sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA


SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Cor branca - 12/10/2012
Dia da Padroeira do Brasil e da Criança
Grito dos excluídos
Maria disse aos que estavam servindo: “fazei o que Ele vos disser!” (Jo 2,5b)
01. ACOLHIDA
Preparar um lugar para colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a bandeira do Brasil e o tema da celebração. Enquanto as pessoas vão chegando, as crianças, cantando refrões marianos, fazem a acolhida.
Para iniciar a celebração, a equipe de canto entoa o refrão meditativo abaixo.
Pelas mãos da Senhora Aparecida, encontramos Jesus. Pelas mãos da Senhora Aparecida, encontramos Jesus. (bis)
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! Hoje, celebramos a Páscoa de Jesus, fazendo memória de Nossa Senhora Aparecida, que desde 1930 foi proclamada, pelo Papa Pio XI, padroeira do Brasil. Toda a liturgia de hoje é marcada pelo pedido de intercessão a Maria,
padroeira de nossa Pátria, junto de Deus. Ao pedirmos bênçãos para a Pátria, nos dispomos também a sermos instrumento daquilo que pedimos, no empenho incansável por uma Nação melhor, mais justa, mais fraterna e feliz, conforme o projeto de Deus. Lembremos também hoje de todas as crianças, na comemoração do seu dia e da proclamação do Ano da Fé, pelo papa Bento XVI, que se estenderá de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, na solenidade de Cristo Rei.Alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 - O povo te chama de Nossa Senhora por causa de nosso Senhor. O povo te chama de Mãe e Rainha porque Jesus Cristo é o Rei do Céu. E por não te ver como desejaria, te vê com os olhos da fé. Por isso Ele coroa a tua imagem, Maria, por seres a Mãe de Jesus de Nazaré.
Como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus. Mais bonito é saber quem tu és! Não és deusa, não és mais que Deus, mas, depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior.
2 - Aquele que lê a Palavra divina, por causa de nosso Senhor, já sabe que o Livro de Deus nos ensina que só Jesus Cristo é o intercessor. Porém, se podemos orar pelos outros, a Mãe de Jesus pode mais. Por isso te pedimos em prece, ó Maria, que leves o povo a Jesus, porque de levar a Jesus, entendes mais!
Presidente - Reunidos no amor do Pai, façamos o sinal da nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a força do Espírito Santo estejam convosco.Bendito seja Deus...
03. ENTRADA DA IMAGEM
Animador(a) - Lembrando Maria, encontrada na rede de pobres pescadores e trazendo a cor negra, bendizemos ao Senhor da Vida a sua predileção pelos pequenos e sofredores. Unindo nossa voz ao clamor de todo o povo peregrino em busca de melhores condições de vida, força e alento para vencer suas dificuldades, cantemos, recebendo a imagem de Nossa Senhora da Conceição
Aparecida, padroeira do Brasil.
A equipe de celebração, junto com as crianças, prepara este momento utilizando símbolos e gestos conforme a letra do canto.
1 - No fundo da rede de três pescadores, Maria aparece pra nossos louvores. Em mil setecentos e dezessete nos veio Maria, a Mãe celeste.
Ave Maria, ave Maria! (bis) Ave, ó Mãe querida! Ave Aparecida!
2 - No rio Paraíba um M se via, surgiu a imagem da Virgem Maria. O povo rezava numa capelinha a vela acendia, acendia sozinha.
3 - Do povo sofrido na luta da vida, Maria foi sempre a Mãe tão querida. Maria protege o necessitado e sempre o defende de todo o pecado.
4 - O povo te ama, ó Mãe tão, tão querida. Assim te aclama: Mãe Aparecida. A nossa rainha no céu de anil, é a padroeira do nosso Brasil.
04. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Maria sempre foi a serva fiel de Deus Pai. Reconhecendo nossas infidelidades e omissões, peçamos a Deus o perdão dos nossos pecados. (pausa)
- Senhor, Filho de Deus, que nascendo da Virgem Maria vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
- Cristo, Filho do Deus feito homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
- Senhor, Filho primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Presidente - Deus, rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
05. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente - Louvemos ao Senhor nosso Pai pelas maravilhas realizadas na vida de Maria e na vida de cada um de nós.
Este canto é próprio para a Celebração da Palavra.
1 - Minh’alma dá glórias ao Senhor. Meu coração bate alegre e feliz. Olhou pra mim com tanto amor, que me escolheu, me elegeu e me quis! E, de hoje em diante, eu já posso prever: todos os povos vão me bendizer! O poderoso lembrou-se de mim! Santo é seu nome sem fim!
2 - O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz: Maria carrega o Salvador porque Deus Pai sempre cumpre o que diz. E, quando os povos aceitam a lei, passa de Pai para filho o seu dom: das gerações Ele é mais do que rei: Ele é Deus Pai; Ele é bom!
3 - Minh’alma dá glórias ao Senhor. Meu coração bate alegre e feliz. Meu povo já sente o seu amor Ele promete, Ele cumpre o que diz. Aos nossos pais ele um dia jurou. Deus é fiel e jamais enganou.
Estamos perto da era do amor. Bendito seja o Senhor.
06. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus de amor, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Jesus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário, a equipe de canto entoa o refrão abaixo. Em seguida, o(a) leitor(a) proclama a leitura.
Silêncio, ó silêncio! Deus nos fala ao coração. (bis)
07. LEITURA DO LIVRO DE ESTER (5, 1b-2;7,2b-3)
08. SALMO RESPONSORIAL (44)
O salmo deve ser cantado ou proclamado no Lecionário.
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o rei se encante com vossa beleza! (bis)
- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
- O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro.
- Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.
09. LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO (12, 1.5.13a.15-16a)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 - Disse a Mãe de Jesus aos serventes: “Fazei tudo o que Ele disser!”
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (2, 1-11)
12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A Solenidade deste dia recorda a proteção da Virgem Maria, sua presença materna e consoladora, experimentada em 1717, por três pobres pescadores, no início de nossa história nacional. As redes vazias dos pobres quase se romperam pela abundância de peixes, após o “aparecimento” da imagem
negra da Imaculada Conceição. Desde então, aquela imagenzinha humilde recorda ao povo brasileiro a presença materna da Mãe do Senhor em nossa vida. Sim, hoje a festa é nossa, do povo brasileiro; por todo o território nacional, gente de todas as raças que fazem esta Nação, canta com devota gratidão: “Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Salve a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida”! Esta presença materna, carinhosa, providente e atuante da Virgem Santíssima é ilustrada de modo admirável nas leituras da Palavra de Deus que acabamos de ouvir. O Evangelho nos mostra Maria prestando atenção ao que acontece na festa de casamento onde fora
com seu Filho. É ela que percebe que falta vinho e avisa Jesus. Bom seria que, imitando a Virgem Maria (Evangelho) e a Rainha Ester (1ª leitura), cada um de nós visse o que falta para que a vida humana seja festa para todos. Prestar atenção é o primeiro passo para sermos solidários. Apoiados na força desta fé, os cristãos podem encontrar coragem para serem solidários, irmãos, unidos contra tudo o que estraga a alegria da vida (2ª leitura). Não faltará alegria na vida se todos fizerem o que Jesus mandou. Apesar de tudo que nos ameaça, os que estiverem com Deus serão vitoriosos. É esta maternidade tão amorosa e fecunda que nós experimentamos continuamente em nossa vida. Que a
Virgem Mãe Aparecida, Mãe de Deus e nossa, acolha nosso brado filial e interceda com sua oração materna por nossas crianças, nossos governantes: que sejam retos, justos, servidores do bem comum, sobretudo dos mais necessitados!
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus Uno e Trino que realiza grandes graças em favor do seu povo. Creio em Deus Pai...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Elevemos as nossas orações a Deus Pai, suplicando pelas necessidades da nossa comunidade, cantando após cada prece: Virgem Maria rogai por nós, intercedei a Deus por nós.
- Senhor, abençoai o Santo Padre, o Papa Bento XVI, os bispos, padres, diáconos, seminaristas, irmãos e irmãs consagrados e todos nós, leigos e leigas, para que a exemplo de Maria possamos estar sempre atentos aos sinais do Reino e fazer tudo o que Jesus disser. Nós vos pedimos.
- Senhor, amparai e protegei todas as crianças vítimas da violência doméstica, da exploração sexual, do abandono nas ruas e praças de nossas comunidades e em nosso país. Nós vos pedimos.
- Senhor, encorajai os grupos, movimentos, pastorais e entidades que se dedicam no resgate de todas as crianças, para que perseverem firmes nesta missão. Nós vos pedimos.
- Senhor, por intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, junto a seu Filho Jesus, iluminai nossos governantes para que trabalhem em favor dos pobres e oprimidos de nosso Brasil. Nós nos pedimos.
Presidente - Ó Deus misericordioso, atendei nossas súplicas, pela intercessão de Maria, nossa Mãe. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) - Maria sempre nos mostra Jesus Cristo como centro de nossa fé. É a Ele quem servimos e escutamos. Neste Ano da Fé, apresentemos ao altar do Senhor a vida de todos nós, especialmente de nossas crianças, e que, sob o olhar materno de Maria, esforcemo-nos para sermos cristãos de verdade, fervorosos e generosos.
Crianças vestidas nas cores dos cinco continentes (verde, amarelo, azul, vermelho e branco), trazem um bonito terço confeccionado com material reciclável, apresentando-o diante do altar enquanto se canta.
Virgem Mãe Aparecida, senhora plena de luz, pelas vossas mãos benditas nós chegamos a Jesus. Pelas vossas mãos benditas nós chegamos a Jesus. (bis)
16. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 - É grande o Senhor, é nosso Deus! Atento aos corações, buscou em Nazaré: dentre os humildes, Maria foi eleita, vinde todos celebrar tamanha fé!
Fez em mim grandes coisas de um jeito bem novo, que acolhe, que integra. Fez visita ao seu povo, falou e cumpriu, a minh’alma se alegra!
2 - Fiel, compassivo é o nosso Deus! Atento a toda dor, conosco vem morar: dispensa orgulho e poder, nutre os famintos. Vinde, pois, toda esperança celebrar.
3 - Coragem que anima é o nosso Deus! Atento ao novo Reino, ouviu nosso clamor: trouxe o perdão, reanimou os humilhados. Vinde todos celebrar seu grande amor!
(onde houver Celebração Eucarística)
1 - Senhora da vida, Mãe do Salvador, a ti nós trazemos o pranto e a dor de um povo que luta à procura do pão. Trabalho, justiça e um mundo irmão.
Por nossas mãos em tuas mãos, gesto concreto do coração, compartilhar do que Deus dá, em procissão o pão partilhar.
2 - Maria em Caná fez a prece eficaz: que o Filho Jesus não deixasse faltar o vinho na mesa de quem acredita. Em Aparecida também o convida.
3 - Ninguém é tão pobre que não possa dar talvez um sorriso, um abraço, um olhar. Estender as mãos ao menor dos irmãos é comprometer-se com a vida cristã.
17. PAI NOSSO
Presidente - Com amor e confiança, rezemos a oração que o Senhor nos ensinou. Pai Nosso...
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Em Jesus, o Filho de Maria, nós nos tornamos irmãos e irmãs. Saudemo-nos com um sinal de comunhão e de paz. (canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 - Quando teu Filho contigo vier, pra festa da vida fazer: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!
Tudo é possível nas tuas mãos, meu Senhor! A Eucaristia é teu milagre de amor!
2 - Quando o vinho do amor nos faltar, e a gente ao irmão se fechar: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!
3 - Quando na mesa do nosso irmão faltar água, vida e pão: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!
4 - Quando faltar a justiça entre nós, e muitos ficarem sem voz: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!
5 - Quando o homem, em nome da paz, matar o irmão, pra ter mais: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!
6 - Quando a tristeza invadir nosso ser, e a vida o sentido perder: ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser!
20. ORAÇÃO
Presidente - Alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), nós vos suplicamos, ó Deus: daí ao vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, unir-se na construção do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor.Amém.
21. HOMENAGEM A NOSSA SENHORA E ÀS CRIANÇAS
Um casal ergue a imagem da Mãe Aparecida diante do altar. O Presidente convida todas as crianças a se aproximarem da mesma e junto com toda a assembleia, de mãos erguidas, cantam.
1 - Ó minha Senhora e também minha mãe, eu me ofereço inteiramente todo a vós e, em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.
2 - Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou desejo que a vós pertença. Incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como filho e propriedade vossa. Amém! (bis)
22. BÊNÇÃO
Presidente - O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com vossa bênção.Amém.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
- Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida. Salve, Virgem Imaculada, ó Senhora Aparecida!
1 - Aqui estão vossos devotos, cheios de fé incendida, de conforto e de esperança, ó Senhora Aparecida!
2 - Oh! Velai por nossos lares, pela infância desvalida, pelo povo brasileiro, ó Senhora Aparecida!
Maria disse aos que estavam servindo: “fazei o que Ele vos disser!” (Jo 2,5b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário