sábado, 29 de maio de 2010

Santíssima Trindade...


Nunca conseguiremos explicar o mistério da Trindade Santa, o mistério que se esconde por detrás de "um Deus em três pessoas", mas somos convidados a contemplar o Deus que é Amor, que é família, que é comunidade.


Santíssima Trindade...
Hoje, vamos falar sobre o mistério da santíssima Trindade, na qual adoramos o PAI que nos criou e nos deu a vida, o FILHO que nos trouxe a salvação e o ESPÍRITO SANTO que anima, fortalece e conduz a nossa vida.
Nícolas era um menino muito esperto, na escola prestava muita atenção às explicações da professora . Entre todas as coisas que ele aprendeu, da qual ele mais gostou foi a explicação sobre a vida de uma árvore.
Ele gostou de saber que a raiz, escondida no fundo da terra, alimenta e fortalece a árvore, que o tronco sustenta a árvore e é o caminho dos alimentos até as folhas, que as folha em contato com o sol transforma, estes alimentos em energia e força, gerando as flores que se transformam em frutos.
Um dia na catequese, as crianças perguntaram para a catequista:
_ Como é que pode Deus ser três pessoas em uma só?
Nícolas bem rápido respondeu, antes da catequistas:
A Trindade de Deus é como uma árvore!
_ Como assim? Disseram as crianças.
_ Explique para nós – sugeriu a catequista.
_ Bem, o PAI é o criador, aquele que sustenta a vida, como raiz de uma árvore. Sem a raiz a árvore não vive. O FILHO, é o que salva a vida. Ele é o caminho para Deus e é o caminho de Deus para nós, como o tronco de uma árvore que serve de apoio e caminho dos alimentos. O ESPÍRITO SANTO é quem fortalece e faz o cristão produzir frutos, como as folhas, que, em contato com o sol, transformam os alimentos em energia, fortalecendo a árvore para que ela dê frutos. Raiz, tronco e folhas formam a árvore.
PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO formam a TRINDADE.
Os frutos das árvores são a laranja, a goiaba, a maçã e muitos outros. Os frutos da trindade são o amor, a paz, a doação e outros mais.
_ Muito boa a sua explicação Nícolas – disse a catequista.
_ É mesmo Dona Lúcia, nós precisamos da Trindade de Deus para produzirmos frutos do Reino.
_ Nícolas, o Espírito Santo o inspirou, falou para nós através de você.
Dona Lucia estava admirada com a explicação de uma criança. E muito bem explicado. Então, perguntou:
_ Nícolas, como é que você aprendeu isso?
_ Pensando em Deus. Deixando Deus cochichar no meu coração.
Lembrem–se crianças, a Trindade Santíssima de Deus é a perfeita união do PAI com o  FILHO no ESPÌRITO. É o amor que age nos três ensinamentos que devemos amar e nos unir a nossos familiares, amigos e todas as pessoas que encontramos pelo caminho. Só Deus pode esclarecer seus mistérios no coração de quem o ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário