sexta-feira, 4 de maio de 2012

Reflexão Domingo 06/05/2012


"Permanecei em mim"

A Liturgia nos fala da UNIDADE profunda
dos discípulos com o Ressuscitado,
através da imagem da VIDEIRA verdadeira.
Devem "permanecer" em comunhão de vida
com Cristo e com a comunidade.

Na 1a Leitura, PAULO narra a experiência do Caminho de Damasco
para ser aceito na Comunidade. (At 9,26-31)

Três anos após a sua conversão, Paulo vai a Jerusalém
para se encontrar com Pedro e se integrar com a Comunidade.
Lá o antigo perseguidor encontrou um clima de medo e de desconfiança.
Mas ele não se decepcionou, nem se afastou da comunidade,
pelo contrário, "permaneceu" unido a Cristo e à Comunidade.
Cristianismo não é só um encontro pessoal com Jesus Cristo,
é também uma experiência de partilha da fé e do amor com os irmãos.

* Quem são os "Paulos", hoje?

- NÓS também, muitas vezes, podemos encontrar dificuldade
para permanecer em comunhão com os irmãos de nossa comunidade:
- Diante das contrariedades, somos tentados a abandonar tudo…
- Nenhum motivo nos deve levar a renunciar à unidade…

- Quantas pessoas são vistas com reservas ou desconfiança na Comunidade
e não encontram um "Barnabé" que acredite nelas!
- Sabemos acolhê-las com alegria e compreensão?

Na 2a Leitura, João ensina que a nossa fé
se manifesta através das obras de amor. (1Jo, 3,18-24)
Permanecendo unidos a Cristo, circulará também em nós a sua vida (seiva).

No Evangelho, Jesus afirma "Eu SOU a Videira Verdadeira". (Jo 15,1-8)
Essas palavras, numa ceia de despedida, representam o seu "Testamento".

- Na Bíblia, a imagem da "Vinha" é muito freqüente:
Israel era considerado uma vinha plantada pelo próprio Deus,
mas que não produziu os frutos esperados.
E Deus, o vinhateiro, foi obrigado a abandoná-la, permitiu que fosse destruída…

- JESUS se apresenta como a "Videira verdadeira",
capaz de produzir frutos que Israel não produziu.

Jesus é o tronco, nós somos os ramos e o Pai é o Agricultor.
Ele cuida da videira, poda os ramos para produzirem mais.
Os ramos secos ele corta e joga no fogo.

Para dar FRUTOS, os "Ramos" precisam de DUAS COISAS:

+ da Seiva da Videira, que é Cristo, pois "sem mim nada podeis fazer".
O texto fala 8 vezes em "permanecer em Cristo" e 7 vezes em "dar frutos".
Se não "permanecermos" unidos a Cristo, recebendo essa seiva,
nos tornaremos ramos secos e estéreis, que serão cortados e excluídos...

* Poderão ser eficazes os nossos trabalhos pastorais,
sem a seiva dessa videira e o contato com Jesus, através da oração?

+ da Poda : Quem não viu já a poda de um parreiral?...
As gotas até parecem lágrimas chorando de dor pela poda... dolorosa...
mas necessária... "para dar mais fruto".
- Sem a poda, poderá ter muita folha e pouco fruto...

* Aceitamos as podas?

Quem são as tesouras?

- Deus, como trabalhador da vinha, se encarrega de fazer a poda.
A sua Palavra põe às claras as nossas limitações e falhas…
e PODA nosso egoísmo, o orgulho, a vaidade, a falsidade, a ganância...

- As pessoas afastadas: com críticas duras e ásperas contra a Igreja…
* Não poderiam se tornar uma poda salutar, ainda que muito dolorosa?

- As pessoas participantes: por motivos pessoais, também podem "podar"...
* Sabemos aceitar com humildade e tranqüilidade?

- Familiares: "Gostaria de atuar, mas o marido (ou esposa...) não deixa..."

+ Poderíamos resumir a mensagem de hoje em três Palavras:

Um Apelo: "Produzir frutos…"

Uma Condição: "Permanecer unido a ele". Para isso, precisa:

- Gastar tempo com ele. Nenhum trabalho, mesmo pastoral, justifica
o abandono do encontro pessoal com Cristo, na Oração.
Jesus nos adverte: "Sem mim NADA podeis fazer".
Devemos antes falar com Deus... para depois falar de Deus...

- Alimentar a nossa espiritualidade com esta "seiva divina",
que é a graça de Deus, na escuta da Palavra, na prática sacramental...

- Uma Advertência: Cristão que não "permanece" com ele não dá frutos.
Tornar-se-á então um "galho seco" que será cortado e jogado ao fogo...
Isso acontece com aqueles que se separam de Cristo
e da própria Comunidade

Hoje, Cristo continua produzindo frutos, que agradam ao Pai,
por meio dos cristãos de nossas comunidades,
que "permanecem" sempre unidos a Cristo.

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 06.05.2012

Fonte: http://www.buscandonovasaguas.com/index.php?menu=home

Reflexão Evangelho - Padre Renato

Evangelho (João 14,1-6)Sexta-Feira, 4 de Maio de 2012
4ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Quem de nós não conhece Santa Teresa do Menino Jesus? Vou colocar um comentário muito profundo que ela faz sobre esse lindo trecho do Santo Evangelho. Saibam apreciar com o coração: «Na casa de Meu Pai há muitas moradas».Durante muito tempo, perguntei a mim própria porque é que o Bom Deus tinha preferências, porque é que as almas não recebiam todas o mesmo grau de graças. Jesus dignou-Se instruir-me neste mistério: pôs em frente dos meus olhos o livro da natureza e eu percebi que todas as flores que Ele criou são belas, que o esplendor da rosa e a brancura do lírio não apagam o perfume da pequena violeta ou a simplicidade encantadora da margarida. Percebi que, se todas as florinhas quisessem ser rosas, a natureza perdia o seu ornamento primaveril, os campos já não estariam esmaltados de flores Assim é também no mundo das almas, que é o jardim de Jesus. Ele quis criar grandes santos, que podem ser comparados aos lírios e às rosas, mas criou também santos menores, que se devem contentar em ser margaridas ou violetas, destinadas a alegrar os olhos do Bom Deus quando Ele Se debruça sobre elas; a perfeição consiste em fazer a Sua vontade, em ser o que Ele quer que sejamos. Compreendi ainda que o amor de Nosso Senhor se revela tanto na alma mais simples que não opõe nenhuma resistência à Sua graça, como na alma mais sublime. Com efeito é próprio do amor abaixar-se; se todas as almas se assemelhassem às dos Santos Doutores que iluminaram a Igreja com a clareza da sua doutrina, parece-me que o Bom Deus não Se abaixaria suficientemente vindo apenas aos seus corações; mas Ele criou a criança que não sabe nada e apenas emite fracos bramidos, criou o pobre selvagem que só tem para se conduzir a lei da natureza, e é exatamente ao seu coração que Se digna descer, estas são as Suas flores dos campos, cuja simplicidade O deleita. Abaixando-Se assim, o Bom Deus mostra a Sua grandeza infinita. Tal como o sol ilumina ao mesmo tempo os cedros e cada florinha como se ela fosse a única na terra, assim também Nosso Senhor Se ocupa particularmente de cada alma, como se não houvesse outra semelhante a ela.

Oração

Senhor Jesus, Tu que é o doador de todos os dons, pequenos ou grandes, doa-me o dom de saber aceitar-me como sou, sem ter a necessidade de alimentar inveja ou ciúme. Dá-me cada vez mais o dom da simplicidade. Que eu seja cada vez mais agradecido pelo dom da vida, recebida de Ti com tanto carinho, amor e gratuidade. Todos os talentos que colocaste a meu dispor possam ser compartilhados, diariamente, para o progresso das pessoas que comigo convivem. Concede-me a graça de nunca opor resistência ao Teu grande projeto de amor, preparado para mim pela Tua infinita ternura e bondade. Ajuda-me a não complicar a convivência fraterna em família e em comunidade. Acima de tudo, impulsiona-me, pelo fogo do Espírito, a fazer tão somente a Tua santa vontade para merecer habitar nas moradas eternas. Sejas sempre Tu, Jesus, em minha vida, o Caminho, a Verdade e a Vida. Amém.

- Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te um abençoado final de semana. Não deixes de participar da Eucaristia ou do Culto Dominical.
Com estima,Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Homenagem ao Pe Edson Assunção



Hoje só posso expressar a saudades que o Pe Edson Assunção deixou, mas também meus sinceros agradecimento pelo seu amor e ardor missionária a Obra da Infância e Adolescência Missionária...Muito obrigada de todo coração...
Sua alegria e seu testemunho missionária estarão sempre em nossos corações.
IAM Santa Paulina
Cris Rover.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

IAM de Joinville/SC prepara encontros de formação e espiritualidade


Ocorreu em Joinville/SC a reunião para planejar o Encontro em Rio D'Oeste, que será realizado nos dias 7 a 10 de junho, com a assessoria do Padre André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da IAM e o Encontro de Espiritualidade Missionária, com o Pe. Estevão, do PIME, no dia 27 de maio. Tudo valeu a pena. A dedicação das pessoas envolvidas é muito marcante. Cresce sempre mais a consciência missionária em todas as Paróquias da região.

Fonte:http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/2012/05/iam-de-joinvillesc-prepara-encontros-de.html

terça-feira, 1 de maio de 2012

São José Rogai por nós

1º de Maio dia do Trabalho

Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações.
Todo trabalho honesto dignifica, por mais humilde que seja. Quem faz do trabalho o seu maior prazer da vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.





O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros e agricultores.




No dia 1 de maio de 1886, em Chicago, grevistas entraram em choque com a polícia. Explodiu uma bomba e morreram quatro operários e sete policiais. Alguns líderes grevistas foram presos e executados no ano seguinte. Em junho de 1889, os socialistas reunidos em Paris, para fundar a II Internacional, aprovaram a resolução de consagrar o dia 1 de maio de todos os anos, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória das vítimas de Chicago. A iniciativa se propagou lentamente, a princípio encontrando resistência das autoridades, que perseguiam politicamente os manifestantes, mas aos poucos se consolidou. Hoje, sob a designação de DIA DO TRABALHO, são feitas comemorações em quase todos os países do mundo, com pequenas variantes quanto à data. O DIA DO TRABALHO, porém, só foi institucionalizado com o Estado Nôvo, em 1938, e declarado feriado nacional pelo governo do marechal Eurico Gaspar Dutra, com a Lei n. 662, de 6 de abril de 1949.

Nada mais justo do que lembrar nesse dia de todos aqueles que com seu trabalho constroem algo de bom para a Pátria e para a Humanidade.

Fonte: http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/dia_do_trabalho.htm

1º Aniversário do Blog Catequizando Com Amor


Parabéns a Erica pelo aniversário do blog, amigos façam uma visita:
http://ericamagropires.blogspot.com.br/2012/05/1-aniversario-do-blog-catequizando-com.