quinta-feira, 10 de maio de 2012

6° DOMINGO DA PÁSCOA

Dia das Mães
Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.


Preparar um lugar de destaque para a imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado, o Círio Pascal próximo à pia batismal ou um recipiente com água benzida na Vigília Pascal. Iniciar a celebração com o canto de ambientação abaixo.
Com amor eterno eu te amei, dei a minha vida por amor. Agora vai, também ama o teu irmão. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno. Vivendo as alegrias pascais nos reunimos para celebrar o dia da Ressurreição, o Dia do Senhor, nossa páscoa semanal. A liturgia deste domingo convida-nos a contemplar o amor de Deus revelado na pessoa, nos gestos e na pessoa de Jesus. As mães que lembramos neste dia, são expressão do amor de Deus para com seu povo. Hoje, também, comemoramos o dia da Abolição da
Escravatura. Peçamos a Deus que converta o nosso coração para que possamos tratar os nossos irmãos negros com respeito e dignidade. Confiantes, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
O Senhor ressurgiu aleluia, aleluia! É o Cordeiro pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo Senhor, Ele vive e venceu aleluia!
1 - O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperança realizou: vencida a morte para sempre, triunfa a vida eternamente!
2 - O Cristo reuniu a seus irmãos, ao Pai os conduziu por sua mão; no Espírito Santo unida esteja, a família de Deus que é a Igreja!
3 - O Cristo, nossa Páscoa se imolou, seu sangue da morte nos livrou. Incólumes o mar atravessamos, e à Terra Prometida caminhamos!
Presidente - Reunidos para celebrarmos o mistério da nossa fé, façamos o sinal da cruz, cantando: (à escolha)
Presidente - A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a luz do Espírito Santo estejam sempre convosco. Bendito seja Deus...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”. Pelas vezes que não fomos fiéis ao mandamento do amor, peçamos perdão, cantando.
1 - Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo irmão que não amei, pelo mal que lhe causei, piedade! (bis)
2 - Ó Cristo, tende piedade de nós! (bis) Pelo bem que eu não fiz, pela paz que eu não quis, piedade! (bis)
3 - Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo amor que sufoquei, pela vida que matei, piedade! (bis)
Presidente - Deus de amor, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
04. MOMENTO DE LOUVOR
Este canto é próprio para Celebração da Palavra.
Presidente - Louvemos a Deus pelo seu amor por nós, e, por tantas pessoas que se empenham para que esse amor permaneça e dê bons frutos em nosso meio, cantando.
Quero cantar ao Senhor, sempre enquanto eu viver, hei de provar seu amor, seu valor e seu poder.
1 - Aleluia, eu vou louvar, ó minh’alma, bendize ao Senhor. Toda a vida eu vou tocar, a meu Deus vou cantar meu louvor!
2 - Feliz quem se apoia em Deus, no Senhor põe a sua esperança; Ele fez o céu e a terra, quem fez tudo mantém sua aliança.
3 - Aleluia vamos cantar, glória ao Pai e ao Filho também, glória igual ao Espírito Santo. Aleluia, pra sempre. Amém.
05. ORAÇÃO
Presidente - Deus da vida, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo Ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Enquanto a assembleia senta-se, sem nenhum comentário, faz-se um momento de silêncio e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (10, 25-26.34-35.44-48)
07. SALMO RESPONSORIAL (97)
Atenção: o Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário Dominical.
O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações. (bis)
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO (4, 7-10)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 - Quem me ama realmente guardará minha Palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (15, 9-17)
11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Como explicar que o cristianismo parece duro e sisudo a muita gente, se São João diz que Deus é amor? Não jogamos descrédito sobre Deus, quando falamos dele em termos de amor com uma cara desgostosa? Talvez vivamos nosso cristianismo ainda muito como obrigação, um sistema moral e religioso a cumprir, e não como graça, um sinal de carinho que recebemos de Deus. Dizemos que fazemos tal e tal coisa por amor a Deus, mas na realidade o fazemos por medo. Deus nos amou
primeiro (2ª leit.). Ele nos amou em Jesus, que dá a vida pelos que ele ama (evangelho). Olhando para Jesus na hora de sua cruz, entendemos o que significa a frase “Deus é amor” (cf. Jo 14,9). Mas o amor não pode vir de um lado só. Se Deus tanto nos amou em Cristo, nós também devemos corresponder. Ora, Deus não precisa de nosso amor para si. Ele quer que amemos seus filhos, nossos irmãos. Jesus nos chama amigos, mas se quisermos ser seus amigos de verdade, devemos
observar o que ele pede a nós: que nos amemos uns aos outros como ele nos amou (evangelho). Deus é o mistério de nossa vida, aquilo que está por trás de tudo, o que não conseguimos expressar em palavras. Para que não nos enganemos a respeito de Deus, ele nos mostrou uma imagem de si mesmo: Jesus Cristo. Em Jesus, dando sua vida por nós, enxergamos o que Deus é: amor. A vida do cristão consiste em receber com gratidão o amor com que Deus nos ama primeiro e em repartir este amor com os nossos irmãos. E a melhor maneira de dar a conhecer Deus ao mundo é amar, com obras e de verdade.
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos a nossa fé no Deus que é amor infinito. Creio em Deus Pai...
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Jesus afirma que Deus nos dará todas as coisas que pedirmos em seu nome. Elevemos ao Pai celeste os nossos pedidos.
- Deus de amor, ajudai Vossa Igreja a orientar os fiéis na vivência do mandamento do amor para que tenhamos um mundo melhor. Nós vos pedimos.
- Deus de amor, dai sabedoria a todas as mães, para que consigam orientar os filhos de forma que se tornem cidadãos dignos e cristãos autênticos. Nós vos pedimos.
- Deus de amor, orientai os nossos governantes para que se empenhem em acabar definitivamente com a escravidão em nosso país. Nós vos pedimos.
Preces espontâneas
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) - Deus não faz distinção entre as pessoas. A mensagem da salvação destina-se a todas as nações, sem discriminação de pessoas, de raças ou de povos. Devemos amar nosso irmão como a nós mesmos, porque o amor vem de Deus. Busquemos sempre superar as desigualdades de qualquer tipo, mantendo-nos unidos na diversidade. Neste momento coloquemos no altar do Senhor o nosso
compromisso de amor ao próximo, hoje especialmente com relação às mães e aos irmãos negros.(pausa) Entoemos o canto das oferendas.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 - Venho, Senhor, minha vida oferecer como prova de amor e sacrifício; quero, minha vida a Ti entregar como oferta viva em Teu altar. (bis)
2 - Pois para Te adorar, foi que eu nasci. Cumpra em mim Teu querer. Faça o que está em Teu coração. E que a cada dia eu queira mais e mais estar ao Teu lado, Senhor! (bis)
(Onde houver Celebração Eucarística)
As nossas ofertas de vinho e de pão celebram a glória da ressurreição.
1 - O grão que morrera no seio do chão renasce no trigo, tornando-se pão. A uva amassada, pisada, moída, ressurge no vinho, sustento da vida.
2 - O pão e o vinho são hoje memória do novo Cordeiro na sua vitória, sinais da aliança da terra e dos céus. No Corpo e no Sangue do Filho de Deus.
3 - Ao Pai ofertamos também nossa vida, o chão que pisamos, a relva florida, os frutos da terra, por nós cultivados se tornem o Corpo do Ressuscitado.
16. PAI NOSSO
Presidente - Se vivermos conforme a oração do Pai Nosso, estaremos obedecendo o mandamento do amor. De mãos dadas, rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso...
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Onde o amor se faz presente, a paz também se manifesta. Saudemo-nos com um gesto fraterno. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor. Vós sois os ramos, permanecei no meu amor!
1 - Para dar muito fruto: permanecei no meu amor. Para dar amor puro: permanecei no meu amor. Como ramos ao tronco: permanecei em mim!
2 - Para amar sem medidas: permanecei no meu amor. Para dar vossas vidas: permanecei no meu amor. Para ser meus amigos: permanecei em mim!
3 - Para ver o caminho: permanecei no meu amor. Para ver a verdade: permanecei no meu amor. Para ter sempre vida: permanecei em mim!
4 - Para ser sal da terra: permanecei no meu amor. Para ser luz do mundo: permanecei no meu amor. Para ser testemunhas: permanecei em mim!
5 - Se vos dobra a tristeza: permanecei no meu amor. Se amargo é o pranto: permanecei no meu amor. Se inquieta a tentação: permanecei em mim!
6 - Quando a noite é longa: permanecei no meu amor. Quando não há estrelas: permanecei no meu amor. Se a morte vos chega: permanecei em mim!
7 - Quando a estrada é difícil: permanecei no meu amor. Quando o passo é impossível: permanecei no meu amor. Quando treme a esperança: permanecei em mim!
8 - Sem cansar ou desanimar: permanecei no meu amor. Sem amarras a segurar: permanecei no meu amor. Sem temor, sempre a cantar: permanecei em mim!
19. ORAÇÃO
Presidente - Senhor, ajudai-nos para que, nutridos pelo Pão Sagrado da Vossa Palavra (e pela Comunhão), possamos gozar da fraterna união, na solidariedade e no amor partilhado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. MENSAGEM PARA AS MÃES
A equipe de celebração prepara, com antecedência, uma breve homenagem às mães.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente - Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de sua bênção. Amém.
- Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém.
- E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. Amém.
- A bênção do Deus de amor, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe, aleluia. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
Ouviste a Palavra de Deus, guardaste em teu coração, feliz porque creste, Maria, por ti nos vem a salvação! (bis)
1 - Quando o anjo por Deus foi mandado dizer-te da escolha tão alta, sendo Mãe, tu quiseste ser serva do “Deus que os humildes exalta”.
2 - Quando o viste nascer rejeitado, perseguido até à morte cruel, tua fé trouxe a Páscoa da vida, pois, “Deus para sempre é fiel”.


Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.

Fonte:http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=11499&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário