sábado, 20 de abril de 2013

3º Encontro da Adolescência Missionária Santa Paulina

 Neste sábado os adolescentes missionários da Comunidade Santa Paulina, saíram em missão para visitar um doente da nossa Comunidade, sr Bruno Schimitz.


 Foi feita a leitura do Evangelho do Dia João 6,60-69 e fizeram uma pequena reflexão.

 Cantaram para alegrar sr Bruno e a pedido dele cantaram Santa Mãe Maria...

 Seu Bruno desejamos ao senhor melhoras e que Nossa Senhora o proteja...
Pedimos oração a todos os nossos amigos missionários, pela  sua recuperação.

 Sr Bruno partilhou conosco duas caixas de bis, branco e preto, em agradecimento a nossa visita.

Nosso grupo deixou de presente a ele um escapulário de São Francisco Xavier que é o padroeiro das missões e uma oração do Anjo Amigo e para dona Hirma uma oração de Nossa Senhora.

Com Jesus e Maria Missionário Todo Dia!!! 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os três chamados das crianças e adolescentes à Missão



Primeiro chamado: a existência
O cristão sabe que sua existência é um presente do amor de Deus, um chamado a compartilhar as maravilhas do amor gratuito de Deus, cuja meta final é um encontro de comunhão íntima e plena com Ele, como realização de todas as aspirações e desejos do ser humano.
A busca de todas as nossas legítimas aspirações só se completa com o amor de Deus. Sem dúvida, são legítimas todas as nossas aspirações e buscas através de nossas pequenas metas: crescer, aperfeiçoamo-nos, alcançar uma profissão, a procura de um trabalho, a superação de nossas limitações em qualquer aspecto. O ser humano está capacitado para realizar-se a si mesmo mediante a busca do bem e da beleza. A força da salvação vem a potencializar estes dinamismos e a levá-los à plenitude em Cristo.
Segundo chamado: participação em uma nova vida
O Batismo concretiza a resposta a um chamado a participar da vida de Deus. Nesse sacramento nos tornamos novas criaturas, somos transformados, pela participação na morte e ressurreição de Cristo, mediante o Espírito Santo, em seres novos. Recordamos o diálogo de Jesus com Nicodemos: “como pode um homem nascer de novo?” Mediante a água e o Espírito Santo. Essa fé recebida no Batismo nos vem do testemunho e do anúncio que faz a Igreja por meio de seus filhos. A fé se recebe, cresce nela e se compartilha com os outros mediante nossa vida transformada em mediante a proclamação explícita e clara do Mistério de Cristo, do que cada cristão deve ser testemunho.
Os grupos da Infância e Adolescência Missionária nasceram, precisamente, para fazer amadurecer a fé das crianças e convertê-las em apóstolos e colaboradores íntimos de Cristo, na Igreja. Nos dizia o saudoso Papa João Paulo II: “por seu novo nascimento como filhos de Deus, os cristãos estão obrigados a confessar diante de todos a fé que receberam por meio da Igreja e de participar na atividade apostólica e missionária do Povo de Deus”.
Terceiro chamado: ungidos pelo Espírito Santo e enviados ao mundo
O Batismo nos identifica com Cristo e a Confirmação nos confere o Dom do Espírito Santo para que com a força possamos ser testemunhas e defensores da fé e sejamos missionários – testemunhas de Cristo – com as palavras e as obras (cf. Catecismo da Igreja Católica no. 1303).
A comunhão com Cristo e o presente de seu Espírito nos fazem participantes da comunidade de Deus que se faz presente através da vida fraterna, na Igreja. Dessa vida comunitária participam as crianças e adolescentes da IAM, por meio de seus grupos. Como membros da Igreja somos enviados a pregar o Evangelho até os extremos da terra, como costumamos dizer, “além fronteiras”.
Na Igreja, como membros de Cristo que é sacerdote, profeta e rei, somos pois continuadores da missão que o Pai nos encomendou, por isso somos apóstolos, quer dizer, chamados e enviados.
As crianças missionárias, como todos os cristãos, podemos dizer como disse Cristo na Sinagoga de seu povo: “o Espírito do Senhor está sobre mim porque me ungiu e envio a: anunciar a boa notícia da salvação aos pobres, ser luz para que os cegos vejam, dar liberdade aos que estão oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,18s).
Nos quatro Evangelhos podemos descobrir cinco ordens ou mandatos que Cristo dá a seus apóstolos de ontem, de hoje e sempre e que devemos ter em conta:

  • em Lc 5,17-24: todo poder me foi dado no céu e na terra;
  • em Lc 10,1-14: ide por todo o mundo;
  • em Mt 16,15-20: ide a toda criatura;
  • em At 2,36-41: ensina-lhes a guardar tudo o que lhes mandei;
  • em Jo 14,13-21: eu estou com todos vocês até o fim do mundo.

Devemos ter em conta que Jesus tem muito claro o objetivo da missão: fazer presente o Reino de Deus e pregá-lo a todos. Por isso IAM descubramo-lo, participemos dele e anunciemo-lo também nós.

Pe. André Luiz de NegreirosSecretrário Nacional da Pontifícia Obra da IAM