quarta-feira, 23 de maio de 2012

Terço Missionário - Rezado pelas Estrelas Missionárias Portugal


As Estrelas Missionárias reuniram-se na Igreja Matriz de Pinheiro da Bemposta para rezarem o terço, com toda a comunidade. Obrigada a todos que vieram rezar connosco!

Terço Missionário
(colocar cruz num lugar de destaque com as 5 fitas representativas de cada continente)

(Sinal da Cruz) Em nome do Pai…

Hoje as Estrelas Missionárias convidam todos os presentes a rezar connosco o terço missionário.
O terço missionário é composto por cinco dezenas de cores diferentes, em que cada cor representa um continente. Quando rezamos, temos presentes as pessoas desse continente e os missionários que lá trabalham, vivem e sofrem para tornar Jesus conhecido e amado.
Ao rezarmos este terço missionário, pedimos a Jesus, por intercessão de Maria, para que abençoe e proteja todos os que trabalham nas missões e para que inspire a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária.

Mistérios Dolorosos

1º Mistério rezemos pela África
A agonia de Jesus no jardim das oliveiras
Não há maior amor do que dar a vida. (colar coração na cruz)
Jesus pressentia que estava para chegar a hora de passar deste mundo para o Pai. Foi para o Jardim das Oliveiras e sentiu realmente a angústia de um ser humano perante a dor. Mas não recuou, ficou disponível para dar a vida pela salvação do mundo.

Enquanto rezamos estas dez avé-marias, pensemos no grande continente africano onde vivem muitissimas pessoas que ainda não ouviram falar de Jesus Cristo. Os esforços e os sacrifícios dos missionários já deram muitos frutos mas ainda é preciso que África nos interpele e o Evangelho nos comprometa com aquela terra cada vez mais atormentada pelas guerras, conflitos e miséria. (colocar vela no fim da fita verde)

Pai Nosso… (…)


2º Mistério rezemos pelas Américas
A flagelação de Jesus
Não há maior amor do que dar a vida. (colar coração na cruz)
Embora Pilatos reconheça que Jesus está inocente, entrega-o aos soldados para ser flagelado. O sofrimento é grande, mas ele sofre em silêncio, na esperança de que quem sofre por amor dos seus irmãos, viverá para sempre.

Durante a recitação desta dezena, fixemos a nossa atenção na América, o continente de contrastes profundos: grande riqueza e extrema pobreza, tecnologia muito avançada e vida primitiva, superprodução e fome… É também o continente com mais cristãos. Nesta terra, onde os missionários chegaram à 5 séculos, é importante continuar a obra de evangelização para que o dom da fé possa cada vez mais descer ao coração dos nossos irmãos de uma maneira autêntica e libertadora das situações de escravidão. (colocar vela no fim da fita vermelha)

Pai Nosso… (…)

3º Mistério rezemos pela Europa
A coroação de Espinhos
Não há maior amor do que dar a vida. (colar coração na cruz)
Que fez Jesus de mal para ser coroado de espinhos, com uma cana na mão a fazer de ceptro real e sujeito à troça dos soldados? Jesus, que passou fazendo o bem, tem neste momento o seu pensamento no Pai, que muito o ama, sobretudo na dor.

Enquanto meditamos neste mistério, temos à nossa frente a nossa Europa. Queremos sobretudo rezar para que as nossas comunidades europeias reencontrem a fé autêntica, acolham os imigrantes como irmãos, possam ser testemunhas verdadeiras de Cristo e o Espírito possa fazer crescer nelas ainda muitas vocações missionárias. (colocar vela no fim da fita branca)

Pai Nosso… (…)

4º Mistério rezemos pela Oceânia
Jesus a caminho do calvário
Não há maior amor do que dar a vida. (colar coração na cruz)
Jesus carregou com a cruz a caminho do Calvário. Ele como que carregou com todos os pecados do mundo. Arrastava-se a caminho do calvário, com as forças enfraquecidas, mas com um forte amor pelos homens necessitados de redenção.

Nesta dezena, o nosso pensamento viaja até à Oceânia. Também aqui existem ainda pessoas que nunca ouviram falar de Cristo. O trabalho missionário torna-se difícil por serem muitas ilhas espalhadas no oceano pacífico. Mas, se estamos convencidos que cada pessoa tem o direito de conhecer o Evangelho que liberta, nós, como Jesus, devemos ir até às últimas consequências, sem recuarmos, apesar das adversidades que encontramos. (colocar vela no fim da fita azul)

Pai Nosso… (…)

5º Mistério rezemos pela Ásia.
A Crucificação e Morte de Jesus
Não há maior amor do que dar a vida. (colar coração na cruz)
Ao chegar ao Calvário, Jesus foi crucificado entre dois ladrões, como se fosse um malfeitor. As suas últimas palavras são de amor aos inimigos: “Pai, perdoai-lhes pois não sabem o que fazem!” E de amor ao Pai: “Nas tuas mãos entrego o meu espírito”

Ásia é o continente maior e mais populoso. Pensando na Ásia, neste mistério rezemos para que Cristo possa ser conhecido como o encontro mais belo entre Deus e o homem. Encontro que expresse a grande bondade e o grande amor de Deus que vem visitar-nos. (colocar vela no fim da fita amarela)

Pai Nosso… (…)



Rezemos 3 Avé Marias para que o Espírito Santo faça surgir em nossas comunidades numerosas vocações missionárias, dispostas a consagrar-se plenamente à difusão do Reino de Deus por todo o mundo.

Avé Maria… (…)

Salve, Rainha…

Mãe de todos os povos (com fundo musical)
Ò Virgem Mãe, a tua maternidade espiritual
Se derrame sobre os homens e sobre os povos.

Para os povos da Europa e da América, sê mãe do bom conselho,
Mãe de coração aberto, Mãe da partilha e da caridade,
Mãe da não-violência e da humildade do homem.

Para os povos da Ásia sê mãe de contemplação,
Mãe da justa valorização do mundo, Mãe da tolerância e da paz.

Para os povos da África, sê mãe da apreciação dos valores espirituais,
E do sumo significado do homem; Mãe de fraternidade e de comunhão,
Mãe de elevação a melhores qualidades de vida.

Para os povos da América Latina e da Oceânia, Sê mãe de libertação de cada opressão,
Mãe do respeito da dignidade de cada homem, Mãe da Igreja para os pobres e dos pobres.

Para todos os homens,
Sê mãe da verdade e da sacralidade da pessoa humana. Ámen.

Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora minha, ó minha Mãe,
eu me ofereço todo(a) a vós,
e em prova da minha devoção para convosco,
Vos consagro nesta noite,
os meus olhos, os meus ouvidos,
a minha boca, o meu coração
e inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe,
guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Cântico

(Sinal da Cruz) Em nome do Pai…

Fonte: http://estrelasmissionarias.wordpress.com/2012/05/23/tero-missionrio-22-05-2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário