terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia dos Pais

A Data foi criada nos Estados Unidos em 1909, quando Sonora Louise Dodd, filha de um veterano da Guerra Civil William Jackson Smart, ouviu um sermão em homenagem às mães e teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais.
Sonora queria um dia especial para dedicar ao militar, que criou sozinho os seis filhos, após a morte da sua esposa, em 1898.

Já adulta, Sonora se orgulhava de ver o pai superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém, demonstrando ser um homem destemido e amável. Então, já que ele nascera em junho, Sonora decidiu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, no interior de Washington, em 19 de junho de 1910.

Mas somente depois de 14 anos o presidente Calvin Coolidge apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

No Brasil, a Data é comemorada há 49 anos. A idéia de dedicar um dia especial aos pais foi do publicitário Sylvio Bhering. Originalmente, a homenagem era celebrada em 14 de agosto, que coincidia com o dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering. Hoje, festejada no País no segundo domingo de agosto, a data difere das comemorações americana e européia.

Mais de uma dezena de países comemoram o Dia dos Pais, cada um da sua maneira e tradição. Na áfrica do Sul, a celebração acontece no mesmo dia do Brasil, mas a data não é nada tradicional. No Reino Unido, a homenagem se dá no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em famílias. Os filhos agradam aos pais com cartões, não com presentes.

Na Argentina, a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes. Em Portugal, a comemoração acontece no Dia 19 de março. Já no Canadá, a data é festejada em 17 de junho. A Alemanha não instituiu um Dia dos Pais oficial. Os alemães comemoram a data junto com a ressurreição de Jesus Cristo.

Pai é Pai

Data foi criada nos EUA, mas pelos menos onze países comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães. Pelo menos é o que mostra a tradição norte-americana. Em ambas as datas, a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida (clique aqui para ver a origem do Dia das Mães).

Assim aconteceu com a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd que, ao ouvir um sermão no dia dedicado às mães em 1909, teve a idéia de criar o Dia dos Pais. A moça pretendia homenagear William Jackson Smart, seu próprio pai, militar que criou sozinho seus seis filhos, logo após a morte de sua esposa em 1898.

Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Smart. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Em 1972, tornou-se uma festa nacional com a oficialização do então presidente Richard Nixon. Desde então, nos Estados Unidos, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no terceiro de junho.

Conta-se que no Brasil a criação da data é atribuída ao publicitário Silvio Bhering em meados da década de 50. Foi em 14 de agosto de 1953 que foi comemorado pela primeira vez o Dia dos Pais no País. A data foi alterada para o segundo domingo de agosto por questões comerciais.

PELO MUNDO

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. Saiba mais:

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadente é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

admin
Pe. Carlos Alberto Chiquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário