sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

5º Domingo do Tempo Comum - "Jesus, aquele que restaura e salva a vida e nos conduz ao Reino".

Cor verde - ANO B - 05/ 02/2012


5º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Jesus, aquele que restaura e salva a vida e nos conduz ao Reino


O espaço celebrativo é o lugar sagrado de oração e contemplação. O silêncio é imprescindível para que todos possam fazer a experiência de Deus. Para dar início à celebração, antes de qualquer comentário, a equipe de canto entoa o refrão meditativo.


Ó SILÊNCIO, Ó SILÊNCIO! DEUS NOS FALA AO CORAÇÃO. (bis)


01. ACOLHIDA


Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo, sejam todos bem-vindos para celebrar a nossa Páscoa semanal. Nesta Liturgia fazemos memória da ação de Jesus junto aos doentes. Ele nos convida a rever nossa postura diante do sofrimento, doença e tantas outras adversidades.


Animador(a) - Lembremos também dos mártires de nossa Diocese, os quais fazemos memória todo ano no dia 5 de fevereiro para homenagear aqueles que deram suas vidas na luta pelo bem comum.


O animador motiva a assembleia a fazer a recordação da vida, fatos e acontecimentos que marcaram a vida da comunidade, Paróquia... durante a semana.


Animador(a) - Na certeza de que o Senhor está próximo de todas as pessoas que passam por dificuldades, cantemos expressando o mistério que vamos celebrar.


Procissão de entrada como de costume.


02. CANTO INICIAL


A GENTE TEM UM MUNDO PRA CELEBRAR. É DEUS QUE ESTÁ NO FUNDO DESTE MEU CANTAR (bis).


1. Aqui nos reunimos pra agradecer, a vida é um presente, nela eu posso crer.


2. Eu vim pedir perdão por te desconhecer, agora, em cada irmão, eu vou te receber.


3. O que estou sofrendo vai construir, pois tudo aqui é vida pra se repartir.


4. O amor nos fez um povo pra te louvar e todo dia é novo tempo de amar.


Presidente - Unidos pelo amor do Deus-Trindade, que sempre acolhe a todos sem distinção, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...


Presidente - A graça do Pai, o amor do Filho e a força do Espírito Santo, estejam convosco.


BENDITO SEJA DEUS...


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - De coração contrito e humilde, supliquemos ao Deus misericordioso, que tenha piedade de nós, pecadores (silêncio). Confessemos os nossos pecados. CONFESSO A DEUS TODO PODEROSO...


Presidente - Deus rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.


- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...


- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...


- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...


04. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, em vosso amor de Pai vos aproximais dos sofrimentos humanos e, através do Evangelho de Jesus, anunciais a vitória sobre os males. Guardai-nos sob a vossa proteção, pois só confiamos na vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


05. HINO DO GLÓRIA


Presidente - Ao Deus que nos liberta de todo sofrimento, rezemos o hino do glória.


Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.


Sem nenhum comentário a equipe de canto entoa o refrão abaixo, em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.


É UMA LUZ TUA PALAVRA, É UMA LUZ PRA MIM, SENHOR! BRILHE ESTA LUZ, TUA PALAVRA, BRILHE ESTA LUZ EM MIM, SENHOR! (bis)


06. LEITURA DO LIVRO DE JÓ (7, 1-4.6-7)


07. SALMO RESPONSORIAL (146)


Atenção: o Salmo Responsorial deve ser cantado ou proclamado do Lecionário Dominical.


Todos - LOUVAI A DEUS, PORQUE ELE É BOM E CONFORTA OS CORAÇÕES. (bis)


08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (9, 16-19.22-23)


09. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)


1. O Cristo tomou sobre Si nossas dores, carregou em Seu corpo as nossas fraquezas.


10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (1, 29-39)


11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


A liturgia deste dia nos fortalece na fé, suscitando a força para enfrentarmos os males que a vida nos apresenta, despertando a solidariedade com nossos irmãos sofredores, pois Jesus mostrou-nos sua força ao ir quebrando os preconceitos da época, buscando em primeiro lugar, ir ao encontro dos marginalizados. A primeira leitura nos apresenta Jó, uma pessoa que sofre. Ele é atingido por uma grave doença, perde tudo, inclusive a família, mas não perde a fé. Consegue fazer um ato de fé na sabedoria e na transcendência de Deus. É a experiência do sofrimento que todos vivemos em algum momento de nossa vida. E Jó encontra o sentido de sua vida sendo solidário com o próximo. No Evangelho vemos de que modo Jesus se comporta diante do sofrimento e da doença. A sogra de Simão está enferma, acamada. Jesus aproxima-se, segura-a pela mão e ajuda-a a levantar-se. Os sofredores e sofredoras do nosso mundo esperam de nós atitudes coerentes com a Boa-Nova de Jesus. É assim que nós agimos? Não tentamos, às vezes, evitar contatos com situações de sofrimento? A doente, prostrada na cama, prisioneira da doença, incapaz de se mexer representa todas as vítimas do pecado ou escravos de situações desumanas (doenças, opressões, injustiças, crimes, preconceitos, roubos, fome, tráfico de drogas...). De todos esses Jesus aproxima-se, toma cada um pela mão e o ressuscita para nova vida. É significativo observar que a sogra de Pedro ao ser curada, imediatamente passa a servi-los. O apóstolo Paulo, a exemplo de Jesus se fez servo de todos, pois para ele, evangelizar não é algo que a gente escolhe fazer; é uma obrigação (embora livremente aceita). E isso exige que a pessoa se torne servidora dos outros, sendo tudo em todos. Por isso, o apóstolo vivencia todas as experiências humanas, precisa alcançar todas as pessoas e vai até elas, vive com elas; é o verdadeiro sentido da acolhida, ou seja, ir ao encontro do outro. A missão do cristão é de repetir os gestos do mestre: aproximar-se daqueles que não têm forças para manter-se em pé e erguê-los da condição desumana na qual se encontram, ser servos de todos e do Evangelho. “Nas ações de Jesus percebemos inúmeros gestos de quem está preocupado não só em recuperar a saúde no aspecto biológico, mas promover o ser humano para uma vida digna, saudável e reintegrada à sociedade. É missão da Igreja dar continuidade a ação de Jesus na história. Por isso, a Igreja propõe a saúde como reflexão para a Campanha da Fraternidade deste ano que traz como tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a Terra”; com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre a realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso a saúde pública que clama por ações transformadoras”


(Trecho extraído de Texto-Base C.F. 2012)


12. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus que nos liberta, nos salva e nos leva a servi-lo no irmão(ã), professemos nossa fé. CREIO EM DEUS PAI...


13. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Confiantes na bondade e no amor de Deus, façamos os pedidos de nossa comunidade.


- Senhor, iluminai a vossa Santa Igreja, o Papa, os bispos, os padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, para que sejam no mundo sinal do vosso amor e da vossa misericórdia. Nós vos pedimos.


- Senhor, abençoai todos os profissionais da saúde e os membros da Pastoral da Saúde, para que tenham atitudes coerentes com a Boa-Nova de Jesus, junto aos doentes e sofredores deste mundo. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei a fé dos doentes, dos seus familiares e seus cuidadores, para que nos momentos difíceis, busquem força na Vossa Palavra e na Eucaristia. Nós vos pedimos.


- Senhor, guiai o seu povo, para que a exemplo do apóstolo Paulo, que teve na evangelização a razão do seu viver, seja verdadeiro anunciador do Evangelho de Jesus Cristo. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei todas as pessoas que a exemplo de... (falar o nome do mártir), sejam fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo, para que possam estar a serviço da vida e da esperança. Nós vos pedimos.


(preces espontâneas)


Presidente - Senhor nosso Deus, acolhei as preces que vossa família aqui reunida vos apresenta. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


14. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Este momento é próprio para Celebração da Palavra.


Animador(a) - A liturgia de hoje nos ensina que Jesus veio fazer o bem. Libertava as pessoas da doença e do mal por meio de sua Palavra e ação. Apresentemos ao altar do Senhor o serviço das pessoas que acompanham e visitam os doentes e de todos aqueles que trabalham pelo resgate e pela promoção da dignidade humana.


Pessoas que representam entidades ou instituições que trabalham na promoção humana, ministros da distribuição da Sagrada Eucaristia, equipe de visita aos doentes, membros da Pastoral da Saúde, Sobriedade, Carcerária, da Criança... e pessoas que cuidam dos doentes, entram trazendo símbolos do seu trabalho. Enquanto isso, canta-se.


SABES, SENHOR, O QUE TEMOS É TÃO POUCO PRA DAR, MAS ESTE POUCO NÓS QUEREMOS COM OS IRMÃOS COMPARTILHAR.


15. CANTO DAS OFERENDAS


(onde houver Celebração da Palavra)


NO TEU ALTAR, SENHOR, COLOCO A MINHA VIDA EM ORAÇÃO.


1. A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.


2. O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.


3. Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.


(onde houver Celebração Eucarística)


1. Venho, Senhor, oferecer com esse vinho e esse pão. Tudo que existe em meu ser, tudo que há em meu coração.


2. Vejo agora em Teu Altar essa oferta de Amor; quero também Te consagrar toda minha vida, Senhor.


E QUANDO ESTE PÃO FOR LEVANTADO; E JUNTO COM O VINHO CONSAGRADO TAMBÉM AS MINHAS MÃOS A TI LEVANTAREI; ENTOAREI LOUVORES AO MEU REI. (2x)


16. PAI NOSSO


Presidente - Somos filhos de Deus e irmãos em Cristo. De mãos dadas, rezemos a oração que Jesus nos ensinou como modelo de toda oração. PAI NOSSO...


17. ABRAÇO DA PAZ


Animador - Paz é fazer-nos próximos dos irmãos pela acolhida, atenção e pelo toque fraterno e amoroso. Saudemo-nos com um gesto de paz. (canto à escolha)


18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)


1. Todo aquele que comer do meu corpo que é doado, todo aquele que beber do meu sangue derramado, e crê nas minhas palavras que são plenas de vida, nunca mais sentirá fome e nem sede em sua lida.


EIS QUE SOU O PÃO DA VIDA, EIS QUE SOU O PÃO DO CÉU; FAÇO-ME VOSSA


COMIDA, EU SOU MAIS QUE LEITE E MEL.


2. O meu Corpo e o meu Sangue são sublimes alimentos do fraco indigente é vigor, do faminto é o sustento. Do aflito é consolo, do enfermo é a unção, do pequeno e excluído, rocha viva e proteção.


3. Eu sou o caminho, a vida, água viva e a verdade, sou a paz e a luz do mundo, sou a própria liberdade. Sou a Palavra do Pai que entre vós habitou, para que vós habiteis na Trindade onde estou.


4. Eu sou a Palavra viva que sai da boca de Deus, sou a lâmpada para guiar vossos passos, irmãos meus. Sou o rio, eu sou a ponte, sou a brisa que afaga, sou a água, sou a fonte, fogo que não se apaga.


19. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus Pai, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), concedei-nos viver unidos em Cristo, e tenhamos a alegria de produzir muitos frutos para a salvação do mundo e que a palavra do apóstolo Paulo ressoe em nós “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!”, sendo presença na vida dos nossos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


20. NOTÍCIAS E AVISOS


21. BÊNÇÃO


Presidente - O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.


“Senhor, que passastes pelo mundo fazendo o bem e curando a todos, nós vos pedimos que abençoeis todos os vossos filhos enfermos. Dai-lhes a força do corpo e a firmeza do espírito, a resistência à dor e a saúde completa, para que, voltando ao convívio de seus familiares, com alegria vos bendigam. Vós que viveis e reinais para sempre. AMÉM.”


- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Jesus passou entre nós fazendo o bem. Ide em paz e lutai sempre pela defesa da vida e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


22. CANTO FINAL


FELIZ DE QUEM CAMINHA, TENDO DEUS NO CORAÇÃO, QUEM FAZ DA SUA VIDA, UMA ETERNA PROCISSÃO (bis).

1. Quero ver o mundo, com o teu olhar, e a dor da vida, com teu coração. Vou levar ajuda a quem precisar, vou cantar a vida como uma canção.


Jesus, aquele que restaura e salva a vida e nos conduz ao Reino


Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=11238&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário