quinta-feira, 17 de maio de 2012



Cor branca - ANO B - 20/05/2012
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR
“O Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus”.
01. ACOLHIDA
Preparar um lugar de destaque para a imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado, o Círio Pascal próximo à pia batismal ou um recipiente com água benzida na Vigília Pascal. Iniciar a celebração com o canto de ambientação abaixo.
Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.
Animador(a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! Celebramos, hoje, o domingo da Ascensão do Senhor. Passados quarenta dias da Ressurreição, Jesus é levado ao céu como rezamos no Credo: “Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”.
Animador(a) - Fazendo memória da Ascensão do Senhor aos céus, entramos no sentido profundo da sua ressurreição e da missão que Ele confiou à sua Igreja. Agradecendo a Deus pela elevação de Jesus como Senhor de todo universo, recebemos de Deus a confirmação de que todos nós fomos com Ele, introduzidos na intimidade definitiva do Pai. É neste espírito celebrativo que iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Cantemos.
02. CANTO INICIAL
O Senhor subiu ao céu! (bis) Aleluia, aleluia!
1 - Os justos se alegram diante de Deus; cantai ao Senhor, vibrai, filhos seus! Abri o caminho ao grão-cavaleiro, dançai diante dele, Senhor justiceiro.
2 - Dos órfãos é pai; das viúvas, juiz, em sua morada só ele é quem diz: “quem estava sozinho, família encontrou; quem estava oprimido, Tua mão libertou!”
3 - Bendito tu sejas, Senhor, todo dia, Tu és quem nos salva, quem nos alivia; és tu nosso Deus, o libertador! Quem livra da morte, só mesmo o Senhor!
Presidente - Reunidos pelo amor da Trindade Santa, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai...
Presidente - O Deus que elevou seu Filho aos céus, pela ação do Espírito Santo, esteja sempre convosco. Bendito seja Deus...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Em um instante de silêncio, reconheçamos nossos pecados. (pausa) Arrependidos e confiantes na misericórdia do Pai, peçamos perdão, cantando.
1 - Confesso a Deus, Pai todo-poderoso, e a vós, irmãos, confesso que pequei, por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, tão grande culpa.
Piedade, Senhor, piedade, Senhor, piedade de nós!
2 - E peço à Virgem Maria, aos santos e anjos, e a vós, irmãos, eu peço que rogueis a Deus, que é Pai poderoso, para per-doar a minha culpa, tão grande culpa.
Presidente - Deus Pai amoroso, tenha compaixão de nós, perdoe nossas culpas e nos conduza à vida eterna. Amém.
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
04. HINO DO GLÓRIA
Presidente - Ao Deus Pai que glorificou a Jesus elevando-O aos céus, cantemos o Hino do Glória.
Glória a Deus no céu paz na terra aos homens, glória a Deus! Aleluia!
1 - Senhor Deus, Rei do céu, Pai Todo-Poderoso, nós vos damos graças pela vossa glória.
2 - Senhor Jesus, o Cristo, Filho de Deus Pai, Vós que venceis o mal, tirais nosso pecado.
3 - Só Vós, Senhor, o Santo, só Vós sois o Altíssimo Jesus Cristo com o Espírito Santo.
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus de amor, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, como membros do seu corpo, somos chamados na esperança a participar de sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Enquanto a assembleia senta-se, sem nenhum comentário, a equipe de canto entoa o refrão abaixo, e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
Guarda a Palavra, guarda-a no coração: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos! Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardará!
06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (1, 1-11)
07. SALMO RESPONSORIAL (46)
O Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário.
Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. (bis)
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (4, 1-13)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia. (bis)
1 - Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (16, 15-20)
11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, encontramos a mensagem referencial da festa de hoje: “Jesus, depois de ter apresentado e realizado o plano do Pai, foi elevado ao céu, à vista deles, e uma nuvem o retirou aos olhos”. Concluída a missão terrena, de total fidelidade ao Pai, Jesus entra na glória da comunhão da Trindade. Na terra, os discípulos são convidados a dar continuidade, sob a ação do Espírito, à sua missão, com os olhos fixos no porvir e entregues à realização do projeto
salvador de Deus na história (1ª Leitura). O Salmista reconhece o poder de Deus Pai que glorificou a Jesus e convida as nações a cantarem sua glória: “Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta” (Sl 47/48). A 2ª leitura pertence à oração de ação de graças e de súplica que Paulo eleva a Deus. Ele dá graças a Deus pela adesão a Jesus e pela resposta de amor dos fiéis.
O Apóstolo reitera que a comunidade deve conhecer a esperança a qual foi chamada, ou seja, à vida plena de comunhão com Deus. Assim, todos devem caminhar ao encontro dessa esperança de mãos dadas, como irmãos, membros do Corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo. Ele, pela Igreja, continua presente e realizando o projeto de salvação da humanidade (2ª Leitura). No Evangelho de hoje Jesus
envia seus discípulos em missão. “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. A exigência do anúncio da Boa-Nova é: crer e ser batizados. Aos que tiverem a coragem de crer na Boa Nova e forem batizados, realizarão muitos sinais que revelam a presença de Jesus Ressuscitado no seio da comunidade. Uma comunidade que quiser ser testemunha da ressurreição deve ser sinal de vida, lutar contra as forças da morte, para que o mundo seja um lugar favorável à vida saudável, deve crer que outro mundo é possível. A ascensão de Jesus sustenta a esperança de quantos sonham e se empenham por um amanhã melhor! Na ação litúrgica deste domingo, como discípulos missionários, glorificamos o Senhor e, na alegria pascal, esperamos o Espírito de Pentecostes. Nesta semana de oração pela unidade dos cristãos, invoquemos a luz de Deus para que nos ilumine e nos
encoraje na missão como testemunhas da ressurreição. Rezemos pela unidade visível entre as Igrejas, pelo entendimento cordial entre as religiões e crenças, para que, “quando fizermos parte da nova criação, enfim libertada de toda maldade e fraqueza, poderemos cantar a ação de graças do Cristo que vive para sempre”.
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Iluminados pela Palavra de Deus, confirmemos nossa fé rezando. Creio em Deus Pai...
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Ao Pai que ressuscitou Jesus Cristo e O elevou aos céus na presença dos discípulos, façamos nossos pedidos cantando após cada prece: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.
- Senhor, abençoai a vossa Igreja para que, unida a todos os cristãos que professam a mesma fé, possa anunciar a salvação até os confins da terra. Nós vos pedimos.
- Senhor, iluminai nossas comunidades para que possamos ser mais fortes na fé e na vivência da oração, em busca da unidade de todos os cristãos. Nós vos pedimos.
- Senhor, fortalecei a vida e a vocação do Seminarista Marcelo Pinto Pádua que será ordenado diácono, nesse sábado, em Bebedouro - Linhares, para que seja sempre fiel ao chamado e ao serviço do Reino. Nós vos pedimos.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) - Jesus disse: “Ide por todo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Este é o envio que o Senhor hoje nos faz. Obedientes à sua Palavra, somos orientados a não ficar olhando para o alto à espera do milagre e sim olhar para a terra, ver a realidade em que vivemos, nos tornando verdadeiros discípulos missionários. Para isto é preciso sermos pessoas de muita fé e oração.
Animador(a) - Iniciando hoje a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, apresentemos ao altar do Senhor nosso compromisso de rezar pelas Igrejas Cristãs, para que haja amor e respeito aos diferentes modos de ser e professar nossa fé.
A equipe prepara um bonito cartaz com nomes de diferentes Igrejas Cristãs, especialmente aquelas mais próximas de sua comunidade. Apresenta-o diante do altar e proclama seus nomes. Em seguida, convida todos a cantar.
1 - Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões em outras religiões. Pensamos diferentes, oramos diferente, louvamos diferente, mas numa coisa nós somos iguais.
Buscamos o mesmo Deus, amamos o mesmo Pai, queremos o mesmo céu, choramos os mesmos ais.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 - Venho, Senhor, minha vida oferecer como prova de amor e sacrifício; quero, minha vida a Ti entregar como oferta viva em Teu altar. (bis)
2 - Pois para Te adorar, foi que eu nasci. Cumpra em mim Teu querer. Faça o que está em Teu coração. E que a cada dia eu queira mais e mais estar ao Teu lado, Senhor! (bis)
(Onde houver Celebração Eucarística)
As nossas ofertas de vinho e de pão celebram a glória da ressurreição.
1 - O grão que morrera no seio do chão renasce no trigo, tornando-se pão. A uva amassada, pisada, moída, ressurge no vinho, sustento da vida.
2 - O pão e o vinho são hoje memória do novo Cordeiro na sua vitória, sinais da aliança da terra e dos céus. No Corpo e no Sangue do Filho de Deus.
3 - Ao Pai ofertamos também nossa vida, o chão que pisamos, a relva florida, os frutos da terra, por nós cultivados se tornem o Corpo do Ressuscitado.
16. PAI NOSSO
Presidente - Como filhos e filhas do Deus da vida, rezemos de mãos erguidas a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso...
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - A paz é fruto dos gestos concretos de justiça e amor realizados por todos nós, batizados, especialmente no relacionamento com todas as Igrejas Cristãs. Saudemo-nos com um abraço fraterno. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO
1 - Na comunhão recebemos teu Corpo e Sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. São nossa força na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glória ao Deus imortal.
Senhor Jesus, Senhor Jesus, Deus vivo e vencedor!
2 - Entre as angústias da vida não cairemos jamais, pois tua força nos leva a caminhar sempre mais. Na comunhão nos deixastes força e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar.
3 - Ao comungar caminhamos para o altar com o irmão. O teu amor nos atrai, centro da nossa união. Em cada esforço que pedes, vamos sentir tua mão, vamos sentir que nos dás força de ressurreição.
19. ORAÇÃO
Presidente - Deus eterno e compassivo, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
No final da celebração distribuir pequenas faixas de papel, cada uma com o nome de uma Igreja Cristã, para que a pessoa reze por ela durante a semana.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente - Que Deus todo-poderoso vos abençoe no dia de hoje, quando o seu Filho penetrou no mais alto dos céus, abrindo o caminho para a vossa ascensão. Amém.
- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
- Levais a todos a alegria do Senhor Ressuscitado. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 - O povo te chama de Nossa Senhora por causa de Nosso Senhor. O povo te chama de Mãe e Rainha porque Jesus Cristo é o Rei do Céu. E por não te ver como desejaria, te vê com os olhos da fé. Por isso Ele coroa a tua imagem, Maria, por seres a Mãe de Jesus de Nazaré.
Como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus. Mais bonito é saber quem tu és! Não és deusa, não és mais que Deus, mas, depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior.
“O Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus”.

Fonte:http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=11532&eid=346

Nenhum comentário:

Postar um comentário