terça-feira, 15 de junho de 2010

TRIGO VERDE

TRIGO VERDE

Uma nova experiência missionária

Sou criança missionária pela vontade de Deus!

Osasco, 01 de janeiro de 2006.

Apresentação

Em 2005, por ocasião do aniversário de 4 anos do grupo Infância Missionária Estrelas de Cristo, inspirado na decisão das assessoras na ocasião, decidiu-se criar um grupo para atender as necessidades sociais e espirituais de todas as crianças do bairro, cujo desafio era lançá-las no campo da evangelização e ensinando-as a rezar e conhecer Jesus, sua mãe Maria e toda Igreja.

Inspirado na Eucaristia, força que transforma e luz que irradia nossos passos deixa-se a seguinte mensagem:

“É urgente a necessidade de elaboração de propostas que sirvam como alternativa à prática vigente nas comunidades que atendam as crianças e pré adolescentes na faixa etária de 5 à 14 anos. De modo geral, as comunidades devem estar atentas aos dons e cuidados a estes, pois o trabalho acaba muitas vezes reduzido a um espaço físico, de controle comportamental e guardião da saúde, funcionando assim como ‘substituto do lar’, revelando com carinho e atenção a verdadeira identidade destes pequenos, mas grandes heróis para um futuro melhor e uma digna fraternidade mundial.”

Nestes últimos meses este novo grupo vem amadurecendo com grande vigor e intensidade, motivo que nos leva a selecionarmos os comprometidos com a missão e passá-los para o devido nível nos grupos de Infância e Adolescência Missionária, onde são convidados a assumir diante de Deus, da comunidade e do mundo o Espírito Universal e coração missionário capaz de amar e servir a todas as pessoas, especialmente as crianças.

Objetivos Gerais

Conhecer e aprender a história de Jesus e sua Igreja, para compreender e atualizar o seu carisma através da obra da Infância Missionária. Atender todas as crianças do bairro, sem limite de idade, mas com subdivisão de faixas etárias conforme o grupo, para que conheçam Jesus em seu espírito missionário universal e tornem-se apóstolos de todo o mundo.

Objetivos Específicos

- Ajudá-los a conhecer a história de Jesus e de Sua Igreja, bem como o convívio com o outro;

- Dar-lhes abertura para a educação cristã

- Mover as crianças e pré adolescentes a partilhar a mesma fé e os meios materiais

- Ajudar os pais da família a despertarem progressivamente nas crianças a consciência e o compromisso pelos valores e princípios da fé católica.

- Conduzi-los para a catequese sacramental e evangelizadores protagonistas nos grupos de Infância e Adolescência Missionária.

Começando a pensar

Os grupos do Trigo Verde devem atingir todas as crianças e pré adolescentes dos 5 aos 14 anos que não tenham conhecimento da Graça de Deus e de Sua Igreja.

Conforme o numero de crianças em grupo, o assessor deve ter o discernimento necessário para separá-los conforme suas idades, para um melhor aproveitamento do encontro.

Os grupos de Trigo Verde devem ter sempre os braços abertos para novas pessoas, uma vez que seu principal objetivo é acolher as crianças e pré adolescentes que estão à margem da sociedade, ensinando a Palavra de Deus, a rezar e amar o próximo.

A partir do início de um grupo, sempre surgirão crianças novas, então os assessores devem estar abertos para recebe-las sem distinção. Desta forma, serão acolhidos também toda a família da criança ou pré adolescente, o que torna a comunidade mais participativa.

Para que o grupo do Trigo Verde se desenvolva da forma correta, é necessário em primeiro lugar pessoas dispostas a trabalhar voluntariamente. Para tal, é necessário a colaboração das pastorais da Igreja, seja no trabalho real ou no apoio e incentivo.

Os primeiros passos

Para que possamos entender melhor o trabalho a ser desenvolvido com o Trigo Verde, desenvolvemos estes 5 passos. Leia-o com carinho e atenção, pois as bases do grupo se encontram aqui.

OLHAR

Este é o primeiro momento, quando estamos pensando em criar um novo grupo na comunidade. A primeira etapa consiste em olhar a realidade social que envolve a comunidade, lançando a semente em todos os campos, sobretudo às crianças e pré adolescentes que nunca são convidados a participar. É preciso amadurecer o nosso olhar, sem discriminar ou regredir o próximo.

A participação não tem limite de idade, escolaridade ou vagas limitadas. Deve ser aberto à toda e qualquer criança que não esteja engajada na Infância Missionária.

OUVIR

Agora é importante que ao iniciar um grupo, além de olhar com carinho a realidade exposta, devemos ouvir com atenção o chamado, ouvir com paciência a realidade que envolve cada criança em todos os aspectos sociais, religiosos, econômicos e etc. De nada adiantaria olhar se não houver disposição em ouvir a necessidade do outro. É importante ter pessoas que com muita paciência saibam ouvir e dar atenção para todos sem distinção nenhuma.

MÃOS

Após a primeira ação de olhar e ouvir a realidade, é necessário que haja mãos solidárias que vão ao encontro do outro. Por isso o Trigo Verde não pode ser conduzido apenas por uma pessoa, mas por um grupo de amigos que se unam em várias ‘mãozinhas’, formando uma equipe. Sugerimos que esta equipe seja formada por dois assessores de grupo e dois de apoio, porém este número pode ser adaptado conforme a realidade da comunidade e da disponibilidade de pessoas. É indispensável que estas ‘mãos’ tenham algum tipo de experiência em pastorais, que sejam leigos engajados como os casais e jovens que tenham uma vida cristã eficaz e digna, uma vez que serão exemplo para outros. E para isto, mais uma vez, é necessário estar atento a realidade que os cerca.

PÉS

Mãos ágeis precisam de pés ligeiros para preparar novos cristãos, tornando-os discípulos e evangelizadores do Reino de Deus. Por isso, as pessoas que se disporem devem estudar, dinamizar, comunicar e informa-se de todos os conteúdos e vida de Jesus, da Igreja e do mundo. Tudo isso se consegue através da Bíblia (aqui sugerimos que se utilize a Bíblia da Criança, que contém os textos bíblicos de fácil compreensão para a criança e ilustrações. Porém o uso não é obrigatório.), cd´s com histórias e músicas religiosas que narrem a vida, espiritualidade, carisma e orações, cursos de formação para liderança como: catequistas, assessoria da Infância Missionária, curso de teologia pastoral, liturgia e visitando outros grupos para troca de experiências. Esta preparação é essencial para melhor formação e dinâmica deste grupo.

CORAÇÃO

O coração do assessor e da criança deve estar sempre ardente que deve ser o ponto de referência, a casa onde se constrói todos os aspectos para implantação deste grupo. Deve estar aberto e ser multiplicador de um ideal, onde as crianças passam a fazer parte da história e do carisma da Infância e Adolescência Missionária. Desta forma, elas serão selecionadas para levarem a frente o Evangelho de Jesus e ajudando uns aos outros, assumindo gestos concretos próprios da IAM, como sacrifício, oração e solidariedade.

O coração deve estar disponível para atender os apelos dos outros e controlar cada ‘batida’, agindo com a verdade e transformando a sociedade com preferência pelas situações que existe na comunidade.

Vivendo a realidade

A partir deste tópico você entenderá o início deste grupo, quais as motivações, soluções básicas, como desenvolver o trabalho a partir da metodologia e encontros iniciais.

· Porque?

- As crianças chegavam aos grupos de Infância e Adolescência Missionária sem nenhuma instrução religiosa;

- Elas eram muito novas para entenderem e assumirem todos os compromissos dos níveis da IAM;

- Como os níveis de IAM tem quantidade reduzida de crianças, o Trigo Verde é livre, podendo acolher à todos, e a partir dele fazer a seleção das crianças para os níveis da IAM.

· Como?

- No Trigo verde as crianças, geralmente os mais novos, são acolhidos com carinho e amizade e vão aprendendo as regras básicas do pequeno cristão: rezar, amar e perdoar, conhecer Jesus e Sua mãe Maria e aprender a enxergar o mistério de salvação de Deus no mundo;

- Os encontros são voltados para o compromisso individual na oração, na ação e na brincadeira;

- Os grupos de Trigo Verde são guiados por assessores que estarão sempre em contato com as crianças. Diferentemente da IAM, no Trigo Verde o assessor é quem prepara os encontros dando abertura para as crianças o ajudarem. Assim estas vão perdendo o medo e a timidez e quando alcançarem os níveis poderão, sem medo, preparar e coordenar os encontros de IAM.

· Fazendo...

- Os encontros do Trigo Verde seguem uma metodologia parecida com a da IAM, uma vez que as crianças que saírem do Trigo Verde, irão para grupos de IAM. Os nomes mudam, mas a idéia é a mesma.

- O primeiro passo é escolher um tema para o mês e a partir dele desenvolver os encontros semanais;

- Os encontros dever ter no máximo 1 hora e meia de duração;

- Usar a Bíblia, cantos populares da Igreja e da IAM, dinâmicas e brincadeiras;

- Aproveitar para ensinar pequenas coisas da IAM, como a saudação, lema, hino, orações;

- O material usado nos encontros dependerá da criatividade do assessor. No geral, é usado materiais simples como sulfite e lápis de colorir para desenhos, cola e tesoura para trabalhos com recortes. Na IAM cada criança tem um caderno onde anota seus compromissos e atividades do encontro, já no Trigo Verde não existe esta necessidade. Não queremos que a criança se sinta presa, como se estivesse na escola. Ela precisa primeiramente, se familiarizar com as atividades, para depois assumir com vigor os seus compromissos com o grupo missionário.

· Metodologia

Assim como acontece na IAM, o Trigo Verde tem uma metodologia, mas a diferença entre as duas é que no segundo é mais leve, por que queremos que a criança ou pré adolescente se sinta à vontade com o mecanismo de encontros para que quando mudar de grupo, ingressando nos níveis da IAM, já compreenda como acontece os encontros.

Depois de escolhido o tema do mês, o assessor deve preparar os encontros. A temática das áreas integradas é a mesma da IAM, só que os nomes mudam.

1ª Semana: “Eu vejo...”

2ª Semana: “Eu ouço...”

3ª Semana: “Eu faço...”

4ª Semana: “Todos juntos...”

Vamos usar um exemplo. Suponhamos que o tema do mês seja “A Paz no meu bairro”. O assessor irá preparar os encontros e usar a metodologia junto com o tema da semana, como por exemplo:

1ª semana: “Eu vejo a Paz em minha vida?”

2ª Semana: “Eu ouço a Paz de Deus?”

3ª Semana: “Eu faço a Paz acontecer?”

4ª Semana: “Todos juntos festejamos e acreditamos na Paz”.

Como já foi dito, a metodologia é a mesma da IAM, a mudança de nomes é única e exclusivamente para aproximar as crianças e pré adolescentes de sua própria realidade, tornando-os parte dela.

Os encontros devem seguir o mesmo ritmo que a IAM. Os encontros se eqüivalem na forma de desenvolvimento. Observe abaixo:

Eu vejo = Realidade Missionária

Eu ouço = Espiritualidade Missionária

Eu faço = Compromisso Missionário

Todos Juntos = Vida de Grupo

· Desenvolvendo a metodologia

Os encontros devem seguir o mesmo ritmo da IAM e devem conter: tema, oração inicial e final, animação, cantos, objetivo central, compromissos missionários, Palavra de Deus, partilha de vida, atividades...

Entretanto, o assessor deve ser criativo ao preparar os encontros, para que envolva sempre as crianças e pré adolescentes, não deixando-os desanimar. Para tal, sugerimos que sejam feitos encontros especiais. Use os temas litúrgicos, como Natal, Páscoa, Festa de Santos, Nossa Senhora, Campanha da Fraternidade; temas ligados à sociedade e educação, por exemplo dia 7 de Setembro e dia da Consciência Negra; crie junto com as crianças trabalhos manuais e faça uma exposição na comunidade; faça projetos de brincadeiras, teatro, festivais de música...

Engaje o grupo na diversas atividades da comunidade como festas, missas solenes, apresentando o trabalho do grupo em conjunto com a IAM. O Trigo Verde precisa caminhar junto com a IAM. Um sem o outro não tem sentido de existir.

Outra dica é usar a realidade através de músicas. Escolha uma música que se relacione com o tema escolhido para o mês.

No 1º encontro, mostre a música para as crianças e peça para que eles procurem a realidade exposta. Aborde o assunto com eles.

No 2º encontro mostre mais uma vez a música e faça-os pensar o que Deus acha disto. Faça-os falar com Deus sobre esta realidade.

No 3º encontro, mais uma vez, ouçam a canção e incentive-os a encontrar soluções para o problema exposto.

No 4º encontro, todos cantam a canção, podendo fazer peças de teatro, coreografias, etc sobre o tema exposto. Neste dia é interessante saber o que eles entenderam dos encontros do mês e o que eles pretendem fazer daqui em diante cada vez que se depararem com tal problema.

É importante haver ligação entre os encontros, mas não os prenda com muita força, afinal a cada fim de semana sempre chegarão crianças novas, e poderão ficar perdidos se houver muito fechamento nos encontros mensais.

· Sugestões

Vamos deixar aqui algumas sugestões de temas mensais, atividades, dinâmicas, músicas para incrementar os encontros do grupo.

v Temas:

- Paz no... (mundo, Brasil, cidade, bairro);

- Ave Maria e Pai Nosso (incentivando a oração e o ensino delas ao que ainda não sabem. Nunca se esqueça que como sempre tem crianças que não sabem rezar, é sempre importante estar perguntando quem não sabe fazer o Sinal da Cruz ou não sabe rezar e estar sempre ensinando!)

- Vida de Jesus (nascimento; ressurreição; milagres; parábolas, etc)

- Missão

- Criação do Mundo

- Eu e minha família

v Atividades:

Pode ser feito, conforme o tema do encontro, desenhos, pinturas com lápis de colorir ou tinta guache, reciclagem de materiais como garrafas PET, esculturas com jornal, pintura de rosto,

v Músicas:

- Hino da Infância Missionária

- Cantos de animação diversos

- Cantos litúrgicos

- Cantos de Santos e Padroeiros

v Dinâmicas:

Escolhemos algumas dinâmicas que podem ser usadas nos encontros.

APRESENTAÇÃO

* Objetivos: - começar a integração do grupo: conhecer-se mutuamente;

- quebrar o gelo desde o princípio;

- demonstrar que todo membro do grupo é importante;

- dar uma primeira idéia dos valores pessoais dos membros participantes;

* Tamanho do grupo: 20 a 30 pessoas;

* Tempo: 45 minutos;

* Descrição: O coordenador explica que a dinâmica é feita para o conhecimento de quem é quem no grupo, e se pretende fazer apresentação a dois, para isso se formam pares desconhecidos que durante uns minutos esses pares se entrevistem, após a entrevista feita pelos pares volta ao grupo, e nisso cada pessoal fará apresentação da pessoa que foi entrevistada, não podendo fazer a sua própria apresentação. Quem estiver sendo apresentado vai verificar se as informações a seu respeito estão corretas conforme foi passada na entrevista. Termina com uma reflexão sobre a validade da dinâmica.

ARTISTA

- Participantes: Indefinido.

- Tempo Estimado: 10 minutos.

- Material: Lápis e papel.

- Modalidade: Deus em nossa vida.

- Objetivo: Mostra a todos que se não tivermos Deus em nossa vida tudo fica fora do lugar.

- Descrição: O dirigente pede para os participantes fecharem os olhos. Peça a cada participante que desenhe com os olhos fechados uma:

- Casa.

- Nessa casa coloque janelas e portas.

- Ao lado da casa desenhe uma arvore.

- Desenhe um jardim cercando a casa, sol, nuvens, aves voando.

- Uma pessoa com olhos, nariz e boca.

- Por fim peça para escreverem a frase a baixo: Sem a luz de Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, tudo fica fora do lugar.

Peça para abrirem os olhos e fazer uma exposição dos desenhos passando de um por um.

Comentário: Sem a luz e a presença do Pai, toda obra sai imperfeita. Deus é única luz. Sem ela só há trevas.

CRISTO NO IRMÃO

- Participantes: Indefinido.

- Tempo Estimado: 20 minutos.

- Modalidade: Deus nos outros.

- Objetivo: Mostrar que Deus esta presente em todos.

- Material: Uma cruz com o Cristo em destaque, em um tamanho onde de para definir claramente as partes do corpo do Cristo.

- Descrição:

- O animador pede para que o pessoal forme uma fila ou circulo, onde cada um fique do lado do outro.

- O animador motiva as pessoas dizendo:

Agora vocês vão beijar no Cristo à parte que vocês acham que ele mais fala com você, à parte que ele mais demonstrou seu amor para com você.

-OBS.: Não se pode repetir o local onde o outro já beijou.

- O animador passa o Cristo de um em um, até que todos o tenha beijado.

- Após todos terem beijado o animador pergunta: qual o principal mandamento que Jesus nos deixou? (Amar a Deus sobre todas as coisas e ao irmão com a ti mesmo).

O animador faz o desfecho da história dizendo: Então à parte que vocês beijaram no Cristo, vocês irão beijar no irmão do lado.

Obs.: Caso alguém não queria beijar, mostre a ele quem está de frente com ele é Jesus Cristo.

Mensagem: Cristo na pessoa do meu irmão.

CUMPRIMENTO CRIATIVO

- Participantes: Indefinido.

- Tempo Estimado: 25 minutos.

- Matéria: Musica animada.

Descrição: O apresentador explica ao grupo que quando a música tocar todos deverão movimentar-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical. Congelar o movimento prestando atenção a solicitação que será feita pelo apresentador. Quando a Musica recomeçar atender a solicitação feita.

O apresentador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical. Exemplo:

- Com a palmas das mãos;

- Com os cotovelos;

- Com os joelhos;

- Com as costas;

- Com o bumbum;

- Com o NARIZ;

- Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, o apresentador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure em lugar na sala para estar de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar os companheiros, formar um circulo, sentar.

- Plenário – Comentar o exercício:

- O que foi mais difícil executar? Porque?

- O que mais gostou?

- O que pode observar?

EVANGELHO EM PEDAÇOS

- Participantes: 10 a 15 pessoas

- Tempo Estimado: 30 minutos

- Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.

- Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.

- Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.

- Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

TEMPESTADE MENTAL

- Participantes: Indefinido.

- Objetivos: Gerar grande número de idéias ou soluções acerca de um problema, evitando-se críticas e avaliações, até o momento oportuno; processar os resultados de uma sessão de tempestade mental;

- Tempo Estimado: 1 hora;

- Material: Papel, caneta, cartolina;

- Descrição: O coordenador inicia dando um exemplo prático:

1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas. Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;

2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.

1ª fase:

- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobrevivente nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.

2ª fase:

- Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.
3ª fase:

- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.

4ª fase:

- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas.

TUBARÃO

- Participantes: Indefinido.

- Material: Um local espaçoso.

- Desenvolvimento: O animador explica a dinâmica: imaginem que agora estamos dentro de um navio, e neste navio existem apenas botes salva-vidas para um determinado número de pessoas, quando for dita a frase "Ta afundando", os participantes devem fazer grupos referentes ao número que comporta cada bote, e quem ficar fora do grupo será "devorado" pelo tubarão (deve ser escolher uma pessoa com antecedência).

- O número de pessoas no bote deve ser diminuído ou aumentado, dependendo do número de pessoas.

Mensagem: Responder às seguintes perguntas:

1) Quem são os tubarões nos dias de hoje?

2) Quem é o barco?

3) Quem são os botes?

4) Alguém teve a coragem de dar a vida pelo irmão?

Fonte: Diocese de OSASCO, Equipe de Ação Missionária (email recebido da Neidinha)

Um comentário:

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