quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Passos da Lectio Divina

Passos da Lectio Divina Como vimos em nossa última comunicação, para fazermos a Lectio Divina precisamos de preparação. Agora, sim, poderemos iniciar a nossa escalada:
 1º passo: Trata-se da Leitura: ler lenta e atentamente o texto que já deve ter sido escolhido anteriormente. Esse passo é tão importante que deu nome ao próprio método: Lectio Divina. Alguns pensam que este é o passo mais simples. Não é verdade! Não se trata de simplesmente discorrer o olhar sobre as letras e nem de devorar palavras. A verdadeira leitura é a que nos leva ao entendimento e à compreensão do texto escrito. Mesmo que já tenhamos lido o texto muitas vezes e - quem sabe - até o sabemos de cor, devemos lê-lo como se fosse a primeira vez! Dentro de nós tudo deve ser silêncio! Deus vai falar! Precisamos escutar!!! Nada pode atrapalhar o que o texto tem a dizer, por isso a necessidade de silêncio tanto interno quanto externo. Nada de preocupar-se em tirar alguma mensagem, algum ensinamento. Aqui nos perguntamos: o que o texto diz? O que não diz abertamente? Quais as palavras que estão repetidas? Quem são os personagens e qual a reação deles? O que fazem e o que sentem? Precisamos entrar no texto, fazer parte da cena, tornar-nos atores, conversar com o texto e através dele, com o autor do texto. Ajuda muito, lermos o texto repetidas vezes até memorizarmos, até o texto fazer parte de nós mesmos; sublinhar palavras ou expressões que chamam atenção, destacar os verbos. Depois de várias leituras pode-se até transcrever o texto.

 2º passo: a Meditação. Meditar é dialogar, guardar, repetir, ruminar a Palavra, como diziam os antigos. No segundo passo tratamos de descobrir o que Deus quer nos falar através do texto lido. Devemos nos perguntar: o que Deus fala para mim/para nós? Deus nos fala no silêncio e no silêncio escutamos a voz de Deus. Perguntamos: Qual versículo me chamou mais a atenção? Qual apelo que Deus me faz? O que devo fazer? O que preciso mudar em minha vida? A Palavra é uma presença viva que vai se mostrando, iluminando, consolando, exortando, levando a uma mudança de vida e fazendo emergir novo sentido para a vida. Como aconteceu com os discípulos de Emaús, a Palavra vai revelando o sentido oculto dos fatos e dando novo rumo à caminhada. Devemos deixar que o sentido do texto penetre em nossa vida para colocarmos em prática a vontade de Deus. É o momento de atualizarmos o texto para a nossa realidade e descobrirmos o que Deus quer e espera de nós. É na meditação que muitas pessoas desanimam, pois elas têm medo de mudar de vida, de se comprometer. E sempre que nos confrontarmos de verdade com a Palavra ela nos transforma. Ela exige mudanças, conversão. 

3º passo: a Oração. Orar o texto e com o texto. Na Leitura e na Meditação Deus falou conosco. Agora é o momento de nós falarmos a Deus. De respondermos a Ele que nos falou através da Palavra. A pergunta aqui é: o que o texto me faz/nos faz dizer a Deus? Trata-se de comunicar, louvar, suplicar a partir do texto lido e meditado. É a hora de fazermos a oração como resposta ao apelo que a Palavra suscitou. Para isso é preciso que tenhamos uma atitude de admiração diante do que Deus nos falou; surgirão, assim, preces de agradecimento, de louvor, de arrependimento, de súplica. É preciso ser sincero, generoso, humilde. Falar com Deus como se fala com o melhor amigo/a. Estar convicto de sua generosidade, bondade e misericórdia infinita. Nossa leitura Orante se transforma numa deliciosa conversa com Deus.

 4º passo: Contemplação/Ação. Ponto de chegada e novo começo Após a leitura, a meditação e a oração, chegou o momento da contemplação. O momento de saborear a Palavra... ficar aí sem dizer nada... nenhuma palavra! Não precisamos mais do texto. Ele já está gravado em nosso coração e na nossa mente. Nossa pergunta: como o texto ilumina o nosso agir? E nesse silêncio o texto nos dirá o que fazer, como agir. Não se trata de tirar conclusões práticas. Trata-se de enxergar, saborear e agir a partir do texto. Devemos deixar que a Palavra ecoe dentro de nós com a sua eficácia e, como os discípulos de Emaús, deixar que a escuta da Palavra abra nossos olhos e aqueça o nosso coração; que faça nascer um novo olhar para perceber a vida com o jeito de Deus. Tudo se renova numa profunda atitude de amor. A nova conduta que nasce da Palavra será uma atitude que nos levará a amar gratuitamente. Nessa intimidade com Deus sentir que ele me/nos convida para algo. Aceito o convite: vou com Ele! Minha comunidade precisa de mim!

 Catequista!

 A prática pessoal da Leitura Orante vai qualificar seus momentos comunitários, vai capacitar para a vida e o ministério que lhe foi confiado. Experimente a fazer regularmente a Leitura Orante e verá como sua vida, seus encontros e toda sua ação evangelizadora terá novo sabor, novos frutos aparecerão e mais feliz você será! Aos poucos vá introduzindo esta prática com os seus catequizandos e perceberá avanços significativos na vida e ação dos mesmos!

 Maria Cecília Rover - Assessora Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB

Fonte http://catequeseebiblia.blogspot.com.br/2012/05/passos-da-lectio-divina.html#links

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

UM GAROTINHO CHAMADO AMOR



Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
Ele era muito sonhador e sonhava
sempre com a PAZ.
Um certo dia AMOR sonhou que a vida só teria sentido se ele descobrisse a PAZ.
Foi com GARRA, que ele saiu a procura da PAZ.
E, chegando a um auditório muito bonito, repleto de pessoas especiais o AMOR encontrou seus amigos com um lindo
SORRISO nos lábios.
Ele então resolveu observar cada um dos presentes e, para sua surpresa, tinham todos o mesmo SORRISO.
Neste momento, AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a tão esperada PAZ.
Só então ele descobriu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e podemos encontrá-la através do SORRISO.
Perdido em seus pensamentos ele só voltou a si,
 quando seus amigos gritaram:
-         AMOR... AMOR... você encontrou a PAZ que procurava?
-         Sim! Encontrei! Ela existe em cada um de nós, basta dar
um SORRISO sincero e buscar no outro a força para a superação.
E o  ambiente ficou  repleto de alegria.
“Unidos pela força da oração, ungidos pelo espirito da missão, vamos juntos construir uma Igreja em ação.
Mas nunca, nunca esqueçam de AMAR.”

OBS:  amor: três palmas, paz: dar as mãos, sorriso: uma gargalhada

Esta dinâmica foi realizada no 6º Sulão pelos coordenadores da IAM Regional Sul II.

Dinâmica sobre Bíblia


Recadinho


8ª Missa do Novenário em honra a Nossa Senhora da Graça e Jubileu 350 anos.



Numa noite muito especial 06/09/15 recebemos Padre Marcelo Protázio, diretamente de Garanhuns, presidindo a Santa Missa. Tivemos também a presença do nosso querido Frei Beto, filho da terra, do Padre Marcos Antônio, já tão estimado por todos e do Padre André, referencial no Brasil da Infância e Adolescência Missionária.
Em meio a um mundo tão conturbado, faz-se necessário o Bom Conselho que a Virgem Maria nos dá, Seu Filho Jesus!
Entreguemos nossa vida em Suas Mãos, na certeza de que Ele a conduzirá da melhor maneira!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

6º Sulão em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul acolheu nos dias 4 a 6 de setembro, o 6º Encontro de Coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Sulão (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Participaram da formação 66 pessoas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Nos três dias de encontro houve partilha dos trabalhos missionários pelas dioceses que refletiram e trocaram experiências. Foram momentos de grande aprendizagem e de conhecer novas pessoas apaixonadas pela Obra da IAM e JM.















Recepção ao Pe André

Com muita alegria dia 3/9  recebemos o Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária o  Pe André Luiz Negreiros em Joinville, e claro que os assessores que puderam foram recepcioná-lo e também jantar no Restaurante Do Nego. Seja bem vindo a nossa cidade, estamos honrados em recebê-lo. De todas as crianças do mundo sempre amigos!









Encontro Diocesano de Espiritualidade Missionária

 Na Paróquia Cristo Ressuscitado do Floresta dia 30/08, aconteceu encontro Diocesano, com o assessor Padre Antônio Nunes do Seminário do PIME de Brusque, com o tema O missionário leigo para uma “Igreja em saída”, estiveram presentes IAM, Consolação e Esperança e demais pastorias, tivemos apresentação de dança sacra com grupo da Grasiela Bernardo e apresentação de dança no intervalo do almoço com Grupo Paixão Gaúcha er Zumba, para divertir e animar o encontro, para finalizar o encontro tivemos o testemunho missionário – Pe. Toninho: 20 anos de presença missionária na Costa do Marfim – África ocidental e o envio missionário a todos os participantes.