sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SUGESTÕES PARA CELEBRAR O MÊS MISSIONÁRIO

Primeiro você precisa entrar no site da POM - Pontifícias Obras Missionárias e ver o material que eles têm por lá, inclusive você pode fazer dowload dos vários subsídios da campanha missionária num ícone do lado direito da página principal. O site é esse:




Uma sugestão é que você use o folhetinho da Oração dos Fiéis nas missas ou no encontro próximo ao Domingo. O folheto tem até mesmo um comentário de motivação para a Celebração. As paróquias normalmente têm os folhetos, pois todas adquirem o material para usar no mês de outubro. Bom, mas tudo está disponível no site, assim como o cartaz que também é legal ter na sala. O site também oferece vídeos que podem ser reproduzidos em seus encontros.



Não esqueça de usar também a ORAÇÃO MISSIONÁRIA deste ano também. Bonita e bem curtinha. Dá pra lembrar em todos os encontros:

Oração do Mês Missionário 2016

Pai de misericórdia, que criaste o mundo
e o confiaste aos seres humanos.
Guia-nos com teu Espírito para que,
como Igreja missionária de Jesus,
cuidemos da Casa Comum com responsabilidade.
Maria, Mãe Protetora, inspira-nos nessa missão. Amém.

Outra coisa interessante: normalmente as dioceses e paróquias que se envolvem com as missões, têm uma paróquia/diocese irmã lá na Amazônia ou numa região carente. Descubra se a sua paróquia tem. Enfim, se você conseguir o endereço de uma paróquia de lá, incentive as suas crianças a escreverem cartinhas para as crianças de lá. Contando como é a vida e a catequese delas aqui e pedindo informações da catequese de lá. Coloque, claro o endereço da paróquia. Mas peça às crianças que direcionem a carta à outra criança. Também temos aqui no grupo Catequistas em Formação Projeto Cartinhas Missionárias, onde, todos os anos catequistas incentivam seus catequizandos a se corresponderem com outros catequizandos de diferentes partes do país. Este ano o projeto já está em andamento, mas, no ano que vem, no mês de abril/maio, começa novamente.

 

A Campanha também disponibiliza um arquivo com “marcadores” de páginas temáticos da Campanha, que podem ser distribuídos aos catequizandos. Sem falar na “Novena” que tem também um rico material para se adaptar a encontros “missionários”.

O tema da Campanha Missionária deste ano é “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). O projeto do Criador é maravilhoso, mas encontra-se ameaçado! A preocupação pela ecologia parte de dois gritos: o grito dos pobres que mais sofrem, e o grito da Terra que geme pela exploração. A temática retoma a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano e amplia a missão de cuidar da vida em todo o planeta. Em sua Encíclica Laudato si’, o papa Francisco adverte que “a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra” (LS 66). E lança uma pergunta: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo?” (LS 160). 

Não pode esquecer também de ler a Mensagem do Papa Francisco para o Mês Missionário. É só clicar na imagem do Papa no site e você baixa a mensagem em PDF.

Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por laços invisíveis, como uma única família universal. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. Isso tem a ver com a missão da Igreja. Queremos fazer do cuidado do planeta a nossa missão até os confins do mundo. Diante da crise socioambiental, nem todos temos de ser especialistas e saber tudo, mas temos o dever de mudar nossos hábitos e apoiar ações práticas.

A Missão é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus missionários e missionárias representam uma grande riqueza. Pela Campanha Missionária, toda a comunidade cristã é convidada a renovar seu compromisso batismal em conformidade ao mandato de Jesus Cristo, “Ide fazei discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).

E por último, distribua os envelopes da campanha missionária e fale sobre ela. A coleta é no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dias 22 e 23). As ofertas realizadas em todas as comunidades, paróquias e instituições católicas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo. No site tem dados sobre onde o dinheiro é investido, como são as missões, quais os países e estados brasileiros atingidos.

E se tiver infância missionária na sua paróquia, convide alguém para vir dar um testemunho, convidar as crianças para participar. 

Faça um evento conjunto com a Infância Missionária. Agite a paróquia!

Ângela Rocha


Catequista
CARTAZ DA CAMPANHA MISSIONÁRIA 2016
FONTE: POM - PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS

http://www.catequistasemformacao.com/2016/09/sugestoes-para-celebrar-o-mes.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário