quinta-feira, 1 de março de 2012

2º Encontro da IAM - MARÇO - ESPIRITUALIDADE

Tema: Conhecendo os compromissos da IAM
Objetivo: Fazer com que as crianças aprendam os compromissos
Ambiente:
* Cartaz com os Compromissos
* Mapa Mundi e as velas
* Desenhos dos compromissos
* Lapís de cor


Recepção: Cantando:

Só porque você veio é festa no céu, é festa aqui...(com gestos)


Dinâmica:
Desenvolvimento: (orientado pelo assessor)


1. Ficar em círculo.
2. Distribuir 1 balão, para cada criança, com as cores continentes, e colocar no centro do círculo os cartões, voltados para baixo, já confeccionados com as palavras: ALEGRIA, AMOR, PAZ, AMIZADE e ESPERANÇA e a IMAGEM DEJESUS COM AS CRIANÇAS NO CENTRO E cada cartão ao redor.
3. Dizer a todos: “nestes encontros da infancia e adolescencia missionaria vamos experimentar a presença viva de Jesus, vamos conhecer seus ensinamentos e aprender a colocar em prática na nossa vida o que Ele nos pedir. Vamos procurar fazer dos nossos encontros momentos cheios de ... (o assessor pede que alguém desvire o cartão amarelo e que todos leiam a palavra que apareceu –ALEGRIA)
4. Pedir para que as crianças que estiverem com o balão amarelo encham, amarrem e segurem seu balão.
5. Prosseguir com a seguinte fala: “além da alegria, em nossos encontros vamos ouvir falar que Jesus nos ensinou a ter muito... (o assessor pede que alguém desvire o cartão vermelho e que todos leiam a palavra que apareceu – AMOR)
6. Pedir para que as crianças que estiverem com o balão vermelho encham, amarrem e segurem seu balão.
7. O assessor deve continuar motivando o encontro e pedindo que alguém vá desvirando os cartões, sempre associando a palavra que aparecer com aquilo que experimentarão em cada encontro.
8. Ao desvirarem o cartão BRANCO com a palavra PAZ, pedir para que as crianças que estiverem com o balão branco encham, amarrem e segurem seu balão. Desvirando o AZUL com a palavra AMIZADE, pedir para que os catequizandos que estiverem com o balão azul encham, amarrem e segurem seu balão; desvirando o VERDE com a palavra ESPERANÇA, pedir para que as crianças encham, amarrem e segurem seu balão verde.
9. Terminada a dinâmica, pedir que todos joguem os balões para o alto como sinal de que desejamos espalhar estes sentimentos.
10. Para encerrar o momento, pedir que cada um segure um balão e diga: “para que possamos ser contagiados por estes sentimentos vamos estourar nossos balões”. Falar juntos: De todas as crianças do mundo sempre amigos...

Oração Inicial:
Jesus sabemos que e nosso melhor amigo, que esta sempre conosco,nos proteja e nos ajude a sermos bons missionários amem.

Relembrando:

Do que nos conversamos a semana passada (tempo para se manifestarem)
Muito bem, nós falamos de Dom Carlos, De como tudo começou....
Quem contou a historia da infância?Contou pra que?

Os Compromissos
Sabe Jesus nos mostrou como devemos agir
Como devemos tratar as pessoas, o que devemos fazer...
Estas coisas são os compromissos da IAM
(Distribuir as figuras dos dez compromissos para colorir, dar tempo para que todos olhem e pintem o desenho, pedir que expliquem a sua figura)
Vamos contar quantas figuras diferentes tem... uma ...duas...dez nossa!
São dez coisas que devemos fazer sempre.

Dinâmica Compromissos


Formar uma roda com as crianças
primeiro compromisso da iam, é tornar Jesus conhecido e amado. Como que agente pode fazer com que as pessoas conheçam Jesus? Evangelizando. Ou seja falando de Jesus

Nós vamos cantar uma musiquinha assim:
Eu vou falar de Jesus (girando) La na igreja: eu vou (pular pra frente) eu vou (atrás) eu vou (direita) eu vou! (esquerda) Eu vou falar de Jesus (girando) Lá em casa: eu vou (pular pra frente) eu vou (atrás) eu vou (direita) eu vou! (esquerda)Eu vou falar de Jesus (girando) Lá na escola: eu vou (pular pra frente) eu vou (atrás) eu vou (direita) eu vou! (esquerda)Eu vou falar de Jesus (girando) Em qualquer lugar: eu vou (pular pra frente) eu vou (atrás) eu vou (direita) eu vou! (esquerda)

Eu sou missionário (bate no peito)Eu vou falar de Jesus (faz o 1 com a mão)(coloca as mão no chão e ergue gritando) IAM
Se sobrar tempo fazer o segundo: eu vou ajudar feliz eu vou, eu vou.

Oração Final
Vamos pedir a proteção de Nossa Senhora para as crianças do mundo inteiro:
Ave Maria... Quem quiser faz a prece espontânea...

Menino Jesus, vem para mim, faça de mim uma boa criança.
Meu coração é pequenino, cabe somente Jesus menino.

Compromisso da semana: Rezar 1 Ave Maria por dia pelos missionários além-fronteiras
Trazer para próximo encontro quem conseguir e puder, uma moedinha fruto do sacrifício para doar ao cofrinho missionário.
Trazer mais um amiguinho para Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário