sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dinâmica: Passar Amor

Objetivo A brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, sobre o Sagrado Coração de Jesus etc. Material Confeccione um coração de cartolina em um tamanho que fique escondido no meio de nossas mãos (pode se escrever Jesus no centro do coração). Como brincar Essa brincadeira na verdade é o conhecido Passa anel, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. Sorteia-se a criança que via passar o coração. As outras sentam-se lado a lado, com as mãos fechadas (como para rezar) no colo. A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um. Quando acaba, abre as mãos mostrando que já não está mais com o coração. Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte. Dessa forma a criança aprende brincando que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergamos sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar amor.

Santíssima Trindade

A festa da TRINDADE nos convida a refletir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é nosso Deus. Ele se revela como Pai, Filho e Espírito Santo. A 1ª Leitura apresenta o Deus da ALIANÇA. Deus é o PAI que com sabedoria criou e dirige o universo. (Dt 4, 32-34.39-40) É parte de um discurso de Moisés, no final de sua vida, em que resume a Aliança e suas exigências. Convida Israel a contemplar a sua história e a ação de Deus na sua vida e na libertação do Egito. Dá pistas para reconhecer o verdadeiro rosto de Deus. É um Deus que estabelece COMUNHÃO e familiaridade com seu Povo. Ele vai ao encontro, fala com eles e está sempre atento aos seus problemas. É um Deus fiel, apesar da infidelidade de Israel. É um Deus próximo do Povo, embora esse se afaste dele. - E conclui convidando o Povo a cumprir os mandamentos do Senhor, pois são sugestões de um Deus que nos ama e quer a nossa felicidade e a nossa plena realização. * O Antigo testamento não conhecia o Mistério da Trindade. Nessa etapa, aparece a UNICIDADE e a ESPIRITUALIDADE de Deus, assim como os atributos de ONIPOTÊNCIA e MISERICÓRDIA Na 2ª Leitura, Paulo ressalta que, graças ao dom do ESPÍRITO através de CRISTO somos filhos de Deus e, por isso, podemos chamar Deus de "Abba", "PAI". (Rm 8,14-17) No Evangelho, Jesus envia os discípulos em Missão para pregar o Evangelho e Batizar em nome da TRINDADE. (Mt 28,16-20) O texto descreve o encontro final entre Jesus e os discípulos. Nele aparece uma fórmula trinitária usada no batismo cristão. Pelo Batismo, nos tornamos participantes da Comunhão trinitária. Mateus revela que a Igreja é uma Comunidade Missionária e tem duas etapas de iniciação cristã: ENSINO e BATISMO. Inicia com a catequese sobre as palavras e os gestos de Jesus e o Batismo sela a íntima comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. + A celebração da festa da Trindade não é um convite para decifrar o Mistério de um Deus em três pessoas, mas um convite para contemplar Deus que é AMOR e vive em comunhão de pessoas e nos convida a participar da vida íntima de Deus. O Prefácio de hoje afirma: "Com o vosso Filho único e o Espírito Santo sois um só Deus e um só Senhor. Não uma única pessoa, mas três pessoas num só Deus. Tudo o que revelastes e nós cremos a respeito de vossa glória atribuímos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo. E, proclamando que sois o Deus eterno e verdadeiro, adoramos cada uma das pessoas, na mesma natureza e igual majestade". Esse Mistério é algo tão sublime, que supera nossa capacidade de compreender, mas podemos e devemos crescer no conhecimento de Deus... Sabemos da existência desse Mistério, porque Jesus nos revelou. Por que Cristo nos revelou esse Mistério? + Certamente, não foi para ser um problema para nossa compreensão. Pelo contrário, porque Deus nos ama, ele quer que participemos ainda mais de perto de sua vida de amor. O próprio Cristo nos apontou o modo: "Se alguém me ama, guardará as minhas palavras; e meu Pai o amará e nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada..." Que verdade consoladora: a nossa pessoa ser um Templo da Trindade... - Em nós está o PAI, que nos chamou do nada, insuflou-nos o sopro da vida, deu-nos um nome, confiou-nos uma missão. - Em nós está o FILHO, que entregou sua vida por nós, imagem do Filho de Deus a ser imitada e reproduzida por todos nós. - Em nós está o ESPÍRITO SANTO, que nos ilumina e fortalece nos caminhos de Deus. E toda essa maravilha começou em nós desde o nosso BATISMO. - Do Pai, somos filhos amados... - Do Filho, somos irmãos e participamos da mesma vida e do mesmo projeto. - Do Espírito Santo, recebemos inspiração e impulso para vivermos a vida divina. Essa relação com as três pessoas divinas, deve ser cultivada em nossa vida. Somos chamados a renovar o nosso compromisso batismal, para sermos reflexos da Trindade, sinais de comunhão, partilha e esperança, num mundo tão dividido, individualista e desesperançado. - A Bíblia nos conta que em Moisés, após ter falado com Deus, dois raios de luz tão intensa iluminavam sua face, que não podiam olhar para ele... Que todos quantos nos encontrarem nessa semana, após esse nosso encontro com Deus nessa celebração, possam ver em nós, alguém que também se encontrou com seu Deus... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 03.06.2012

Desenhos do Sagrado Coração de Jesus

Fonte: http://catequesecarinho.blogspot.com.br/2011/06/sagrado-coracao-de-jesus-desenhos-para.html rad

quinta-feira, 31 de maio de 2012

QUEM É A CRIANÇA MISSIONÁRIA...


O que distingue a criança missionária de outras crianças?

Quando a gente começa a ser criança missionária, torna-se mais generosa, torna-se mais amiga(o). Começa a ser melhor em casa, na escola, na catequese, na paróquia. A gente se sente importante, responsável, comprometida por um mundo mais humano, mais justo e fraterno. A criança missionária preocupa-se pelas crianças de todo o mundo.

Você criança e adolescente sinta-se chamado a ser missionário... Junto com Jesus, com sua benção e a proteção de Maria, Mãe de Jesus e nossa.

Criança e Adolescente Missionário:

Evangeliza outras crianças e adolescentes, seus familiares e amigos

Preocupa-se com as crianças de todo o mundo

Reza e colabora com os missionários e evangelizadores

Venha fazer parte dessa Obra...

Com Jesus e Maria Missionário Todo Dia.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Coroação de Nossa Senhora Comunidade Santa Paulina





Convite


Todos estão convidados...venham participar...

Dinâmica: Santíssima Trindade

Só há um Deus, mas são três Pessoas. Com a dinâmica da caixinha de fósforos podemos entender melhor.
Tira-se um palito da caixinha e pede-se para que olhem bem para o fósforo.
- "Vou riscar este fósforo e vocês terão que ver quem chega primeiro: a luz, o calor ou o fogo, ok? Prestem bem atenção!".
Risca-se o fósforo e espera um tempo para que os catequizandos se decidam qual dos três elementos chegou primeiro.
- "Agora explicarei quem chegou primeiro. Não foi a luz! Não foi o calor nem o fogo. Os três chegaram ao mesmo tempo. No momento em que risquei o fósforo surgiu uma chama. Essa chama tem três jeitos de ser: luz que ilumina (mando alguém apagar a luz e depois acendo outro fósforo), calor que aquece (encosto minha mão e digo que está quentinho) e fogo que transforma (queimo um pedaço de papel que se transforma em cinzas). Vocês estão vendo? É uma chama só, mas tem três propriedades. Assim é a Santíssima Trindade: um só Deus com três jeitos de se manifestar. Ele se manifesta como Pai, Criador de tudo. Como Filho, que vem a nós, que nasce da Mãe do Céu, que morre e ressuscita por nós e assim nos redime, nos salva. Ele é o Espírito Santo que nos queima por dentro, nos transforma e nos santifica".