sexta-feira, 20 de abril de 2012

3º DOMINGO DA PÁSCOA




“O Ressuscitado vive entre nós!”


01. ACOLHIDA


Preparar um lugar de destaque para a imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado, o Círio Pascal próximo à pia batismal ou um recipiente com água benzida na Vigília Pascal. Iniciar a celebração com o canto de ambientação abaixo.


1 - Jesus Cristo, nossa Páscoa ressuscitou e hoje vive. Celebremos, pois, a sua festa, na alegria da fraternidade.


Jesus Cristo está vivo entre nós, aleluia, aleluia! (bis)


Animador(a) - Sejam bem vindos, irmãos e irmãs, para celebrarmos a manifestação do Ressuscitado no meio de nós. Paz e bem a todos! Hoje, 3º domingo da Páscoa, somos chamados a testemunhar a Ressurreição de Jesus, anunciando em Seu nome a conversão e a remissão dos pecados. Para bem celebrarmos este mistério de nossa fé, vamos trazer presente os fatos da vida.


O animador relata os fatos que a equipe preparou e motiva a assembleia a dizer outros.


Animador(a) - Juntemos nossas vozes e cantemos com alegria celebrando a vitória de Cristo que venceu a morte para nossa salvação.


Procissão como de costume.


02. CANTO INICIAL


Na verdade, o Cristo ressuscitou, aleluia!


A Ele o poder e a glória pelos séculos eternos!


1 - Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto.


2 - Percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.


3 - Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.


Presidente - Reunidos na paz do Cristo Ressuscitado, façamos o sinal de nossa fé cantando. (à escolha)


Presidente - A graça do Pai, o amor do Filho e a força do Espírito Santo estejam convosco.


Bendito seja Deus...


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - A Palavra de Deus sempre nos chama à conversão e remissão dos nossos pecados. Reconheçamo-nos pecadores e humildemente peçamos perdão de nossas faltas (pausa).


Supliquemos a misericórdia do Pai, cantando.


1 - Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos.


Piedade, piedade, piedade de nós. (bis)


2 - Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados.


3 - Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa.


Presidente - Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.


04. MOMENTO DE LOUVOR


Este canto é para onde houver Celebração da Palavra.


Presidente - Com a Ressurreição de Jesus o mundo todo se alegra e nossa comunidade eleva ao Deus da vida o nosso sincero louvor. Cantemos.


Glória! Glória! Ao Pai Criador, ao Filho Redentor e ao Espírito, glória! Ao Pai Criador, ao Filho Redentor e ao Espírito, glória!


1 - Ao Pai Criador do mundo ao Filho redentor dos homens ao Espírito de amor demos sempre glória! Ao Espírito de amor demos sempre glória!


05. ORAÇÃO


Presidente - Senhor da vida, pela festa da Páscoa de vosso Filho renovastes as forças do vosso povo! Conservai em nós a alegria de quem vos descobriu como Deus de amor e fortalecei-nos na esperança da vossa ressurreção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito


Santo. Amém.


Enquanto a assembleia senta-se, sem nenhum comentário, faz-se um momento de silêncio e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.


05. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (3, 13-15.17-19)


06. SALMO RESPONSORIAL (4)


Atenção: o Salmo Responsorial deve ser cantado ou proclamado do Lecionário Dominical.


Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! (bis)


07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO (2, 1-5a)


08. CANTO DE ACLAMAÇÃO


Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia. (bis)


1 - Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder, quando nos falardes!


09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (24, 35-48)


10. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


As leituras deste Domingo lançam a comunidade no âmago da mensagem cristã, no mistério da Ressurreição do Senhor Jesus. O Deus dos patriarcas e profetas glorificou seu servo Jesus Cristo. Deus o ressuscitou dos mortos; disso nós somos testemunhas (cf. 1ª leit., At 3,13-15.17-19). Segue o convite à penitência, pois Jesus é o nosso advogado junto do Pai, nos diz João na 2ª leitura. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados. Por isso, devemos guardar os seus mandamentos, pois o que guarda a sua palavra, nesse, verdadeiramente, o amor de Deus é perfeito (cf. 2ª leit., 1Jo 2,1-5a). Em Jerusalém os discípulos estavam surpresos com o relato dos dois que retornaram de Emaús. Eles contavam coisas incríveis sobre sua experiência com Jesus Ressuscitado na partilha do pão. Mas Cristo surpreende ainda mais a todos, aparecendo vivo no meio deles. Para que não ficassem dúvidas, Jesus lhes mostrou as feridas dos pés e das mãos: era Ele mesmo! Até comeu diante deles, mostrando que não era uma ilusão, e sim pura realidade: Ele está vivo. Venceu! Não podia haver maior surpresa. Jesus não gostaria que essa alegria ficasse restrita aos poucos que o encontraram antes e após a sua ressurreição. Ressuscitando dos mortos, Ele faz renascer em todos a esperança. A vida se renova, o sonho de um mundo reconciliado se torna realidade. Tal novidade não pode ficar contida. Da ressurreição nasce também a missão de ir e anunciar a conversão a todas as nações, pois o perdão já está garantido, em Jesus ressuscitado. Os discípulos se tornam muito mais que testemunhas da ressurreição como experiência de fé. São testemunhas do perdão, do amor, da misericórdia universal e eterna de Deus, manifestada de modo admirável, surpreendente, em Jesus Cristo. Hoje, nós somos os herdeiros e os continuadores desse sonho de Jesus: realizar a fraternidade, a reconciliação de Deus conosco e de nós conosco mesmos. Um mundo reconciliado, um mundo de irmãos, sem senhores e sem escravos, sem opressores e sem oprimidos, sem credores e sem endividados, é o mundo que se anunciou com o sol da manhã daquele primeiro dia da semana.


Após a homilia, pode-se cantar o refrão abaixo.


Guarda a Palavra, guarda-a no coração: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos! Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardará!


11. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - Crer em Cristo Ressuscitado é viver toda nossa vida, sendo fiel aos mandamentos de Deus. Renovemos nossa fé, rezando. Creio em Deus Pai...


12. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Ao Pai misericordioso, sempre atento às nossas necessidades, supliquemos confiantes cantando: Vossa Igreja vos pede, ó Pai, Senhor nossa prece escutai.


- Senhor, iluminai o Papa Bento XVI, nosso bispo dom Décio, nossos padres, para que sejam fiéis testemunhas do anúncio e do perdão. Nós vos pedimos.


- Senhor, abri os corações de todos aqueles que ainda não creem na ressurreição de Jesus Cristo, para que busquem nas Sagradas Escrituras e na Eucaristia o alimento para crescer na fé. Nós vos pedimos.


- Senhor, abençoai nossa comunidade com suas equipes de serviço, movimentos apostólicos e pastorais específicos, para que, acolhendo vossa Palavra, possam testemunhá-la com mais ardor missionário. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei a união e a fé dos paroquianos de Ibiraçu que celebram seu padroeiro São Marcos, para que, a exemplo desse santo, possam ser testemunhas fiéis do Cristo Ressuscitado. Nós vos pedimos.


(preces espontâneas)


Presidente - Pai santo e fiel, acolhei com bondade nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


13. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Este momento é próprio para a Celebração da Palavra.


Animador(a) - Quem crê verdadeiramente na ressurreição se torna testemunha da Glória de Cristo e seu testemunho ilumina aqueles que andam nas trevas. Apresentemos ao altar do Senhor a vida de todos nós batizados, no compromisso de fazer-nos frutificar os dons e talentos que o Senhor nos concedeu, tendo como objetivo principal a vivência do amor e a prática do perdão em busca da paz.


O Animador(a) motiva a assembleia a fazer um minuto de silêncio e pensar: Quais os dons que recebi do Senhor e que posso colocá-los a serviço do bem comum, na comunidade e na sociedade? Após alguns instantes, canta-se.


Ouvindo o apelo de Deus, que resposta nós daremos? Ofertamos ao Senhor tudo aquilo que nós temos.


1 - No altar nós colocamos o sorriso desta vida. Nossas horas de angústia e esperança desta lida.


14. CANTO DAS OFERENDAS


(Onde houver Celebração da Palavra)


1 - Bendito sejas, ó Rei da glória! Ressuscitado Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas.


Vê com bons olhos nossas humildes ofertas, tudo que temos, seja pra Ti, ó Senhor!


2 - Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas!


(Onde houver Celebração Eucarística)


1 - Em procissão vão o pão e o vinho acompanhados de nossa devoção pois simbolizam aquilo que ofertamos: nossa vida e o nosso coração.


Ao celebrar nossa Páscoa e a vos trazer nossa oferta, fazei de nós, ó Deus de amor, imitadores do Redentor!


2 - A nossa Igreja, que é Mãe, deseja que a consciência do gesto de ofertar se atualize durante toda a vida, como o Cristo se imola sobre o altar.


3 - O pão e o vinho serão em breve o Corpo e Sangue do Cristo Salvador. Tal alimento nos une num só corpo, para a glória de Deus e seu louvor.


15. PAI NOSSO


Presidente - Como filhos e filhas do mesmo Pai, e irmãos em Cristo Jesus, rezemos de mãos erguidas a oração da fraternidade. Pai Nosso...


16. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Jesus Ressuscitado desejou a paz a seus amigos dizendo: “A paz esteja com vocês”. Com este mesmo gesto saudemo-nos na Paz de Cristo.


1 - Que coisa linda é poder estar aqui, que coisa linda é poder dar minha mão. Que coisa linda é não caminhar sozinho, mas seguir este caminho encontrando com o irmão. (bis)


Te dou a paz, vem cá, irmão. Te dou a paz, aperte a minha mão. Te dou a paz, paz de Jesus, Ressuscitado Ele é a nossa luz.


17. CANTO DE COMUNHÃO


1 - Na comunhão recebemos teu Corpo e Sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. São nossa força na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glória ao Deus imortal.


Senhor Jesus, Senhor Jesus, Deus vivo e vencedor!


2 - Entre as angústias da vida não cairemos jamais, pois tua força nos leva a caminhar sempre mais. Na comunhão nos deixastes força e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar.


3 - Ao comungar caminhamos para o altar com o irmão. O teu amor nos atrai, centro da nossa união. Em cada esforço que pedes, vamos sentir tua mão, vamos sentir que nos dás força de ressurreição.


18. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, bendito sejais pela Palavra anunciada (e pela comunhão) que nos destes como sustento em nossa caminhada e como prova de vossa terna compaixão. Firmai-nos na alegria da páscoa de Jesus e dai-nos a graça de viver pelo vosso reino e chegar um dia à glória da ressurreição.


Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


19. NOTÍCIAS E AVISOS


20. BÊNÇÃO


Presidente - O Deus que, pela ressurreição do seu Filho único, vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas vos concedam a alegria de sua bênção. Amém.


- Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém.


- E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. Amém.


-Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


- Cheios de alegria pascal, ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Graças a Deus.


21. CANTO FINAL


O ressuscitado vive entre nós. Amém, aleluia.


1 - Não temais, irmãos, eu estive morto, mas agora vivo, vivo para sempre!


2 - Não temais, irmãos, paz convosco seja, vós sereis felizes, crendo sem ter visto.



“O Ressuscitado vive entre nós!”


Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=11418&eid=326

domingo, 15 de abril de 2012

Liturgia 15/04

Páscoa 1202: A Comunidade

A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova,
que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA,
e nos convida a viver a fé em Cristo ressuscitado
em nossas Comunidades.

A 1a Leitura mostra que a PÁSCOA acontece na vida da Comunidade. (At 4, 32-35)

Lucas descreve a comunidade cristã de Jerusalém,
como comunidade ideal, modelo à Igreja e às igrejas de todas as épocas:
- É uma Comunidade formada por pessoas diversas,
mas que vivem a mesma fé "num só coração e numa só alma".
Da adesão a Jesus resulta, obrigatoriamente, a comunhão e
a união de todos os "irmãos" da comunidade.
- É uma Comunidade que partilha os bens.
Da comunhão com Cristo e dos cristãos entre si, resultam implicações práticas:
a renúncia a qualquer tipo de egoísmo, de auto-suficiência
e uma abertura de coração para a partilha, para o dom, para o amor.
"Tudo entre eles era posto em comum, entre eles ninguém passava necessidade".
- Uma comunidade que testemunha o Senhor Ressuscitado.
Viver de acordo com os valores de Jesus é a melhor forma
de anunciar e de testemunhar que Jesus está vivo.

Resultado: - "O fiéis eram estimados por todos… e crescia cada dia"
* Será que daria para dizer o mesmo de nossas comunidades?

A 2ª Leitura afirma que a PÁSCOA acontece quando amamos a Deus
e pomos em prática os seus mandamentos. (1Jo 5, 1-6)

O Evangelho mostra que a PÁSCOA acontece,
quando todos enfrentam os seus medos, partilhando na Comunidade
a fé e as experiências da vida. (Jo 20,19-31)

São DOIS ENCONTROS da nova Comunidade com o Cristo Ressuscitado.
É uma catequese sobre a presença de Jesus,
que continua vivo e ressuscitado, acompanhando a sua Igreja:

+ Os Apóstolos estão reunidos, mas "trancados" e
dominados pela incredulidade, pela tristeza e pelo medo.
TOMÉ incrédulo na promessa de Cristo e na palavra dos colegas
é protótipo dos que não valorizam o testemunho comunitário
e exemplo dos que querem ser cristão sem Igreja.

* Hoje muitos vivem de "portas trancadas". Dominados pelo medo e
pela insegurança, aguardam por melhores dias de justiça e de paz.
O Ressuscitado derruba as trancas e restaura a PAZ e a alegria:
"A PAZ esteja com vocês" (3x).
HOJE, ele nos torna também protagonistas da Paz,
que é conquistada e construída pelo empenho de todos.

+ No 1º Dia da Semana (ou de um novo tempo), após a Morte e Ressurreição.
Com esse primeiro dia, começa o "Dia do Senhor", o DOMINGO…
* O que significa para você o Domingo? É de fato o "Dia do Senhor"?

+ Jesus está no "Centro" da Comunidade,
onde todos vão beber essa vida que lhes permite vencer o "medo"
e a hostilidade do mundo. É a videira ao redor da qual se enxertam os ramos...

+ Confia a Missão: "Como o Pai me enviou, assim eu vos envio…"
Continua acreditando neles… conta com eles… apesar de tudo...
* Na MISSÃO, Ele conta também conosco, apesar de tudo...

+ Inicia uma nova Criação:
"Jesus soprou sobre eles", como Deus na criação do homem (Gen 2,7)
e acrescentou: "Recebei o Espírito Santo".
Com o dom do Espírito Santo, o Senhor ressuscitado inicia um mundo novo
e com o envio dos discípulos se inaugura um novo Israel,
que crê em Cristo e testemunha a verdade da Ressurreição.

+ Institui a Penitência: "Aqueles a quem perdoardes os pecados,
serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos".
* Uma vez perdoados... são enviados a perdoar em nome de Deus.
É um Sacramento tipicamente Pascal: nascido num clima de alegria e de vitória.

+ Como se chega à fé em Cristo Ressuscitado?
A Comunidade é o lugar natural onde se manifesta e irradia o amor de Jesus.
Longe da comunidade, Tomé não acreditou na palavra de Jesus, nem dos colegas.
Sua fé se reacendeu, quando no "Dia do Senhor" voltou à Comunidade
e fez um belo ato de fé: "Meu Deus e meu Senhor".
- E Cristo acrescentou: "Felizes os que acreditam sem ter visto…"

* Tomé representa aqueles que vivem afastados da Comunidade,
sem perceber os sinais de vida que nela se manifestam.

- Esse episódio é uma alusão clara ao Domingo...
Lembra as celebrações dominicais da comunidade primitiva e
a nossa experiência pascal que se renova cada domingo...
A Comunidade renovada na Páscoa do Senhor
torna-se "um só coração e uma só alma".
Nas mesas da fraternidade, da Palavra e da Eucaristia,
nos tornamos com Ele um só corpo e uma só alma.

* O que significa para você a Eucaristia Dominical?

A DIVINA MISERICÓRDIA, que hoje celebramos
é garantia e força para o desempenho de nossa missão.

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 15.04.2012

Troquinha de Páscoa


Este livro que fala da Biografia do seu pai Antonio de Souza Pereira e uma folha contendo os símbolos da Páscoa, foi o presente que recebi da minha amiga de Páscoa, Zenaide, muito grata.Deus te abençoe e guarde.

Espiritualidade Missionária - Comunidade Santa Paulina






Neste sábado nos encontramos para Celebrar a Palavra de Deus, na Comunidade Santa Paulina,as crianças da infância missionária fizeram uma pequena apresentação dos símbolos da Páscoa Cristã e da Páscoa Comercial, as crianças da catequese receberam como símbolo o óleo perfumado, com compromisso de ir e anunciar Jesus.
Infância e Adolescência Missionária Nossa Missão é Cristo Anunciar.
Jesus eu confio em vós!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA: O QUE É?




O QUE É A FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA?
COMO REZAR O TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA?

A Festa da Divina Misericórdia, que ocorre no primeiro domingo depois da Páscoa, foi estabelecida oficialmente como festa universal pelo Papa João Paulo II: “Por todo o mundo, o segundo Domingo da Páscoa irá receber o nome de Domingo da Divina Misericórdia, um convite perene para os cristãos do mundo enfrentarem, com confiança na divina benevolência, as dificuldades e desafios que a humanidade irá experimentar nos anos que virão" (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Decreto de 23 de Maio de 2000 ) .

Esta festa encontra suas origens em Santa Maria Faustina Kowalska, uma freira polonesa que na década de 30 obteve de Jesus revelações acerca da instituição dessa festividade no seio da Igreja, bem como profecias e manifestações que o próprio Cristo mandou que as escrevesse e retransmitisse à humanidade. Jesus mesmo mandou que fosse pintado um quadro conforme as visões que ela tinha (veja imagem acima).

Foi também Jesus quem pediu a instituição da FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA a Santa Faustina. Ele se refere a ela 14 vezes, expressando o imenso desejo do Seu Coração Misericordioso de distribuir, neste dia, as Suas graças infinitas aos mais fracos e pecadores.

Costuma-se ainda rezar diariamente, no mundo todo, o terço da Divina Misericórdia, sempre às 15:00 horas, conforme também foi ensinado por Jesus.

Como rezar o terço da Divina Misericórdia?
Ele é rezado da seguinte forma:

NAS CONTAS INICIAIS DO TERÇO:
1 Pai Nosso
1 Ave Maria
1 Creio em Deus Pai

NAS DEMAIS CONTAS DO TERÇO

Nas contas grandes do terço: Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso Diletissimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

Nas contas pequenas do terço: Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No final dizer tres vezes: DEUS SANTO, DEUS FORTE, DEUS IMORTAL: TENDE PIEDADE DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO!

Fonte:http://transfiguracaodejesus.blogspot.com.br/2012/04/festa-da-divina-misericordia-o-que-e.html

sábado, 31 de março de 2012

Domingo de Ramos


Ramos1201: Hosana e Cruz

Com o Domingo de Ramos começamos a Semana Santa. Somos convidados a contemplar o grande amor de Deus,
que desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se homem, deixou-se matar pela nossa salvação.
É uma oportunidade para reviver os mistérios centrais da Redenção.

A Liturgia lembra DOIS FATOS:

- A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém montado num jumento.
O povo o reconhece como Salvador e o aclama alegre... (Jo 12,12-16)
- O Começo da Semana Santa,
com a leitura da Paixão de Jesus Cristo, segundo São Marcos... (Mc 14,1-15,47)
* Dois momentos da vida de Cristo: O Triunfo e a Humilhação...

Ao longo dessa Semana Santa, teremos a oportunidade de ler
as 4 narrativas da Paixão de Jesus Cristo.
Desejo aprofundar aspectos específicos da narrativa de São Marcos.
É a primeira, a mais antiga (± 65 dC) : a mais breve e dramática...
É a que mantém uma ordem cronológica mais exata...

+ Introdução: Marcos introduz com duas referências à CEIA:
- A ceia de Betânia, na casa de Simão, na qual Jesus é ungido por uma mulher.
O gesto generoso da Mulher contrasta com a atitude egoísta e traidora de Judas.
- A Ceia Pascal com os discípulos.

1. Jesus mantém um SILÊNCIO solene e digno,
aceitando o caminho da cruz.
Não reage diante do beijo de Judas e ao gesto violento de Pedro.
É a atitude de quem sabe que o Pai lhe confiou uma missão e
está decidido a cumprir essa missão, custe o que custar.
- No tribunal, quando acusado, Jesus manteve silêncio.
Mas quando perguntado se era o Messias, reponde prontamente:
"Sim, eu sou", e só. Durante o processo: nenhuma palavra.

2. Jesus é o FILHO DE DEUS, que veio ao encontro dos homens
para lhes apresentar uma proposta de Salvação.
É o que Jesus responde ao Sumo Sacerdote: "Eu sou"
e o que o Centurião afirma aos pés da cruz:
"Verdadeiramente esse homem era Filho de Deus".
É o ponto culminante da narrativa de Marcos,
que no seu evangelho procura responder: "Quem é Jesus?"
A resposta (a descoberta) não foi feita por um apóstolo,
nem mesmo por um discípulo, mas por um pagão.

3. Jesus é também HOMEM
e partilha da fragilidade e debilidade da natureza humana:
No Jardim, antes de ser preso, "começa a sentir grande pavor e angústia".
Mostra-nos um Jesus muito humano... muito próximo de nossas fraquezas.
4. Sublinha a Solidão de Cristo: Abandonado pelos discípulos,
escarnecido pela multidão, condenado pelos líderes,
torturado pelos soldados, Jesus percorre na solidão, no abandono,
na indiferença de todos o seu caminho de morte.
Só Marcos faz questão de sublinhar que Jesus se sentiu completamente só, abandonado por todos, até pelo Pai:
"Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"

5. Fato curioso: Um jovem o seguia, coberto somente de um lençol.
Quando os soldados tentaram agarrá-lo, livrou-se da roupa e fugiu despido.
É possível que esse jovem fosse o próprio Marcos.
Foi a atitude dos discípulos que, desiludidos e amedrontados, largaram tudo, quando viram o seu líder ser preso e fugiram sem olhar para trás.

6. Atitude "corajosa" de José de Arimatéia
em pedir à autoridade, que o condenou, a autorização para sepultar Jesus .

7. "ABBA": Pai:
Essa palavra somente Marcos a coloca nos lábios de Jesus,
exatamente na hora mais dramática da sua vida....

9. Mulheres seguem, servem e sobem com ele a Jerusalém...
Marcos salienta a presença das mulheres que seguem e servem Jesus
desde a Galiléia e sobem com ele a Jerusalém, até o pé da cruz.

* Elas são o modelo para os outros discípulos que tinham fugido.

Os RAMOS, que carregamos com alegria e entusiasmo na procissão e
que levamos com devoção para nossas casas, são o sinal de um povo,
que aclama o seu Rei e o reconhece como Senhor que salva e liberta.
Devem ser o Sinal do compromisso
de quem deseja viver intensamente essa Semana Santa.

- Não basta apenas aclamar o Cristo em momentos de entusiasmo e
depois crucificá-lo na rotina de todos os dias.
- Que o Lava-pés nos motive a limpar o coração com a água purificadora
da Penitência e a nos pôr a serviço dos irmãos.
- Que a Ceia do Senhor nos faça valorizar a presença permanente de Cristo
em nosso meio na Eucaristia e seja o alimento constante em nossa caminhada.
- Que o Getsêmani nos anime a fazer a vontade do Pai,
mesmo pelos caminhos do sofrimento e da cruz.
- Que o Túmulo silencioso seja o nosso "deserto"
para escutar mais forte a voz de Deus e
um estímulo para remover todas as pedras que mantém ainda trancado
o Cristo dentro do túmulo do nosso coração.
- Que a Vigília Pascal reanime nossa Esperança nas promessas do Senhor, enquanto aguardamos a sua vinda.

- Assim esta Semana será realmente santa e a PÁSCOA acontecerá em nós.
Cristo realmente venceu as trevas do pecado e da morte. Aleluia!
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 01.04.2012