOA




“O Ressuscitado vive entre nós!”


01. ACOLHIDA


Preparar um lugar de destaque para a imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado, o Círio Pascal próximo à pia batismal ou um recipiente com água benzida na Vigília Pascal. Iniciar a celebração com o canto de ambientação abaixo.


1 - Jesus Cristo, nossa Páscoa ressuscitou e hoje vive. Celebremos, pois, a sua festa, na alegria da fraternidade.


Jesus Cristo está vivo entre nós, aleluia, aleluia! (bis)


Animador(a) - Sejam bem vindos, irmãos e irmãs, para celebrarmos a manifestação do Ressuscitado no meio de nós. Paz e bem a todos! Hoje, 3º domingo da Páscoa, somos chamados a testemunhar a Ressurreição de Jesus, anunciando em Seu nome a conversão e a remissão dos pecados. Para bem celebrarmos este mistério de nossa fé, vamos trazer presente os fatos da vida.


O animador relata os fatos que a equipe preparou e motiva a assembleia a dizer outros.


Animador(a) - Juntemos nossas vozes e cantemos com alegria celebrando a vitória de Cristo que venceu a morte para nossa salvação.


Procissão como de costume.


02. CANTO INICIAL


Na verdade, o Cristo ressuscitou, aleluia!


A Ele o poder e a glória pelos séculos eternos!


1 - Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto.


2 - Percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.


3 - Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.


Presidente - Reunidos na paz do Cristo Ressuscitado, façamos o sinal de nossa fé cantando. (à escolha)


Presidente - A graça do Pai, o amor do Filho e a força do Espírito Santo estejam convosco.


Bendito seja Deus...


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - A Palavra de Deus sempre nos chama à conversão e remissão dos nossos pecados. Reconheçamo-nos pecadores e humildemente peçamos perdão de nossas faltas (pausa).


Supliquemos a misericórdia do Pai, cantando.


1 - Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos.


Piedade, piedade, piedade de nós. (bis)


2 - Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados.


3 - Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa.


Presidente - Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.


04. MOMENTO DE LOUVOR


Este canto é para onde houver Celebração da Palavra.


Presidente - Com a Ressurreição de Jesus o mundo todo se alegra e nossa comunidade eleva ao Deus da vida o nosso sincero louvor. Cantemos.


Glória! Glória! Ao Pai Criador, ao Filho Redentor e ao Espírito, glória! Ao Pai Criador, ao Filho Redentor e ao Espírito, glória!


1 - Ao Pai Criador do mundo ao Filho redentor dos homens ao Espírito de amor demos sempre glória! Ao Espírito de amor demos sempre glória!


05. ORAÇÃO


Presidente - Senhor da vida, pela festa da Páscoa de vosso Filho renovastes as forças do vosso povo! Conservai em nós a alegria de quem vos descobriu como Deus de amor e fortalecei-nos na esperança da vossa ressurreção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito


Santo. Amém.


Enquanto a assembleia senta-se, sem nenhum comentário, faz-se um momento de silêncio e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.


05. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (3, 13-15.17-19)


06. SALMO RESPONSORIAL (4)


Atenção: o Salmo Responsorial deve ser cantado ou proclamado do Lecionário Dominical.


Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! (bis)


07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO (2, 1-5a)


08. CANTO DE ACLAMAÇÃO


Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia. (bis)


1 - Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder, quando nos falardes!


09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (24, 35-48)


10. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


As leituras deste Domingo lançam a comunidade no âmago da mensagem cristã, no mistério da Ressurreição do Senhor Jesus. O Deus dos patriarcas e profetas glorificou seu servo Jesus Cristo. Deus o ressuscitou dos mortos; disso nós somos testemunhas (cf. 1ª leit., At 3,13-15.17-19). Segue o convite à penitência, pois Jesus é o nosso advogado junto do Pai, nos diz João na 2ª leitura. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados. Por isso, devemos guardar os seus mandamentos, pois o que guarda a sua palavra, nesse, verdadeiramente, o amor de Deus é perfeito (cf. 2ª leit., 1Jo 2,1-5a). Em Jerusalém os discípulos estavam surpresos com o relato dos dois que retornaram de Emaús. Eles contavam coisas incríveis sobre sua experiência com Jesus Ressuscitado na partilha do pão. Mas Cristo surpreende ainda mais a todos, aparecendo vivo no meio deles. Para que não ficassem dúvidas, Jesus lhes mostrou as feridas dos pés e das mãos: era Ele mesmo! Até comeu diante deles, mostrando que não era uma ilusão, e sim pura realidade: Ele está vivo. Venceu! Não podia haver maior surpresa. Jesus não gostaria que essa alegria ficasse restrita aos poucos que o encontraram antes e após a sua ressurreição. Ressuscitando dos mortos, Ele faz renascer em todos a esperança. A vida se renova, o sonho de um mundo reconciliado se torna realidade. Tal novidade não pode ficar contida. Da ressurreição nasce também a missão de ir e anunciar a conversão a todas as nações, pois o perdão já está garantido, em Jesus ressuscitado. Os discípulos se tornam muito mais que testemunhas da ressurreição como experiência de fé. São testemunhas do perdão, do amor, da misericórdia universal e eterna de Deus, manifestada de modo admirável, surpreendente, em Jesus Cristo. Hoje, nós somos os herdeiros e os continuadores desse sonho de Jesus: realizar a fraternidade, a reconciliação de Deus conosco e de nós conosco mesmos. Um mundo reconciliado, um mundo de irmãos, sem senhores e sem escravos, sem opressores e sem oprimidos, sem credores e sem endividados, é o mundo que se anunciou com o sol da manhã daquele primeiro dia da semana.


Após a homilia, pode-se cantar o refrão abaixo.


Guarda a Palavra, guarda-a no coração: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos! Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardará!


11. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - Crer em Cristo Ressuscitado é viver toda nossa vida, sendo fiel aos mandamentos de Deus. Renovemos nossa fé, rezando. Creio em Deus Pai...


12. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Ao Pai misericordioso, sempre atento às nossas necessidades, supliquemos confiantes cantando: Vossa Igreja vos pede, ó Pai, Senhor nossa prece escutai.


- Senhor, iluminai o Papa Bento XVI, nosso bispo dom Décio, nossos padres, para que sejam fiéis testemunhas do anúncio e do perdão. Nós vos pedimos.


- Senhor, abri os corações de todos aqueles que ainda não creem na ressurreição de Jesus Cristo, para que busquem nas Sagradas Escrituras e na Eucaristia o alimento para crescer na fé. Nós vos pedimos.


- Senhor, abençoai nossa comunidade com suas equipes de serviço, movimentos apostólicos e pastorais específicos, para que, acolhendo vossa Palavra, possam testemunhá-la com mais ardor missionário. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei a união e a fé dos paroquianos de Ibiraçu que celebram seu padroeiro São Marcos, para que, a exemplo desse santo, possam ser testemunhas fiéis do Cristo Ressuscitado. Nós vos pedimos.


(preces espontâneas)


Presidente - Pai santo e fiel, acolhei com bondade nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


13. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Este momento é próprio para a Celebração da Palavra.


Animador(a) - Quem crê verdadeiramente na ressurreição se torna testemunha da Glória de Cristo e seu testemunho ilumina aqueles que andam nas trevas. Apresentemos ao altar do Senhor a vida de todos nós batizados, no compromisso de fazer-nos frutificar os dons e talentos que o Senhor nos concedeu, tendo como objetivo principal a vivência do amor e a prática do perdão em busca da paz.


O Animador(a) motiva a assembleia a fazer um minuto de silêncio e pensar: Quais os dons que recebi do Senhor e que posso colocá-los a serviço do bem comum, na comunidade e na sociedade? Após alguns instantes, canta-se.


Ouvindo o apelo de Deus, que resposta nós daremos? Ofertamos ao Senhor tudo aquilo que nós temos.


1 - No altar nós colocamos o sorriso desta vida. Nossas horas de angústia e esperança desta lida.


14. CANTO DAS OFERENDAS


(Onde houver Celebração da Palavra)


1 - Bendito sejas, ó Rei da glória! Ressuscitado Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas.


Vê com bons olhos nossas humildes ofertas, tudo que temos, seja pra Ti, ó Senhor!


2 - Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas!


(Onde houver Celebração Eucarística)


1 - Em procissão vão o pão e o vinho acompanhados de nossa devoção pois simbolizam aquilo que ofertamos: nossa vida e o nosso coração.


Ao celebrar nossa Páscoa e a vos trazer nossa oferta, fazei de nós, ó Deus de amor, imitadores do Redentor!


2 - A nossa Igreja, que é Mãe, deseja que a consciência do gesto de ofertar se atualize durante toda a vida, como o Cristo se imola sobre o altar.


3 - O pão e o vinho serão em breve o Corpo e Sangue do Cristo Salvador. Tal alimento nos une num só corpo, para a glória de Deus e seu louvor.


15. PAI NOSSO


Presidente - Como filhos e filhas do mesmo Pai, e irmãos em Cristo Jesus, rezemos de mãos erguidas a oração da fraternidade. Pai Nosso...


16. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Jesus Ressuscitado desejou a paz a seus amigos dizendo: “A paz esteja com vocês”. Com este mesmo gesto saudemo-nos na Paz de Cristo.


1 - Que coisa linda é poder estar aqui, que coisa linda é poder dar minha mão. Que coisa linda é não caminhar sozinho, mas seguir este caminho encontrando com o irmão. (bis)


Te dou a paz, vem cá, irmão. Te dou a paz, aperte a minha mão. Te dou a paz, paz de Jesus, Ressuscitado Ele é a nossa luz.


17. CANTO DE COMUNHÃO


1 - Na comunhão recebemos teu Corpo e Sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. São nossa força na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glória ao Deus imortal.


Senhor Jesus, Senhor Jesus, Deus vivo e vencedor!


2 - Entre as angústias da vida não cairemos jamais, pois tua força nos leva a caminhar sempre mais. Na comunhão nos deixastes força e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar.


3 - Ao comungar caminhamos para o altar com o irmão. O teu amor nos atrai, centro da nossa união. Em cada esforço que pedes, vamos sentir tua mão, vamos sentir que nos dás força de ressurreição.


18. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, bendito sejais pela Palavra anunciada (e pela comunhão) que nos destes como sustento em nossa caminhada e como prova de vossa terna compaixão. Firmai-nos na alegria da páscoa de Jesus e dai-nos a graça de viver pelo vosso reino e chegar um dia à glória da ressurreição.


Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


19. NOTÍCIAS E AVISOS


20. BÊNÇÃO


Presidente - O Deus que, pela ressurreição do seu Filho único, vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas vos concedam a alegria de sua bênção. Amém.


- Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém.


- E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. Amém.


-Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


- Cheios de alegria pascal, ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Graças a Deus.


21. CANTO FINAL


O ressuscitado vive entre nós. Amém, aleluia.


1 - Não temais, irmãos, eu estive morto, mas agora vivo, vivo para sempre!


2 - Não temais, irmãos, paz convosco seja, vós sereis felizes, crendo sem ter visto.



“O Ressuscitado vive entre nós!”


Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=11418&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário