sábado, 29 de maio de 2010

Decálogo do Missionário

O missionário mensageiro da paz, é enviado por Deus para levar o Evangelho a todos os povos. Sua vida é testemunho de Deus para com todos os homens e as mulheres. Deve Ter as seguintes qualidades para que sua mensagem tenha credibilidade entre as pessoas:

1. Escutar - O missionário (a) é alguém com capacidade de escuta e diálogo, que sabe adaptar-se a outras culturas descobrindo seus valores sem sentir-se superior a ninguém. Tem convicções profundas, porém, nem por isso considera-se o único possuidor da verdade.

2. Acolher - O missionário valoriza as pessoas, aprende a valorizar a hospitalidade e a acolhida dos pobres. Por isso, gosta da presença do povo e ser rodeado por ele.

3. Solidarizar - O missionário não vive à margem dos problemas do seu povo, nem cai em atitudes paternalistas. Leva na sua formação uma grande sensibilidade humana e social com um forte sentido de justiça e verdade.

4. Resistir - Consciente da situação em que vive, o missionário sabe "aguentar"os momentos difíceis sem desistir. Faz-se presente quando precisam dele, porque sabe que a sua missão não tem horários.

5. Esperar - A paciência é uma das virtudes mais missionárias. Caminhar com um povo e colocar-se no ritmo de sua história, implica saber esperar com paciência o que vai acontecer.

6. Crer no Deus da Vida - A fé em Deus e o amor profundo e pessoal a Cristo sustentam o missionário. Se não houver fé, não há missão. Da fé nasce sua paixão pelo anúncio do Evangelho.

7. Amar sem condições - Encontramos Deus e Cristo nos pobres, nos que sofrem e morrem, já que eles são os preferidos de Deus. Com eles o missionário percorre os caminhos do Evangelho, amando, como Jesus cada irmão.

8. Orar sem desanimar - A oração alimenta cada dia a fé do missionário. Na oração e na escuta da palavra de Deus, o missionário aprende a construir o Reino, com perseverança e coragem.

9. Assumir a Cruz - Missão, cruz e missionário formam um trio inseparável, como a vida de Jesus. Não há outro caminho possível para percorrer. Dizia Daniel Combino que a "missão nasce e cresce aos pés da cruz". A consistência e a paciência são frutos de uma cruz aceita com alegria.

10. Ser coerente - A credibilidade do missionário apoia-se no testemunho de vida, até as últimas consequências. Necessita de muita paciência consigo mesmo para começar de novo cada dia sem desanimar frente aos fracassos

Nenhum comentário:

Postar um comentário