quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Terço Missionário



O Terço Missionário é uma oração simples e as suas contas têm cinco cores. Cada dezena tem a cor do continente que representa. O verde evoca as florestas cheias de vida e de mistério da África. A vermelha lembra a América, casa das lendárias tribos de peles-vermelhas e cor da terra. A branca representa a Europa dos povos pálidos. A azul leva-nos à Oceania, o continente das ilhas incontáveis semeadas nas águas azuis do Pacífico. A amarela lembra-nos a Ásia, estância das pessoas de tez amarelada e olhos puxados.

Façamos juntos esta oração: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão da tua e nossa querida mãe Maria. Abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária e discípula de Cristo.

Rezemos um Creio em Deus Pai, um Pai Nosso e três Ave-Marias pela Evangelização na Amazônia, terra constante e contínua de missão.

1º Mistério: A cor verde – Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas e a cor sagrada dos muçulmanos. É a terra mãe dos negros, e mãe de nossos antepassados irmãos brasileiros que foram escravizados. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos. Está sofrendo hoje pela exploração da nação branca.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

2º Mistério: A cor Vermelha - Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Terra de muitos mártires. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

3º Mistério: A cor Branca - Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa vigário de Cristo, pela Igreja que se converta e para que os católicos europeus assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo. Rezemos pela re-evangelização deste “povo branco”.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

4º Mistério: A cor Azul - Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas num mar imensamente azul. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos. Que Maria com seu manto azul-sagrado proteja a todos os povos e cristãos em missão.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

5º Mistério: A cor Amarela - Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, terra do sol nascente. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

Final: Salve-Rainha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário