sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Que paz queremos ajudar construir?!


O ano termina e sempre desejamos uns aos outros um novo ano cheio de alegria e de paz. Talvez por influencia do dia 1º de Janeiro, que é o DIA MUNDIAL DA PAZ e que a ONU escolheu como o Dia da Confraternização Universal. Mas por que este dia não poderia ser todos os dias? Todos os dias procurar manter e viver a PAZ?

Nós seres humanos andamos tão preocupados conosco e com aquele “punhado” de atividades que assumimos – que às vezes não nos damos conta, que nos esquecemos de agir pela paz, de ter gestos concretos de paz...

É uma ação missionária ter gestos de paz, agir pela paz, educar para a paz. E em sua mensagem para o Dia Internacional da Paz 2012 “EDUCAR OS JOVENS PARA A JUSTIÇA E A PAZ”, Bento XVI convida a olhar 2012 com uma atitude de confiança, mesmo se no último ano “cresceu o sentido de frustração por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia”; uma crise cujas raízes são primariamente culturais e antropológicas. Quase parece que um manto de escuridão teria descido sobre o nosso tempo, impedindo de ver com clareza a luz do dia. O Papa se dirige diretamente aos jovens na convicção de que eles podem, com o seu entusiasmo e idealismo, oferecer uma nova esperança ao mundo.

Todos nós temos nossos significados para a palavra Paz, que pode ir de tranqüilidade e sossego até liberdade entre os povos... Mas entre nós e no mundo inteiro existem pessoas que buscam de formas diferentes a tão esperada PAZ.

A paz vem sendo atropelada, posta de lado e até mesmo sendo interpretada e ensinada de forma errônea. Os sentimentos nobres que devem surgir com o estado verdadeiro de Paz (amor, humildade, compaixão, piedade, paciência, tolerância, bondade, retidão...) são esquecidos. Muitos acreditam que estão se preparando para obterem a tranqüilidade e paz através dos bens materiais conquistados e finanças preparadas para uma vida segura, inclusive, para a velhice. É uma tolice pensar assim. Embora tenham se firmado econômica e financeiramente, não conseguiram a PAZ.

“Eu vos deixo em paz, eu vos dou a minha paz” (Jo 14,27). Com estas palavras de Jesus, temos a certeza de quem é nossa Paz. A fé nos conduz a esta certeza. Como povo de Deus, tenhamos alegria e fé, pois nos conduzem a Paz (e ao encontro com Cristo que é Paz) e, nos ajudam a levar outros a encontrarem a mesma Paz.
Resumindo, pela Fé, conseguimos o Amor, que trás alegria, felicidade e PAZ.

Em preparação ao Ano da Fé (2012/2013) fica o convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo e verdadeira Paz.

Mensagem recebida da Leka que partilho com todos vocês meus amigos e faço votos que 2012 seja repleto de muita PAZ, AMOR, SAÚDE, FÉ E ESPERANÇA.

2 comentários:

  1. Feliz 2012 para vocês! Que o ano novo seja repleto de amor, alegria e muita paz. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Continuação de um Santo Natal e que o ano 2012 seja cheio de amor e que todos sejam capazes de viver as Bem Aventuranças.
    Grande abraço fraterno

    ResponderExcluir