sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Missa: A autoridade de Jesus

4º Domingo do Tempo Comum: Marcos 1,21-28
Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista


Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, Letras e Direito. É pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo UNIFOR-MG.


Acolhida - Boa noite queridas crianças, boa noite a todos aqui presentes.

Hoje temos uma missão muito importante. Jesus nos chama a sermos mais persuasivos, a seguirmos seus exemplos, a termos autoridade ao falarmos e converter-nos ainda mais em suas palavras.

Mas , o que será mesmo ser persuasivo, ter autoridade? Já sei, vou fazer aqui uma demonstração de como ser persuasivo, de como convencer uma pessoa a acreditar que aquilo que eu estou falando é que é bom, querem ver?

Aqui eu tenho esse creme. VOU CHAMAR ALGUÉM AQUI nos bancos pra vir fazer uma propaganda sobre esse produto. (chamar alguém e pedir que tente vender aquele produto, mas não dê informações do produto a ela )

Agora que vocês ouviram a propaganda desse produto, eu vou fazer a minha propaganda e depois vamos ver quem conseguiu vender melhor esse produto, ou melhor, convenceu , está bem?

(falar com convicção e conhecimento de causa sobre o produto, vende-lo da melhor forma possível, grande propaganda).

E agora, crianças? Quem vendeu melhor esse produto? Por que você achou que eu fui melhor. Será que é por que eu conhecia melhor o produto? Por isso eu falei assim, com autoridade, com conhecimento, sabedora do que eu estava vendendo?

É isso crianças, Jesus nos pede que conheçamos melhor a ele, aos seus ensinamentos, para que possamos falar aos outros e que os outros aprendam e ajam diante de tudo que foi falado. Mas para isso precisamos acreditar, precisamos estudar sua palavra e também nos tornarmos conhecedores de sua palavra e difusores dela pra todas as pessoas.

Vamos ficar de pé e com alegria iniciar nossa celebração, cantando.

Ato penitencial – Hoje crianças Jesus vem nos dizer sobre como podemos dominar o mal em nossa vida , porque, muitas vezes ,ele vem disfarçado , um vendedor de ilusões , oferecendo mil coisas a nós para ganhar nossa vida ... tem uma historinha interessante nesse sentido : deixa eu resumir para vocês:

Certa vez, a rainha de Sabá recebeu uma importante visita em seu palácio: o rei Salomão, considerado na época o homem mais sábio do mundo. A rainha lhe propôs uma espécie de enigma: conduziu-o até um dos aposentos de seu palácio, onde artesãos admiráveis haviam enchido o espaço com flores artificiais. Era como se, num prado maravilhoso, flores das mais variadas espécies e dos mais diferentes aromas oscilassem suavemente ao sabor de uma brisa.

A rainha lhe disse: "Uma dessas flores, e apenas uma, é verdadeira. Pode me dizer qual delas?"

Salomão olhou atentamente, lançou mão de todos os recursos de sua sensibilidade, mas não conseguiu apontar a flor natural. Então disse à rainha: "Posso abrir uma janela?" Com a permissão, ele abriu, e eis que uma abelha entrou e pousou na única flor que era verdadeira.

Frequentemente acontece de o tentador nos colocar em um dilema, a fim de nos pegar para si. Nessa hora, é só nós rezarmos que Deus entra e encontramos a solução, como Salomão encontrou. Mas pode acontecer de nos deixarmos enganar pelas forças do mal ,porque ele sempre está nos desafiando a perder a fé , a nos consideramos burros diante de uma situação e encontrarmos com ele no pecado da sedução . È nesse momento que devemos ser como Salomão ,sábio e coerente , pedir perdão a Deus porque nos deixamos cair na tentação , mas pedir a ele que nos livre de todo mal , amém

Vamos todos cantar pedindo perdão ?

Leitura – Ouvir a leitura com entusiasmo é estar sintonizado com Deus , é dar a Ele o nosso coração fazendo com que seja mensageiro convicto e cheio de fé de sua palavra . Ouçamos com atenção a leitura.

Aclamação _ Neste evangelho Jesus ensina como evangelizar através de novos métodos e com renovado ardor missionário. O novo método de evangelização é falar com o coração, é lutar por justiça e paz, é viver a partilha e a fraternidade. Ardor missionário significa viver o evangelho, viver o amor.

Ofertório – Jesus hoje expulsou da vida de um homem um espírito mau , que agia, para ferir , para impor o pecado , para revelar a mentira , a dor e a falsidade que queria destrui-lo . Hoje vivemos tempos difíceis também , porque vivemos numa sociedade muito preocupada consigo mesma , um produto de egoísmo com muita ação do mal no meio dela.

Mas aqui vocês são crianças , são frutos doces do amor de Deus e , por isso , podem mudar todas as coisas ... nesse sentido queremos hoje oferecer ao Senhor , os maiores dons que uma criança tem e que devemos cultivar por toda a vida , independente do nosos tamanho , pois elas nos ensinam a ser melhores e fazermos desse mundo um mundo mais justo e fraterno.

Oferecemos nessa boneca a ternura e a doçura , encontrada no olhar de uma criança ,pois ela não foi atingida pelo pecado ,está limpa , por isso queremos estar limpos pra nosso Deus, livres de todo espírito mau e abraçados pelo perdão

Oferecemos nesse carrinho , sinal da corrida contra O PECADO, querendo nos livrar dele E DA CHEGADA que queremos ter com o céu um dia , nesse sentido vamos conhecer bem o caminho do Senhor e nunca nos desviar dele

Oferecemos, Senhor ,a bola , que mostra a intensidade do nosso amor , a beleza das cores que giram no olhar de cada criança , trazendo a esperança para esse mundo , que ele seja um mundo de paz , de alegria e fraternidade e que sejam esses os valores que rolem de mão em mão, que se lancem por toda a parte do mundo inteiro .

Trazemos o pião, que roda e gira e que tudo pode mudar , para que assim possamos também mudar se estivermos em lados opostos , se caminhamos contra a fé e não nos colocamos de pé ,com louvor , diante de suas palavras e ações , sinal de nossa conversão pessoal

Oferecemos o som digital dos novos tempos , na geração que respira tecnologia , para que assim possamos também nos atualizar na fé e que ela renda valores para toda nossa vida e alcance todas as comunidades e redes em nome do amor que depositamos em ti e que queremos propagar .

Junto ao pão e ao vinho , Senhor , nos colocamos aqui , com os valores infantis , sendo compromissados a nos tornar cada mais voltados para seus ensinamentos e também formadores de nossos discípulos que contemplem suas palavras ,mantendo-nos firmes na nossa fé , Amém .

Comunhão - Palavra de Deus é vida e toda fez que comungamos a Ele , recebemos a força de expulsar o mal da nossa vida e nos livrarmos de nossos pecados, nos colocarmos firmes diante de Deus. Com o coração voltado para receber a grande benção que é o Senhor na eucaristia , vamos ao seu encontro cantando .

Ação de graças – Hoje ouvimos seriamente as palavras de Jesus, ele expulsou o mal da vida de muitos homens que se comprometeram a viver suas palavras e deu a oportunidade para receberem o céu como presente . Nós, crianças, estamos expostas a ação do mal a todo o momento , a todo momento sofremos uma tentação que quer nos tirar do caminho , se realmente somos filhos tão amados de Deus , se estamos aqui diante Dele e dizemos batendo no peito que o amamos , vamos fazer uma pequena reflexão diante de tudo que ouvimos hoje ?

“Resta-nos, então, perceber que Jesus tinha autoridade porque não só ensinava, mas agia. A nossa autoridade nos vem do nosso testemunho, da nossa firmeza e convicção. – Qual a diferença entre falar e agir? – Você é uma pessoa que tem autoridade ao falar? – As pessoas lhe dão crédito? – Você tem agido da mesma forma como você ensina aos outros a agir? – Quais as obras que Jesus tem realizado em você e na sua família?- Você também espalha a fama de Jesus contando as coisas boas que Ele já lhe fez?”
Amém.

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/missa/layout.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário