sexta-feira, 26 de março de 2010

5º Domingo da Páscoa


JESUS É NOSSO CAMINHO.

OBJETIVO:

Que as crianças confiem e estejam convictas de que Jesus nos ama tanto que deseja que nós quer onde Ele está.

1-AMBIENTAÇAO:

Colocar num cartaz o primeiro mandamento do menino missionário: Como Jesus, “UM MENINO MISSIONARIO OLHA A TODOS OS HOMENS COM OLHOS DE IRMAO”.

2-SAUDAÇAO:

Queridas crianças: este tempo de Páscoa é de alegria e de mais cercania a Jesus e aos demais, por isso, a infância Missionária nos oferece os 10 mandamentos que pouca a pouco iremos conhecendo e aprendendo.

3-REVISAO DO COMPROMISSO:

Falamos de Jesus Nosso Salvador aos nossos colegas?
Fiz minha oração pelos missionários perseguidos por que ensinam o caminho de Jesus?
4-ORAÇAO:

Querido Jesus: Tu nos dizes que não perdermos a paz. Sabemos que no teu Reino de felicidade há preparado um lugar para todos os que acreditam em Ti. Aumenta-nos a fé cada dia mais e ensina-nos a seguir o caminho que Deus Pai quer para nós. Ajuda a todos que não te conhecem para que tenham a alegria de encontrar-se também no teu Reino. Amém.

5-ATIVIDADE:

O catequista prepara na cartolina as três palavras:

CAMINHO



VERDADE



VIDA

Formar três grupos de crianças. Uma criança de cada grupo escolhe uma palavra e com ela fará uma das seguintes atividades: Um conto; uma apresentação; um canção; uma mímica, ou outra coisa.

6-Agora vamos escutar a mensagem de Jesus para nós hoje: JUAN 14, 1-12.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de onde eu estiver estejais também vós. E, para onde vou, vós conheceis o caminho".
Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Felipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!".
Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, que acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai"

7-REFLEXAO:

Jesus diz a seus discípulos que vai preparar um lugar a eles?

Que quer dizer com isso?
Por que ele diz que onde Ele está quer também que estejamos nós?
Que respondeu Jesus a Tomé quando disse que eles não sabiam o caminho?
8-ILUMINAÇAO:

Os discípulos, ao verem Jesus, acham que é um fantasma e ficam apavorados. A comunidade de Mateus era semelhante - diante da perseguição e do sofrimento, Jesus parecia para eles um fantasma - uma ilusão, uma fugacidade, incapaz de dar sustento à sua vida comunitária de fé. Diante do medo dos discípulos, Jesus é taxativo: "Coragem! Não tenham medo! Sou eu!". Ter fé e não ter medo por causa de Jesus não quer dizer: "Não tenham medo, confiem em Deus, e Ele garantirá que as coisas que os amedrontam não lhes acontecerão", mas antes: "Não tenham medo, confiem em Deus, é bem possível que as coisas que os amedrontam vão lhes acontecer, mas não devem ter medo disso, porque Deus estará ao seu lado"!A fé em Deus não tira os nossos sofrimentos e dificuldades, como querem tantos hoje, mas nos dá as forças necessárias para vencê-las.

9-CELEBRAÇAO:

Todos de pé e em circulo e damos graças a Jesus com um canto.

10-COMPROMISSO:

Vimos no cartaz algo importante para fazer.

Que podemos realizar esta semana para viver o primeiro mandamento da infância missionária? ( cada um vai dizendo seu compromisso)
Também rezaremos todas as noites pelas vitimas de guerra em vários países para que houver paz no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário