sexta-feira, 27 de abril de 2012

HORA SANTA VOCACIONAL

Dia Mundial de Oração pelas Vocações – 29/04/12


(Este texto tem como base a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações)


Em nome do Pai...


Anim.:Irmãos e irmãs, nossa comunidade coloca-se na presença de Jesus Eucarístico, o Bom Pastor que nos ama, chama e envia para a Missão. É Ele que nos chama à vida e à Vocação. Ele também nos incentiva a rezar ao Pai pedindo vocações para o serviço do Reino. Vamos cantar alegremente...


Canto a escolha


Anim.: Graças e louvores se dêem a todo momento. (3x)


Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo sacramento. (3x)


Anim.:Na presença de Jesus Eucarístico, o Bom Pastor, queremos abrir nosso coração e deixar que Ele nos fale, nos interpele e nos chame a Seu seguimento, quer na vocação Sacerdotal, à Vida Religiosa, Matrimonial ou ao serviço da Evangelização como Apóstolos leigos. Rezemos...


Todos: Senhor Jesus, Bom Pastor, nós voz agradecemos por este momento especial de Oração pelas Vocações que nos ilumina e congrega em torno do altar e nos faz entender melhor a nossa vocação e os muitos chamados que nos dirigis. Oferecemo-vos, ó Jesus Bom Pastor, esta nossa Hora Santa Vocacional, em agradecimento por todos os Padres, Religiosos, Religiosas e leigos e leigas que já deram seu SIM ao vosso chamado. Pedimos-vos que muitas e santas vocações surjam em nossas famílias e comunidades, pois sabemos que o dom da vocação é a resposta de Deus a uma Comunidade crente: “Pedi, pois recebereis”.


Anim.: O termo vocação significa chamado e este é Deus quem faz. Por isso devemos constantemente rezar pela perseverança dos já chamados e também pedir ao Senhor da Messe que envie novos operários à sua Messe.


Canto de aclamação...


Leitor: Mt 9, 35-38 (ler na Bíblia)


Anim.:A mensagem do Papa Bento XVI para o 49° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que celebramos neste IV domingo de Páscoa, convida-nos a refletir sobre o tema: “As vocações, Dom do Amor de Deus”.


“A fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é Amor. «quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele» (1Jo 4,16)”.


Fomos amados por Deus, ainda “antes” de começarmos a existir! Movido exclusivamente pelo seu amor incondicional, “criou-nos do nada” (cf. 2Mac 7,28) para nos conduzir à plena comunhão consigo.a verdade profunda da nossa existência está contida neste mistério admirável: cada criatura, e particularmente cada pessoa humana, é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno (cf. Jer 31,3). É a descoberta deste fato que muda,verdadeira e profundamente, a nossa vida.


Anim.:momento de silêncio para refletirmos sobre o amor de Deus por nós...


Canto a escolha (sugestão que fale do amor de Deus)


Anim.: Graças e louvores se dêem a todo momento. (3x)


Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo sacramento. (3x)


Anim.: De fato, cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus!


Leitor 1: Já no Antigo Testamento os profetas tinham consciência de que eram chamados a testemunhar com a sua vida aquilo que anunciavam, prontos a enfrentar mesmo a incompreensão, a rejeição, a perseguição. A tarefa, que Deus lhes confiava, envolvia-os completamente, como “um fogo ardente” no coração impossível de conter, e por isso, estavam prontos a entregar ao Senhor não só a voz, mas todos os elementos da sua vida.


Todos: Na plenitude dos tempos, será Jesus, o enviado do Pai, que, através da sua missão, testemunha o amor de Deus por todos os homens sem distinção, com especial atenção pelos últimos, os pecadores, os marginalizados, os pobres. Jesus é a suprema Testemunha do Amor de Deus e da sua ânsia de que todos se salvem.


Leitor 2: O amor de Deus permanece para sempre; é fiel a si mesmo, à “promessa que jurou manter por mil gerações” (Sl 105,8). Por isso é preciso anunciar de novo, especialmente às novas gerações, a beleza persuasiva deste amor divino, que precede e acompanha: este amor é a mola secreta, a causa que não falha, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.


Todos.: “A única coisa que deve pensar é que tudo é predisposto por Deus; e onde não há amor, semeie amor e recolherá amor” (Epistolário, 26 de São João da Cruz).


Leitura Bíblica: (1Jo 4,7-16)


Leitor 1:Em todo o tempo, na origem do chamamento divino está a iniciativa do amor infinito de Deus, que se manifesta plenamente em Jesus Cristo.Ele vem ao nosso encontro, procura conquistar-nos – até à Última Ceia, até ao Coração trespassado na cruz, até às aparições do Ressuscitado e às grandes obras pelas quais Ele, através da ação dos Apóstolos, guiou o caminho da Igreja nascente. Também na sucessiva história da Igreja, o Senhor não esteve ausente: incessantemente vem ao nosso encontro, através de pessoas nas quais Ele Se revela; através da sua Palavra, nos Sacramentos, especialmente na Eucaristia.


Todos: O amor de Deus permanece para sempre!


Anim.: Neste momento de silêncio vamos refletir se estamos, de fato, semeando Amor na nossa família, Trabalho, Comunidade e Sociedade. Vamos Pedir também ao Senhor que nos ajude a responder e corresponder ao Amor incondicional que ele por nós, como afirmou a Primeira Carta de São João, que ouvimos.


Leitor 2: Amados irmãos e irmãs, é a este amor que devemos abrir a nossa vida; cada dia, Jesus Cristo chama-nos à perfeição do amor do Pai (cf. Mt 5, 48)


Todos: Na abertura ao amor de Deus e como fruto deste amor, nascem e crescem todas as vocações.


Anim.: Graças e louvores se dêem a todo momento. (3x)


Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo sacramento. (3x)


Canto a escolha.


Anim.: A vocação ao sacerdócio e a vida consagrada requer uma profunda amizade com Cristo. Assim como tu Jesus vivias em constante união com o Pai, e isto suscitava nos discípulos o desejo de viverem a mesma experiência, aprendendo D’Ele a comunhão e o diálogo incessante com Deus. Vos pedimos, Senhor que envieis à vossa Igreja homens e mulheres de profunda intimidade convosco para o serviço do Reino. Ajudai-os a conhecer-vos, amar-vos e anunciar-vos.


Leitor 1: Senhor da vida e Pastor do Rebanho, somos tua Igreja, Povo de Deus a serviço da Vida. Cria em nós a Consciência Vocacional, ajuda-nos a sermos co-responsáveis na Evangelização, a escutar teu mandato: Ide também vós para a minha vinha!


Leitor 2: Dá-nos, Senhor, servidores do teu Reino: bispos, presbíteros, diáconos, irmãs, irmãos de Vida Consagrada, Matrimonial e cristãos leigos e leigas. Que todos respondam com alegria e disponibilidade à tua convocação: Ide também vós para a minha vinha!


Leitor 3: Transforma o coração da tua Igreja. Que ela seja acolhedora de todas as vocações, saiba discernir com sabedoria a diversidade de dons e carismas suscitados pelo teu Espírito Santo e esteja atenta as necessidades do teu Povo, especialmente dos pobres e excluídos e respondendo a teu apelo: Ide também vós para a minha vinha!


Todos: Senhor, faz que, sob o olhar carinhoso de Maria, mãe e modelo de todos os vocacionados, possamos trabalhar juntos na Messe. Amém!


Anim.: Graças e louvores se dêem a todo momento. (3x)


Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo sacramento. (3x)


Canto a escolha


Leitor 1:Senhor vós quereis homens e mulheres que se doam inteiramente a Vós e a ao serviço dos irmãos. Escreve o apóstolo João: “Nisto conhecemos a amor: Jesus deu sua vida por nós, nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos” (Jo 3,16). Com estas palavras, os discípulos são convidados a entrar na mesma lógica de Jesus que, ao longo de toda a sua vida, cumpriu a vontade do Pai até a entrega suprema de Si mesmo na cruz.


Leitor 2:Manifesta-se aqui a misericórdia de Deus em toda a sua plenitude; amor misericordioso que derrotou as trevas do mal, do pecado e da morte. A figura de Jesus que, na Última Ceia, Se levanta da mesa, depõe o manto, pega uma toalha, ata-a na cintura e Se inclina a lavar os pés aos Apóstolos, exprime o sentido de serviço e doação que caracterizou toda a sua vida, por obediência à vontade do Pai (cf. Jo 13, 3-15).




Todos:Pelo Sacramento do Batismo somos chamados, a exemplo de Jesus, a uma doação total ao Dom do Amor de Deus, expressado no chamado que ele nos faz individualmente.


Canto a Escolha


Anim. Vamos ouvir mais este trecho da mensagem do Papa, onde ele ressalta a importância e a sacralidade da Família.


Leitor 3: Nas famílias, “comunidades de vida e de amor” (Gaudium et spes, 48), as novas gerações podem fazer uma experiência maravilhosa do amor de oblação. De fato, as famílias são não apenas o lugar privilegiado da formação humana e cristã, mas podem constituir também “o primeiro e o melhor seminário da vocação à vida consagrada pelo Reino de Deus” (Exort. ap. Familiaris consortio,53), fazendo descobrir, mesmo no âmbito da família, a beleza e a importância do sacerdócio e da vida consagrada. Que os Pastores e todos os fiéis leigos colaborem entre si para que, na Igreja, se multipliquem estas “casas e escolas de comunhão” a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, reflexo harmonioso na terra da vida da Santíssima Trindade.


Todos: Enviai à nossa Igreja Senhor, vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais e leigas que dediquem totalmente a própria vida ao serviço do Senhor e à sua Igreja. Que com o testemunho de suas vidas assinalado pela opção da cruz acolhida na esperança e na alegria pascal, a sua concórdia fraterna e o seu zelo pela evangelização do mundo são o primeiro e mais persuasivo fator de fecundidade vocacional. Sacerdotes e pessoas consagradas que pela própria existência falam do amor de Cristo, renunciam a si mesmas e continuam a suscitar no ânimo de muitos jovens o desejo de, por sua vez, seguirem Cristo para sempre, de modo generoso e total.


Anim.: Graças e louvores se dêem a todo momento. (3x)


Todos:Ao Santíssimo e Diviníssimo sacramento. (3x)


Anim.: Como filhas e filhos amados pelo Pai, rezemos a oração que Jesus nos ensinou.


Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...


Oração: Velai com solicitude, ó Bom Pastor, sobre o vosso rebanho e concedei que vivam nos prados eternos as ovelhas que remistes pelo sangue do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. Amém!


Canto a escolha...


Obs.: Se perceberem que este texto não é suficiente para completar a Hora de Adoração, pode ser completado conforme a escolha do grupo.




Dom Pedro Brito Guimarães,


Arcebispo de Palmas – TO


Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário