sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia Mundial de Oração pelas Vocações



“Vocações, Dom do Amor de Deus”! (Bento XVI)



Caríssimos irmãos e irmãs,


Promotores e promotoras vocacionais do Brasil,


Estamos nos aproximando do 4º Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Todos nós sabemos da eficácia da oração pelas vocações. Mas estamos assistindo, quase passivamente, a drástica diminuição das vocações, sobretudo, para o sacerdócio ministerial e a vida consagrada. O Senhor Jesus nos recomendou: “pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). É verdade que já fomos mais criativos neste campo do que hoje. Talvez seja esta uma das causas da diminuição das vocações no Brasil.


A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, preocupada com a questão vocacional no Brasil, e no exercício da sua missão, vem, respeitosamente, por meio desta, apresentar os seguintes subsídios para ajudar na animação vocacional do Domingo do Bom Pastor:


1. A mensagem do papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações: "Vocação, dom do amor de Deus".


2. Uma proposta de Hora Santa e de uma Cartilha, elaboradas, á luz da referida Mensagem.


3. A carta da Congregação para a Educação Católica, convidando-nos a fazer um exame de consciência se realmente estamos ou não promovendo as vocações em nossas dioceses.


Embora manifestando apreço por todas as vocações, por ocasião deste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a Igreja entende concentrar a sua atenção, de modo especial, sobre as vocações consagradas: os ministérios ordenados (presbiterato e diaconato); a vida religiosa em todas as suas formas (masculina e feminina, contemplativa e apostólica); as sociedades de vida apostólica, os institutos seculares, na variedade das suas funções e dos seus associados; a vocação missionária, no sentido estrito da missão «ad gentes» Que Jesus, Bom Pastor, nos inspire, todos nós, para a vivência vocacional deste Domingo, testemunhando publicamente e rezando pelas vocações, segundo o seu Coração de Pastor Missionário.


Enquanto isto, rezemos juntos:


Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,


continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e


continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.


Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos


sejam fiéis como apóstolos leigos, como diáconos,


padres e bispos, como religiosos e religiosas,


como missionários e missionárias, para o bem


do povo de Deus e de toda a humanidade.


Amém!


HORA

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=11469&eid=346

Nenhum comentário:

Postar um comentário