sexta-feira, 30 de setembro de 2011

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Mês Missionário

Nós somos a vinha do Senhor


Preparar um painel com o tema do mês missionário: “Missão na Ecologia” e o lema: “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo” (Eclo 18,12b), que deverá permanecer na entrada do templo durante este mês. Neste domingo, onde for possível, colocar também fotos da comunidade reunida, cachos e folhas de uvas.

Ó PAI SOMOS NÓS ESTA VINHA, QUE TU COM CARINHO PLANTASTE. A FIM DE COLHER OS SEUS FRUTOS, A NÓS O TEU FILHO ENVIASTE. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador (a) - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! O nosso Deus, cheio de ternura e misericórdia, é quem nos reúne e nos acolhe para celebrar o mistério de nossa fé. Neste mês dedicado às missões, fazemos memória de grandes missionários e missionárias da nossa Igreja. A exemplo deles, acolhamos o chamado que o Senhor nos faz para trabalharmos em Sua vinha, trilhando o caminho para a santidade.
Animador (a) - Neste mês, refletiremos em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, “A missão na ecologia” e temos como Lema: “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo”. Acolhamos a proposta da nossa Igreja que se empenha em evangelizar todos os povos. Alegres, cantemos.
02. CANTO INICIAL
SENHOR JESUS CRISTO, CHEIO DE BONDADE, ACOLHE O VOSSO POVO, TENHA DE NÓS PIEDADE. SOMOS O VOSSO POVO TRABALHANDO COM MUITO AMOR E TEMOS MUITA FÉ, EM VÓS, MEU SENHOR.
1. Somos missionários procurando um lugar, um cantinho em vossa casa onde devemos descansar.
Meu Senhor Jesus, nos dê a vossa mão, mão que nos abençoa e que nos traz a salvação, oh, meu Senhor!
2. Jovens e adultos venham vocês também. Criança e vovô, não fica ninguém. Seja preto ou branco, não interessa a cor, venham ser felizes louvando o meu Senhor, oh, meu Senhor!
Presidente - Como povo consagrado e escolhido para servir ao Senhor, façamos o sinal que nos identifica como cristãos. EM NOME DO PAI...
Presidente - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Para bem celebrarmos o mistério de nossa fé, reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. Em silêncio, pensemos em nossos pecados. Peçamos perdão, cantando.
1. Em cada caminho que ponho os meus pés encontro a Ti naqueles que passam estendendo a mão.
Chamando tu estás eu não quis ouvir. Fechado em mim, faltou-me coragem pra exercer a missão.
SENHOR, EU TE PEÇO PERDÃO PELAS VEZES QUE NÃO ACREDITEI QUE JUNTOS PODEMOS FAZER DESTE MUNDO UM MUNDO DE IRMÃOS. SENHOR, EU TE PEÇO PERDÃO, POIS O MEDO NÃO ME DEIXA AGIR. FAZE-ME UM INSTRUMENTO, UM PROFETA QUE FALA DE TI.
2. Ouvindo a Palavra, eu pude entender que estando sozinho, sem o outro não estou em Ti. O outro aparece mendigando o pão querendo a partilha e não sendo profeta também disse não.
Presidente - Deus de bondade e amor tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
04. MOMENTO DE LOUVOR
Este canto é próprio para Celebração da Palavra.
Presidente - Demos graças e louvores ao Senhor da vinha, por todas as pessoas que, no Brasil e no mundo, assumem com amor e alegria a missão que lhes fora confiada.
ONIPOTENTE E BOM SENHOR, A TI A HONRA, GLÓRIA E LOUVOR! TODAS AS BÊNÇÃOS DE TI NOS VÊM E TODO O POVO TE DIZ: AMÉM!
1. Louvado sejas nas criaturas, primeiro sol lá nas alturas clareia o dia, grande esplendor, radiante imagem de Ti, Senhor.
2. Louvado seja meu bom Senhor, pelas pessoas que em teu amor perdoam e sofrem tribulação, felicidades em ti encontrarão.
3. Bem-aventurado quem guarda a paz, pois o Altíssimo o satisfaz. Vamos louvar e agradecer, com humildade ao Senhor bendizer.
05. ORAÇÃO
Presidente - Deus justo e misericordioso, Vós cuidais sem cessar de vossa Igreja. Não abandoneis esta plantação feita por vossas próprias mãos. Continuai a cultivá-la com carinho, para que produza frutos abundantes para Vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito
Santo. AMÉM.
06. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
O leitor apresenta o Livro enquanto se canta.
PALAVRA DE DEUS É VIDA E AMOR, É LUZ QUE ILUMINA E AO MUNDO CHEGOU, VAMOS ACOLHER NUM SÓ CORAÇÃO, PALAVRA DA LIBERTAÇÃO.
07. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (5,1-7)
08. SALMO RESPONSORIAL (79)
A VINHA DO SENHOR É A CASA DE ISRAEL. (bis)
- Arrancastes do Egito esta videira, e expulsastes as nações para plantá-la; até o mar se estenderam seus sarmentos, até o rio os seus rebentos se espalharam.
- Por que razão vós destruístes sua cerca, para que todos os passantes a vindimem, o javali da mata virgem a devaste, e os animais do descampado nela pastem?
- Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
- E nunca mais vos deixaremos Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a vossa face! Se voltardes para nós, seremos salvos!
09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (4,6-9)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)
1. Eu vos escolhi, foi do meio do mundo, a fim de que deis um fruto que dure. Eu vos escolhi, foi do meio do mundo. Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (21,33-43)
12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A liturgia deste domingo continua o tema da vinha, um poema composto pelo profeta Isaías, em que é descrito o amor de Deus e a resposta do povo. A 1ª leitura nos ajuda a entender que se trata de fazer obras boas em favor do próximo, a justiça social. No Evangelho, Jesus retoma o poema de Isaías que se assemelha à 1ª leitura. Na época da colheita, o dono não entrega os frutos, maltrata os enviados, substitui os empregados, mata pessoas. A parábola ilustra a recusa de Israel em aceitar o projeto de salvação que Deus oferece aos homens através de Jesus Cristo. O dono é o Senhor que manifestou muito amor pela vinha. Os vinhateiros, são os chefes de Israel. Os enviados, são os
profetas, o próprio Cristo (o Filho de Deus). Resultado: Jesus anuncia que “a vinha” vai ser retirada e confiada a trabalhadores que produzem e entregam a Deus os frutos colhidos, pois os frutos expressam a gratidão ao desvelo de Deus para com a sua vinha. Hoje, a Palavra nos diz que somos os trabalhadores da vinha que devemos produzir os frutos para não decepcionar as esperanças do Senhor na hora da colheita. A responsabilidade pelo zelo da vinha não está restrita a alguns, deve ser uma preocupação do cristão, pois em Jesus Cristo todos se tornam membros do povo eleito. Nesse sentido, todo cristão deve sentir-se inserido nesta vinha do Senhor e motivado a produzir
muitos e bons frutos de justiça, paz e mansidão. É preciso semear não apenas com palavras e sim, com testemunho, que é o que realmente fica. “Praticai o que aprendestes e recebestes de mim”, diz São Paulo na 2ª leitura de hoje. Quais são os frutos que produzem hoje as nossas comunidades? Produzem justiça, amor, paz, serenidade? Produzem felicidade para todas as pessoas ou se restringem a mostrar solenes liturgias, feitas de palavras e gestos desligados da vida? Preocupam-se em saber qual a vontade do único e legítimo Senhor da vinha?
Após a reflexão, cantar o refrão abaixo.
Ó PAI, SOMOS NÓS ESTA VINHA, QUE TU COM CARINHO PLANTASTE. A FIM DE COLHER OS SEUS FRUTOS, A NÓS O TEU FILHO ENVIASTE.
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Iluminados pela Palavra de Deus, confirmemos nossa fé, rezando: CREIO EM DEUS PAI...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Confiantes no Senhor da vinha, elevemos a Ele nossos pedidos.
- Senhor, iluminai vossa Igreja, para que anuncie com coragem, fidelidade e simplicidade o Santo Evangelho a fim de que Jesus seja conhecido e amado por todos. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai a Paróquia Missionária São Francisco de Assis, de Laranja da Terra e todas as comunidades que celebram seus padroeiros, para que seguindo o exemplo destes santos e santas, possam produzir frutos de amor, justiça e paz. Nós vos pedimos.
- Senhor, protegei os nossos jovens, para que à luz de vossa Sagrada Palavra, sejam iluminados a seguir o caminho que os conduza ao compromisso com os estudos, de amor a si mesmo e de respeito ao próximo, promovendo a vida. Nós vos pedimos.
Presidente - Rezemos juntos a Oração Missionária.
Deus Pai, Criador do céu e da terra, enviai, por meio do vosso Filho, o Espírito que renova todas as coisas, para que, no respeito e cuidado com a natureza, possamos recriar novos céus e nova terra, e a Boa-Nova, que brilhou na Criação, seja conhecida até os confins do universo. AMÉM.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador (a) - Deus concede a cada um de nós, dons e carismas para que sejam colocados em prática a serviço do bem, conforme nos orienta o apóstolo Paulo: “Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e honroso e que mereça louvor”.
Animador (a) - Todos nós, filhos e filhas do mesmo Pai, pertencemos à vinha do Senhor, e somos chamados a cuidar desta plantação para que dê muitos frutos. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição em sermos missionários comprometidos com a edificação do Reino na Igreja e na sociedade.
Durante o comentário duas pessoas entram trazendo 2 cartazes com desenho em formato de pés, com nomes dos serviços existentes dentro e fora da comunidade (escrito bem legível). O animador proclama-os em voz alta, depois convida todos a cantar.
TOMA SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO, PARA MUDÁ-LA EM FRUTO E MISSÃO. TOMA SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO, PARA MUDÁ-LA EM MISSÃO.
16. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1. Bendito és Tu, ó Deus Criador, revestes o mundo da mais fina flor; restauras o fraco que a Ti se confia e junto aos irmãos, em paz, o envias.
Ó DEUS DO UNIVERSO, ÉS PAI E SENHOR, POR TUA BONDADE RECEBE O LOUVOR!
2. Bendito és Tu, ó Deus Criador, por quem aprendeu o gesto de amor: colher a fartura e ter a beleza de ser a partilha dos frutos na mesa!
3. Bendito és Tu, ó Deus Criador, fecundas a terra com vida e amor! A quem aguardava um canto de festa, a mesa promete eterna seresta!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Em nossos dons de pão e vinho apresentamos nossa missão. Eis a resposta viva da fé, eis nosso gesto de gratidão.
A VÓS, Ó DEUS DA VIDA, O NOSSO SINCERO LOUVOR. QUE NOSSO VIVER MISSIONÁRIO TRANSFORME ESTE MUNDO NO AMOR.
2. Tudo o que somos e fazemos em vossas mãos queremos trazer. Vós nos criastes para servir, disponde, ó Pai, de nosso viver.
17. PAI NOSSO
Presidente - Obedientes à Palavra do Senhor e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer. PAI NOSSO...
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador (a) - Irmãos e irmãs, se produzirmos os frutos que Deus espera, o resultado será nossa própria felicidade e alcançaremos a paz. Saudemo-nos com um gesto fraterno. (canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
É COMUNHÃO, É COMUNHÃO, EM JESUS CRISTO POR INTEIRO NESTE PÃO, É COMUNHÃO, É COMUNHÃO, COM SUA IGREJA MISSIONÁRIA EM AÇÃO.
1. É comunhão com o Deus vivo e verdadeiro, que dia a dia vem em nossa direção. Com Ele vamos revelar ao mundo inteiro, os horizontes da evangelização.
2. É comunhão com o projeto de Jesus, a Boa-Nova que Ele veio revelar, que por amor aceitou morrer na cruz, para o seu povo oprimido resgatar.
3. É comunhão com o Espírito de amor, protagonista da evangelização. Ele revela os segredos do Senhor, e guia a Igreja nos caminhos da missão.
4. É comunhão com a Igreja missionária, que nos acolhe, nos convoca, nos envia, como Maria segue sempre solidária, alimentada pela santa Eucaristia.
5. É comunhão com a história do meu povo, que sofre, chora e não cansa de esperar. Da velha terra vai nascer um mundo novo, nesta esperança vamos juntos comungar.
20. ORAÇÃO
Presidente - Pai de amor, fortalecidos pela vossa Palavra (e pela Comunhão), queremos caminhar conforme o vosso projeto. Dai-nos firmeza na fé para sermos os fiéis trabalhadores da vossa vinha e sempre produzirmos frutos de amor e fraternidade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. CONVITE ESPECIAL AOS JOVENS
22. NOTÍCIAS E AVISOS
ATENÇÃO: Colocar o cartaz da apresentação dos dons em um local visível na porta da Igreja. Motivar as pessoas a escrever seu nome em frente à equipe, pastoral ou outro trabalho que deseja participar na comunidade. No domingo seguinte, apresenta esses novos trabalhadores à assembleia.
- De 1 a 8: Semana Nacional da Vida.
23. BÊNÇÃO
Presidente - O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
- Deus Pai, que em Cristo manifestou a verdade e a sua caridade, vos torne testemunhas do Evangelho e do seu amor ao mundo. AMÉM.
- O Espírito do Senhor esteja em vós, para que sejam firmes na fé, assumindo a sua cruz de cada dia. AMÉM.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
24. CANTO FINAL
VAI, VAI MISSIONÁRIO DO SENHOR, VAI TRABALHAR NA MESSE COM ARDOR. CRISTO TAMBÉM CHEGOU PRA ANUNCIAR. NÃO TENHAS MEDO DE EVANGELIZAR.
1. Se és cristão és também comprometido, chamado foste tu e também foste escolhido pra construção do Reino do Senhor. Vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.
Nós somos a vinha do Senhor

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10904&eid=326

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Homenagem de Cristãos e Muçulmanos à Virgem Maria já tem data e local marcados

No último dia 21 de setembro, em Brasília, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a proposta da Pastoral da Criança de envolver Muçulmanos e Cristãos em celebração para homenagear Maria. O evento será dia 24 de março de 2012, em Foz do Iguaçu, local da tríplice fronteira e com ampla comunidade muçulmana.Além do louvor à Maria, o encontro será uma oportunidade para os líderes da Pastoral da Criança e famílias acompanhadas conhecerem temas inspiradores dos exemplos de Maria, como a visita às gestantes (Maria visita sua prima Izabel) e o cuidado com a gravidez desde a concepção. O evento também visa colaborar para a Paz entre os povos e fiéis das duas maiores religiões mundiais e servir de referência para a Pastoral da Criança Internacional atuar em países de maioria muçulmana, especialmente na África e Ásia.A organização do evento pretende contar com o apoio local das duas religiões, a participação da Pastoral da Criança, do secretário geral do movimento Religions for Peace, Wiliam F. Vendley, e Mohammad Sammak, secretário geral do Comitê para o Diálogo Cristão Muçulmano. “Estou pronto para ir onde a abençoada Maria quer que eu vá... para o Brasil e além... gosto de ver que comunidades cristãs e muçulmanas compartilham o amor de Maria e aqui ganham bênçãos”, ressaltou Mohammad Sammak em resposta ao convite feito pela Pastoral da Criança para auxiliar na organização.Juntamente com a homenagem acontecerá o encontro da coordenação Nacional da Pastoral da Criança com os coordenadores diocesanos e estaduais das regiões Sul e Centro-Oeste e a reunião do conselho executivo Mundial do Dia de Oração e Ação pela Criança, com representantes do Japão, Índia, Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Brasil.

Já estão confirmadas as presenças do cardeal dom Geraldo Agnelo, vários bispos do Paraná, o vice-governador do Paraná e membros do Conselho Executivo Mundial do Dia de oração e Ação pela Criança.Antecedentes no IslamismoO Alcorão menciona a Virgem Maria (Mariam) em 34 locais em 12 capítulos. No Líbano, essa celebração acontece desde 2010, com feriado oficial.

Fonte: CNBB

Agradeço a Leka pela partilha, afinal um dos nossos compromissos como membros da IAM é tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ação Missionária

Ano 01/ Nº. 08 – Outubro Missionário/ 2011

Reafirmando a essência e a missão da Igreja!

Por Leka Paim*

Todos os anos a Igreja dedica o mês de outubro para refletir sobre sua essência e sua missão universal, como lembra muito bem o decreto Ad Gentes 2: “A Igreja é por sua natureza Missionária...”

A origem da Missão como partilha se encontra em Deus que por primeiro partilhou sua vida através da Criação e, mais tarde, confiou ao Filho Jesus o seu Plano de salvação para todos os povos.

Jesus disse “vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lc 24, 48). Essa é a nossa Missão de cristãos. Ser discípulos do Mestre e dar testemunho de seu amor além das nossas fronteiras, e essa já não possui mais o sentido geográfico e sim as fronteiras da nossa doação.

Mês dedicado aos missionários, especialmente aqueles que movidos pelo desejo humano e divino de partilhar, derruba qualquer barreira, geográfica ou sociológica, religiosa ou humana, cultural, real ou virtual, para sair de si e ir ao encontro do outro, do diferente, do desconhecido. Missionário é uma pessoa sem fronteiras

Todo o ano no mês de outubro é feita a Campanha Missionária, e seu ponto alto é o Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês. Para ajudar na reflexão do tema, as Pontifícias Obras Missionárias produzem e enviam a todas as dioceses subsídios missionários, com a mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões (23/10). As dioceses, paróquias e comunidades são convidadas a participarem da Campanha intensamente no mês missionário.

A temática é inspirada na Campanha da Fraternidade, numa perspectiva universal, para reafirmar a vida da própria Igreja que é, por sua natureza, missionária. O objetivo é aprofundar o sentido da nossa fé sem fronteiras e nos ajudar a viver nossa missionariedade.

O conteúdo da Campanha Missionária é um convite para lançar um olhar universal, aberto a todo o mundo, como aquele de Cristo que abraçava todos os povos. E este ano esta volta para a vida de nosso planeta, com o tema Missão na Ecologia

Nessa perspectiva renovamos o entusiasmo e a esperança para que, “com a confiança que brota da fé” (RM 56) e com a força do Espírito Santo, “protagonista da missão” (RM 30), todo o batizado se empenhe para que a Boa Nova de Jesus chegue até os confins da terra.

A coleta do dia Mundial das Missões é revertida a um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais, assistência aos missionários em todo o mundo. É realizada no Brasil em nível nacional desde 1972.

Bem sabemos que os recursos materiais não são o verdadeiro problema das missões hoje. O que preocupa o mundo missionário é a escassez de vocações. As missões precisam de pessoas livres que se doem sem medo a esta causa, que é a causa de Cristo.

O surgimento de vocações missionárias em nossas comunidades é sinal claro de sua maturidade cristã. Para ser verdadeiramente missionária, a Igreja no Brasil e no continente deveria dar daquilo que recebeu e ainda recebe. "Chegou a hora em que o Brasil devia dar de sua pobreza e de sua rica experiência" já diziam os bispos reunido no Concilio de Puebla (México em 1979).

Bento XVI em sua mensagem para o dia Mundial das Missões lembra as palavras do Venerável João Paulo II dizendo “no início de um novo milênio da era cristã, afirmou com força a necessidade de renovar o empenho de levar a todos o anúncio do Evangelho «com o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora» (Novo Millennio Ineunte, 58). É o serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade e a cada pessoa que está em busca das razões profundas para viver em plenitude a própria existência. Por isso, o mesmo convite ressoa todos os anos na celebração do Dia Missionário Mundial”.

Infelizmente, apesar de todos os esforços já realizados pela Animação Missionária, a consciência missionária da Igreja no Brasil ainda é inexpressiva. Recebeu grande incentivo com o evento de Aparecida, que propôs a toda Igreja a “Missão Continental – toda Igreja em estado permanente de missão”.

A responsabilidade pela Missão deixada por Jesus Cristo é de todos os balizados, pois ninguém tem o direito de se furtar a essa obrigação. Jesus deixou-nos um mandato e uma segurança, a de não estarmos sozinhos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 18-20).

"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe”. (Lucas 10,1 ss). Estas palavras de Jesus continuam atuais e válidas. Pois mesmo depois de dois mil anos, a messe continua grande e, os operários ainda são poucos.

Para nós cristãos as palavras de São Paulo deveriam ressoar forte em nossos corações: "Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se eu não evangelizar" (1Cor 9,16).

Que Maria, “a grande Missionária, continuadora da Missão de seu Filho e formadora de missionários” (DAp 269), esteja sempre conosco, lembrando-nos de nossa missão.

(*extrato de textos de varios autores)

Convite

Amigo(a)s Missionário(a)s

Neste dia 01/10 às 15:00

Missa Abertura do Mês Missionário

Paróquia Nossa Senhora de Fátima Itaum

Diocese Joiville


De todas as crianças e adolescentes do mundo sempre amigos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM




DIA DA BÍBLIA



“Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus”

01. ACOLHIDA

Preparar um local para o Lecionário ou Bíblia, na entrada da igreja, enfeitado com criatividade e carinho. Preparar o espaço celebrativo destacando a Mesa da Palavra. Antes de iniciar a acolhida, entoar o refrão meditativo abaixo.


TUA PALAVRA É LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS, SENHOR! LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS, E LUZ, LUZ PARA O MEU CAMINHO! (bis)


Animador(a) - Amados irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Neste dia da Bíblia, celebramos a Páscoa de Jesus Cristo que se revela nas pessoas e comunidades que procuram viver o discipulado, obedientes à Palavra de Deus. Na Sagrada Escritura está a sabedoria de Deus, que sempre se preocupa em guiar seus filhos e filhas. A Bíblia é o grande tesouro e a força dos cristãos e da Igreja.


Animador(a) - A liturgia de hoje nos faz mergulhar em nossa fragilidade humana e nos leva também a experimentar a bondade sempre fiel do Senhor que nos convida a trabalhar na sua vinha, nos propõe mudança de vida e acredita em nossa conversão. Encerrando o mês da Bíblia, que teve como tema: “Travessia - Passo a passo, o caminho se faz” e como lema: “Aproximai-vos da presença do Senhor!” vamos nos comprometer em praticar a Leitura Orante da Bíblia. Alegres, cantemos.


Procissão de entrada como de costume.


02. CANTO INICIAL


ABRE, SENHOR, NOSSOS LÁBIOS PRA QUE NOSSA BOCA TE CANTE, ETERNAMENTE OS TEUS LOUVORES EM TONS E ACORDES VIBRANTES.


1. Tu és, Senhor, o caminho que os nossos passos conduz. Queremos que a tua Palavra nas trevas pra nós seja luz.


2. Tu és, Senhor, a verdade em quem professamos a crença. Queremos que a tua Palavra do teu grande amor nos convença.


3. Tu és, Senhor, plena vida a qual nós devemos viver. Queremos que a tua Palavra em nós possa permanecer.


Presidente - Irmãos e irmãs, façamos o sinal de nossa fé, cantando.


Todos - Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!


Presidente - A graça do Cristo, o amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!


Todos - Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (pausa) Confessemos os nossos pecados. CONFESSO A DEUS...


Presidente - Deus de misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM. Cantemos.


Senhor, piedade!


Ó Cristo, piedade!


Senhor, piedade de nós, Senhor!


04. MOMENTO DE LOUVOR


Este canto é específico para Celebração da Palavra.


Presidente - Louvemos ao Senhor, nosso Deus, que nos atende sempre naquilo que pedimos, porque é misericórdia e bondade sem limites.


GLÓRIA! GLÓRIA! AO PAI CRIADOR, AO FILHO REDENTOR E AO ESPÍRITO, GLÓRIA! AO PAI CRIADOR, AO FILHO REDENTOR E AO ESPÍRITO, GLÓRIA!


1. Ao Pai Criador do mundo ao Filho redentor dos homens ao Espírito de amor demos sempre glória! Ao Espírito de amor demos sempre glória!


05. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia,derramai sempre em nós a vossa graça, para que,caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA


A equipe de celebração prepara o Lecionário prendendo nele fitas, as quais serão levadas por crianças que estarão levando, também, plaquinhas com as palavras: força, vida, amor, alimento, ânimo, sustento, justiça. O Lecionário deverá estar ladeado por velas.


1. No seio das comunidades a tua Palavra é viva, Senhor! Abertas ao compromisso, assumem o serviço, a causa do amor.


ALELUIA! ALELUIA! A PALAVRA DE DEUS É JUSTIÇA! ALELUIA! ALELUIA!


DENUNCIA A OPRESSÃO E A COBIÇA.


2. A tua Palavra é alimento, é força e sustento para caminhar! Na busca de um mundo mais justo, não deixa o povo jamais se cansar.


3. É como semente lançada com muito carinho para um semeador! A tua Palavra germina, cativa e anima quem vive na dor.


07. LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (18,25-28)


08. SALMO RESPONSORIAL (24)


RECORDAI, SENHOR MEU DEUS, VOSSA TERNURA E COMPAIXÃO! (bis)


- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação; em vós espero, ó Senhor, todos os dias!


- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! Não recordeis os meus pecados quando jovem, nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!


- O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres Ele ensina o seu caminho.


09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (2,1-11)


10. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)


1. Minhas ovelhas escutam a minha voz, minha voz estão elas a escutar; Eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar!


11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (21,28-32)


12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


1. “Aproximai-vos do Senhor”


Queridos irmãos, queridas irmãs,


Eu confesso a vocês que muitas vezes eu já tive essa sensação aqui no ambão ao ler o evangelho para a comunidade. Dava-me arrepio na pele porque me sinto, às vezes, na minha vida diário muito próximo a Jesus, por exemplo, nos momentos de incompreensão, de perseguição, mas também de paz e de fraternidade.


2. Hoje, celebrando o dia da Bíblia, lembramos que a Bíblia é reconhecida e acolhida pelo povo como Palavra de Deus. Temos uma diversidade muito grande das afirmações, sentimentos e imagens de Deus que a Bíblia nos traz. A Bíblia, muitas vezes, aparece como um espelho daquilo que a gente mesmo vive. Estabelece-se uma ligação profunda entre Bíblia e a nossa vida. Na realidade, é uma leitura de fé muito semelhante à que faziam as primeiras comunidades (cf. At 1,16-20; 2,29-35; 4,24-31) e os Santos Padres.


3. A partir desta ligação entre Bíblia e vida, principalmente os pobres fazem a descoberta, a maior de todas: "Se Deus esteve com aquele povo no passado, então Ele está também conosco nesta luta que fazemos para nos libertar. Ele escuta também o nosso clamor!"


4. Antes deste contato mais vivido com a Palavra de Deus, a Bíblia ficava longe da vida do povo. Era o livro dos “padres”, dos “pastores”, do clero. Mas agora ela chegou perto! O que era misterioso e inacessível começou a fazer parte da vida quotidiana de crianças, mulheres e homens empobrecidos. E junto com a sua Palavra, o próprio Deus chegou perto!


5. Assim, aos poucos, foi surgindo uma nova maneira de se olhar a Bíblia e a sua interpretação. Ela já não é vista como um livro estranho que pertence ao clero, mas sim como o nosso livro, escrito para nós. Às vezes, ela chega a ser o primeiro instrumento de uma análise mais crítica da realidade. Por exemplo, a respeito de uma empresa que oprime e explora o povo, o pessoal da comunidade dizia: "É o Golias que temos que enfrentar!"


6. Pouco a pouco, cresce a descoberta de que a Palavra de Deus não está só na Bíblia, mas também na vida, e de que o objetivo principal da leitura da Bíblia não é interpretar a Bíblia, mas sim interpretar a vida com a ajuda da Bíblia. A Bíblia ajuda a descobrir que a Palavra de Deus, antes de ser lida na Bíblia, já existia na vida. As comunidades e as pessoas descobrem que a sua caminhada é bíblica.


7. A Bíblia entra na vida do povo não pela porta da imposição autoritária, mas sim pela porta da experiência pessoal e comunitária. Ela se faz presente não como um livro que impõe uma doutrina de cima para baixo, mas como uma Boa Nova que revela a presença libertadora de Deus na vida e na luta do povo. As pessoas que participam dos grupos bíblicos, elas mesmos se encarregam de divulgar esta Boa Notícia e atraem outras para participar.


8. Hoje, o grande perigo ao ler a Bíblia é uma leitura fundamentalista, quer dizer entender a Bíblia ao pé da letra. Por exemplo, o relato da criação em Genesis. A pessoa que faz este tipo de leitura ela acha que foi assim mesmo que o mundo começou. Vamos fazer o teste para ver se a gente já aprendeu superar este tipo de leitura. Adão, o primeiro homem, segundo o relato da criação tinha umbigo ou não? Quem acha que ele tinha umbigo levanta a mão! Quem acha que não tinha umbigo levanta agora! Então, alguns de nós ainda estão caindo nessa leitura fundamentalista, pois nesta compreensão ao pé da letra a gente cai na contradição porque se Adão tinha umbigo, ele tinha que ter uma mãe da qual foi cortado a corda umbilical e se ele não tinha umbigo ele não é um ser humano igual à nos. A gente só escapa deste fundamentalismo se a gente entende que todo relato da criação é um mito e não uma aula de biologia. Em todo texto bíblico a gente tem que entender, por isso, primeiro o gênero literário em que foi escrito, se não a gente nunca vai entender bem o sentido do texto.


9. Para uma boa interpretação, é muito importante o ambiente de fé e de fraternidade, através de cantos, orações e celebrações. Sem este contexto do Espírito, não se chega a descobrir o sentido que o texto tem para nós hoje. Pois o sentido da Bíblia não é só uma idéia ou uma mensagem que se capta com a razão e se objetiva através de raciocínios; é também um sentir, um conforto que é sentido com o coração, “para que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4).


Que assim seja. Amém.


13. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus que nos chama à conversão, professemos a nossa fé: CREIO EM DEUS PAI...


14. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Elevemos nossos pedidos a Deus que é aliado do pobre explorado e oprimido. Após cada pedido, cantemos:


Ó SENHOR, SENHOR NESTE DIA, ESCUTAI NOSSA PRECE.


- Senhor, iluminai o papa Bento XVI, nosso bispo Dom Décio, todos os padres, diáconos, religiosos e religiosas, para que continuem sendo fiéis anunciadores da vossa Palavra, principalmente com seus testemunhos e suas vidas. Nós vos pedimos.


- Senhor, abençoai todos nós batizados, para que tenhamos a coragem de anunciar a Palavra da verdade e do vosso amor em nossas comunidades. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei, com vossa Palavra, todos os secretários(as) paroquiais e a Equipe de Círculos Bíblicos para que realizem, com sabedoria, a sua missão de servir ao povo de Deus em vossa Igreja como fez São Jerônimo, tradutor da Bíblia em latim. Nós vos pedimos.


- Senhor, guiai a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Aracruz e as comunidades que celebram os seus padroeiros, para que sejam sinais de fé e esperança na caminhada. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos, juntos, a Oração para a leitura da Bíblia.


Senhor, nossas palavras são muito pobres, para agradecer-te o maravilhoso dom da Tua Palavra escrita, que ultrapassando os limites do tempo, continua a falar-nos da Fé que dá sentido à vida, da alegria que abre os corações, do Amor que nos faz irmãos. Concede-nos a Tua Palavra e, como Maria, acolhê-la, meditá-la e fazê-la crescer em nossos corações. Concede-nos, Senhor, grande amor à Bíblia. Que nosso egoísmo jamais aprisione a Tua Palavra. Queremos aproximar-nos deste Livro com Fé, para que saibamos encontrar em suas


páginas sagradas as respostas aos nossos problemas e a libertação de todo tipo de escravidão, comodismo e passividade. Faze-nos um instrumento eficaz de Tua Palavra a fim de anunciá-la e testemunhá-la: no Amor que une a família e na Paz que o mundo precisa. Com respeito, humildade e fé, queremos colocá-la em nossas casas para que seja: Luz que ilumina, Palavra que acalma, Presença viva de amor! Nós te pedimos ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar nela: O Caminho, a Verdade e a Vida! Repete, Senhor, a promessa do Evangelho: “És feliz porque acreditaste, pois em ti se há de cumprir a Palavra da Salvação”. AMÉM.


15. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador(a) - Não basta frequentar a Igreja para dizer que somos cristãos. O mundo e a sociedade são o campo onde o Pai nos pede hoje um compromisso com a justiça do Reino. Este pedido que Deus nos faz, é muito oportuno neste dia da Bíblia, pois é exatamente nela que encontramos a orientação, a iluminação para atendê-Lo.


Animador(a) - Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição e nosso empenho para realizar a vontade do Pai que é construir uma sociedade onde todos sejam respeitados nos seus direitos e tenham uma vida digna.


Preparar um painel tendo um caminho com pegadas. No início o tema do mês da Bíblia e no final o lema. Nas pegadas colocar o que foi realizado neste mês de acordo com a proposta do mês da Bíblia.


VAMOS IRMÃOS LUTAR POR ESTE MUNDO NOVO COM FÉ NO DEUS QUE AMA, NOS SALVA E NOS LIBERTA (bis).


16. CANTO DAS OFERENDAS


(Onde houver Celebração da Palavra)


COM ALEGRIA, OFEREÇO O MEU SACRIFÍCIO, E VOU CANTANDO E LOUVANDO O


SENHOR.


1. És nossa força, és nossa vida e, por isso, queremos louvar-te, ao Teu nome elevar nossas mãos.


2. Feliz o povo que te procura, caminhando à luz do teu rosto e buscando a Verdade, o Amor.


(Onde houver Celebração Eucarística)


1. Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo Vinho e Pão. Da vossa bondade recebemos os dons que oferecemos para a salvação.


SENHOR, ETERNO PAI, OS DONS DE VINHO E PÃO, AGORA TRANSFORMAI EM VIDA E SALVAÇÃO. (bis)


2. Pai Santo, sejamos água pura, que ao Vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa humanidade da vossa divindade vai participar.


3. Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho, que a bênção do trabalho transformou em Pão.


17. PAI NOSSO


Presidente - A Palavra de Deus transforma nossos corações. Rezemos, confiantes, a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...


18. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Vivendo a justiça, a fraternidade e a misericórdia, a paz reinará entre nós. Saudemonos com um gesto fraterno. (Canto à escolha)


19. CANTO DE COMUNHÃO (Se houver)


1. “Venham trabalhar na minha vinha”, dilatar meu reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.


UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA IGREJA EM AÇÃO.


2. “Venham trabalhar na minha vinha”, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a Boa-Nova, vivem como ovelhas sem pastor.


3. “Venham trabalhar na minha vinha”, com fervor meu nome proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar...”


20. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus de amor, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão) despertai os nossos corações para que atentos às Sagradas Escrituras, conheçamos o Caminho a seguir e cheguemos por ele à vida eterna. AMÉM.


21. NOTÍCIAS E AVISOS


22. BÊNÇÃO


Presidente - O Deus da vida vos abra o coração para acolher a Sua Palavra. AMÉM.


- O Filho Amado vos ajude a entender os Seus ensinamentos. AMÉM.


- O Espírito Santo vos dê sabedoria e discernimento para viver a Palavra. AMÉM.


- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


23. CANTO FINAL


TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS AMOR, DE UM DEUS IRMÃO. É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO.


1. Jesus Cristo é a Palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade.


2. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor. Precisamos ser profetas, para o mundo ser melhor.


3. Nossa fé se fundamenta na palavra dos apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé.


“Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus”

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10884&eid=326

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Não foi à festa da chegada da Cruz? A festa vai até você!




Se por algum motivo você não conseguiu ir à recepção da Cruz da JMJ e do ícone de Nossa Senhora, no Campo de Marte (São Paulo), não se preocupe. Vamos descrever os melhores momentos: - Início da festa com apresentações musicais: o cantor Zé Vicente , o padre Joãozinho e o grupo Cantores de Deus trouxeram muita gás e alegria aos presentes.- O Cardeal Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, fala para a multidão de fiéis, frases inesquecíveis, como: “Lembra-nos para nós a Cruz sempre a pessoa do próprio Jesus Cristo, filho de Deus, que se fez homem e que nela morreu pelo nosso amor para que alcançássemos misericórdia, perdão e vida. Lembra-nos ainda que Jesus entregou-se na Cruz para resgatar, restaurar sua herança. A Cruz nos lembra o amor maior, a entrega pelos que ama. Jesus Cristo o fez por todos nós. Por isso cantamos, com toda fé: louvada seja!”.- Os padres Hevaldo, Fábio de Melo, Gleuson, Irala, Reginaldo Manzotti, Rinaldo, Juarez de Castro realizaram apresentações musicais, seguidos pela pregação do padre Robson. Conheça um trecho das palavras do Padre Fábio Melo: “Eu acredito que, aqui hoje, nós estejamos chamando a atenção do Brasil para tudo isso que queremos que aconteça. Os frutos da jornada poderão ser muito benéficos para a igreja do Brasil. Trazer essa juventude, mobilizá-la e apresentar de uma maneira muito concreta para que ele possa ser seguido, conhecido e amado. Jesus, primeiramente, é um ser humano fascinante, encantador. Jesus é humano, Jesus é divino.”.- Diferentes ritmos animam o energizam o evento, como o mensageiro (Olívia Ferreira, Márcio Pacheco e Banda Dom, rock (Rosas de Saron e Beatrix ), eletrônico (DJs e Cristo Dance), forró (dupla DDD) e muito mais.
A grande festa também contou com as missas, tenda de confissão, capela de adoração, terço encenado e vídeos da Jornada Mundial da Juventude (Madri -2011).- Cerca de 100 mil pessoas recebem a Cruz e o ícone da JMJ, ao som de “Emanuel”, hino da JMJ em Roma 2000. Esta Cruz é a mesma que João Paulo 2º entregou aos jovens em 1984 para os jovens se reunissem em torno dela em preparação para as JMJ (o ícone de Nossa Senhora passou a acompanhá-la em 2003).
Durante a missa de celebração da chegada dos símbolos, Dom Odilo disse para a multidão reunida: “Nesse tempo de preparação para 2013, Jesus missionário e Nossa Senhora da Visitação irão ao encontro dos jovens de todo Brasil e dos países da América Latina. Até 2013 viveremos um tempo favorável de evangelização, momento de envolver a juventude na vida da Igreja, de transmitir o patrimônio da fé às novas gerações”.- Ao final do evento, vinte jovens da Arquidiocese de São Paulo carregaram a Cruz e o ícone até o caminhão. Este ato encerrou as 12 horas do Bote Fé, festa de acolhida da Cruz da JMJ no Brasil, mas é só o começo dessa grande e magnífica jornada J“A cruz veio até nós e agora vamos caminhar com ela em nossa vida”, afirmou dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo.Site para a JMJ 2013: www.pt.torcidajmj2013.com.br

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Historinha do Mês

Deus é como açúcar...
Aprendendo com a sabedoria infantil


Um certo dia, a professora, querendo saber se todos tinham estudado a lição solicitada, perguntou às crianças quem saberia explicar quem era Deus.

Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai. Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dEle.

A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viram?

A sala ficou toda em silêncio...

Pedro, um menino muito tímido, levantou a mãozinha e disse:

- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no bolo que ela faz e eu gosto tanto. Eu não vejo o açúcar que está no meu pedaço de bolo, mas se ela tirar, fica sem sabor.

Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos. Mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor.

A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares...

Um excelente dia e não esqueça de colocar "AÇÚCAR" em sua vida.

Autor: Desconhecido.

domingo, 18 de setembro de 2011

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Sejamos generosos assim como o Pai do céu


Preparar o espaço celebrativo bem bonito, dando destaque ao Lecionário ou à Bíblia. Colocar também o cartaz da CF 2011 e em comunhão com o mês da Bíblia, o tema: “Travessia - Passo a passo, o caminho se faz” e o lema: “Aproximai-vos do caminho do Senhor”. (Ex 16,9)
TUA PALAVRA É LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS, SENHOR! LÂMPADA PARA OS MEUS
PÉS, E LUZ, LUZ PARA O MEU CAMINHO! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno para celebrarmos nossa vida e nossa fé no Cristo Ressuscitado. Neste domingo o Senhor nos convida a vivermos o sentido mais profundo de sua Aliança conosco. Essa aliança é dom gratuito de seu amor, selado em Jesus, por sua morte e ressurreição. Na certeza de que esse mistério manifesta-se em tantas pessoas que superam dificuldades e ultrapassam barreiras na convivência, procurando se abrir fraternalmente a todos, com atenção caridosa aos mais necessitados em nossos dias. Alegres, cantemos, expressando o mistério que vamos celebrar.
Procissão de entrada como de costume
02. CANTO INICIAL
ABRE, SENHOR, NOSSOS LÁBIOS PRA QUE NOSSA BOCA TE CANTE, ETERNAMENTE
OS TEUS LOUVORES EM TONS E ACORDES VIBRANTES.
1. Tu és, Senhor, o caminho que os nossos passos conduz. Queremos que a tua Palavra nas trevas pra nós seja luz.
2. Tu és, Senhor, a verdade em quem professamos a crença. Queremos que a tua Palavra do teu grande amor nos convença.
3. Tu és, Senhor, plena vida a qual nós devemos viver. Queremos que a tua Palavra em nós possa permanecer.
Presidente - Reunidos no amor da Trindade Santa façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO
PAI...
Presidente - O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus, a constância de Cristo e a santidade no Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - De coração arrependido, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha
piedade de nós, pecadores (pausa).
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! (bis)
1. Pai de infinita bondade, que a tua vontade se faça verdade no meio de nós (bis).
2. Senhor Jesus Cristo piedade, piedade de mim que não te obedeci, nem segui tua voz (bis).
3. Que teu Espírito Santo nos mostre o caminho de paz e justiça, sem ódio e sem dor (bis).
Presidente - Deus, Pai de infinita bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os
nossos pecados e nos conduza, um dia, à vida eterna. AMÉM.
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...
-Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
04. MOMENTO DE LOUVOR
Este canto é especialmente para Celebração da Palavra.
Presidente - Louvemos ao Senhor nosso Deus pelos sinais do Reino, criando raízes em nossa Igreja e na sociedade atual.
1. Este hino de louvor que envolve o meu ser é de gratidão. A bondade do Senhor é tão grande sem confim, veio até a mim.
GLÓRIA AO SENHOR, GLÓRIA AO SENHOR, DEUS CRIADOR (bis).
2. Ao Deus Pai que nos criou a ternura filial, Deus é nosso Pai. Jesus Cristo, nosso irmão deu a vida pelos seus, nós somos de Deus.
GLÓRIA AO SENHOR, GLÓRIA AO SENHOR, DEUS SALVADOR (bis).
3. Deus é fonte de amor, santifica o nosso ser, Espírito de amor. Nós, igreja militante, o amor de Deus cantamos, para sempre amém.
GLÓRIA AO SENHOR, GLÓRIA AO SENHOR, DEUS AMOR (bis).
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Pai, Vós sois generoso e justo e dais alegria sem medida a todos os que se deixam atrair por Vós. Abri os nossos corações para acolhermos a gratuidade do vosso amor, para aceitarmos o convite de vosso Filho Jesus e servirmos generosamente em vossa vinha. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
06. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
PALAVRA DE DEUS É VIDA E AMOR, É LUZ QUE ILUMINA E AO MUNDO CHEGOU,
VAMOS ACOLHER NUM SÓ CORAÇÃO, PALAVRA DA LIBERTAÇÃO. (bis)
07. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (55,6-9)
08. SALMO RESPONSORIAL (144)
O SENHOR ESTÁ PERTO DA PESSOA QUE O INVOCA! (bis)
- Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o
Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.
- Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
- É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (1,20c-24.27a)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)
1. Vem abrir nosso coração, Senhor; ó Senhor, abre o nosso coração, e, então, da Palavra do teu Filho, vamos ter, ó Senhor, compreensão!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS
(20,1-16a)
12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A Palavra de Deus que nos vem por Isaías descortina diante de nossos olhos o porquê da ação
desconcertante que Jesus narra na parábola. Deus ultrapassa todas as limitações e o nosso jeito de entender a vida. Tanto quanto as nuvens estão longe do nosso chão, assim são os planos d’Ele com relação à nossa estreiteza de visão e de projetos. Mas Deus se deixa encontrar, está em nossos caminhos para transformá-los em seus caminhos. Isaías nos revela que o Senhor nos convida a abandonar nossas maquinações e assumir a generosidade divina. Paulo diz que: uma coisa só importa para quem segue Jesus Cristo: viver à altura do Evangelho, uma vida que supõe luta e inteireza. Para ele a vida é importante devido a missão, e a morte é atraente pela fé no encontro com a bondade e a ternura do Pai. A grande escolha é viver bem, ser uma força positiva no mundo, ter uma vida que faça sentido e seja anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo. Na parábola, o trabalhador reclama da “injustiça” do patrão, porque ele tem uma ideia da justiça matemática, que gera inveja e mesquinhez. Deus não é injusto ao ser generoso. A bondade de Deus ultrapassa os critérios humanos. Jesus vem revelar a partilha e ensina a repartir de acordo com a generosidade do Pai. A parábola alerta-nos para que não sejamos parte dos primeiros que se refugiam em suas próprias ações, em seus serviços prestados à Igreja desde cedo. O ensinamento, suas advertências e sua
promessa incluem a todos, primeiros e últimos. Sejamos, pois, dos que reconhecem e confiam na generosidade de Deus. Tudo d’Ele recebemos! Tudo é graça! Seu dom é sem medida e todos podem receber e participar da comunhão com Ele, não por merecimento pessoal, mas gratuitamente por sua graça e bondade. Nossa missão e nosso empenho não são trabalho forçado, mas participação. Eles não são motivados por moralismo ou temor, mas por graça, gratidão e alegria por sermos convidados, ainda que tarde. O que importa não é o quanto fazemos, mas o como fazemos. Facilmente julgamos que as pessoas não se esforçam, não se engajam, não fazem o suficiente para participar do Reino. Esta parábola representa muito hoje, também, para as nossas comunidades. Na Igreja não deve haver aqueles que exigem mais “porque chegaram antes”. Ninguém deve sentir-se “veterano” porque se converteu antes a Cristo. Todos somos iguais. Ninguém é o senhor da “vinha”, pois todos somos operários e nos encontramos no mesmo nível: não há motivos para superioridade.
Acontece, às vezes, nas nossas comunidades que alguém se julga “veterano”, nem ele trabalha nem deixa os outros trabalhar; influencia a vida de todo o grupo e não permite que quem chegou depois tome iniciativa. Em nossas comunidades, estamos valorizando a boa vontade e o desejo de participação daqueles que ficam à margem, excluídos na Igreja e na sociedade?
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que é fonte do amor e da justiça. CREIO EM DEUS...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Irmãos, rezemos a Deus Pai, que é bom e misericordioso, para que atenda os pedidos que Vos apresentamos.
- Senhor, olhai por vossa Igreja, presente no mundo inteiro, para que seja sempre sinal do Vosso amor e bondade para todos. Nós vos pedimos.
- Senhor, fortalecei todas as pessoas que em nossa Igreja e na sociedade estão a serviço do vosso Reino, ajudando a construir um mundo mais justo e solidário. Nós vos pedimos.
- Senhor, ajudai-nos para que nos dediquemos mais ao estudo e à leitura orante da Bíblia, para
vivenciarmos os vossos ensinamentos. Nós vos pedimos.
Presidente - Rezemos juntos a oração dedicada à Palavra de Deus.
Senhor, nossas palavras são muito pobres, para agradecer-te o maravilhoso dom da Tua Palavra escrita, que ultrapassando os limites do tempo, continua a falar-nos da Fé que da sentido à vida, da Alegria que abre os corações, do Amor que nos faz irmãos. Concede-nos a Tua Palavra e, como Maria, acolhê-la, meditá-la e fazê-la crescer em nossos corações. Concede-nos, Senhor, grande amor à Bíblia. Que nosso egoísmo jamais aprisione a Tua Palavra. Queremos aproximar-nos deste Livro com Fé, para que saibamos encontrar em suas páginas sagradas as respostas aos nossos problemas e a libertação de todo tipo de escravidão, comodismo e passividade. Faze-nos um instrumento eficaz de Tua Palavra a fim de anunciá-la e testemunhá-la: no Amor que une a família e na Paz que o mundo precisa. Com respeito, humildade e fé, queremos colocá-la em nossas casas para que seja: Luz que ilumina, Palavra que acalma, Presença viva de amor! Nós te pedimos ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar nela: O Caminho, a Verdade e a Vida! Repete, Senhor, a promessa do Evangelho: “És feliz porque acreditaste, pois em ti se há de cumprir a Palavra da Salvação”. AMÉM.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Somos chamados a participar da “vinha do Senhor”. Uns desde a manhã, uns ao meio dia e outros no fim do dia. Pois isso, todos, indistintamente, somos convidados a ouvir sua Palavra, e a participar do banquete da vida, por ele preparado e oferecido generosamente.
Apresentemos ao altar do Senhor o nosso compromisso e disposição em seguirmos o exemplo
daqueles trabalhadores. Que nós também, do amanhecer ao anoitecer de nossas vidas, nos
coloquemos a serviço da vinha do Senhor.
Hoje o convite é para as pessoas que prestam serviços voluntários à comunidade, e que na maioria das vezes não são lembradas, ex.: a(o) zeladora(o), o sino, a arrumação do espaço celebrativo, lava e passa os paramentos do altar, confecciona cartazes e painéis, membros das associações no bairro, e outras atividades conforme a realidade local. O(a) animador(a) apresenta-os ou cita os nomes.
AQUI VIEMOS NOSSA VIDA PARTILHAR, OS DONS QUE RECEBEMOS OFERTAMOS NO
ALTAR, POIS QUANDO MENOS NOS DERAM ALEGRIA E FELICIDADE, FOI QUANDO
NÃO OS COLOCAMOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE (bis).
16. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
COM ALEGRIA, OFEREÇO O MEU SACRIFÍCIO, E VOU CANTANDO E LOUVANDO O
SENHOR.
1. És nossa força, és nossa vida e, por isso, queremos louvar-te, ao Teu nome elevar nossas mãos.
2. Feliz o povo que te procura, caminhando à luz do teu rosto e buscando a Verdade, o Amor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo Vinho e Pão. Da vossa bondade
recebemos os dons que oferecemos para a salvação.
SENHOR, ETERNO PAI, OS DONS DE VINHO E PÃO, AGORA TRANSFORMAI EM VIDA E
SALVAÇÃO. (bis)
2. Pai Santo, sejamos água pura, que ao Vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa humanidade da vossa divindade vai participar.
3. Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho, que a bênção do trabalho transformou em Pão.
17. PAI NOSSO
Presidente - Obedientes à Palavra do Salvador e iluminados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: PAI NOSSO...
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Como filhos e filhas amados do Deus da paz, saudai-vos com um gesto de
comunhão fraterna. (à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. “Venham trabalhar na minha vinha”, dilatar meu reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.
UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS
JUNTOS CONSTRUIR UMA IGREJA EM AÇÃO.
2. “Venham trabalhar na minha vinha”, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a Boa- Nova, vivem como ovelhas sem pastor.
3. “Venham trabalhar na minha vinha”, com fervor meu nome proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar...”
20. ORAÇÃO
Presidente - Pai de bondade, renovados por esta celebração, nós vos agradecemos e pedimos:
ajudai-nos para que busquemos sempre a vossa justiça e promovamos a paz em nossa comunidade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente - O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Glorificai o Senhor com vossa vida, promovendo a justiça e a paz. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. Olha que o tempo é ligeiro e o melhor companheiro, possui a eternidade. E o seu amor que é forte, é bem maior que a morte e quer sua amizade. Cristo, conta com você.
2. Muita gente vive a toa, sem saber o que fazer, vendo a messe florescer o Senhor precisa de
operários, bem valentes, destemidos. Para a messe mais crescer, Cristo, conta com você.




Sejamos generosos assim como o Pai do céu

Presente...Selinho...


Quero agradecer a Kesia pelo presente, amei esse selinho e parabéns pelo seu blog.
visitem http://jardimdaboanova.blogspot.com.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O TERÇO DAS SETE DORES

Início:

D- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
R- Amém!
D- Nós vos louvamos, Senhor, e vos bendizemos!
R- Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
D- Nós contemplamos vossas Dores, ó mãe de Deus!
R- E vos seguimos no caminho da fé!


Oração Inicial:

Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça...(pedir a graça)



1ª Dor - Profecia de Simeão

Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma (Lc 2,34-35).



1 Pai Nosso; 7 Ave Marias



2ª Dor - Fuga para o Egito

O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: Levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo. Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito (Mt 2,13-14).

1 Pai Nosso; 7 Ave Marias


3ª Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém

Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele (Lc 2,43b-45).

1 Pai Nosso; 7 Ave Marias


4ª Dor - Jesus encontra a Sua Mãe no caminho do Calvário
Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam (Lc 23,26-27).

1 Pai Nosso; 7 Ave Marias



5ª Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus

Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o discípulo: Eis aí a tua Mãe! (Jo 19,15-27a).

1 Pai Nosso; 7 Ave Marias



6ª Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz

Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz (Mc 15,42).

1 Pai Nosso; 7 Ave Marias


7ª Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro
Os discípulos tiraram o corpo de Jesus e envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus (Jo 19,40-42a).

1 Pai Nosso; 7 Ave Marias

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DAS DORES


> Meditação das Dores de Nossa Senhora.

Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples memória: não mais Sete Dores de Maria, mas menos especificadamente e mais oportunamente: Virgem Maria Dolorosa. Com este título nós honramos a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado torna-se a Mãe do corpo místico nascido da Cruz, isto é, nós somos nascidos, enquanto cristãos, do mútuo amor sacrifical e sofredor de Jesus e Maria. Eis porque hoje se oferece à nossa devota e afetuosa meditação a dor de Maria. Mãe de Deus e nossa.

A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou simbolicamente as sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantos episódios narrados pelo Evangelho: a profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Gólgata, a crucificação, a Deposição da cruz, a sepultura, portanto, somos convidados hoje a meditar estes episódios mais importantes que os evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Vamos nós, cristãos, pedir auxílio à Rainha dos Mártires, para que nos mantenha afastados do pecado, e nos dê força, auxílio e paciência para levarmos a nossa Cruz.

As Promessas aos devotos de Nossa Senhora das Dores



Santa Brígida diz-nos, nas suas revelações aprovadas pela Igreja Católica, que Nossa Senhora lhe prometeu conceder sete graças a quem rezar cada dia, sete Ave-Marias em honra de suas principais "Sete dores" e Lágrimas, meditando sobre as mesmas.



Eis as promessas:


1ª - Porei a paz em suas famílias.
2ª - Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.
3ª - Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos.
4ª - Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas.
5ª - Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
6ª - Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima.
7ª - Obtive de Meu Filho que, os que propagarem esta devoção (às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhe-ão apagados todos os seus pecados e o Meu filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria.



Santo Afonso Ligório nos diz que Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu, aos devotos de Nossa Senhora das Dores as seguintes graças:


Eis as Graças:



1ª – Que aquele devoto que invocar a divina Mãe pelos merecimentos de suas dores merecerá fazer antes de sua morte, verdadeira penitência de todos os seus pecados.

2ª - Nosso Senhor Jesus Cristo imprimirá nos seus corações a memória de Sua Paixão dando-lhes depois um competente prêmio no Céu.
3ª - Jesus Cristo guardá-los-á em todas as tribulações em que se acharem, especialmente na hora da morte.
4ª - Por fim os deixará nas mãos de sua Mãe para que deles disponha a seu agrado, e lhes obtenha todos e quaisquer favores.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz



Leitura Orante

Jo 3,13-17

Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.



Leitura Orante
Exaltamos a Santa cruz, traçando sobre nós o sinal da cruz e rezando:
- Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando, com todos os internautas:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Biblia, o texto: Jo 3,13-17,e observo Nicodemos e Jesus que conversam, procuro compreender
Neste texto Jesus conversa com Nicodemos. Fala da cruz, diz que o Filho do Homem será levantado na cruz, como a cobra de bronze numa estaca. A diferença é que olhando para a serpente as pessoas se sentiam preservadas da morte repentina. Em Jesus crucificado todos têm a vida eterna.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Qual o sentido da cruz para mim? Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento? Quais são as cruzes do mundo de hoje? Em Aparecida, os bispos disseram: "Durante seu ministério, os discípulos não foram capazes de compreender que o sentido de sua vida selava o sentido de sua morte. Muito menos podiam compreender que, segundo o desígnio do Pai, a morte do Filho era fonte de vida fecunda para todos (cf. Jo 12,23-24). O mistério pascal de Jesus é o ato de obediência e amor ao Pai e de entrega por todos seus irmãos. Com esse ato, o Messias doa plenamente aquela vida que oferecia nos caminhos e aldeias da Palestina. Por seu sacrifício voluntário, o Cordeiro de Deus oferece sua vida nas mãos do Pai (cf. Lc 23,46), que o faz salvação "para nós" (1 Cor 1,30). Pelo mistério pascal, o Pai sela a nova aliança e gera um novo povo que tem por fundamento seu amor gratuito de Pai que salva." (DAp 143).
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Dois riscos - Padre Zezinho, scj
Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus
Um é vertical, o outro horizontal
O vertical eleva, o horizontal abraça
Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus
Feita de dois riscos é a minha fé
Sem esses dois riscos religião não é
Um é vertical, o outro horizontal
Um vai buscar na fonte
O outro é o aqueduto
Feita de dois riscos é a minha fé
Sem esses dois riscos religião não é
Feita de dois riscos é o meu caminhar
Sem esses dois riscos posso não chegar
Um é vertical, o outro horizontal
O vertical medita, o horizontal agita
Feita de dois riscos é o meu caminhar
Sem esses dois riscos posso não chegar.
Do CD No peito eu levo uma cruz - Coletânea Jornada Mundial da Juventude - Brasil 2013 - http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?idProduto=9570
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus. Como Jesus na cruz, terei sempre no coração o perdão.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
**************************
Mês da Bíblia - setembro 2011.
Inspirado no livro do Êxodo.
Tema: "Travessia: passo a passo, o caminho se faz".
Lema: "Aproximai-vos do Senhor" (Ex 16,9).
Divulgue na sua comunidade. Lá você encontra também uma Maratona Bíblica.
Saiba mais no blog: http://comunicacatequese.blogspot.com/

Deus abençoe esta sua "travessia" no mês da Bíblia.
- Se você quiser receber o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro -
http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Refletindo...

O Valor da Bíblia

Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes.

Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em seguida dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita:
- O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
- Eu gostaria de receber a Bíblia. Respondeu pela ordem o cocheiro.
- Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!
Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar.
Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou:
- Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem
dúvida, a Bíblia.
Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela
ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:
- Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um
vestido novo.
- Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro. Informou a arrumadeira, em poucas palavras.
Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
- Certamente você também ira preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz?
- Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro... Disse o pequeno mensageiro.
Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto.
A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: "Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus."
Pense agora: "O quê pode ser mais valioso do que a palavra de Deus ?"
Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos.
A nós, basta aceitar o que Ele nos oferece

Aprendendo sobre a Bíblia

Responda as perguntas abaixo e veja o quanto você já sabe sobre a Bíblia.

1 - O que significa a palavra Bíblia?

2 - A Bíblia é um livro histórico ou sagrado?

3 - Em quantas partes principais a Bíblia é dividida?

4 - Quantos livros a Bíblia contém?

5 - Quantos livros existem no Velho Testamento?

6 - E, no Novo Testamento?

7 - Quantos livros existem em cada parte principal da Bíblia?

8 - Em que parte da Bíblia encontramos a história do nascimento de Jesus?

Vamos ver se você conhece algo sobre os livros que revelam a História do Amor de Deus por todos nós.
Preencha a cruzadinha bíblica:

1 - O quinto livro do Novo Testamento é chamado ATOS DOS __________________.
2 - O primeiro livro da Bíblia chama-se ______________.
3 - Este livro está logo depois dos Salmos, no Antigo Testamento._________________
4 - O segundo Evangelho foi escrito por _______________.
5 - O libertador do Povo de Deus que estava escravo no Egito, foi _______________.
6 - Os Evangelhos contam a história do Filho de Deus: __________________.


Fonte: internet

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

1º Congresso da INFÂNCIA MISSIONÁRIA - Jaraguá do Sul






Algumas fotos do congresso realizado em jaragua do sul - sc
congresso da infancia e adolescencia missionaria , dia 03 de setembro de 2011 ,como tema :SEJA UM MISSIONARIO SIGA O CAMINHO DE JESUS
esteve presente no evento os grupos de adolescencia e os grupos de infância missionaria , formando um total de mais ou menos 300 participantes ,
É FORMAR HOMENS NOVOS PARA UM MUNDO NOVO , POR QUE ALEM DE TORNAR JESUS CONHECIDO E AMADO ESTAMOS DANDO SENTIDO A VIDA DESTES PEQUENOS E JOVENS MISSIONARIOS ,


Luis Flores assessor da IAM em Jaragua do Sul - SC , Comunidade Imaculada Conceiçao

domingo, 11 de setembro de 2011

Celebração Envio - IAM São Francisco de Assis







Neste sábado 10/09 as 19:30 na Comunidade São Francisco de Assis, aconteceu a Celebração de Envio da Infância e Adolescência Missionária São Francisco de Assis, celebrando o ardor missionários e o Pe Joelsio fez o envio e a benção nos escapulários que os familiares fizeram a entrega às crianças e adolescentes, as crianças fizeram uma pequena apresentação cantando com gestos o Hino da Infância e Adolescência Missionária. Parabéns as assessoras Denise, Sandra, Luiz Carlos, Jéssica.
Que Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier Rogai por todas as crianças.

Espiritualidade Missionária - Comunidade Santa Paulina







Liturgia para 10/09/2011
Verde. Sábado da 23ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - 1Tm 1,15-17
Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,15-17
Caríssimo:
15Segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra:
Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.
E eu sou o primeiro deles!
16Por isso encontrei misericórdia,
para que em mim, como primeiro,
Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração;
ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele
para alcançar a vida eterna.
17Ao Rei dos séculos,
ao único Deus, imortal e invisível,
honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 112 (113),1-2. 3-4. 5a.6-7 (R. 2)
R. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *
louvai, louvai o nome do Senhor!
2Bendito seja o nome do Senhor, *
agora e por toda a eternidade!R.

3Do nascer do sol até o seu ocaso, *
louvado seja o nome do Senhor!
4O Senhor está acima das nações, *
sua glória vai além dos altos céus.R.

5aQuem pode comparar-se ao nosso Deus, +
6que se inclina para olhar o céu e a terra?
7Levanta da poeira o indigente *
e do lixo ele retira o pobrezinho.R.


Evangelho - Lc 6,43-49
Por que me chamais: 'Senhor! Senhor!',
mas não fazeis o que eu digo?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,43-49
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
43Não existe árvore boa que dê frutos ruins,
nem árvore ruim que dê frutos bons.
44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos.
Não se colhem figos de espinheiros,
nem uvas de plantas espinhosas.
45O homem bom tira coisas boas
do bom tesouro do seu coração.
Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro,
pois sua boca fala do que o coração está cheio.
46Por que me chamais: 'Senhor! Senhor!',
mas não fazeis o que eu digo?
47Vou mostrar-vos com quem se parece
todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras
e as põe em prática.
48É semelhante a um homem que construiu uma casa:
cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha.
Veio a enchente, a torrente deu contra a casa,
mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.
49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática,
é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão,
sem alicerce.
A torrente deu contra a casa,
e ela imediatamente desabou;
e foi grande a ruína dessa casa.'
Palavra da Salvação.
Neste sábado dia 10/09 na Comunidade Santa Paulina a Infância e Adolescência Missionária juntamente com a crianças da catequese participaram da Celebração da Palavra Mês da Bíblia.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

24º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Cor verde - ANO A - 11/0 9/2011


O perdão é instrumento de cura e salvação


Estamos no mês de setembro, o qual é dedicado à Bíblia. Preparar com especial carinho o espaço celebrativo, dando destaque à mesa da Palavra, de onde deverão ser proclamadas as leituras, cantado o salmo, feitas a homilia, a profissão de fé e as preces da comunidade. Para iniciar a celebração cantar o refrão meditativo.


A PALAVRA DE DEUS É LUZ, QUE NOS GUIA NA ESCURIDÃO: É SEMENTE DE PAZ, DE JUSTIÇA E PERDÃO! (bis)


01. ACOLHIDA E RECORDAÇÃO DA VIDA


Animador (a) - Sejam todos bem-vindos para celebrar o Mistério Pascal, centro de nossa fé e de nossa salvação. Neste dia, o Senhor nos mostra que o perdão é condição fundamental para convivermos como irmãos, e a correção fraterna é o meio ensinado por Jesus Cristo para alcançarmos o perdão e a misericórdia. Alegres, cantemos.


Procissão de entrada como de costume.


02. CANTO INICIAL


ABRE, SENHOR, NOSSOS LÁBIOS PRA QUE NOSSA BOCA TE CANTE, ETERNAMENTE OS TEUS LOUVORES EM TONS E ACORDES VIBRANTES.


1. Tu és, Senhor, o caminho que os nossos passos conduz. Queremos que a tua Palavra nas trevas pra nós seja luz.


2. Tu és, Senhor, a verdade em quem professamos a crença. Queremos que a tua Palavra do teu grande amor nos convença.


3. Tu és Senhor, plena vida a qual nós devemos viver. Queremos que a tua Palavra em nós possa permanecer.


Presidente - Reunidos pela Santíssima Trindade, façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


Presidente - A graça de Deus Pai, o amor de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - O perdão de Deus é tão grande que se torna instrumento de cura e de salvação. A mesma atitude deve ter todo cristão que ouve a Palavra e a põe em prática. Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, peçamos perdão. (pausa)


- Senhor, que viestes não para condenar, mas para perdoar, tende piedade de nós.


SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.


- Cristo, que vos alegrais pelo pecador arrependido, tende piedade de nós.


CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.


- Senhor, que muito perdoais a quem muito ama, tende piedade de nós.


SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.


Presidente - Deus rico em misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.


04. HINO DO GLÓRIA


Presidente - Rezando o Hino do Glória, glorifiquemos ao Pai por todas as pessoas que se abrem ao perdão, vivendo a misericórdia e o amor que Jesus nos mostrou com sua própria vida. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.


05. ORAÇÃO


Presidente - Deus justo e misericordioso, vós nos perdoais e quereis que vos imitemos perdoando também nosso próximo. Criai em nós um coração semelhante ao do vosso Filho, sempre pronto a perdoar a ofensa recebida, assim seremos testemunhas de vossa misericórdia. Por nosso Senhor


Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA


1. Desça como a chuva a tua palavra, que se espalhe como orvalho, como chuvisco na relva, como aguaceiro na grama. Amém!


07. LEITURA DO LIVRO DO ECLESIÁSTICO (27,33-28,9)


08. SALMO RESPONSORIAL (102)


O SENHOR É BONDOSO, COMPASSIVO E CARINHOSO. (bis)


- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo meu ser seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!


- Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.


- Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.


- Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.


09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO OS ROMANOS (14, 7-9)


10. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)


1. Eu vos dou este novo mandamento, nova ordem, agora, vos dou; que, também, vos amei uns aos outros como eu vos amei, diz o Senhor.


11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (18,21-35)


12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


O perdão das ofensas é um dos pontos mais acentuados pelos Evangelhos e pelas cartas dos apóstolos. É condição fundamental para o batizado entrar e permanecer no Reino dos Céus. Não compreender esse ensinamento ou não fazer o coração governar-se por ele é rejeitar uma exigência básica para a salvação. Talvez porque o perdão custe tanto ao homem, Jesus tenha insistido com palavras, parábolas e exemplo pessoal. Uma de suas últimas palavras foi de perdão: “Pai, perdoailhes” (Lc 23, 34). E o perdão entrou destacado no modelo de oração que Ele deixou à comunidade, o Pai Nosso: “perdoai-nos as nossas ofensas como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Quem não sabe perdoar não é acolhedor. Só o humilde sabe acolher bem. Só um coração generoso se interessa pela salvação do irmão que lhe deve. Quem se põe a corrigir e não sabe rezar com a pessoa que errou nada consegue. O orgulhoso, que quer corrigir o outro, geralmente mostra prepotência, que agride o amor fraterno. A correção fraterna e o perdão fazem parte das exigências do Reino dos Céus. “O homem olha as aparências, mas o Senhor olha o coração” (1Sm 16, 7). Deus vê por dentro, onde correm os pensamentos, onde se tomam as decisões, onde se curtem os sentimentos. É, portanto, no interior de cada um de nós que deve nascer o perdão. Ainda é comum entre os cristãos,


porém, um comportamento expresso com frases como: “Eu perdoei, mas para mim fulano é como se não existisse”. Essa atitude não é cristã e impede a plena comunhão com Deus. O não perdoar “de coração” produz imediatamente desconfiança, e a desconfiança impede qualquer gesto de paz. Na Mensagem aos povos da América Latina, os bispos reunidos em Puebla ensinaram que “não existe gesto mais sublime do que o perdão”. Não adianta pedir paz a Deus e alimentar a guerra no coração. Perdoar é dar oportunidade de recomeçar de forma diferente, acreditar que todos nós podemos ser melhores e que um ser humano é obra muito preciosa para ser abandonada.


13. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus, Uno e Trino, que nos ensina a perdoar sem limites, professemos nossa fé.


CREIO EM DEUS PAI...


14. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Irmãos e irmãs, neste dia em que reconhecemos a grandeza do amor de Deus, que perdoa, e a do cristão, que aprende a perdoar, digamos com fé:


OUVI-NOS, PAI MISERICORDIOSO.


- Senhor, abençoai o Papa Bento XVI para que possa conduzir nossa Igreja anunciando com fidelidade o amor e a misericórdia, a exemplo de Jesus. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei nossos bispos e padres para que, por meio do ministério sacerdotal, sejam instrumentos do perdão, semeando a esperança e a conversão. Nós vos pedimos.


- Senhor, tocai os corações dos que alimentam o ódio e a vingança para que meditem nas palavras de Jesus: “perdoai e sereis perdoados”. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos juntos a oração dedicada à Palavra de Deus.


Senhor, nossas palavras são muito pobres, para agradecer-te o maravilhoso dom da Tua Palavra escrita, que ultrapassando os limites do tempo, continua a falar-nos da Fé que da sentido à vida, da Alegria que abre os corações, do Amor que nos faz irmãos. Concede-nos a Tua Palavra e, como Maria, acolhê-la, meditá-la e fazê-la crescer em nossos corações.


Concede-nos, Senhor, grande amor à Bíblia. Que nosso egoísmo jamais aprisione a Tua Palavra. Queremos aproximar-nos deste Livro com Fé, para que saibamos encontrar em suas páginas sagradas as respostas aos nossos problemas e a libertação de todo tipo de escravidão, comodismo e passividade. Faze-nos um instrumento eficaz de Tua Palavra a fim de anunciá-la e testemunhá-la: no Amor que une a família e na Paz que o mundo precisa. Com respeito, humildade e fé, queremos colocá-la em nossas casas para que seja: Luz que ilumina, Palavra que acalma, Presença viva de amor! Nós te pedimos ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar nela: O Caminho, a


Verdade e a Vida! Repete Senhor, a promessa do Evangelho: “És feliz porque acreditaste, pois em ti se há de cumprir a Palavra da Salvação”. AMÉM.


15. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador (a) - O perdão é condição fundamental para alcançarmos a salvação. Todos nós batizados, somos chamados a sermos misericordiosos como o Pai é misericordioso. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição em dar, receber e incentivar a prática do perdão para com as pessoas da família, do local de trabalho, da vizinhança e da comunidade, como sinal da misericórdia de Deus presente em cada um de nós.


A equipe prepara um bonito coração com a frase do tema da celebração. A Pastoral Carcerária (onde houver) ou uma família apresenta o coração diante do altar, enquanto se canta.


1. Um coração para amar, pra perdoar e sentir, para chorar e sorrir Ao me criar tu me deste. Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater. Ansioso por entender as coisas que tu disseste.


EIS O QUE EU VENHO TE DAR, EIS O QUE EU PONHO NO ALTAR. TOMA SENHOR QUE ELE É TEU, MEU CORAÇÃO NÃO É MEU. (bis)


16. CANTO DAS OFERENDAS


Onde houver Celebração da Palavra omite-se a 2ª estrofe.


1. Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a Ti, Senhor, nosso sonho e nossa luta nossa fé, nossa conduta, te entregamos com amor.


NOVO JEITO DE SERMOS IGREJA NÓS BUSCAMOS, SENHOR, NA TUA MESA (bis).


2. Neste pão te oferecemos os mutirões que fazemos a partilha e a produção. Neste vinho a alegria que floresce cada dia dentro da nossa união.


3. Nesta Bíblia bem aberta encontramos a luz certa para aqui te oferecer. Ela reúne o teu povo na busca de um mundo novo onde os pobres vão viver.


4. Nosso coração inteiro, Deus humano e companheiro, deixamos no teu altar. Nosso canto e a memória do martírio e da vitória nós trazemos pra te dar.


17. PAI NOSSO


Presidente - Com amor e confiança, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...


18. ABRAÇO DA PAZ


Animador (a) - Em Jesus, que nos ensina a correção fraterna, saudemo-nos com um sinal de reconciliação e de paz.


É DESTE ALTAR QUE NOS VEM A PAZ, TUDO DE BOM QUE O BOM JESUS NOS TRAZ (bis). QUE BOM SORRIR E UM CORAÇÃO NO CORAÇÃO SENTIR (bis).


1. Só ama a Deus quem ao outro quer bem, feliz quem faz feliz o irmão. Aperte a minha mão, amigo, conta comigo e com meu coração.


19. CANTO DA COMUNHÃO (se houver)


1. Tu és minha vida, outro Deus na há. Tu és minha estrada, a minha verdade. Em tua Palavra eu caminharei enquanto eu viver e até quando Tu quiseres. Já não sentirei temor, pois estás aqui, Tu estás no meio de nós!


2. Creio em Ti, Senhor, vindo de Maria, Filho eterno e Santo, homem como nós. Tu morreste por amor, vivo estás em nós, Unidade trina com o Espírito e o Pai. E um dia, eu bem sei, tu retornarás e abrirás o Reino dos céus!


3. Tu és minha força, outro Deus não há. Tu és minha paz, minha liberdade, nada nesta vida nos separará. Em tuas mãos seguras minha vida guardarás. Eu não temerei o mal, Tu me livrarás e no teu perdão viverei!


4. Ó Senhor da vida, creio sempre em Ti! Filho Salvador, eu espero em Ti! Santo Espírito de Amor, desce sobre nós, Tu, de mil caminhos, nos conduzes a uma fé e por mil estradas onde andarmos nós, qual semente, nos levarás!


20. ORAÇÃO


Presidente - Senhor, fortalecidos pela vossa Palavra de misericórdia (e pela comunhão que recebemos), ajudai-nos a colocá-la em prática, seguindo com coragem o exemplo do vosso Filho Jesus, que amou e perdoou até o fim. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


21. NOTÍCIAS E AVISOS


22. BÊNÇÃO


Presidente - Que o Deus todo-poderoso afaste de vós todo mal e vos conceda os dons da sua bênção. AMÉM.


- Que Ele vos ajude a compreender o que é bom e justo e vos torne co-herdeiros da cidade eterna. AMÉM.


- Que venha sobre vós e permaneça para sempre a bênção do PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Glorificai ao Senhor com nossas vidas. Ide em paz e que o Senhor nos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


23. CANTO FINAL


1. A graça deste encontro que fizemos anima nossa fé, nossa missão. Corrige os desencontros que tivemos, motiva todo encontro com o irmão.


DEUS QUE NOS CHAMOU HOJE NOS ENVIA A TRABALHAR. ELE NOS MANDOU BOA NOVA AO MUNDO ANUNCIAR.


2. Encontros que despertam esperança são frutos deste encontro no Senhor. A missão que levamos para a vida da vida faz um hino de louvor.



O perdão é instrumento de cura e salvação


Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10835&eid=326