quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sugestão Encontro para Encerramento de Ano IAM

Tema:

FESTA DA NATAL

OBJETIVO
Para que as crianças entendam e experimentem que a vinda de Jesus é oacontecimento maior da humanidade e o que representa o Natal, que é o nascimento do nosso Salvador.

1. AMBIENTAÇÃO
Preparar o ambiente do encontro, construir com as crianças um painel de Natal
Distribuir os personagens do presépio para serem coloridos pelas crianças.Montar um Painel de Natal.Trazer comida para partilhar no final do encontro.Podem-se convidar os pais.

1- CELEBRACAO:
Se acende uma vela perto do presépio. Todos de pé. Fazem o sinal da cruz.
Entrada: Reunimos-nos hoje para celebrar em nosso grupo de infânciamissionária este grande mistério e presente de Deus para a humanidade:a vinda de Jesus, nosso Salvador e Senhor.
Vamos todos elevar nossa oração ao Pai dizendo: Concede-nos Senhor conhecer e amar cada dia mais a Jesus para que nossa vida seja umpresente para os demais semeando alegria e esperança ao nosso lado.Amém.

2-Cantar um canto de aclamação da Palavra

3-A Bíblia é retirada de uma caixa de presente
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo: São Lucas 2, 1-14.
Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando orecenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes dogoverno de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na suacidade. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia,à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estandoeles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filhoprimogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio;porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredoresuns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos duranteas vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória doSenhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi umSalvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. Esubitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, quelouvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).

4- Cantar novamente o canto.

5- Escolher um canto, depois fazer uma breve reflexao e aplicar através do conto.

“ O sonho do viajante ”

Havia um homem chamado Josué que vendia artigos de costura. Ia deporta em porta e apesar de que vendia bem suas mercadorias não erafeliz. Tinha o desejo em seu coração de conhecer o Messias.
Um dia chegando em sua casa foi dormir. Durante o sono, teve um sonhocom um anjo que dizia: Josué teu desejo será comprido, amanhaencontrará o Messias.
Acordou muito contente, se arrumou bem bonito e saiu para a rua e nãopercebia ninguém em sua frente, pois estava muito feliz. Tropeçou numcego, lhe devolveu a bengala e seguiu adiante.
Mais adiante viu um homem caído no chão, o acomodou e seguiu suacaminhada. Encontrou uma mulher que tinha uma criança em seus braços,lhe deu uma moeda e seguiu seu caminho.
Numa rua, um menino de muletas lhe pediu ajuda para cruzar e Josué oajudou. Encontrou um idoso vendendo velas e fósforo, comprou econtinuou seu caminho. Chegando a noite o cansaço tomou conta de Josuée lamentando-se de que havia sido enganado, dormiu e durante o sonho oanjo novamente apareceu e lhe disse: Josué por que está triste? Nãoencontrou o Messias?
É um homem muito distraído; fez muita coisa, ajudou tanta gente a tuamaneira, o Messias estava no seu coração e não o deixou sair, estavaperto de seus irmãos, eles necessitavam seu olhar, seu sorriso, suaatenção, teu calor humano, eles precisavam do Messias que você tinhano teu coração e que você queria encontrar fora.

6- A criança que fez de Josué reparte a todos uns corações com aspalavras: PAZ, AJUDA, AMOR, DAR, ATENÇAO, BONDADE, ALEGRIA, SORRISO.Cada um faz uma prece com essa palavra.

7- Depois de cada prece se canta HINO DA IAM

8- Para finalizar tomar pegados pela mão canta ou reza o Pai Nosso.

9- Todos se comprometem a rezar 1 ave maria pelos missionários e pelas crianças do mundo inteiro e participar das celebrações e visitar uma família carente, levar mensagem de Natal feito pelas crianças, se possível arrecadar alimentos e levar junto.

10 - No final do Encontro entregue o kit férias com instruções para viverem bem o Advento e Natal, é feito a partilha no grupo.

Feliz Natal e que Jesus nasça em nossos corações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário