segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

EFAIM Nível I - 1ª PARTE

EFAIM JOINVILLE

Celebração do Envio

Dinâmica das Flores



Cristina, Pe Remo, Marina, Sr Luiz, Denise e eu (Cris)


Via Sacra

Nosso Bispo Dom Irineu

Marina, Cristina, Cris (eu) e a Denise



Celebração de Confissão Comunitária



Início do Deserto




Pe Remo e parte da equipe de apoio






Hora do Almoço...hum que delícia...



Momento do Trigo








Rosário MIssionário






Nossa programação



No Centro de Formação do Vila Nova em Joinville nos dias 26/02 a 27/02 tivemos a primeira parte do EFAIM, após a acolhida e café, os participantes foram para a sala de palestras para dar início as atividades. Os participantes se apresentaram por paróquia. Logo após Zenaide falou sobre o objetivo do EFAIN e sua importância. Como oração de abertura foi feito o Terço Missionário.


A primeira palestra da manhã foi assessorada por Leka ( Florianópolis) que falou da História e Carismo da IAM, tocando na importância de se conhecer a historia e fazer a sua; enamorar-se pela Obra e não desistir no primeiro obstáculo; assumir a responsabilidade com a obra. Foi lembrado também do protagonismo das crianças.


Um segundo momento foi feito uma reflexão sobre o grão de trigo, feita pela equipe de apoio, eu (Cris), Sônia e Sr Luiz Carlos, que preparou para introdução da segunda palestra sobre os 12 Passos, que foi apresentado pela Teresinha Rosa (Rio do Sul), falou da importância de se respeitar cada um dos passos; fidelidade, amor e perseverança para este trabalho foram destacados. Frizou a importância do Além-Fronteira e o trabalho junto as pastorais.


A Infância Missionária é uma fonte para a criança crescer missionariamente.

Zenaide reforçou os pontos do Carisma e Identidade da IAM, a visão missionária que se deve ter.
Ir. Heide (FMA) falou da importância do Espírito Missionário, encontro pessoal com Jesus, que primeiro acontece com o assessor e este dá testemunho para a criança.

Zenaide reforçou a importância do exemplo do assesor, a importância da metodologia nos encontros, lembrando que não é somente festa ou brincadeiras, a importância da formação permanente dos assessores.

Partimos para o almoço e retornamos com cantos missionários.

Zenaide falou sobre as Cores Missionárias, que servem para identificar e representar os continentes, trabalhar com as crianças sempre com o mapa mundi no chão

Devemos usar o símbolos e conhecer seu significado, sempre usar os símbolos para fazer memória, as equipes foram lendo o material de apoio conforme cada continente.

Em seguida a Teresinha falou das 04 áreas integradas ( Metodologia) e as equipes foram formadas, para lerem juntas e preparerem os 04 encontros.

Tivemos a missa presidida pelo Pe Remo ( Missionário Comboniano) que falou muito sobre a vocação missionária, a Igreja é por natureza missionária e tivemos a visita do nosso Bispo Dom Irineu que ficou feliz por tantas pessoas estarem nesta formação, e que nossa Diocese está vivendo o Triênio Missionário, incentivando a todos para a Missão.

Ficou conosco para a janta.

Após o jantar tivemos o momento do Deserto conduzido pela Ir. Heide, com o evangelho de Jesus e a Samaritana (João 4, 5-42), tivemos um momento forte de encontro com Deus, e muita partilha.

E claro tivemos nosso descanso merecido, as 23:15 , fomos dormir com os novos amigos missionários que fizemos no encontro.

No domingo as 7:00 , iniciamos do lado de fora da Capela com o pedido de perdão, queimamos nossos pecados e o Pe Remo fez a absolvição e a confissão comunitária.

Depois tivemos um delicioso café da manhã.

Após esse momento, iniciamos com a Apresentação da Metodologia, s grupos foram se apresentando cada qual com os temas e a sua simbologia, assessorado pela Teresinha.

Pe Remo parabenizou o trabalho de todas as equipes.

Teresinha comentou que fazia tempo que não via esse resultado em grupo, tão bom.

Protoganista é a criança, respeitar a criança como ela é, resgatar os valores da família, sentir sede para sair, ser padre, ser irmã, a IM é o celereiro das vocações missionárias.

Zenaide fez orientações sobre o Cofrinho, faz parte do 3° Encontro da IAM, e que As crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária cooperam materialmente com ofertas que são fruto de seus sacrifícios e se destinam para as obras dedicadas às crianças e para a evangelização. Estas ajudas são necessárias. Estas colaborações econômicas destinam-se EXCLUSIVAMENTE em favor das crianças.
Cada mês, as crianças, com alegria, porque são frutos de seus sacrifícios, entregam uma oferta para as crianças necessitadas do mundo.
É responsabilidade do assessor fazer o depósito e enviar o comprovante para as POM.

Tivemos nossa parada para lanche, que aliás estava maravilhoso, como tudo nesse EFAIM...

Realizamos a VIA SACRA PEQUENOS PASSOS DE AMOR E DOR, com a participação de todos,

Chegou Pe Dulcio (São Sebastião no Iririú) e os seminaristas Gélio, Romilo e Carlos, e o Pe Dulcio juntamente com os seminaristas vieram expressar seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Zenaide, deu seu Muito Obrigado em nome da Diocese de Joinville a todos os participantes do EFAIM, que Deus pague em dobre aqui na Terra e depois no céu.

Fomos para o almoço e tivemos um pequeno descanso.

Iniciamos com as apresentações culturais, dos grupos de dança sacra, crianças, adolescentes e da juventude missionária.
Em homenagem a todas as crianças do mundo inteiro.

Passado o cronograma 2011.

Tivemos mais um lanchinho, café da tarde.

Zenaide passou sobre a segunda etapa do EFAIM que será dia 05 de junho e que as paróquias terão que fazer a tarefa missionária, são 08 tarefas e no dia serão sorteada o que cada paróquia irá apresentar.

E na capela foi feito o Envio Missionário, pelo Pe Remo, homens e mulheres rezaram juntos o SALMO MISSIONARIO, cada um recebeu uma vela, representando a LUZ DE CRISTO, que devemos ser, como assessores da IAM e o Pe Remo fez a benção da providência e encerramos com o canto Vai, vai Missionário do Senhor...

Confira as fotos do EFAIM https://picasaweb.google.com/cristiane.rover/EFAIM1PARTE#

Nenhum comentário:

Postar um comentário