sábado, 2 de janeiro de 2010

1º Encontro: Maria, Mãe de Deus e nossa

1 - Acolhida: Carinhosa e alegre, com a saudação da IM
2 - Canto: Santa Mãe Maria
3 - Momento de Oração: Consagração a Nossa Senhora
TODOS: Ó minha Senhora e minha mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, eu vos consagro, neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incoparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Amém.
4 - Partilha dos compromissos semais:
Como foi celebrado o Natal em família? Fizemos alguma boa ação?
Comentar.
5 - Palavra de Deus (Lc 2, 1 - 7) E Reflexão
Quando falamos a palavra mãe, lembramos vida, presença, amor, carinho, compreensão, consolo, conforto, auxílio.
Maria, a Mãe de Jesus, o Salvador, torna-se Mãe de todos os povos e raças, em todos os continentes. Ela é a porta que se abre para receber Jesus e acolher todas as pessoas: agricultores, sem-terras, operários, pescadores, domésticas, abandonados, pobres, sofredores ... Maria, junto com seu filho Jesus, constrói uma nova história.
(Continuar a reflexão sobre o texto bíblico, com a participação e testemunho de todas as crianças).
Atividade: Explicar o sentido das cores da IM, dos continentes e juntos rezar o terço missionário (para cada continente reza-se para seus povos, e suas crianças e para os missionários e as missionárias que lá trabalham (acrescentar outras intenções ligadas a cada continente)
6 - Compromissos Missionários:
PESSOAL: Desenhar o terço missionário e pintar as dezenas correspondentes as cores dos continentes
COMUNITÁRIO: Convidar as pessoas da comunidade, colegas da escola e da IM, para fazerem um momento de oração a Nossa Senhora
ALÉM FRONTEIRA: Rezar diariamente uma dezena do terço missionário, em comunhão com todos os continentes.
7 - ORAÇÃO FINAL: Preces espontâneas a Nossa Senhora.
8 - CANTO:
Mãezinha do céu, eu não sei rezar
Eu só sei dizer quero te amar
Azul é seu manto, branco é seu véu
Mãezinha eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, mãe do puro amor
Jesus é seu filho
Eu também sou
Mãezinha do céu, vou te consagrar
A minha inocência, guarda-a sem cessar
Azul é teu manto, branco é seu véu
Mãezinha eu quero te ver lá no céu
LEMBRETES:
PARA O PRÓXIMO ENCONTRO:
- Preparar a encenação da anunciação (Lc 1, 26-38) e trazer todos os símbolos, roupas, necessárias para a mesma.
- Trazer som e música para ajudar na oração, concentração e silêncio.
- Próximo encontro é espiritualidade.
De todas as crianças do mundo inteiro sempre amigas

Nenhum comentário:

Postar um comentário