sexta-feira, 4 de maio de 2012

Reflexão Evangelho - Padre Renato

Evangelho (João 14,1-6)Sexta-Feira, 4 de Maio de 2012
4ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Quem de nós não conhece Santa Teresa do Menino Jesus? Vou colocar um comentário muito profundo que ela faz sobre esse lindo trecho do Santo Evangelho. Saibam apreciar com o coração: «Na casa de Meu Pai há muitas moradas».Durante muito tempo, perguntei a mim própria porque é que o Bom Deus tinha preferências, porque é que as almas não recebiam todas o mesmo grau de graças. Jesus dignou-Se instruir-me neste mistério: pôs em frente dos meus olhos o livro da natureza e eu percebi que todas as flores que Ele criou são belas, que o esplendor da rosa e a brancura do lírio não apagam o perfume da pequena violeta ou a simplicidade encantadora da margarida. Percebi que, se todas as florinhas quisessem ser rosas, a natureza perdia o seu ornamento primaveril, os campos já não estariam esmaltados de flores Assim é também no mundo das almas, que é o jardim de Jesus. Ele quis criar grandes santos, que podem ser comparados aos lírios e às rosas, mas criou também santos menores, que se devem contentar em ser margaridas ou violetas, destinadas a alegrar os olhos do Bom Deus quando Ele Se debruça sobre elas; a perfeição consiste em fazer a Sua vontade, em ser o que Ele quer que sejamos. Compreendi ainda que o amor de Nosso Senhor se revela tanto na alma mais simples que não opõe nenhuma resistência à Sua graça, como na alma mais sublime. Com efeito é próprio do amor abaixar-se; se todas as almas se assemelhassem às dos Santos Doutores que iluminaram a Igreja com a clareza da sua doutrina, parece-me que o Bom Deus não Se abaixaria suficientemente vindo apenas aos seus corações; mas Ele criou a criança que não sabe nada e apenas emite fracos bramidos, criou o pobre selvagem que só tem para se conduzir a lei da natureza, e é exatamente ao seu coração que Se digna descer, estas são as Suas flores dos campos, cuja simplicidade O deleita. Abaixando-Se assim, o Bom Deus mostra a Sua grandeza infinita. Tal como o sol ilumina ao mesmo tempo os cedros e cada florinha como se ela fosse a única na terra, assim também Nosso Senhor Se ocupa particularmente de cada alma, como se não houvesse outra semelhante a ela.

Oração

Senhor Jesus, Tu que é o doador de todos os dons, pequenos ou grandes, doa-me o dom de saber aceitar-me como sou, sem ter a necessidade de alimentar inveja ou ciúme. Dá-me cada vez mais o dom da simplicidade. Que eu seja cada vez mais agradecido pelo dom da vida, recebida de Ti com tanto carinho, amor e gratuidade. Todos os talentos que colocaste a meu dispor possam ser compartilhados, diariamente, para o progresso das pessoas que comigo convivem. Concede-me a graça de nunca opor resistência ao Teu grande projeto de amor, preparado para mim pela Tua infinita ternura e bondade. Ajuda-me a não complicar a convivência fraterna em família e em comunidade. Acima de tudo, impulsiona-me, pelo fogo do Espírito, a fazer tão somente a Tua santa vontade para merecer habitar nas moradas eternas. Sejas sempre Tu, Jesus, em minha vida, o Caminho, a Verdade e a Vida. Amém.

- Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te um abençoado final de semana. Não deixes de participar da Eucaristia ou do Culto Dominical.
Com estima,Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário