terça-feira, 20 de outubro de 2020

Novena Missionária: A vida é missão

“Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)
Missionários e Missionárias! Nos caminhos da missão, nunca estamos sozinhos: Deus
caminha conosco e nos doa seu Espírito para sermos cooperadores da obra missionária.
Neste Mês Missionário de 2020, o tema escolhido “A vida é missão” e o lema “Eisme
aqui, envia-me” (Is 6,8) irão nos ajudar no crescimento da consciência missionária.
Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. O Papa
Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida,
ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração”
(Alegria do Evangelho, 27).
Todos que foram consagrados e ungidos por Deus no batismo são convocados a
dizer sim à missão, devem anunciar e testemunhar a boa notícia que não é sua, mas
recebida de Deus. Nossa conversão é permanente, com os mesmos sentimentos de
Jesus Cristo de colocar-se a serviço da vida e do Reino do Pai.
Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas
dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador:
“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também
deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.
A vida é o bem fundamental e básico em relação a todos os demais bens e valores
da pessoa. Para a ética, a vida é um bem, mais que um valor. Deus, ao contemplar a
criação, “viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo,
saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se
com as criaturas presentes pelo caminho.
Em nossa Novena Missionária iremos mergulhar no tema da vida, vida que se
faz missão em diferentes realidades do Brasil que tem presente tantas dores, feridas
trazidas pela pandemia do Coronavírus. Cada um de nós aprendeu, sensíveis a essa experiência,
a ser uma Igreja mais samaritana, sinodal em estado permanente de missão.
A Novena Missionária reflete a vida e o testemunho dos diferentes sujeitos da
missão que, com ousadia e a seu modo, pronunciam: “Eis-me aqui, envia-me” (Is
6,8). Durante os nove dias rezaremos o tema “A vida é missão” que se desdobra na
vida missionária das famílias; dos seminaristas; da vida consagrada; da infância e
adolescência missionária; dos ministros ordenados; da juventude; da Amazônia e
dos idosos e enfermos.



























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário