sábado, 24 de outubro de 2015

PEDALADA MISSIONÁRIA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

É com muita alegria que quero partilhar com vocês a 1ª Pedalada Missionária que fizemos hoje dia 24/10 para celebrar o Mês Missionário, tivemos a participação das crianças, adolescentes e familiares, catequistas, fizemos 5 paradas para rezar pelos 5 continentes, cantamos, rezamos pelas crianças do mundo inteiro, abençoamos as ruas do nosso bairro e anunciamos Jesus.
Deus é tão maravilhoso que não choveu durante nossa pedalada, ao chegarmos na igreja matriz São Francisco de Assis nosso Pároco Pe Dálcio Bonomini nos aguardava e nos deu a benção. Nosso muito obrigada aos guardas de transito que nos acompanharam no trajeto. Encerramos com a partilha, ano que vem tem mais.

















segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Assembléia COMIRE Regional Sul IV

Estiveram reunidos  nos dias 13 e 14/10 na Casa de Formação Católica em Lages, representantes das Dioceses de Blumenau, Caçador, Criciúma, Chapecó, Joinville e Arquidiocese de Florianópolis, Bispo Dom Oderli Magri da Diocese de Chapecó, e padres: Pe Celso Carlos Puttkammer Dos SantosGilberto Erdmann, Pe Sidnei e Pe Carminatti, na Assembléia do COMIRE (Conselho Missionário Regional) Sul IV, tivemos momento de oração, estudo das realidades das Dioceses, aprofundamento das Diretrizes Gerais da Evangelização no Brasil e as cinco urgências: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos. Finalizamos o encontro com o envio a todos os missionários.













quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dia do Professor

Dia do Professor é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.
O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar seu dia, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Mensagem para o Dia dos Professores

Querido professor, obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo ao longo de todos esses anos de ensino. Sabemos que às vezes não me comporto muito bem (falo alto, durmo ou jogo bolas de papel nos colegas), mas eu com certeza sei que o meu futuro depende muito de ti! Obrigado por estar me ajudando a construir o meu amanhã! Feliz Dia dos Professores!
Não és apenas mais um professor, mas sim um mestre! Empenho, dedicação e, acima de tudo, a esperança em ver um futuro melhor para o mundo, são os seus principais motivadores! Não quero decepcioná-lo, professor! Obrigado por dedicar a sua vida ao ensino. Parabéns!
Mestres na arte de educar, especialistas em contar histórias e explicar as ‘maluquíces’ desse mundo… Eu reconheço o grande valor da sua existência, querido professor! O prazer em espalhar a cultura e a informação me enche de orgulho. Sim, tenho muito orgulho em ter o professor mais dedicado e apaixonado do mundo! Muito obrigado por estares sempre presente para nos ajudar a crescer como seres humanos melhores! Feliz Dia dos Professores!

Origem do Dia dos Professores

No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.
A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-professor/

9º DIA DA NOVENA | MARIA: MÃE, RAINHA E SERVIDORA!

card_dm_1015_760x570px_novena_d09
Leia o texto bíblico: Mt 28, 16-20
Jesus envia os apóstolos.
16 Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia indicado.17 Quando viram Jesus, eles o adoraram. Entretanto, alguns duvidaram. 18 Jesus aproximou-se deles e disse: “De Deus recebi todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, ide e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. 20 E ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei. E eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo!”
Reflexão:
Jesus com toda autoridade, tanto no céu como na terra indica o melhor caminho para as pessoas seguirem.
Nossa Senhora, nossa rainha, soube seguir os ensinamentos de Jesus:  servir aos outros e testemunhar o amor.
Oração
Oh, Mãezinha do Céu, quero viver com alegria e amor,  na verdade de Deus e na certeza da paz. Amém
Proposta:
Pense: Você observa as necessidades dos outros e se coloca disponível para ajudar?
Faça: Mesmo que as pessoas não peçam seu serviço, fique atento e ofereça sua ajuda

sábado, 10 de outubro de 2015

8º DIA DA NOVENA | MARIA: MÃE E SINAL DO AMOR ETERNO!

card_dm_1015_760x570px_novena_d08
Leia o texto bíblico: Mc. 10, 35-45
O caminho para a glória. 35 Foram até ele Tiago e João, os filhos de Zebedeu, e lhe disseram: “Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir”. 36 Respondeu-lhes: “Que quereis que vos faça?”37 “Concede-nos – disseram – sentar-nos um a tua direita e outro a tua esquerda em tua glória”. 38 Jesus respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Sois capazes de beber o cálice que vou beber ou de ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”39 Eles lhe responderam: “Somos!” Jesus lhes disse: “Bebereis o cálice que vou beber e sereis batizados com o batismo com que serei batizado. 40 Mas sentar-se a minha direita ou a minha esquerda não compete a mim concedê-lo. Esses lugares pertencem àqueles para os quais foram preparados”. 41 Os outros dez, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra Tiago e João. 42 Chamando-os, Jesus lhes disse: “Sabeis que aqueles que são reconhecidos como chefes das nações as dominam e que seus líderes as tiranizam. 43 Mas entre vós não deve acontecer isso. Ao contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós será vosso servo; 44 e aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. 45 Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão”.
Reflexão:
Jesus ensinou muito sobre amor, sobretudo amor como serviço.
Nossa Senhora é sinal de amor e serviço porque sempre fez a vontade de Deus, como quando disse sim à ser mãe de Jesus.
Oração
Mãezinha do Céu, que eu possa estar sempre atento às necessidades dos outros. Que eu possa ser útil para ajudar as pessoas. Amém
Proposta:
Pense: Você é disponível para atender a tudo que as pessoas pedem de você?
Faça: Atenda a qualquer pedido com muito cuidado e atenção, sempre sorrindo e de boa vontade.

7º DIA DA NOVENA | MARIA: MÃE ACOLHEDORA DOS FILHOS NA ETERNIDADE!


card_dm_1015_760x570px_novena_d07
Leia o texto bíblico: Lc. 2, 33-35:
Profecia de Simeão.
33 Seu pai e sua mãe estavam maravilhados com as coisas que dele se diziam. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: “Este menino vai causar a queda e a elevação de muitos em Israel; ele será um sinal de contradição; 35 a ti própria, uma espada te traspassará a alma, para que se revelem os pensamentos de muitos corações”.
Reflexão:
Deus quis dar a seu Filho uma Mãe – Maria – que testemunhasse a acolhida, o carinho, o afeto.
Nossa Senhora nos ensina o valor do cuidado para com as outras pessoas, na acolhida.
Oração
Mãezinha, pedimos que todas as crianças sejam acolhidas no amor de Jesus. Que nenhuma se sinta abandonada, sem amor e sem carinho, neste mundo. Amém.
Proposta:
Pense: Você trata bem as pessoas que chegam ao seu lado? Você cumprimenta, dá bom dia e boa noite para as pessoas que convivem em sua casa?
Faça: Fique atento, seja acolhedor, carinhoso com todas as pessoas que chegarem perto de você.

6º DIA DA NOVENA | MARIA: MÃE PLENIFICADA PELO PAI!

card_dm_1015_760x570px_novena_d06
Leia o texto bíblico: Jo. 14, 1-6
Jesus: caminho, verdade e vida!
1“Não se perturbe vosso coração! Vós credes em Deus, crede em mim também! Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos um lugar. Depois de ter ido e vos ter preparado um lugar, voltarei e vos tomarei comigo; para que, onde eu estiver, vós estejais também. E vós conheceis o caminho do lugar para onde vou”.“Senhor – disse-lhe Tomé – não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?”Jesus respondeu-lhe: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim.
Reflexão:
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, seguir Jesus é caminhar conforme Ele nos ensinou.
Nossa Senhora viveu plenamente neste caminho e foi levada para o céu.
Oração
Mãezinha do Céu, peço que me guie no caminho da vida que é Jesus. Dar os passos certos, fazer boas escolhas e ser feliz. Amém
Proposta:
Pense: Você segue o caminho de bondade, de amor, conforme Jesus ensinou?

5º DIA DA NOVENA | MARIA: MÃE E MISSIONÁRIA DO PAI COM JESUS!

card_dm_1015_760x570px_novena_d05
Leia o texto bíblico: Jo 20, 19-23
Aparição aos discípulos.
19 Na tarde desse mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos estavam reunidos, entrou Jesus, colocou-se no meio e disse-lhes: “A paz esteja convosco!” 20 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. 21 De novo lhes disse: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos”.
Reflexão:
Jesus enviou seus discípulos para levarem boas notícias e a paz para todas as pessoas.
Nossa Senhora se colocou em missão, sendo grande missionária, pois nos trouxe Jesus.
Oração
Peço, minha Mãezinha, que me ajude a ser missionário(a) que leva a amor, paz e Deus por onde passar. Amém
Proposta:
Pense: Você leva a Palavra de Deus para alguém? Quando você fala de sua fé?
Faça: Escolha três pessoas e converse com elas sobre Jesus e sobre a Igreja.

4ª DIA DA NOVENA | MÃE VIVIFICADA NO ESPÍRITO SANTO!


card_dm_1015_760x570px_novena_d04
Leia o texto bíblico: At. 10, 34-39a
Discurso de Pedro na casa de Cornélio.
 34 Então Pedro tomou a palavra e disse: “Agora vejo com toda a clareza que Deus não faz discriminação de pessoas, 35 mas que, em qualquer nação que seja, quem o teme e pratica a justiça é aceito por ele. 36 Ele enviou sua palavra aos israelitas, anunciando-lhes a Boa Nova da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37 Vós sabeis o que se passou em toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38 como Deus ungiu com o Espírito Santo e com poder a Jesus de Nazaré, o qual passou fazendo o bem e curando a todos os que tinham caído sob o poder do diabo, porque Deus estava com ele. 39 E nós somos testemunhas de tudo quanto ele fez na região dos judeus e em Jerusalém.
Reflexão:
O Espírito Santo é que nos ilumina, dá forças, ajuda a rezar, dá boas ideias, bons sentimentos e muito mais.
Nossa Senhora recebeu o Espírito Santo, e abriu seu coração para que fosse conduzida por Ele.
Oração:
Mãezinha Aparecida, ajudai-nos a encontrar a força de Deus, que nos faz superar as dificuldades da vida.
Proposta:
Pense: No batismo recebemos o Espírito Santo. Você sente a presença dele no seu dia?
Faça: Pesquise sobre os dons do Espírito Santo e reze pedindo cada um deles.

3º DIA DA NOVENA | MARIA: MÃE PEREGRINA QUE NOS ESPERA NO CÉU!

card_dm_1015_760x570px_novena_d03
Leia o texto bíblico: Mt 16, 24-27:
Como seguir a Jesus.
24 Depois, Jesus disse a seus discípulos: “Aquele que quiser seguir-me renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e me siga.  25 Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim há de encontrá-la.  26 Pois, que adianta ganhar o mundo inteiro e arruinar sua vida? E que se poderia dar em troca da vida?  27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com suas obras.
Reflexão:
Jesus nos fala da importância de viver em sua bondade, pois somos peregrinos nesta terra em direção a vida eterna.
Nossa Senhora nos ensina como viver seguindo os ensinamentos de Jesus, para estar com ela no céu.
Oração
Mãezinha Aparecida, humilde e fiel, pedimos a sua presença em nosso lar, pois assim nada vai tirar a nossa confiança no Deus da Vida que nos traz a alegria, bondade no coração e a esperança de um céu a nossa espera. Amém.
Proposta:
Pense: Você segue os ensinamentos de Jesus? Você é bom, fiel a Deus e caminha na verdade?
Faça: Assuma algo em seu dia a dia que ajude a alguém e conte para nós!

2º DIA DA NOVENA | MARIA: MÃE DA OBEDIÊNCIA EM CRISTO!


card_dm_1015_760x570px_novena_d02
Leia o texto bíblico:
Fl 2, 5-11:  Cristo, humilhado e exaltado.
Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus: apesar de sua condição divina, ele não reivindicou seu direito de ser tratado como igual a Deus. Ao contrário, aniquilou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens. Por seu aspecto, reconhecido como homem, humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o elevou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome,10 de modo que ao nome de Jesus todo joelho se dobre nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
rezando
Reflexão:
Jesus dá o exemplo de obediência a Deus. Ele segue a vontade do Pai.
Nossa Senhora também dá este exemplo, sendo dócil a tudo que Deus lhe pede.
Oração:
Mãezinha do Céu, nosso modelo e guia; força de humildade e doação, que nos mostra o caminho da obediência e de Cristo Jesus.
Proposta:
Pense: Você é obediente à vontade de Deus ou reclama de tudo que acontece na sua vida?
Faça: Agradeça tudo que aconteceu em sua vida. Reze bendizendo a Deus que te protege.

1º DIA DA NOVENA | MARIA: MÃE NA VIDA, MÃE NA MORTE!

card_dm_1015_760x570px_novena_d01
Ou não sabeis que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, é em sua morte que fomos batizados?  Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos mediante a glória do Pai, assim também nós caminhemos numa vida nova. Pois se fomos incorporados a ele por uma morte semelhante à sua, também estaremos incorporados a ele por uma ressurreição semelhante à sua. Ficai sabendo que nossa vida passada foi pregada na cruz junto com ele, para que fosse destruída a natureza pecadora, e assim não mais sejamos escravos do pecado; porque quem morre fica livre do pecado. Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele, sabendo que Cristo, ressuscitado dentre os mortos, não morre mais e que a morte não tem mais domínio sobre ele. 10 Porque, morrendo, ele morreu para o pecado uma vez para sempre; mas, vivendo, ele vive para Deus. 11 Assim também vós, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
rezando
Reflexão:
Pelo nosso batismo somos filhos de Deus. Como filhos de Deus devemos deixar o pecado e viver a vida com atos de amor e bondade.
Oração:
Nossa Senhora nos acompanha para que tenhamos força na vida e que vençamos o mal que leva a morte.
Mãezinha Aparecida, és para mim a forma de amor e a Luz eterna em minha vida, pois de Ti veio Jesus Cristo. Amém.
Proposta:
Pense: Você é uma pessoa boa com sua família e amigos?
Faça: Escolha algo de bom para o outro, realize e conte pra gente!
Fonte: http://a12.com/devotosmirins/1o-dia-da-novena-maria-mae-na-vida-mae-na-morte/

O QUE É NOVENA?



Entre as diversas orações que rezamos na igreja católica, existe uma em especial: é a chamada Novena!

Um momento de oração, individual ou em grupo, realizada em devoção a algum Santo, a Jesus Cristo ou a Nossa Senhora, realizada durante nove dias.

Por isso o nome Novena!
HISTÓRIA

A novena teve origem nas sagradas escrituras.

Maria, mãe de Jesus, junto com os apóstolos, ficou em oração durante nove dias, rezando pela vinda do Espírito Santo. Esta foi a primeira novena cristã chamada de pentecostes. Maria nos ensina nesta oração a sermos perseverantes na fé e não desistirmos, porque está escrito no eclesiástico:

” Ai dos corações tímidos que não confiam em Deus e perderam a paciência.” (Eclo 2, 15-16)

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Oração para cada dia - OUTUBRO | mês missionário


OUTUBRO | mês missionário

Escrito por José Luís. Publicado em Nos trilhos de Deus

As nações caminharão à sua luz [Ap 21, 24]

O objetivo da missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos no seu caminhar na história rumo a Deus, para que encontrem n’Ele a sua plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos, com a luz de Cristo, que resplandece no rosto da Igreja, para que todos se reúnam na única família humana, sob a amável paternidade de Deus.[Bento XVI]

Oração para cada dia

1. Deus nosso Pai, dá-nos a graça de viver este mês missionário seguindo o exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus, anunciando o Evangelho e crescendo no amor à missão, através da oração e da partilha.

2. Deus nosso Pai, que na Tua admirável providência envias os santos Anjos para nos guardarem, escuta as nossas súplicas e dirige os nossos passos no caminho da salvação e da paz.

3. Deus nosso Pai, envia sobre nós o Teu Espírito para que, no seguimento do Congresso Missionário Nacional realizado o ano passado, sejamos capazes de rasgar horizontes novos de missão na Igreja portuguesa.

4. Deus nosso Pai, abençoa os bispos que hoje iniciam o Sínodo Africano para que, escutando a voz do Espírito e discernindo os sinais dos tempos, a Igreja seja uma voz profética promovendo a reconciliação, a justiça e a paz, criando unidade entre os povos do continente africano e anunciando o Evangelho.

5. Deus nosso Pai, louvado sejas pela beleza do céu e da terra, obra das Tuas mãos! Dá-nos a sabedoria para sabermos viver em harmonia com todos os seres da natureza e defender a integridade da Criação.

6. Deus nosso Pai, derrama a Tua bênção sobre o continente europeu para que saiba acolher no seu seio os imigrantes e os refugiados. E, assim, possa crescer no respeito pelos outros povos e culturas.

7. Deus nosso Pai, dá-nos a Tua graça para que, à semelhança de Maria de Nazaré, cada um de nós procure escutar a Palavra de Deus e anunciá-la aos outros com paixão e alegria.

8. Deus nosso Pai, abençoa os jovens e derrama o Teu amor nos seus corações para que eles coloquem a sua força, generosidade e entusiasmo ao serviço da paz, da justiça e da fraternidade entre os povos.

9. Deus nosso Pai, dá-nos coragem para imitar os santos mártires, seguindo o seu exemplo na renúncia à glória deste mundo e na entrega generosa da vida ao serviço do Evangelho.

10. Deus nosso Pai, que manifestaste em São Daniel Comboni um exemplo de amor a Ti e aos povos da África, faz que imitando o seu zelo missionário, nos consagremos à evangelização dos irmãos mais pobres.

11. Senhor Jesus, nosso amigo, abençoa as crianças das nossas paróquias e desperta nelas o amor pelas crianças dos outros continentes, sobretudo as que sofrem por causa da doença, da guerra e da fome.

12. Senhor Jesus, amigo dos pobres e dos pequenos, olha para o vasto continente americano e faz da Igreja uma Igreja missionária comprometida com as lutas do povo e sinal de esperança para os mais pobres.

13. Senhor Jesus, amigos dos doentes, derrama sobre eles a Tua bênção, para que, na fé e na esperança, sintam a Tua presença e possam oferecer o seu sofrimento pelo anúncio do Evangelho a todos os povos.

14. Senhor Jesus, neste Ano Sacerdotal, por intercessão de S. João Maria Vianey, ilumina todos os sacerdotes, para que possam compreender cada vez melhor a importância do seu papel e da sua missão na Igreja.

15. Senhor Jesus, pedimos por todos os membros da vida consagrada para que o testemunho de uma vida pobre, casta e obediente, e a entrega generosa à missão sejam sinal profético da presença do Reino neste momento da história que atravessamos.

16. Senhor Jesus ilumina os nossos corações para que sejamos construtores da paz, respeitando e acolhendo os outros como irmãos, e colaborando com eles na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

17. Senhor Jesus, nosso amigo, ensina-nos a crescer na renúncia e no desprendimento dos bens materiais, a fim de sermos cada vez mais solidários com os que nada têm e, deste modo, testemunhar que a verdadeira alegria está mais em dar do que em receber.

18. Deus, nosso Pai, desça sobre nós a Tua bênção, para que a oração pela missão, a dedicação ao anúncio do Evangelho e o apoio à Igreja missionária continuem presentes, hoje e sempre, na vida de cada baptizado e de cada comunidade cristã.

19. Deus, nosso Pai, fonte da Missão, fazei que seguindo o exemplo do Apóstolo São Paulo, cada baptizado assuma a sua vocação missionária, anunciando Jesus Cristo com paixão e alegria.

20. Deus, nosso Pai, envia sobre nós o Teu Espírito para darmos testemunho da nossa fé em Cristo, vivermos com alegria a esperança do Reino e amarmos a todos com genuína caridade.

21. Deus, nosso Pai, envia o Teu Espírito sobre as Igrejas da Ásia para estarem sempre ao lado dos pobres, crescerem no diálogo com as diversas tradições religiosas e serem fermento de vida nova.

22. Deus, nosso Pai, fonte de toda a santidade, derrama sobre a Igreja a abundância da Tua bênção, para que, segundo o Teu desígnio de amor, surjam muitas vocações missionárias para o serviço do povo de Deus e o anúncio da Boa Nova do Reino.

23. Deus, nosso Pai, protege e conforta os doentes, os idosos e os que vivem sós, sobretudo os que mais sofrem. Que eles sintam a Tua presença consoladora através do apoio e solidariedade dos irmãos.

24. Deus, nosso Pai, pedimos-Te pelas nossas Igreja locais. Que elas descubram que também foram enviadas em missão e vivam sempre em dinamismo missionário, através da oração pelas missões, da cooperação e da partilha com as igrejas mais necessitadas.

25. Deus, nosso Pai, abençoa a Igreja da África. Que as orientações do Sínodo Africano mobilizem os cristãos para serem testemunhas da verdade e da justiça, defensores da paz e da liberdade, profetas e construtores de uma África mais justa e fraterna.

26. Deus, nosso Pai, pedimos-Te por todos os leigos missionários. Abençoa o seu trabalho e faz com que sejam fiéis à sua vocação, servindo a missão e dando testemunho de Jesus Cristo na vida familiar, profissional, social e eclesial.

27. Deus, nosso Pai, olha com bondade para os povos da Oceânia e faz da Tua Igreja uma Igreja missionária, acolhedora e dialogante, para construir pontes entre pessoas, grupos e nações, e dar a conhecer a todos a Boa Nova do Reino de Deus.

28. Deus, nosso Pai, fonte de misericórdia, que nos fizeste chegar ao conhecimento do Teu nome por meio dos bem-aventurados Apóstolos, concede-nos, por intercessão de São Simão e São Judas, que a Igreja cresça continuamente com a conversão dos povos ao Evangelho.

29. Deus, nosso Pai, abençoa as famílias cristãs para que sejam verdadeiras comunidades domésticas onde a fé possa ser vivida com entusiasmo, o amor cresça entre todos os seus membros e a abertura aos outros se concretize no acolhimento e na partilha.

30. Deus, nosso Pai, fonte do amor e da missão, dá-nos a coragem de partir ao encontro dos outros, saindo do nosso egoísmo e do nosso conforto. Dá-nos a graça de viver sempre em espírito de missão.

31. Deus, nosso Pai, concede-nos, a nós que celebramos este mês das missões, a graça de permanecer fiéis à nossa vocação cristã, abertos à dimensão missionária da Igreja e prontos para dar testemunho de Jesus a todos aqueles que ainda o não conhecem.

Fonte: http://www.abcdacatequese.com/index.php/evangelizacao/nos-trilhos-de-deus/647-outubro-mes-missionario

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Terço Missionário



O Terço Missionário é uma oração simples e as suas contas têm cinco cores. Cada dezena tem a cor do continente que representa. O verde evoca as florestas cheias de vida e de mistério da África. A vermelha lembra a América, casa das lendárias tribos de peles-vermelhas e cor da terra. A branca representa a Europa dos povos pálidos. A azul leva-nos à Oceania, o continente das ilhas incontáveis semeadas nas águas azuis do Pacífico. A amarela lembra-nos a Ásia, estância das pessoas de tez amarelada e olhos puxados.

Façamos juntos esta oração: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão da tua e nossa querida mãe Maria. Abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária e discípula de Cristo.

Rezemos um Creio em Deus Pai, um Pai Nosso e três Ave-Marias pela Evangelização na Amazônia, terra constante e contínua de missão.

1º Mistério: A cor verde – Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas e a cor sagrada dos muçulmanos. É a terra mãe dos negros, e mãe de nossos antepassados irmãos brasileiros que foram escravizados. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos. Está sofrendo hoje pela exploração da nação branca.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

2º Mistério: A cor Vermelha - Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Terra de muitos mártires. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

3º Mistério: A cor Branca - Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa vigário de Cristo, pela Igreja que se converta e para que os católicos europeus assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo. Rezemos pela re-evangelização deste “povo branco”.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

4º Mistério: A cor Azul - Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas num mar imensamente azul. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos. Que Maria com seu manto azul-sagrado proteja a todos os povos e cristãos em missão.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

5º Mistério: A cor Amarela - Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, terra do sol nascente. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

Final: Salve-Rainha...

O TERÇO MISSIONÁRIO

Anim.: Rezemos o terço unidos à grande família cristã, espalhada por todo o mundo. Vamos pensar também nos continentes onde o Evangelho ainda não penetrou ou está sendo esquecido.

L1: O terço missionário que é de cinco cores diferentes, simboliza os cinco continentes, onde os missionários trabalham, sofrem e lutam para que a mensagem de Jesus seja conhecida por todos.

L2: Rezar o terço missionário é dar à oração um sentido católico, é se preocupar e rezar por todos, sem distinção.

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Anim.: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário para que, por intercessão de Nossa Senhora, abençoes e protejas a todos os que trabalham nas missões. Pedimos ainda, pelos que não conhecem a Jesus, pelos doentes e necessitados, pela nossa Diocese e pelas intenções do Santo Padre, o Papa.

1a DEZENA (COR VERDE)

Anim.: Neste primeiro mistério luminoso contemplamos o Batismo de Jesus. Vamos rezar pela África, terra das verdes florestas. É a terra mãe dos negros, inclusive dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo muito pela miséria, fome, guerras e lutas entre tribos. O Islamismo é a maior religião na África. Neste continente a população católica é de 90 milhões e lá estão trabalhando quase quatrocentos missionários brasileiros, entre eles a Irmã Lia da Congregação das Servas Reparadoras que também está em Coromandel.

L1: “A exortação Apostólica Ecclesia in Africa constata: “Uma situação comum é, sem dúvida, o fato de a África estar saturada de problemas: em quase todas as nações existem situações de miséria espantosa, má administração dos poucos recursos disponíveis, instabilidade política e desorientação social. O resultado está à vista: desolação, guerras e desespero. Num mundo controlado pelas nações ricas e poderosas, a África tornou-se, praticamente, um apêndice sem importância, muitas vezes esquecida e abandonada por todos”(n. 40).

L2: A mesma Exortação presta uma homenagem aos missionários: “O crescimento esplendoroso e as realizações da Igreja em África devem-se, em grande parte, à dedicação heróica e desinteressada de gerações de missionários. Isto todos o reconhecem. A terra abençoada da África está literalmente semeada de sepulturas de valorosos arautos do Evangelho” (n. 35 ).

(Reza-se a 1ª dezena)

CANTO: Mãe do céu morena

2ª DEZENA: (COR VERMELHA)

Anim.: Neste segundo mistério luminoso contemplamos as Núpcias de Caná. Vamos rezar pelas Américas. É a terra-mãe dos índios; terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Mais de 200 missionários brasileiros trabalham em outros países da América Latina. Nesse continente moram 45 % dos católicos do mundo.

L3: A Exortação Apostólica Ecclesia in America no seu n. 14 diz: “O maior dom que a América recebeu do Senhor é a fé que forjou sua identidade cristã. Já são mais de 500 anos que o nome de Cristo foi anunciado no continente”.

L4: A Exortação exalta ainda a piedade popular, a presença da Igreja no campo da educação e da ação social, o crescente respeito pelos direitos humanos. Chama a atenção para o fenômeno da globalização, o peso da dívida externa, a corrupção, o comércio e o consumo de drogas”.

(Reza-se a 2ª dezena)

CANTO: Mãe do céu morena

3ª DEZENA (COR BRANCA)

Anim.: Neste terceiro mistério luminoso contemplamos o Anúncio do reino de Deus. Vamos rezar pela Europa. Deste Continente veio a maioria dos nossos antepassados. Quase 200 missionários brasileiros atuam na Europa. Lá está Roma, o centro do Cristianismo.

L5: Rezemos pela Europa, pelo Papa e para que os católicos desse continente assumam novamente suas responsabilidades na grande obra da evangelização.

L6: A Exortação Apostólica Ecclesia in Europa fala dos desafios e sinais de esperança para a Igreja na Europa: “Numerosos são os sinais preocupantes que inquietam, no início do terceiro milênio, o horizonte do continente europeu, o qual, apesar de estar na posse plena de imensos sinais de fé e testemunho, sente todo o desgaste que a história antiga e recente produziu nas fibras mais profundas dos seus povos, dando origem, muitas vezes, à desilusão”(n. 7).

(Reza-se a 3a dezena)

CANTO: Mãe do céu morena

4ª DEZENA (COR: AZUL)

Anim.: Neste quarto mistério luminoso contemplamos a Transfiguração de Jesus. Vamos rezar pela Oceania. Lá moram 27 milhões de pessoas, espalhadas em 10.000 ilhas. O azul representa a cor dos mares. Uma dezena de missionários brasileiros trabalham na Oceania. As Igrejas Evangélicas são maioria na Oceania.

L7: A Exortação Apostólica Ecclesia in Oceania no seu número 17 descreve a situação atual do continente: “ Nos tempos recentes, a Igreja tem fomentado vigorosamente a inculturação da fé cristã. A tal respeito, o Papa Paulo VI, quando visitou a Oceania, reafirmou que “o Catolicismo não só não sufoca tudo o que existe de bom e de original em cada uma das formas da cultura humana, mas acolhe, respeita e valoriza as características de cada povo, revestindo assim de variedade e de beleza a única veste inconsútil da Igreja de Cristo”.

L8: E o Papa João Paulo continuou o pensamento de Paulo VI: “O Evangelho de Jesus Cristo fala todas as línguas. Estima e abraça todas as culturas. Apóia-as em tudo o que é humano e, quando necessário, purifica-as”.

(Reza-se a 4a dezena)

CANTO: Mãe do céu morena

5ª DEZENA (AMARELO)

Anim.: Neste quinto mistério luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia.Vamos rezar pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, entre elas: o Hinduísmo, o Budismo e o Confucionismo. Lá ficam a China, o Japão, a Índia e também o Blangadesh. Mais da metade da população do planeta encontra-se na Ásia, mas somente 3% são católicos. 45 missionários brasileiros trabalham na Ásia.

L9: Rezemos pelos missionários que partem em missão para anunciar a Boa-Nova do Evangelho aos não cristãos.

Anim.: SALVE RAINHA...

LADAINHA: (L10)

Santa Maria Rogai por nós!

Santa Mãe de Deus ″ ″ ″

Filha predileta do Pai ″ ″ ″

Mãe de Jesus Cristo ″ ″ ″

Esposa do Espírito Santo ″ ″ ″

Do Papa, dos Bispos, Sacerdotes, Religiosos(as) Lembrai-vos que sois mãe, ó Maria!

Dos que servem vosso povo ″ ″ ″ ″ ″

Das nossas paróquias! ″ ″ ″ ″ ″

Das nossas Famílias e Comunidades ″ ″ ″ ″ ″

Dos que passam fome e estão abandonados ″ ″ ″ ″ ″

Dos que sofrem nas prisões ″ ″ ″ ″ ″

Dos doentes e daqueles que os assistem ″ ″ ″ ″ ″

Dos professores e estudantes ″ ″ ″ ″ ″

Dos seminaristas ″ ″ ″ ″ ″

Dos que trabalham no campo ″ ″ ″ ″ ″

Dos jovens e das vocações missionárias ″ ″ ″ ″ ″

Dos que trabalham pela justiça ″ ″ ″ ″ ″

Dos que trabalham nos Meios de Comunicação ″ ″ ″ ″ ″

Dos migrantes ″ ″ ″ ″ ″

Dos que ainda não receberam o anúncio do Evangelho ″ ″ ″ ″ ″

Rainha do Amor Rogai por nós!

Rainha da Esperança ″ ″ ″

Rainha da Paz ″ ″ ″

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

OREMOS: Infundi, Senhor, nós vos pedimos, em nossos corações, a vossa graça, para que conhecendo pela anunciação do anjo, a Encarnação do vosso Filho, cheguemos por sua Paixão e Morte de Cruz à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém!

BÊNÇÃO E CANTO FINAL: